Iniciar sessão ou registar-se
    • Neon
    • 18 outubro 2011

# 341

Colocado por: oxelferBelmiro de Azevedo afirmou hoje que os "portugueses estão asfixiados com os impostos" e lamentou o facto de o "esforço fiscal incidir sempre sobre os mesmos". "Se ao menos servisse para relançar a economia", frisou.
    Por isso, o líder da Sonae não tem dúvidas em afirmar que "o ajuste invocado pelo Governo é calaceiro". "É mais fácil e eficiente criar impostos. Temos um estado denso, gigantesco e ineficiente. É o que estamos a pagar. A tributação exagerada é sempre uma perda de competitividade", reforçou.

A palavra calaceiro vinda do Sr. Belmiro?....hehehe já ta com medito que a malta deixe de fazer compritas nos kuntenentes!!! :)

Abraços
  1.  # 342

PPPs ou para onde vão as fatias de Leão.

Dei-me ao trabalho de ler na diagonal (ou fazer scroll) o documento oficial do OE2012 para ver percebia o que realmente estamos a pagar.

Ora vejam na Pag 119 (e seguintes) para onde vão as fatias de leão nas PPPs.
    Na Pag 141 mostra-se quando finalmente se acabam de pagar.. em 2040!!!

Resumindo, vamos andar 25 anos a pagar negociatas de autoestradas

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Documentos/MF/Rel_OE2012.pdf
  2.  # 343

Colocado por: hangasPPPs ou para onde vão as fatias de Leão.

Dei-me ao trabalho de ler na diagonal (ou fazer scroll) o documento oficial do OE2012 para ver percebia o que realmente estamos a pagar.

Ora vejam na Pag 119 (e seguintes) para onde vão as fatias de leão nas PPPs.
    Na Pag 141 mostra-se quando finalmente se acabam de pagar.. em 2040!!!

Resumindo, vamos andar 25 anos a pagar negociatas de autoestradas

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Documentos/MF/Rel_OE2012.pdf

Eu cada vez vou pagar menos....depois destes roubos todos decidi que para mim tudo passa a ter dois preços: com iva e sem iva, sempre que possível escolherei sem iva sff (coisa que não fazia até agora). Antes que me venham com moralismos patrióticos digo apenas que 100% do meu trabalho é exportação e que ando por países onde o diabo perdeu as botas em nome das exportações (e como forma de ter trabalho claro está muitas vezes sem ganhar mais por isso). Não devo um cêntimo, nunca contrai créditos,nunca recebi subsidio de desemprego,RSI e chulices afins, por isso não tenho que pagar pelos erros de outros. Quem quiser que pague a crise.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 344

Eu cada vez vou pagar menos....depois destes roubos todos decidi que para mim tudo passa a ter dois preços: com iva e sem iva, sempre que possível escolherei sem iva sff (coisa que não fazia até agora). Antes que me venham com moralismos patrióticos digo apenas que 100% do meu trabalho é exportação e que ando por países onde o diabo perdeu as botas em nome das exportações (e como forma de ter trabalho claro está muitas vezes sem ganhar mais por isso). Não devo um cêntimo, nunca contrai créditos,nunca recebi subsidio de desemprego,RSI e chulices afins, por isso não tenho que pagar pelos erros de outros. Quem quiser que pague a crise.

Não acha isso uma postura um pouco egoísta?
  4.  # 345

Colocado por: rjmsilva

Não acha isso uma postura um pouco egoísta?

Não.Acho que é de alguém que nunca ganhou nada em ser sério. Você acha justo serem sempre os mesmos a pagar e os mesmos a "mamar"?
    • bino_
    • 18 outubro 2011 editado

# 346

Na Suíça a reforma está limitada a 1700 euros... e não podem acumular... na tugalandia isto seria inaceitável. Direitos adquiridos... até à falência do sistema.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Reformas-na-Suica-com-tecto-maximo-de-1700-euros.rtp&headline=20&visual=9&article=390426&tm=7
    Concordam com este comentário: eu, Alice Gonçalves
  5.  # 347

Colocado por: jorgferrNão.Acho que é de alguém que nunca ganhou nada em ser sério. Você acha justo serem sempre os mesmos a pagar e os mesmos a "mamar"?

