Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

....Bem...troquei a cave pelo r/c...
  2.  # 2

Boa tarde a todos os foristas. Depois de muitos meses sem comentários venho agora colocar a planta que á partida será definitiva. Alteramos muito os nossos planos pois inicialmente queriamos r/c e cave, mas por muitos contratempos com a câmara (que infelizmente indeferia tudo o k se mandava, não podemos fazer o que queremos no que é nosso, mas leis são leis), tivemos que colocar a garagem e anexos distanciados da casa, pois trata-se de um loteamento, como já referi, e a área de implantação não podemos alterar.
    De seguida em anexo está a planta, espero que cheguem criticas a tempo de se alterar alguma coisa que me esteja a escapar.
    Antes das critas, fiquem a saber:
    a porta da garagem abre para o outro lado,
    os quartos estão voltados a SUL
    a janela da sala virada a norte é metade do que está na planta e é fixa
    a dimensão da sala é opção do marido (tem 11 metros, pois os outros 35 cm são para acrescentar ao escritório).

Dúvidas: a casa das máquinas é o canto mais estreito dos anexos, mas como fica longe da casa, será um problema a nível do aquecimento das águas, pois em casa dos meus pais existe esse problema, até a água aquecer gasta-se muita água, pois a casa das máquinas tb está afastada. Acham que devo colocar a casa das máquinas onte tenho a despensa e abdicar desta?

Desculpem o testamento mas nesta fase não queria cometer erros.
  3.  # 3

ferninela

não se percebe porque não contacta um arquitecto(a), isso está muito mal "desenhado".
    qualquer médio arquitecto tem obrigação de desenhar tudo isso que a ferninela quer, as suas ideias e opções MAS com pes´e cabeça isso está péssimo.
    peço desculpa mas hoje não consigo ser mais construtivo do que isto.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ, TROLHA...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferninela
  4.  # 4

Caro marco 1, isto já foi o k o arquitecto desenhou:(
    Mas com as limitações k a camara nos pôs, e como quero mesmo r/c, tb não estou a ver outra disposição possivel....
    mas já agora diga-me o k alterar no seu ponto de vista, é k já nem eu nem o arquiteto conseguimos ver outras hipoteses...
  5.  # 5

.. eu também não acho que a planta esteja optimizada, tem problemas de articulação entre espaços, proporções dos mesmos.
    Meus apontamentos:

Reparei que o quarto da frente, tem algumas esquinas arredondadas?!? está com medo de bater lá?... é o resultado de uma planta complicada. De qualquer modo, aparentemente não faz qualquer sentido face à planta apresentada.
    Na Is de serviço, altere a posição de abertura da porta... pelo menos. e ainda, tem mesmo necessidade de uma porta para ante-câmara da IS/ Escritório?
    Na IS acessivel, conseguia cumprir com o DL 163/2006, alterando os 2.30m para 2.00m... Essa IS está um exagero... Os sanitários estao a "boiar no espaço".
    Na lavandaria... coloque um vão que vá até ao pavimento, que consiga utilizar dirtectamente para o alpendre...

PS: Fala sempre nas limitações que a Câmara impôs... mas o seu arquitecto não consultou os regulamentos em vigor, antes de se por a fazer o Projecto?! Até parece que a "culpa" do seu Projecto estar assim, é da Câmara.
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 6

Caro Pedro Barradas. Obrigada pelo comentário. Claro k o arquitecto consultou os regulamentos, mas foi tentando a meu pedido fazer aditamentos para poder alterar um pouco a área de implantação, mas não conseguimos alterar nada. Como EU queria uma IS na suite com duche e banheira, teve que ficar assim, pois a varanda tem que ficar exatamente onde está, porque se pudesse deslocá-la mais para um lado a suite teria outro aspecto (que era o meu preferido), quanto aos cantos arredondados são para ficar direitos.

Gosto da antecamara IS/escritorio, IS acessivel não acho assim tão grande (as da casa dos meus pais têm 8.5m2 e da suite deles 10m2, estas sim sao exagero).
    O vão da lavandaria é até ao pavimento, sempre quis que se tivesse acesso ao exterior.
    Quanto á proporção dos espaços, eu sei que em relação ás outras divisões a sala é gigantesca, mas o marido não a quer mais pequena, e como ele tb vai lá viver penso que deve ter alguma coisa do seu agrado (eu tb não desgosto).

Obrigada.
  7.  # 7

Eu não desgostei do que vi... talvez pudesse estar melhor "entrusada" a relação entre espaços, mas, não desgostei... era capaz de lá morar.

