Iniciar sessão ou registar-se
    • P+V
    • 8 outubro 2011

     # 201

    Colocado por: Pedro Azevedo78Estava a falar desta cozinha em concreto...
    Consegue ter assim a cozinha no dia a dia? Se sim os meus parabéns... ;)


    A foto da minha cozinha tirei-a num sábado de manha, antes de fazer o pequeno almoço para a "sócia", o puto e dois gato siameses...
  1.  # 202

    Colocado por: P+VA foto da minha cozinha tirei-a num sábado de manha, antes de fazer o pequeno almoço para a "sócia", o puto e dois gato siameses


    Essa cozinha tem aspecto de quem nunca a utiliza!!
    E o "puto" deve ser um santinho!!

    Com as minhas, essas portinhas e sofás já tinham mudado de padrão (várias vezes)!! LOL
  2.  # 203

    E você a dar-lhe com a Domusa!! Será que foi o Sr. que a comprou?? Se sim, tenho pena!!
  3.  # 204

    Vamos voltar as cozinhas....fiquei impressionado com esta cozinha itenerante do sec XXI. Uma grande ideia da Electrolux. Tenho ca um pressentimento que o tour nao vai chegar a Portugal

    http://www.youtube.com/watch?v=cAwhKPClMn4
    http://www.youtube.com/watch?v=H8eN_xLIOCs
      electrolux_cube2[1].jpg
  4.  # 205

    2
      electrolux_cube6[1].jpg
  5.  # 206

    3
      electrolux_cube8[1].jpg
  6.  # 207

    4
      electrolux_cube10[1].jpg
  7.  # 208

    4
      electrolux_cube12[1].jpg
  8.  # 209

    5
      electrolux_cube13[1].jpg
  9.  # 210

    .
    kitchens.com
  10.  # 211

    Recupero este tópico, porque estou muito curiosos sobre o uso de espaços open-space entre cozinha e sala.

    Alguém tem experiência pessoais que possam partilhar?
  11.  # 212

    O meu apartamento atual tem cozinha e sala de refeições em open space e adoro.
    Sempre que recebo gente em casa, como sou eu que lido com os petiscos, não estou posto de parte nem obrigo a que os convidados se dividam entre sala e cozinha para não deixaremos os anfitriões sozinhos.
    A única coisa que me agrada menos é quando cozinho alguma coisa que produza mais fumo: o exaustor não dá vazão mesmo quando o tenho no máximo e para o ter no máximo faz muito barulho.
    Não sei se trocar o exaustor por algo mais recente (mais potente e mais silencioso) me resolveria o problema, mas suspeito que pelo menos ajudaria a minimizar a coisa.
    Já estive em casas recentes em open space e não dei por cheiros ou fumos.

    Neste momento, a conclusão a que cheguei é que o ideal será um meio termo: ter parte da cozinha (de preferência a bancada de trabalho e talvez o fogão) exposta à sala de refeições, o que permite manter o contacto entre os dois espaços, e o resto mais encoberto: por um lado, fumos e cheiros ficarão mais contidos, mesmo que o exaustor não dê vazão à coisa (acredito que com um bom exaustor isso não seja problema), por outro, não é preciso ter tanto a preocupação de manter a cozinha sempre perfeitamente arrumada.

    Se encontrar uma foto que exemplifique isto coloco aqui.
    Edição: não é preciso, os posts 188 e 189 deste tópico são um bom exemplo (aliás tão bom que vou já falar com o meu arquiteto).
  12.  # 213

    Pessoalmente não gosto desta opção, mas não recrimino quem goste.

    Prefiro a opção de ter a cozinha bem perto da sala, mas de forma que se possa isolar, nem que seja com uma grande porta de correr, dando na mesma a sensação de poder estar-se dentro da sala e na cozinha ao mesmo tempo.
  13.  # 214

    Colocado por: PapoilaVerdePrefiro a opção de ter a cozinha bem perto da sala, mas de forma que se possa isolar, nem que seja com uma grande porta de correr, dando na mesma a sensação de poder estar-se dentro da sala e na cozinha ao mesmo tempo.

