Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Portugal é o país do mundo com mais carros per capita. E esta hein?
  2.  # 462

Colocado por: bino_Portugal é o país do mundo com mais carros per capita. E esta hein?

Dados demográficos estão directamente relacionados com este facto.
    •  
      MRui
    • 27 outubro 2011

# 463

Pior que tudo é a decadência de espírito...
      Screen shot 2011-10-27 at 4.38.00 PM.png
  3.  # 464

Colocado por: kugu_elu

Dados demográficos estão directamente relacionados com este facto.

Explique lá isso melhor por favor.
  4.  # 465

Colocado por: rjmsilva

Explique lá isso melhor por favor.

De uma forma rápida.
    Exemplo extremo para melhor perceber:
    Pais com 0% de casamentos e natalidade nula -> 1 carro por familia = 1 carro por habitante

Pais com toda a população casada (supondo 50% população masculina) e grande taxa de nataldiade (supondo 3 filhos) -> 1 carro por familia = 1/5 carro por habitante

espero ter-me feito entender:)
  5.  # 466

Boas,

Ultimamente tenho ouvido muita gente a dizer que os deputados devem ser bem pagos para serem os melhores a ir para a politica.
    Ainda está para vir o dia em que saia algo de jeito de uma discussão nessa assembleia, "pobreza de espírito" é o mínimo que se pode chamar-lhe.
    Fiscalizar também já não fiscaliza pois pelo que sabemos, não sabem números, não têm conhecimento de contratos feitos pelo estado, etc., etc..

Deputado do CDS usa Facebook durante debate do Orçamento
    João de Almeida publicou um "censo" sobre preferências futebolísticas na bancada do CDS enquanto ao seu lado os deputados discutiam o Orçamento rectificativo.
    http://economico.sapo.pt/noticias/deputado-do-cds-usa-facebook-durante-debate-do-orcamento_130016.html

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  6.  # 467

Colocado por: kugu_elu

De uma forma rápida.
    Exemplo extremo para melhor perceber:
    Pais com 0% de casamentos e natalidade nula -> 1 carro por familia = 1 carro por habitante

Pais com toda a população casada (supondo 50% população masculina) e grande taxa de nataldiade (supondo 3 filhos) -> 1 carro por familia = 1/5 carro por habitante

espero ter-me feito entender:)

Eu chamo a isso ligar o complicimetro.
    Mais simples:
    Por cada 1000 habitantes há 778 carros.
    http://www.forbes.com/2008/07/30/energy-europe-automobiles-biz-energy-cx_wp_0730cars_slide_2.html?thisSpeed=undefined
  7.  # 468

Mais uma pérola do esbanjamento que por cá houve.

"Pelo contrário, o estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, não teve interessados e, por isso, o município leiriense continua a pagar mais de 12 mil euros em amortizações e juros por dia."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=515479

Já nesta altura estávamos com a corda ao pescoço, mas mesmo assim fizeram-se 10 estádios, como se ao pack de 10 fossem mais baratos, só que não eram, e mesmo que fossem!
    Isto para mim resolvia-se apurando se houve favorecimentos a construtoras de amigos, e em caso afirmativo, simplesmente não pagar. Deixar quem se meteu nas negociatas arcar com as consequências.

Isto pelo menos serviria de exemplo para futuro. Duvido que mais alguma vez alguém arriscasse negociatas destas.
  8.  # 469

"Só vamos sair da crise empobrecendo" Ou "Só vamos sair desta situação empobrecendo"
    equivale a dizer a um doente: "Você só melhora adoecendo"
    Ou dizer a alguém que já está no fundo: agora só cavando para enterrar mais. é isto que ele está a dizer, correcto?
    Ou seja, para voltarmos a melhorar a nossa vida temos que piorá-la bastante para depois crescer voltando onde já estávamos.

O que lhe estão a dizer, é simples: quem ganha 10 e pede 11 de empréstimo, sabe que em algum momento tem que gastar menos do que o que ganha. É o que está a acontecer ao Estado - durante muitos anos, gastou demasiado - o ano passado, as despesas excederam as receitas em cerca de 20%. E vai continuar - o objectivo é que este ano sejam só cerca de 12%, e no próximo ano cerca de 10%. Repare - não vai amortizar dívida, apenas reduz o ritmo a que ela acumula...

Portanto, sim, é inevitável empobrecer: riqueza criada não vai servir para gerar mais riqueza, mas para pagar dívida.
  9.  # 470

Isto para mim resolvia-se apurando se houve favorecimentos a construtoras de amigos, e em caso afirmativo, simplesmente não pagar. Deixar quem se meteu nas negociatas arcar com as consequências.