Contudo, também retirava a porta "a mais" do escritório, e não entendo bem aquelas paredes na cozinha, junto ao fogão...

Depois, realmente o aquecimento de águas lá atrás é que é mau... tente colocar um espaço no alpendre, junto á lavandaria e depensa (não vejo motivos para abdicar desta), e no sítio dos anexos colocar lá uma IS pequena, acredite que dará jeito (senão quando anda a tratar do jardim ou dos carros lá atrás, quer ir á casa de banho e lá tem de atravessar a sala toda, ou entrar nos quartos todo sujo...)
    Concordam com este comentário: ferninela
  8.  # 8

ferninela

olhe sendo assim ainda fico mais deprimido, como é possivel tão pouco gosto no desenho por parte do seu arquitecto, é toda uma gestão do espaço completamente "pobre", repare por exemplo só naquela zona da entrada a complicação e desperdicio que para ali vai aquela zona junto á parede da wc da entrada e que confina com a sala serve para quê?' há tambem ali qualquer coisa estranha pois a duplicação de corredor ( do hall e acesso aos quartos) resulta de uma organização deficiente. já reparou tambem que com tanta área e consegue ter uma wc entre a sala e o escritório?' será não há imaginação para mais?
    é ridiculo o trajecto dos quartos até á cozinha, repare que acaba por ter de passar pelo hall e pela sala, enfim tantos erros que se torna dificil estar aqui a enumera-los e a tentar rectificar essa planta aqui e ali.
    mais uma vez desculpe-me, se está a falar verdade, olhe troque de arquitecto enquanto é tempo, e encare estas minhas palavras não como arrogância mas com a completa certeza de que pode ter muito mas muito melhor do que isso e pelo mesmo preço se procurar melhor, é a sua casa não é um trabalho para encher chouriços e dá cá o meu.
  9.  # 9

Colocado por: ferninelaisto já foi o k o arquitecto desenhou:(

E o arquitecto desenhou a base de duche da IS da Suite com a largura do roupeiro!!!!...muito fraquinho, troque de arquitecto e comece tudo de novo.
  10.  # 10

Marco 1 eu é k já estou a ficar deprimida, até que gostava do k via e via-me a viver ali(e que fui k pedi assim), mas há assim tantos erros??? Não percebi onde está o problema da entrada e dos corredores, dá para explicar melhor? acha k deveria tirar aquela parede em frente á porta da entrada, é isso? a parede que está entre a cozinha e a sala não é para colocar, foi só para vermos o que colocar ali, mas á partida é para ficar em open-space...Por favor "faça-me um desenho como se eu fosse muito B..rra".
    Agradecida
  11.  # 11

Colocado por: PicaretaE o arquitecto desenhou a base de duche da IS da Suite com a largura do roupeiro!!!!...muito fraquinho, troque de arquitecto e comece tudo de novo.

Por acaso fui eu que quase o obriguei. a solução passaria por abdicar ou da base de duche ou da banheira, mas como pretendo ter uma banheira em casa, preferia k fosse no meu quarto....
    Como faria? colocava aporta a abrir em frente á cama para aumentar a base de duche?
    Não batam mais no arquiteto que é quase da família!!! não convém "despedi-lo", só fez o que eu pedi, e que não acho assim tão mau...
  12.  # 12

ferninela

se ler bem o que eu escrevi vai compreender que é doloroso estar a fazer emendas a essa especie de planta.
    olhe uma arquitecto que desenha uma wc como aquela da entrada em a sua largura nem sequer está pensada para a dimensão da sanita e com um lavatório cujo acesso está meio obstruido pela dita sanita e ainda por cima com uma janela que nem permite ter um espelho por cima do mesmo, enfim, ainda que estivesse completamente apertado com as áreas ainda se admitia. por isso e não me vou pronunciar mais, mesmo que seja quase de familia aproveite a confiança e aperte com ele.
  13.  # 13

.. Pois mas um Arquitecto não deve fazer Só aquilo que lhe pedem...
    Na IS acessivel , pode retirar a banheira, coloque uma base de duche jeitosa... a IS da suite, com jeito dá para ter tudo qo que precisa e ainda ser a destinada às acessibilidades, basta alinhar a parede da dita com o corredor do quarto... ( não acredito que não dê para alterar um pouco a varanda da suite)

... condicionando menos a Is comum aos quartos, que até podia ser desdobrada...

