Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: jorgferr
    Não se esqueça que só vai buscar a quem já paga, esse é o problema. Se você passar para o mercado paralelo passa a pagar menos ou acha que não?
    Concordam com este comentário:oxelfer

eu como sou contra a economia paralela.... no que depender de mim, vao ter que facturar tudo! e nao me importo nada de ser aclamado de Chibo e fazer denuncias ás respectivas autoridades
  2.  # 382

Algumas pessoas estão a fazer alguma confusão quando relacionam o aumento de meia hora por dia de trabalho e o aumento de produtividade.

Vejamos: produtividade = produção/factores de produção, se para simplificarmos considerarmos apenas a mão de obra como factor de produção, produtividade = produção/(nº de horas de trabalho x nº de trabalhadores)

Ao aumentar o nº de horas de trabalho em 6,25%, grosso modo e em termos médios, estamos a aumentar a produção em 6,25%, ou seja 6,25/6,25 = 1 - não há aumento de produtividade, naturalmente.

O que poderá é haver uma aumento da competitividade das empresas, já que se a produção aumenta 6,25% e os custos salariais se mantêm inalterados, o custo unitário do produto produzido à saída da fábrica baixa na mesma proporção.

Melhorar a produtividade implica que:

- Se aumente a produção em percentagem maior que o aumento do pessoal
    - Se aumente a produção com o mesmo ou menos pessoal
    - Diminua a produção em menor percentagem que a diminuição de pessoal

Daí que, parecendo paradoxal, a produtividade em geral aumente em períodos de aumento do desemprego.
    Concordam com este comentário: bino_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oxelfeR (RIP)
  3.  # 383

Boas,

Colocado por: loverscouteu como sou contra a economia paralela.... no que depender de mim, vao ter que facturar tudo! e nao me importo nada de ser aclamado de Chibo e fazer denuncias ás respectivas autoridades

Concordo, agradeço e faço exactamente o mesmo.
    No entanto não se poderá dizer que não compensa, porque compensa pelo menos para alguns.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  4.  # 384

Boas,

Colocado por: J.FernandesAo aumentar o nº de horas de trabalho em 6,25%, grosso modo e em termos médios, estamos a aumentar a produção em 6,25%, ou seja 6,25/6,25 = 1 - não há aumento de produtividade, naturalmente.

Fui um deles, agradeço a nota.

Colocado por: J.FernandesO que poderá é haver uma aumento da competitividade das empresas, já que se a produção aumenta 6,25% e os custos salariais se mantêm inalterados, o custo unitário do produto produzido à saída da fábrica baixa na mesma proporção.

Aqui já "não concordo", porque me parece que o que é mais importante para a competitividade é o preço de venda ao cliente final e não o custo de produção.
    Se diminuir o custo de produção e o preço de venda continuar o mesmo, não me parece que haja aumento de competitividade, o que vai haver é um aumento do lucro das empresas (aqui reside a minha dúvida, porque me parece que vai ser exactamente isto que vai acontecer).

Divirtam-se,
  5.  # 385

antes de se aumentar o horario de trabalho ha que reflectir primeiro sobre varios factores..... um deles que me choca, é o facto de quererem aumentar o horario de trabalho em meia hora no entanto vao continuar a haver pessoas que bebem 50 cafés por dia, e fumam dois maços de tabaco....

já para nao falar em muitos funcionarios que perdem horas por semana no local de trabalho a falar de secret storys, futebol, telenovelas....etc etc etc

Afinal para que é que se aumenta o horario de trabalho se continuama existir pessoas que em vez de trabalhar passam o dia na palheta?

