Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Que me emendem os arquitectos mas a técnica que o seu projectista usou é a de um engenheiro ou desenhador, i.e. começa a projectar já em autocad.
    Isto condiciona quer o projectista quer o cliente pois parece que o projecto já está alinhavado e agora é só dar um pancada aqui e outra acolá e temos o resultado final.
    Se o seu arquitecto disse, risque para aí, não pense muito faca uma cruz a vermelho em cima desse desenho entregue-lho e diga:
    - Faça outro
    Concordam com este comentário: marco1, adarq
  2.  # 42

Tanto corredor, tanto espaço desperdiçado. :| Essa passagem entre a garagem e a casa fica estranha. O norte fica para cima? Tem a casa mal orientada...

Não desperdice a oportunidade de ter algo melhor.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgueiros
  3.  # 43

O norte fica para cima, os quartos para sul
  4.  # 44

A orientação solar ideal para os quartos seria a nascente
  5.  # 45

Colocado por: SalgueirosO norte fica para cima, os quartos para sul

Repare que a zona da piscina/lazer fica totalmente desabrigada dos ventos que tipicamente são Norte-Sul, ou Oeste-Este. A casa devia aproveitar o máximo a luz a sul, e formar uma barreira completa da parte norte. Parece que os quartos vão ficar em cima da rua, sem necessidade nenhuma e com os problemas associados a esse local.

Eu não sou muito entendido na matéria mas penso que essa disposição não faz qualquer sentido.
  6.  # 46

Colocado por: danobrega

Repare que a zona da piscina/lazer fica totalmente desabrigada dos ventos que tipicamente são Norte-Sul, ou Oeste-Este. A casa devia aproveitar o máximo a luz a sul, e formar uma barreira completa da parte norte. Parece que os quartos vão ficar em cima da rua, sem necessidade nenhuma e com os problemas associados a esse local.

Eu não sou muito entendido na matéria mas penso que essa disposição não faz qualquer sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Salgueiros

Antes de mais, é este tipo de ajuda que preciso.
    Como diz, os quartos deveriam ser orientados no local onde esta implantada a entrada. Concordo! Apanhavam Nascente.
    A garagem gostava de a manter tal como esta nesse projecto..com essa entrada a nascente. No entanto, posso ter uma entrada a sul para a referida garagem.
    Em relação aos ventos, é uma matéria que me passa ao lado mas deveras importante.
  7.  # 47

Colocado por: SalgueirosAntes de mais, é este tipo de ajuda que preciso.

Está a tirar a conclusão errada Salgueiros. A conclusão que deve tirar é a que lhe disseram, apenas foram mais directos que eu. Se uma pessoa como eu, que não entende do assunto, repara em erros destes então a pessoa que lhe está a fazer o projecto não serve, ponto final.

Deixe-se de coisas, aprenda a saltar fora o quanto antes.

Procure alguém que lhe faça um projecto direito, e que não lhe desperdice o resultado de uma vida de trabalho.
  8.  # 48

Eu quando digo que é este tipo de ajuda que preciso não me estou a referir a gostarem mais ou menos do projecto, mais ou menos da base do projecto...Estou-me a referir a pontos que me escapam e que me servirão de suporte para este ou outro projecto: Por exemplo a situação dos ventos na piscina, a barreira a norte, os quartos a nascente, etc...
    Eu nao vim ao forum para criticar quem me critica...se alguem se deu ao trabalho de comentar seja o que for, eu agradeço!
    Eu vim para ser ajudado. Vou-me aventurar nisto e quero ter algum suporte de conhecimentos para interpretar o que me apresentam.
    obrigado
    Concordam com este comentário: zedasilva, metralha80, Joao Dias, Ricardo.Figueiredo
  9.  # 49