"Ora bem, Sr.Credor, vamos cá conversar. O Sr. não viu que o Zé não tinha nada que financiar o Estádio de Leiria? Então não lhe pago!!"

"Sim, Sr.Devedor, tudo o que o senhor quiser"

"Olhe lá, oh Sr.Credor, por acaso não tem por aí uns trocos a mais que me dispense para pagar ordenados dos Funcionários Públicos? E já agora, para pagar aos reformados que também são gente."
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 471

aliás a destruição da produção agrícola,pesca,e indústria faz parte de deliberação europeia para não produzirmos em detrimento de importação selvagem vinda da europa!

Cada vez que ouço falar nisto até me arrepio. Alguém é capaz de me explicar qual é o peso da agricultura na economia dos países desenvolvidos? E em Portugal?

Destruição da indústria? Queria o quê? "Proteger" empresas à custa dos consumidores? Faz algum sentido pagar para ter alguém a produzir parafusos em Portugal a 10 cêntimos cada se consegue importar a 1 décimo do preço?
  11.  # 472

Colocado por: luisvv"Ora bem, Sr.Credor, vamos cá conversar. O Sr. não viu que o Zé não tinha nada que financiar o Estádio de Leiria? Então não lhe pago!!"

"Sim, Sr.Devedor, tudo o que o senhor quiser"

Se não fosse o facto de o Sr. Credor e o Sr. Devedor nestes casos estarem feitos um com o outro até lhe daria razão.
    Mas como os concursos públicos são feitos já com o vencedor escolhido, e com contratos completamente blindados para que não seja possível nem sequer penalizar a construtora em caso de atraso e permitindo todas as derrapagens, já não posso concordar consigo.

Por alguma razão os túneis da madeira foram pagos a um preço 3 vezes superior ao "valor de mercado".
  12.  # 473

O esforço está todo a ser canalizado para pagar divida, mas o pais precisa de viver. Ter a maior parte do orçamento para cobrir divida e as sobras para manter o pais a funcionar é arruinar o pais. Estes politicos preferem dizer que vão ficar em divida para conosco do que ficar em divida perante os credores que ajudaram ao enterro disto conscientemente.

O Estado gasta mais 20% do que o que recebe. Não pagar, significa não ter crédito durante uns bons tempos. Não ter crédito significa ter que reduzir, já hoje, e com carácter de permanência, 20% das despesas.
    Se quer ter um ponto de comparação : todo este alarido é por causa de uma redução de cerca de 4% do PIB, 8% das despesas do Estado. Faltam 12%.

O enterro já foi feito - quando se gastou o dinheiro. Nessa altura é que se podia pensar "é melhor gastar menos". Agora, já está.

Sou capaz de apostar que a maioria da divida foi contraida em nome da corrupção e dos mercados financeiros e que a maioria é fruto de politicas contrárias aos interesses da população.Este tipo de dividas nao deve ser paga pelos cidadaos ! Não fomos consultados para tal ! Que responsabilidade temos nós nisto ?!

É capaz de apostar mal. De cabeça, 55 mil milhões era a estimativa de custos de pessoal e prestações sociais em 2011 - quase esgota as receitas. Agora sobra o resto.. .

E sim, fomos consultados. Nem todos aprovámos, mas nada disto é novo ou desconhecido.
  13.  # 474

Se não fosse o facto de o Sr. Credor e o Sr. Devedor nestes casos estarem feitos um com o outro até lhe daria razão.Mas como os concursos públicos são feitos já com o vencedor escolhido, e com contratos completamente blindados para que não seja possível nem sequer penalizar a construtora em caso de atraso e permitindo todas as derrapagens, já não posso concordar consigo.

Caro hangas: não confunda! o Estado pede emprestado para pagar ordenados e despesas correntes. As famosas PPP de que ouve falar ainda não estão a custar quase nada - dessas, o impacto vem só daqui a uns anos.
  14.  # 475

Colocado por: luisvvCaro hangas: não confunda!o Estado pede emprestado para pagar ordenados e despesas correntes.As famosas PPP de que ouve falar ainda não estão a custar quase nada - dessas, o impacto vem só daqui a uns anos.

O Estado pede emprestado para pagar os compromissos que assumiu, seja com despesas de pessoal seja com contratos feitos directamente por este ou por empresas publicas, mesmo que indirectamente.