Dá que pensar! horario de trabalho nada a tema ver com produtividade!
  6.  # 386

Nao o aumento das horas nao é o factor principal de produçao..eu recordo-me aqui em França ..quando passamos as 35h houve diminuiçao horario e aumento de produçao no ano seguinte! porque as empresas foram praticamente obrigadas a fazer investecimentos para compensar a falta de essas horas de produçao devido a reduçao do horario..resultado a maioria das industrias aqui nesta zone perto da Suiça aumentaram a produçao e os benefiçios; seio porque fize-mos bastantes reunioes com os colegas das outras empresas para analizar esse facto...nao o problema fundamental hé o investecimento das empresas para serem competitivas
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
  7.  # 387

Realmente temos mesmo que enfrentar estes sacrifícios como os mordomos da Alemanha pretendem!
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
      !cid_6982A1E7BCBE494481CA1604530707BC@userPC2.gif
  8.  # 388

Boas,

Colocado por: de jesus mendesNao o aumento das horas nao é o factor principal de produçao

Sem falar em que algumas o rendimento diminui brutalmente após um número de horas trabalhadas.
    Eu por mim falo, que trabalho muito mais de 8 horas por dia, mas se não fizer estes intervalos no forum, se não for fumar, no fundo se não tiver quebras que me "limpem" os neurónios, sinto que demoro muito mais a fazer qualquer coisa.

Divirtam-se,
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, hangas
  9.  # 389

Colocado por: loverscoutantes de se aumentar o horario de trabalho ha que reflectir primeiro sobre varios factores..... um deles que me choca, é o facto de quererem aumentar o horario de trabalho em meia hora no entanto vao continuar a haver pessoas que bebem 50 cafés por dia, e fumam dois maços de tabaco....

já para nao falar em muitos funcionarios que perdem horas por semana no local de trabalho a falar de secret storys, futebol, telenovelas....etc etc etc

Afinal para que é que se aumenta o horario de trabalho se continuama existir pessoas que em vez de trabalhar passam o dia na palheta?

Dá que pensar! horario de trabalho nada a tema ver com produtividade!

Os patrões têm mecanismos ao seu dispor para controlar esses "fenómenos".
  10.  # 390

Colocado por: oxelferAqui já "não concordo", porque me parece que o que é mais importante para a competitividade é o preço de venda ao cliente final e não o custo de produção.
    Se diminuir o custo de produção e o preço de venda continuar o mesmo, não me parece que haja aumento de competitividade, o que vai haver é um aumento do lucro das empresas (aqui reside a minha dúvida, porque me parece que vai ser exactamente isto que vai acontecer).

Esse aumento da margem é o que torna a empresa mais competitiva, isto é, mais capaz de competir com concorrentes que apresentem produtos mais baratos, porque estará em condições de baixar mais o preço, se necessário, para lhes ganhar quota de mercado.

Por outro lado, ainda que não precise de baixar preços de venda e aumente a margem de lucro, isso também significa aumento de competitividade, porque mais lucro significa mais dinheiro para investimento e menos dependência de crédito.
  11.  # 391

pois tem mas nao sei porque poucos sao os que os utilizam.....aqui onde trabalho sao aos montes! inclusive existe que acho particularmente piada.... a manha é para ler o jornal ir á rua tomar o pequeno almoço.... faz varios intervalos para o café..... á tarde la envia uns e-mails e anda tipo em marcha com papeis na mao de um lado para outro.....e no fim sai sempre em media 2 horas depois do horario de trabalho.... (mas nao fica a trabalhar)

Conclusao... aos olhos do chefe esta pessoa é um excelente profissional, porque farta-se de trabalhar ao ponto de nunca conseguir sair a horas, e como nunca cumpre com os objectivos, o chefe ainda sobrecarrega os colegas porque dao no duro durante o dia para sair a horas!

Sou apologista do que o gato psico referiu.... de vez em quando temos que parar nem que seja 5 minutos para desanuviar..... mas uma coisa é parar 5 minutos quando efectivamente temos necessidade outra é fazer intervalos de 5 em 5 minutos por sistema!
  12.  # 392

engraçado devo ser loiro, então aumentar em 6,25 o numero de horas vai aumentar a produção em 6,25 e em termos de produtividade dá 1, ou seja não há aumento de produtividade. por favor, não há é aumento do indice de produtividade agora ao fim do dia ( analisando apenas estes factores) houve mais produtividade, houve maior produção e portanto a empresa foi mais produtiva, ou seja aumentou-se a produtividade, ou não ??? estarei maluco???
  13.  # 393