    Esse tipo de solução é muito interessante e faz de facto o mesmo efeito, mas isso é só se for bem planeada. O problema, daquilo que já vi em várias casas e também em plantas aqui no fórum, é que as pessoas acabam por não resistir a criar dois espaços absolutamente independentes. Ou seja, quem estiver a cozinhar, mesmo de portas abertas, dificilmente se sentirá no mesmo espaço de quem está na sala de jantar.
  14.  # 215

    Eu tenho a cozinha separada da sala de jantar por uma porta de correr (de dimensões normais) e estou satisfeita com a solução. Mas é uma daquelas coisas que cada família tem de decidir em função do seu estilo de vida - e uma das grandes vantagens de construir casa própria é escolher isso, como outras coisas.
    Para nós, como família, seria um pesadelo ter a cozinha em open-space. Almoçamos praticamente todos os dias em casa e a cozinha fica por limpar, como é óbvio. Mete-se a loiça na máquina e raramente há tempo para lavar tachos, limpar bancadas, etc. Não lanchamos todos ao mesmo tempo e vão ficando as coisas em cima da mesa até o último as arrumar (...quando não ficam por ali à espera do jantar). Não somos as pessoas mais arrumadas do mundo.
    Quando temos amigos ou família para jantar, sou eu que faço tudo e não me sinto minimamente "discriminada" - para começar, quando os convidados chegam está quase tudo feito e depois há sempre alguém que fica por ali na cozinha, as pessoas dividem-se. E podemos estar descansadamente na sala independentemente da confusão/cheiros/ruídos da cozinha. No dia a dia, também nada diz que a restante família esteja na sala, muitas vezes estão no escritório, nos quartos,...
    Para nós, é assim que funciona bem...e sei que vão achar isto estranho, mas quando andei a procurar casa para comprar pela 1ª vez, há quase 20 anos, uma enorme dificuldade que tive foi que as salas eram minúsculas e as cozinhas enormes...e as lareiras estavam na cozinha e não na sala. As pessoas viviam na cozinha e a sala era só para visitas...ainda conheço muitas pessoas (novas) que têm esse hábito.
  15.  # 216

    Estamos a trabalhar na planta para a nossa nova casa e pedimos para deixar a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar em open space. Tenho bastante claro que terá que haver um investimento adicional no exaustor e estive a ver os exaustores topo de gama (de ilha) da Bosch e da Siemens e falamos entre 700€ e 1200€. Existe algum caudal minimo a considerar neste tipo de situações? O exaustor de bancada poderá ser uma boa alternativa?
  16.  # 217

    Bem, estando nesta fase num momento de indecisão sobre isto (e depois de ter lido tópico todo), lembrei-me de ir buscar a pá para saber como estão actualmente a nível de satisfação com estas escolhas.

    No meu caso a casa que adquiri está definida em planta para fazer em separado, mas dado a cozinha não ser muito grande (13m2), acho que juntando com a sala acaba por ganhar dimensão e além disso conseguir aproveitar um espaço adicional que era para um hall de acesso.

    Agora claro que as duvidas ficam se não me vou arrepender depois. Até pensei em tentar criar um solução intermédia metendo uma porta harmónio (já que para de correr não daria) para dar para fechar/abrir quando quisesse separar as águas, mas como seria certamente uma solução cara, não sei se seria estar a deitar dinheiro fora para algo que raramente ia fechar.

    Quem fez a escolha pelo open space continua satisfeito ou já se arrependeram em juntar cozinha com a sala?
  17.  # 218

    Colocado por: youbiQuem fez a escolha pelo open space continua satisfeito ou já se arrependeram em juntar cozinha com a sala?

    Tenho openspace desde há mais de 15 anos, estou satisfeito. mas se conseguir ter a zona de tratamento de roupa fora daqui será muito melhor para controlo de cotão e da arrumação ;)
  18.  # 219

    Colocado por: Pedro Barradas
    Tenho openspace desde há mais de 15 anos, estou satisfeito. mas se conseguir ter a zona de tratamento de roupa fora daqui será muito melhor para controlo de cotão e da arrumação ;)


    Essa acaba por ser outra duvida que tenho, é que por defeito está previsto uma lavandaria junto à cozinha com 1,70X1,90m, não é lá muito grande mas daria para separar as "águas", mas por outro lado acaba por cortar um pouco a cozinha com a sua forma. E avançando para um open space ficava sem duvida melhor sem essa divisão.

    Mas lá está, depois perdia essa separação da roupa.
  19.  # 220

    Colocado por: youbilavandaria junto à cozinha com 1,70X1,90m,

    Isso não serve para nada.. tinha de ter uma coisa em condições, com mais área.... Veja isso com o arquitecto, a melhor maneira, pensem em como fazem as coisas, como será a maneira mais funcional.
 
0.0444 seg. NEW