Neste caso, quem adjudicou o estádio terá sido a autarquia, que se não tivesse essa despesa corrente devido ao empréstimo contraído certeza teria um orçamento para 2012 mais ligeiro. Esse dinheiro em ultima análise acaba por sair do bolso do contribuinte.
    O problema da minha opinião, que reconheço ser utópica é que quem disponibilizou o bem já recebeu, no máximo a autarquia não pagaria à banca.

Mas é um facto as que PPPs, como se pode ver no documento do OE2012 vão durar até 2050 e tal e o grosso da coisa só nos vai cair em cima daqui a entre 5 e 10 anos.
    • eu
    • 27 outubro 2011

# 476

Colocado por: luisvvo Estado pede emprestado para pagar ordenados e despesas correntes.

E pensões...

...e serviços das empresas privadas...

...e PPP (sim, porque algumas já estão a ser pagas. E bem pagas...)
  15.  # 477

benvindo de novo luisvv

eheheh, "... Faz algum sentido pagar para ter alguém a produzir parafusos em Portugal a 10 cêntimos cada se consegue importar a 1 décimo do preço?"

se calhar há muita teoria por ai que lhe conseguem provar que sim. Não fosse para mim já o avançado da hora e explicava-lhe como. Basta ter uma outra forma de ver as coisas, ou ainda não percebeu, depois disto tudo, do erro da globalização desregrada baseada apenas nas teorias "puras" do mercado.

por outro lado já vi que voltou como sempre diagnosticante e pouco "solutivo".
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 478

Colocado por: luisvv Faz algum sentido pagar para ter alguém a produzir parafusos em Portugal a 10 cêntimos cada se consegue importar a 1 décimo do preço?

O problema é quando as fábricas portuguesas que produzem a 1 cêntimo são compradas por estrangeiros QUE DE SEGUIDA AS FECHAM, para depois cá colocarem o mesmo produto fabricado na França-Alemanha-etc. que nos vai custar 10 cêntimos.

O problema é quando os proprietários de fábricas portuguesas que produzem a 1 cêntimo recebem intimações a exigir que cumpram legislações próprias de países em que a temperatura no inverno baixa dos -20ºC, e acabam por fechar as empresas por não terem capital para cumprir legislações absurdas.

O problema é quando aliciam os nossos produtores a pararem de produzir a troco de dinheiro, e os consumidores portugueses serem obrigados a comprar os produtos importados da França-Alemanha-etc. porque já cá não se produzem em quantidade suficiente.

Isto para não falar na política das autoestradas, que nos levou a comprar 4 MILHÕES de carros NOVOS vindos da França-Alemanha-etc. em 20 anos (1990-2010).

Portugal foi sendo esvaziado.
    Menos produção = mais importação = mais empobrecimento.
    Menos produção = mais desemprego (ou mais trabalhadores emigrados, que irão enriquecer os países para onde forem produzir).

«Alguém» ganhou com esta evolução. Adivinhe quem (para além dos bancos da França-Alemanha-etc.) ?

luisvv,
    ISTO foi outra parte da "armadilha" em q caímos !
    (a primeira parte da "armadilha" foi convencerem-nos que podíamos gastar mais 3% do PIB do que o que recebíamos, porque havia muito dinheiro e até era barato... e quando, passados 30 anos, a dívida já era de 90% do PIB dizerem-nos que os juros QUINTUPLICARAM).
  17.  # 479

Colocado por: eu
    E pensões...

...e serviços das empresas privadas...

...e PPP (sim, porque algumas já estão a ser pagas. E bem pagas...)

..... e juros! Muitos juros. Viram as emissões de dívida que Portugal lançou recentemente e as que vai lançar na próxima semana nos mercados financeiros? Daqui a um ano terá que ser pago...

Estão a falar de parafusos. Mas se forem ver, para apertar esses parafusos vão usar uma chave de fendas made in ______ ?
    Germany. ai está.
    Podem usar uma "made in China", mas vão usá-la muito menos tempo. A verdade é essa, a qualidade do material e do acabamento é tipico alemão.
    Até os martelos alemães são melhores que os outros.
    Porque é que cá não se fabrica com qualidade como a alemã? Evitaríamos importar esses produtos e poderíamos competir nos mesmos mercados = exportando.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  18.  # 480

Boas,

Colocado por: euE pensões...

Uma mentira repetida muitas vezes ...

O estado NUNCA pediu emprestado para pagar pensões, antes pelo contrário, o estado vai buscar dinheiro à Segurança Social, coisa que não devia fazer!
    A Segurança Social sempre foi excedentária até hoje!!!
    O estado não contente com os impostos e com os empréstimos que faz ainda têm lata de ir delapidar um "bolo" que não é seu!!!

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: adan, jorgferr

0.1349 seg. NEW