A minha seriedade tem um preço muito mais alto do que aquilo que me estão a exigir pagar (mais de 5000€ em 2 anos só nos subsídios). Cabe a cada um estipular o seu preço.
  6.  # 348

Não há mais exemplos além da Suíça? É que há cerca de 200 países reconhecidos na ONU e só falam aqui nos 1700€ da Suíça.
  7.  # 349

Desses 200 países da ONU quantos têm segurança social? Com quais se quer comparar?
  8.  # 350

Colocado por: rjmsilvaNão há mais exemplos além da Suíça? É que há cerca de 200 países reconhecidos na ONU e só falam aqui nos 1700€ da Suíça.

A Suíça é um exemplo de justiça, portanto podemos aproveitar o que há de bom lá. 1700 euros de pensão máxima em Portugal é mais do que suficiente, portanto por que razão não se limita o valor das pensões?? nós actualmente andamos a descontar e o mais provável é como diz o Medina Carreira de termos uma "pensão simbólica".
  9.  # 351

Boas,

O problema das reformas é um problema distinto do défice ou das despesas do estado, ou pelo menos devia ser.
    As reformas, pensões ou subsídios são pagos pela segurança social o que deveria querer dizer pelos contribuições que fazemos para a segurança social.
    O próprio nome indica que o que descontamos não é um imposto mas uma contribuição.
    No fundo quando descontamos é como se estivéssemos a colocar o dinheiro num PPR, ou algo do género, para irmos buscar quando dele precisássemos (fosse por reforma, desemprego, etc.).
    O estado (quanto a mim) não devia por a patinha neste dinheiro, pois quando descontamos já descontamos para um determinado fim.
    O que acontece é que até hoje o saldo entre receitas e despesas da segurança social sempre foi positiva, logo havia ali um "bolo" de que o estado se começou a aproveitar, gastando-o com outros fins, "prometendo" devolvê-lo através de um "Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social", o que nem sempre faz, por ex. no OE2012 já diz que em 2012 não se faz transferência nenhuma.

Na pag. 91
    "
    Apesar da atual conjuntura desfavorável, influenciada, em particular, pela retração da atividade
    económica, a situação orçamental do Sistema da Segurança Social mantém-se positiva, prevendo-se,
    para o período de 2011 a 2012, um saldo positivo:
    - 552,35 milhões de euros em 2011, e
    - cerca de 419,96 milhões de euros em 2012
    "

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  10.  # 352

A ver se as notícias se confirmam e se as autoridades europeias sempre irão constituir um fundo de estabilidade no valor de 2 Biliões de Euros, 5 vezes maior que o actual, e perdoar 50% da dívida à Grécia, recapitalizando os bancos que irão ter as perdas..
  11.  # 353

Boas,

Hoje estou completamente "grogue", não fiz as contas, mas:
    OE2012 beneficia contribuintes com maiores rendimentos (infografia)
    Após várias simulações, a consultora PricewaterhouseCoopers diz que a proposta do Governo para o Orçamento de 2012 vai beneficiar contribuintes com rendimentos mais elevados.
    http://aeiou.expresso.pt/oe2012-beneficia-contribuintes-com-maiores-rendimentos-infografia=f681505

Divirtam-se,
  12.  # 354

Colocado por: oxelferApós várias simulações, a consultora PricewaterhouseCoopers diz que a proposta do Governo para o Orçamento de 2012 vai beneficiar contribuintes com rendimentos mais elevados.

Parece-me que o titulo da noticia é falacioso. Mas o conteúdo até faz sentido. O estudo é uma comparação entre o OE2012 e o OE2011 incluido a sobretaxa que leva 50% do subsidio de Natal deste ano.
    Não é que o OE2012 seja desequilibrado em favor dos vencimentos mais altos, mas sim em comparação com a sobretaxa de 2011.

Lido assim na diagonal até parece que quem ganha mais de 6000 eur em 2012 ainda vai beneficiar alguma coisa com isso, o que não é verdade.

O que me parece é que em ambos os casos 2012 e 2011 a proporcionalidade é linear, mas as duas rectas têm inclinações diferentes cruzando-se nos 2500E mensais. E a recta de 2011 penalizava ligeiramente mais os rendimentos mais altos.