Estive a medir o pdf... a base de duche está com 80 (está razoável)... o roupeiro tem 70cm, sendo o normal 60cm de profundidade
  14.  # 14

Colocado por: marco1ferninela

se ler bem o que eu escrevi vai compreender que é doloroso estar a fazer emendas a essa especie de planta.
    olhe uma arquitecto que desenha uma wc como aquela da entrada em a sua largura nem sequer está pensada para a dimensão da sanita e com um lavatório cujo acesso está meio obstruido pela dita sanita e ainda por cima com uma janela que nem permite ter um espelho por cima do mesmo, enfim, ainda que estivesse completamente apertado com as áreas ainda se admitia. por isso e não me vou pronunciar mais, mesmo que seja quase de familia aproveite a confiança e aperte com ele.
    Concordam com este comentário:ferninela

Obrigada pela observação, vamos trocar as loiças...

Colocado por: Pedro Barradas.. Pois mas um Arquitecto não deve fazer Só aquilo que lhe pedem...
    Na IS acessivel , pode retirar a banheira, coloque uma base de duche jeitosa... a IS da suite, com jeito dá para ter tudo qo que precisa e ainda ser a destinada às acessibilidades, basta alinhar a parede da dita com o corredor do quarto... ( não acredito que não dê para alterar um pouco a varanda da suite)

... condicionando menos a Is comum aos quartos, que até podia ser desdobrada...

Estive a medir o pdf... a base de duche está com 80 (está razoável)... o roupeiro tem 70cm, sendo o normal 60cm de profundidade

estive agora a falar com o arquiteto, vai aumentar a base de duche para os 90/90, na Is acessível não vai levar banheira, é mesmo só o duche.
    Quanto á varanda NÃo dá mesmo para alterar, era o que mais queria alterar, mas como fica na frente da casa, não pode destoar da outra casa do loteamento . o processo vinha sempre indeferido por causa desta varanda, nem 10 cm posso deslocar... Tive que reformular o quarto em função desta varanda!!!
  15.  # 15

Colocado por: ferninela(e que fui k pedi assim)

Colocado por: ferninelaPor acaso fui eu que quase o obriguei.

Colocado por: ferninelaNão batam mais no arquiteto que é quase da família!!! não convém "despedi-lo", só fez o que eu pedi,

Pronto, já não volto a falar mal do arquitecto, o único defeito que ele tem é fazer-lhe todas as vontades, mas como é (quase) da família, compreende-se. É um erro que está a cometer, vai ficar com um mau projecto....

Se vai mesmo construir isso, diminua as janelas dos quartos, porque precisa de parede para encostar móveis/secretárias. Pelo menos 80cm de cada lado da janela.
  16.  # 16

Colocado por: treladocaoEu não desgostei do que vi... talvez pudesse estar melhor "entrusada" a relação entre espaços, mas, não desgostei... era capaz de lá morar.

Contudo, também retirava a porta "a mais" do escritório, e não entendo bem aquelas paredes na cozinha, junto ao fogão...

Depois, realmente o aquecimento de águas lá atrás é que é mau... tente colocar um espaço no alpendre, junto á lavandaria e depensa (não vejo motivos para abdicar desta), e no sítio dos anexos colocar lá uma IS pequena, acredite que dará jeito (senão quando anda a tratar do jardim ou dos carros lá atrás, quer ir á casa de banho e lá tem de atravessar a sala toda, ou entrar nos quartos todo sujo...)
    Concordam com este comentário:ferninela
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferninela

treladocao era mais ou menos isto que dizia?

Como não posso alterar a area de implantação, a ideia que o arquiteto deu foi que a casa das maquinas podia ser feita em aluminio, na zona agora salientada, e até para disfarçar posso prolongar a parede de aluminio até á parede da churrasqueira ...e em relação aos espaços inetriores, estará melhor?
  17.  # 17

Sim, era isso que eu dizia.
    Não se esqueça que a casa das máquinas passará a uma IS !!

E, já agora, aumente lá um pouco essa área da IS ao pé do escritório... tem espaço suficiente para não ter ali um cubículo, até fica a parecer mal numa casa dessas...
  18.  # 18

Colocado por: treladocaoSim, era isso que eu dizia.
    Não se esqueça que a casa das máquinas passará a uma IS !!

E, já agora, aumente lá um pouco essa área da IS ao pé do escritório... tem espaço suficiente para não ter ali um cubículo, até fica a parecer mal numa casa dessas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferninela

Sim achei boa ideia ter uma IS exterior.
    Tb concordo que deva aumentar a IS de serviço.
    Obrigada
  19.  # 19

Colocado por: antonio almeidao sol vem de sul

Um pouco de geografia: O sol nasce aproximadamente a Este e põe-se a Oeste, encontrando-se a Sul ao meio-dia solar.

0.0244 seg. NEW