Colocado por: Salgueiros
    Eu nao vim ao forum para criticar quem me critica...se alguem se deu ao trabalho de comentar seja o que for, eu agradeço!
    Eu vim para ser ajudado. Vou-me aventurar nisto e quero ter algum suporte de conhecimentos para interpretar o que me apresentam.
    obrigado
    Concordam com este comentário:metralha80

Muitos dos users aqui precisavam de ler este seu comentário,parabéns e boa continuação.
    Concordam com este comentário: PMir
  10.  # 50

Peça ao projectista que lhe faca um novo estudo, diga mesmo que não quer em autocad quer à mão levantada de forma a ser discutido e riscado sem medos.
    Diga que está preocupado com os ventos, a exposição solar, o nível de ruído nas zonas privadas, as vistas mas igualmente a privacidade e se quiser até mesmo o feng shui :)))
    Não diga que não gostou do pormenor A ou B pois isso fará com que ele se vá concentrar apenas naquele pormenor e pode até nem ser o mais importante.
    Dê-lhe uma nova oportunidade, se ele for bom vai-lhe trazer meia dúzia de riscos de que você não vai perceber nada mas em compensação vai-lhe trazer uma série de conceitos e justificações que lhe serão bastante úteis para desenvolver o trabalho seguinte
  11.  # 51

Salgueiros

quer tapar o sol com a peneira??
    ok, mas isso está mal contado, o seu "arquitecto" mesmo que isso seja um esboço inicial devia ter-lhe explicado o projecto como que uma visita guiada ao interior ( e não só) e suas funcionalidades, mas não : risque para ai, disse ele, acha isso elucidativo para um cliente??
  12.  # 52

Se continuar com essa boa atitude só tem a ganhar no seu projeto..
    o melhor é mesmo fazer um cruz e pedir um do zero..! atenção à exposição solar.. aos corredores.. a zona da piscina.. etc..etc..
    para mim, acho que ficava ganhar estéticamente, mas também em termos funcionais e no próprio enquadramento do terreno se levantar um 1piso....

cumps.
  13.  # 53

Caro Salgueiros,

Apesar de tudo gostei da sua atitude, vem aqui muita gente ao forum que pede ajuda, mas depois reage mal a algumas críticas. Estamos sempre a aprender e é só pela sua atitude que posto também o seu tópico.

Em relação ao seu projeto, temo muito, mas terei de concordar com quase tudo o que aqui foi dito, esse desenho está mal implantado, mal distribuido, é uma confusão que se tenta disfarçar de simplicidade, mas não atingiu a inteligencia nem a organização que isso requer. Parece uma adição descontrolada de programa. Penso que o que incomoda mesmo mais é o volume central, essa relação espaço social/privado, essa ligação cozinha/sala.

Não sei se terá de descartar esse projeto, mas que ele terá de levar uma volta muito grande é verdade.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, Rodrigo Cruz
  14.  # 54

Colocado por: marco1Salgueiros

quer tapar o sol com a peneira??
    ok, mas isso está mal contado, o seu "arquitecto" mesmo que isso seja um esboço inicial devia ter-lhe explicado o projecto como que uma visita guiada ao interior ( e não só) e suas funcionalidades, mas não : risque para ai, disse ele, acha isso elucidativo para um cliente??

Caro Marco1,
    "risque para aí" é uma força de expressão de alguém a quem se permite alguma confiança..é amigo de familia. De qualquer forma, concordo com o que diz.

Colocado por: Ricardo.FigueiredoSe continuar com essa boa atitude só tem a ganhar no seu projeto..
    o melhor é mesmo fazer um cruz e pedir um do zero..! atenção à exposição solar.. aos corredores.. a zona da piscina.. etc..etc..
    para mim, acho que ficava ganhar estéticamente, mas também em termos funcionais e no próprio enquadramento do terreno se levantar um 1piso....
    cumps.