Colocado por: loverscoutpois tem mas nao sei porque poucos sao os que os utilizam.....aqui onde trabalho sao aos montes! inclusive existe que acho particularmente piada.... a manha é para ler o jornal ir á rua tomar o pequeno almoço.... faz varios intervalos para o café..... á tarde la envia uns e-mails e anda tipo em marcha com papeis na mao de um lado para outro.....e no fim sai sempre em media 2 horas depois do horario de trabalho.... (mas nao fica a trabalhar)

Conclusao... aos olhos do chefe esta pessoa é um excelente profissional, porque farta-se de trabalhar ao ponto de nunca conseguir sair a horas, e como nunca cumpre com os objectivos, o chefe ainda sobrecarrega os colegas porque dao no duro durante o dia para sair a horas!

Sou apologista do que o gato psico referiu.... de vez em quando temos que parar nem que seja 5 minutos para desanuviar..... mas uma coisa é parar 5 minutos quando efectivamente temos necessidade outra é fazer intervalos de 5 em 5 minutos por sistema!

Está a falar de um serviço publico, certo? É que este aumento da carga horária, é só para os privados, pelo menos para já.
  14.  # 394

engraçado ou nao.... estou a falar de um serviço central de um Banco....
  15.  # 395

Boas,

Colocado por: J.FernandesEsse aumento da margem é o que torna a empresa mais competitiva, isto é, mais capaz de competir com concorrentes que apresentem produtos mais baratos, porque estará em condições de baixar mais o preço, se necessário, para lhes ganhar quota de mercado.

Por outro lado, ainda que não precise de baixar preços de venda e aumente a margem de lucro, isso também significa aumento de competitividade, porque mais lucro significa mais dinheiro para investimento e menos dependência de crédito.

Agora vou generalizar e provavelmente ser mal interpretado:
    Penso a medida visava essencialmente as PME's de mão-de-obra intensiva e pelo que vou sabendo na maior parte destas PME's os gestores (empresários ou que lhes quiserem chamar) nunca foram propriamente conhecidos por saber aproveitar o "conseguir produzir mais barato" como competitividade ou com um investimento planeado.
    Não me parece que o vão conseguir fazer agora mas posso estar a ser injusto.

Divirtam-se,
  16.  # 396

Colocado por: marco1engraçado devo ser loiro, então aumentar em 6,25 o numero de horas vai aumentar a produção em 6,25 e em termos de produtividade dá 1, ou seja não há aumento de produtividade. por favor, não há é aumento doindicede produtividade agora ao fim do dia ( analisando apenas estes factores) houve mais produtividade, houve maior produção e portanto a empresa foi mais produtiva, ou seja aumentou-se a produtividade, ou não ??? estarei maluco???

Se não é loiro, parece-se muito com um. A produtividade é a razão entre produção e nº de horas necessárias para a sua realização.

Um exemplo:

Uma fábrica de confecção têxtil tem 20 operários e produz 200 camisas por dia.

Cada trabalhador trabalha 8h/dia (média de 10 camisas por trabalhador por dia)

Produtividade = 200/(8x20)= 1,25 camisas/trabalhador/hora

Se aumentarmos meia hora por dia por trabalhador e se considerarmos que os trabalhadores vão manter o mesmo ritmo de produção:

1,25 x 8,5 = 10,625 = número de camisas que passa a ser produzida por cada trabalhor por dia (em vez das anteriores 10)

A produção diária da fábrica passa assim a ser: 20 x 10,625 = 212,5 camisas

Calculemos a "nova" produtividade: 212,5/(20x8,5)= 1,25 camisas/trabalhador/hora
  17.  # 397

olhe não se aproveite da deixa, não sou loiro

que eu saiba produção diaria antes 200 camisas
    produção diária depois 212,5 camisas

houve aumento de produção diária, chame-lhe produtividade de empresa

o que diz CHAMA-SE INDICE DE PRODUTIVIDADE que efectivamente como demonstrou não aumentou.

ou ter 200 camisas é igual a ter 212,5 camisas ao fim do dia para vender???
  18.  # 398

Colocado por: marco1houve aumento de produção diária, chame-lhe produtividade de empresa

Não pode chamar produção ou volume de produção, de produtividade, são conceitos distintos.