É portanto normal que o gap entre as duas rectas se va reduzindo e depois dos 2500 vá aumentando. Alias o gap antes e depois é de 8%, embora com sinais diferentes.
    Na realidade à diferenciação *COMPARATIVAMENTE* com a sobretaxa de 2011, que foi uma medida pontual em cima do imposto normal, e que portanto acentuou a recta, já que este ano nem os escalões foram mexidos.
  13.  # 355

Colocado por: viegaslxCusta-me a crer que no irs de 2013, haverá deduções para quem comprou antes de 2011 e sem deduções para quem comprou depois de 2011.

Custa a crer?
    Homem de pouca fé...

Deixo aqui um documento que me parece muito BOM, da Price, também está no site.
  14.  # 356

Colocado por: oxelferO problema das reformas é um problema distinto do défice ou das despesas do estado, ou pelo menos devia ser.
    As reformas, pensões ou subsídios são pagos pela segurança social o que deveria querer dizer pelos contribuições que fazemos para a segurança social.
    O próprio nome indica que o que descontamos não é um imposto mas uma contribuição.
    No fundo quando descontamos é como se estivéssemos a colocar o dinheiro num PPR, ou algo do género, para irmos buscar quando dele precisássemos (fosse por reforma, desemprego, etc.).
    O estado (quanto a mim) não devia por a patinha neste dinheiro, pois quando descontamos já descontamos para um determinado fim.
    O que acontece é que até hoje o saldo entre receitas e despesas da segurança social sempre foi positiva, logo havia ali um "bolo" de que o estado se começou a aproveitar, gastando-o com outros fins, "prometendo" devolvê-lo através de um "Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social", o que nem sempre faz, por ex. no OE2012 já diz que em 2012 não se faz transferência nenhuma.

Exacto. O desconto para IRS e para a segurança social entra todo no mesmo bolo. A SS passou a ser um imposto e já não garante nada dado que não é sustentável a médio prazo com mais beneficiários (desempregados e reformados) do que contribuintes (trabalhadores e empresas).
  15.  # 357

Colocado por: bino_Na Suíça a reforma está limitada a 1700 euros... e não podem acumular... na tugalandia isto seria inaceitável. Direitos adquiridos... até à falência do sistema.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Reformas-na-Suica-com-tecto-maximo-de-1700-euros.rtp&headline=20&visual=9&article=390426&tm=7
    Concordam com este comentário:eu,Alice Gonçalves

Eu não acredito que esse valor dos 1700€ seja verdadeiro, ou pelo menos não é toda a verdade. O sistema de pensões na Suíça assenta em 3 pilares, sendo dois obrigatórios, só no 1º pilar, o equivalente à nossa segurança social é que há esse tecto (que passa os 1800€ no câmbio actual), mas é complementado pelos outros pilares.
  16.  # 358

Colocado por: rjmsilva

Eu não acredito que esse valor dos 1700€ seja verdadeiro, ou pelo menos não é toda a verdade. O sistema de pensões na Suíça assenta em 3 pilares, sendo dois obrigatórios, só no 1º pilar, o equivalente à nossa segurança social é que há esse tecto (que passa os 1800€ no câmbio actual), mas é complementado pelos outros pilares.

Os outros pilares são opcionais e são equivalente aos nossos PPRs, ou seja quem quer vida de rico na reforma tem de poupar dinheirinho.....
  17.  # 359

Boas,

Colocado por: bino_Exacto. O desconto para IRS e para a segurança social entra todo no mesmo bolo. A SS passou a ser um imposto e já não garante nada dado que não é sustentável a médio prazo com mais beneficiários (desempregados e reformados) do que contribuintes (trabalhadores e empresas).

Se já não seria sustentável se não fosse utilizado para outras coisas, imagine-se quando se começa a usá-lo para "cobrir" burradas.

Divirtam-se,
  18.  # 360

Colocado por: jorgferr

Os outros pilares são opcionais e são equivalente aos nossos PPRs, ou seja quem quer vida de rico na reforma tem de poupar dinheirinho.....

Os dois primeiros são obrigatórios.

0.1230 seg. NEW