Caro Ricardo Figueiredo,
    Obrigado pela chamada de atenção. No entanto, a questão de levantar um piso nesta fase não me passa pela cabeça mas, nunca digo nunca :)

Colocado por: doisarquitectosCaro Salgueiros,

Apesar de tudo gostei da sua atitude, vem aqui muita gente ao forum que pede ajuda, mas depois reage mal a algumas críticas. Estamos sempre a aprender e é só pela sua atitude que posto também o seu tópico.

Em relação ao seu projeto, temo muito, mas terei de concordar com quase tudo o que aqui foi dito, esse desenho está mal implantado, mal distribuido, é uma confusão que se tenta disfarçar de simplicidade, mas não atingiu a inteligencia nem a organização que isso requer. Parece uma adição descontrolada de programa. Penso que o que incomoda mesmo mais é o volume central, essa relação espaço social/privado, essa ligação cozinha/sala.

Não sei se terá de descartar esse projeto, mas que ele terá de levar uma volta muito grande é verdade.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário:marco1

Caro doisarquitectos,
    Concordo com tudo o que diz excepto a parte" sala/cozinha". Em relação à "falsa simplicidade", também a noto.
    Quanto a sala/cozinha, quero que a sala, dividida por uma porta de correr se integre na copa. Uma especie de ampliação da sala em caso de necessidade. Não será daquela forma? ok..mas o conceito é esse.
    Muito provavelmente o projecto sofrerá mudanças radicais..acredito que sim.
    Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
  15.  # 55

Colocado por: Salgueirosé amigo de familia

Salgueiros, não se fazem negócios com família ou amigos! Muito menos negócios desta dimensão!
    Concordam com este comentário: Salgueiros, imbs
  16.  # 56

Caro salgueiros,

O seu conceito de ampliar a sala com a copa, é interessante, mas nesse desenho não está a funcionar, se abrir essas portas de correr só fica com uma grande portada para a cozinha, não amplia sala nenhuma.

O seu conceito é interessante, está mal materializado.

Quanto ao seu projetista ser de familia, se ele for um profissional não arquitecto, engenheiro civil por exemplo, pode-lhe pedir para arranjar um arquiteto para colaborar com ele, ele ficará com as especialidades na mesma. Se for desenhador terá de recorrer aos outros na mesma, e além de ser feio, não é ético pagar para ter uma assinatura, eles que façam o trabalho.

Se por outro lado o seu amigo de familia for arquiteto, bem nesse caso só lhe posso desejar muito boa sorte.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  17.  # 57

Qual é a formação do seu familiar? e a profissão?
  18.  # 58

Caro Nuno Costa e Picareta,
    Ele tem um gabinete de projectos e trabalha com arquitectos em parceria. Tem desenhador(es) a trabalhar com ele no gabinete.
    Não é meu familiar..é amigo da família.
    É engenheiro Civil.
    cumprimentos
  19.  # 59

Colocado por: doisarquitectosCaro salgueiros,

O seu conceito de ampliar a sala com a copa, é interessante, mas nesse desenho não está a funcionar, se abrir essas portas de correr só fica com uma grande portada para a cozinha, não amplia sala nenhuma.

O seu conceito é interessante, está mal materializado.

www.doisarquitectos.com

O apresentado não representa o que pretendo. Não quero portada..quero uma porta de correr só para um lado e que permita a tal amplitude copa/sala sem impedimentos fisicos.
  20.  # 60

Colocado por: SalgueirosEle tem um gabinete de projectos e trabalha com arquitectos em parceria. Tem desenhador(es) a trabalhar com ele no gabinete.

Da experiência que eu tenho com estas coisas, o resultado é o seguinte:

Fazem-lhe um preço em conta ou mesmo nulo, por ser familiar. Como o preço é em conta, há que despachar a coisa. Depois não levam o projecto totalmente a sério, mesmo que inconscientemente, pois interiorizam-o como um favor.

Quando houver chatices, e vai haver, é mais difícil refilar. Afinal, até lhe estão a fazer um favor...

Pelo seu bem e pelo bem do gabinete, deixe-se disso.

0.0273 seg. NEW