Produção é um valor absoluto, produtividade é um valor relativo, um rácio.

O que você chama de índice de produtividade é o valor que esta apresenta, no meu exemplo anterior podemos dizer que os índices de produtividade se mantiveram iguais e de valor 1,25.

Só mais um exemplo:

Se comparar a fábrica do exemplo anterior que produz 200 camisas com 20 trabalhadores, tendo por isso um índice de produtividade de 1,25 camisas/trabalhador/hora, com a fábrica concorrente B que produz 300 camisas com 40 trabalhadores, ao que corresponderá uma produtividade de 0,94 camisas/trabalhador/hora, verifica que mais produção não corresponde necessariamente a mais produtividade.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  19.  # 399

Preciso de deixar aqui algumas coisas que me passam pela cabeça ...

O esforço está todo a ser canalizado para pagar divida, mas o pais precisa de viver. Ter a maior parte do orçamento para cobrir divida e as sobras para manter o pais a funcionar é arruinar o pais. Estes politicos preferem dizer que vão ficar em divida para conosco do que ficar em divida perante os credores que ajudaram ao enterro disto conscientemente.

Temos de ser esclarecidos sobre quais as várias dividas que temos, que tipos de dividas, quem as contraiu, com que contrapartidas para apurar se de facto temos mesmo de pagar essa divida ou se a mesma é ilegitima ou odiosa (conceito existe e ja foi utilizado em outros paises - Equador p.ex. - perante o FMI para justificar o nao pagamento da divida. Exemplo é a contracção de divida para favorecimento de grupos económicos ou para a realização de negocios manifestamente ruinosos e sem interesse público).
    Sou capaz de apostar que a maioria da divida foi contraida em nome da corrupção e dos mercados financeiros e que a maioria é fruto de politicas contrárias aos interesses da população.
    Este tipo de dividas nao deve ser paga pelos cidadaos ! Não fomos consultados para tal ! Que responsabilidade temos nós nisto ?!

Interesses levam os politicos a fazer negocios ruinosos, para os quais os nossos credores emprestam dinheiro, mesmo sabendo da situação (Ex. Submarinos),
    obrigando o estado a manter contratos para compra e manutenção de equipamento (armamento, e outros) a entidades estrangeiras (Alemãs, Francesas etc), a troco de dinheiro emprestado e entregue nas mãos de corruptos.

Isto não vai lá com medidas de austeridade nem com conversa. A solução vai ter de passar por não pagar parte da divida, e dar aos cidadão todas as condições de vida e de sustentabilidade de um pais e de uma economia a sério, ao invés de arruina-la. Para a Grécia já começaram a perdoar.... Os actuais responsaveis do governo deviam centrar as atenções em entender qual a divida que os cidadaos devem efectivamente pagar, não é meter tudo no mesmo bolo. Deviam apurar os responsáveis pelos negocios ruinosos para os quais o povo nao foi consultado e reavaliar a divida que deve ou não ser paga.

O FMI pretende favorecer os grandes grupos económicos e os credores e ganhar dinheiro com isso... Não tem grandes preocupações em salvar a nossa economia ... Essa preocupação cabe-nos a nós... E acho que este não é o caminho ... Na minha opinião é um erro ficar completamente subjugado as regras de uma entidade destas.

Mas isto é o resultado de varias leituras que tenho feito, e de muita coisa que tenho ouvido. Seria bom conhecermos o que se passou com outros paises por onde o FMI ja andou ... E as politicas que estes seguiram ...
  20.  # 400

j. Fernandes

não dê a volta pois isso é o que nos tem feito sempre. alguem falou em mais trabalhadores??
    estamos a falar de 20 trabalhadores a ganhar o mesmo e a trabalhar mais meia hora. Aumentou a produtividade ou não??

acabou por me dar razão quando falou em indice de produtividade se mantiveram iguais, isso é obvio.

já agora como é que distingue uma empresa que nas mesmas condições mas com menos meia hora de trabalho e produz 200 camisas, se distingue da outra com mais meia hora de trabalho e ao fim do dia produz 212,5 camisas?? como lhes chama?? ah a empresa B é mais produtiva que a A, ou não???

0.1516 seg. NEW