Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

com a conversa do mac vs pc comecei a lembrar-me do meu primeiro computador e pc

aqui estão eles:

Philips MSX - VG8020

A principios de los 80 el mercado estaba dominado por unas pocas compañías como Sinclair, Commodore o Amstrad. Los intentos de desarrollar nuevos micros de 8 bits solían acabar en fracaso, debido principalmente a que las empresas de software se mostraban reacias a invertir esfuerzos en un sistema que no tuviese unas mínimas garantías de continuidad. Kazuhiko Nishi, de la compañía ASCII (filial japonesa de Microsoft) tuvo entonces la idea de diseñar un estándar abierto que permitiera a cualquier compañía fabricar micros compatibles con los de otras marcas, garantizando así la disponibilidad de hardware y fomentando la producción de software.

Este estándar se llamó MSX, de "Machines with Software eXchangeability" según la creencia más aceptada (aunque Nishi afirmó en una conferencia que la M era de Microsoft, la S de Sony y la X la utilizaron para convencer a los fabricantes para que se unieran al estandar indicando que se sustituiría por la inicial de su marca). Estaba inspirado en el ordenador Spectravideo SV 328, en cuyo diseño había colaborado el propio Nishi. Muchas compañías (como Sony o Toshiba en Japón, Philips en Europa o Spectravideo en EE.UU.) produjeron ordenadores MSX. Para que un ordenador sea "MSX compatible" debe tener las siguientes características:
    Procesador compatible Zilog Z80A a 3,6Mhz
    Al menos 8K de RAM
    32K de ROM con el "Microsoft Extended BASIC" (MSX BASIC v1.0)
    Integrado TMS-9918/9928/9929 para vídeo, con 16K de VRAM
    Integrado AY-3-8910 para sonido
    Al menos 70 teclas, incluyendo cinco de función y cursores
    Determinados conectores como joystick, bus de expansión...

Los MSX fueron un éxito completo en Japón, y también funcionaron bastante bien en Europa, Brasil o Rusia, pero pasaron casi desapercibidos en EE.UU. Posteriormente aparecerían el estándar MSX 2, MSX 2+ y MSX TurboR (¡en 1990!).

La compañía Philips produjo algunos ordenadores propios a finales de los 70 y principios de los 80, pero después adoptó el estándar MSX. Este VG8020 fue fabricado para Philips por Kyocera (en Japón). El 8020 supone una notable mejora frente a su antecesor, el VG8010, que tenía un teclado tipo calculadora y no era totalmente compatible con MSX. Posteriormente Philips comercializaría varios modelos de MSX2, denominados VG82xx o NMS82xx (por ejemplo el VG8230 o el NMS8250).

286 EPSON Equity

System Specifics:
    286 - 12Mhz
    640K RAM on motherboard, expandible to 4.5MB with four open 30-pin SIMM slots
    4 open 16-bit ISA slots, 1 8-bit ISA slot
    PS/2 mouse port on back
    DIN keyboard connector on front
    Hard Drive & I/O built into motherboard
    1.2MB 5-1/2" floppy drive standard
    40MB Conner CP-344 hard drive (Type 59)

partilhem o vosso
      MSX_Philips_VG8020.jpg
      photo_Epson286plus.JPG
  2.  # 2

O primeiro foi um ZX Spectrum +2A
    O segundo foi um Commodore Amiga 600. Grande máquina...
    Depois foi só caixotes PC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  3.  # 3

O meu 1º foi um ZX Spectrum 48k (1983)... http://en.wikipedia.org/wiki/File:ZXSpectrum48k.jpg

depois tive um interregnio de computadores (tive uma maáquina de escrever electronica XEROX) até ir para a Universidade (1994)
    Comprou-se um Pentium 100 + monitor de 17'' CRT... por 800 contos!!!!
    Como impressora, uma laser monocromatica A4 da XEROX, que durou até 2007.( foi para o ponto electrão por falta de consumiveis e por ser muito lenta - 4 paginas/ minuto)
  4.  # 4

Boas,

Colocado por: Pedro BarradasO meu 1º foi um ZX Spectrum 48k (1983)

O mesmo que o meu, mas acho que o meu foi lá para 1985.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  5.  # 5

Commodore C64

http://en.wikipedia.org/wiki/Commodore_64
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    •  
      FD
    • 10 outubro 2011 editado

# 6

Colocado por: rjmsilvaO primeiro foi umZX Spectrum +2A

Aqui idem, comprado na Triudus do Centro Comercial Terminal (estação do Rossio) por trinta e poucos contos. LOAD "" e POKE é o que me lembro melhor...
    Isso e do parafuso para afinar o leitor de cassetes... cassetes essas compradas numa loja da candonga (CC Babilónia) porque não havia dinheiro para os originais.
    Também comprava jogos na loja Caravela no Rossio, por onde passei há uns tempos e vi que "já era"... (assim como a Triudus)

Mas o que eu queria mesmo era o Amiga mas, não havia guito...

Depois tive um 286, um 486 DX4, e a partir daí uma série deles dos quais já não me lembro (uns 10 ou 20)...
  6.  # 7

hehe..

O meu foi o ZX Spectrum 48k..!
    horas e horas.. de Chukkie Egg.. Decathlon.. Renegade..! e muitos muitos outros..!
    Para quem quiser recordar..
    http://www.zxspectrum.net/

Cumps..
  7.  # 8

O meu primeiro computador foi um Pentium 200, com um disco de 3.5GB, comprado já na faculdade por 265 contos. Os meus colegas diziam-me que eu nunca iria encher aquele disco! Num aperto de trabalhos de grupo, tive de o transformar em portátil e transportá-lo na mala do carro (velho, claro). Dei cabo do disco e tive de comprar um maior de 5GB. Mas o que eu gostei foi de o abrir para instalar 2 portas USB, para ficar "actualizado". Ainda o tenho na casa dos meus pais e funciona ocasionalmente.
  8.  # 9

O primeiro conputador que vi e onde aprendi algo foi, se não estou enganado, um Wang 2200 T - se não era este era parecido.

(ISEP, 1979)
  9.  # 10

pois pois...

http://oldcomputers.net/zx81.html

1K de memória RAM. AH POIS É... grande máquina!!!!
    • mafgod
    • 10 outubro 2011 editado

# 11

O meu primeiro computador foi um Schneider Euro PC com monitor hércules de fósforo amarelo, penso que por volta de 1990 a custar, se não me engano, 100contos (~500€).
    O sistema operativo, MS-DOS 3.x.... a carregr por uma drive de 3 1/2, um espectáculo!
    A primeira impressora foi uma de fita a preto e branco e custou 57contos (~285€), a marca já não me lembro, mas penso que era uma epson, comprada no ano seguinte.
    Passados uns 3 anos, comprei um maquinaço: 486 DX a 33MHz, com 8GMB RAM e um estonteante disco de 270MB com monitor SVGA por "apenas" 500 contos (~2.500€).
    De marca branca (começavam a vulgarizar-se as máquinas construídas na esquina a preços competitivos), já que um equivalente (igual) da IBM, só custava o dobro, 1000 contos (5.000€).
    Fiz-lhe vários upgrades: mais um disco (os 270GB encheram-se rápido com os jogos), leitor/gravador de DVD a 4x (Sony, um dos mais rápidos na altura), modem (:-), há pois, para se aceder à rede a 33.600KBps), placa de rede (para me ligar aos meus colegas para jogos em rede - doom e etc) e de som (já merecia), motherboard por um pentium III... e lá está em casa dos meus pais a apanhar pó desde 2001 :-)
    Até tenho medo de liga-lo :-) não vá pegar fogo! ;-)
    • eu
    • 10 outubro 2011

# 12

O primeiro computador onde trabalhei:

Gostei tanto que a partir daí decidi que seguiria carreira na Informática... e foi mesmo!
  10.  # 13

O meu 1º Computador foi este:

O saudoso Sinclair PC 200.
      pc200.jpg
  11.  # 14

Eu também comecei por um ZX Spectrum 48k em 1982. Na altura só se vendiam jogos em duas lojas, aqui no Porto.

Depois disso tive um Amstrad CPC6128, Amiga 500, 1000, 600, 2000, 3000. Depois disso entrei nos PC's até hoje.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  12.  # 15

Boas,

Colocado por: MikeMelgaNa altura só se vendiam jogos em duas lojas, aqui no Porto.

... e eu fiz o site de uma delas há muitos anos ...
    (vergonha) fui agora ver o site e nem abre no chrome :(

Divirtam-se,
  13.  # 16

Colocado por: oxelfer... e eu fiz o site de uma delas há muitos anos ...

Qual?
  14.  # 17

Boas,

Colocado por: MikeMelgaQual?

Depois de ter dito que fiz o site e o site estar uma vergonha, acha que ia dizer?

Divirtam-se,
  15.  # 18

Por acaso coloquei este fds no meu Google Plus um album com isso.

https://plus.google.com/photos/101188381521353487987/albums/5661113392839190129

Foram na "era antes do PC"

Sinclair ZX Spectrum 48K (1982)
    Sinclair ZX Spectrum +2 (1986)
    Philips MSX V6-8010 (1988)

era "depois do PC"
    Tulip PC XT (1990)
    Cyrix P200+ (1995) (linha branca construido por mim)
    Pentium IV (2007) (linha branca construido por mim)

actualmente:
    MacBook Pro 13" Mid 2010 e nunca mais quero um PC na vida :)
  16.  # 19

Boas,

Colocado por: hangasMacBook Pro 13" Mid 2010 e nunca mais quero um PC na vida :)

O MacBook Pro 13" Mid 2010 não é um PC?!?!??!

Divirtam-se,
  17.  # 20

Colocado por: oxelferO MacBook Pro 13" Mid 2010 não é um PC?!?!??!

Não.. é um maquinão! :)

Mas sim é um Personal Computer.

Mas hoje em dia é corrente chamar-se PC ao mundo Intel + Windows.
    Reformulando.. nunca mais quero um PC com plataforma Windows. :)

0.0225 seg. NEW