Colocado por: becasRevolto-me sobretudo com a opção tomada de sacrificar os funcionários públicos para além do concebível, ao reduzir salários na ordem dos 30-40% .
Colocado por: Luis K. W.94% da despesa do Ministério da Educação vai para os vencimentos dos professores.
Ok, parece-me que está a fazer um pouco de confusão, mas: O dinheiro que os funcionários de empresas privadas recebem têm 3 origens: os privados, crédito e .. o estado!
Deixe-me lá ver se consigo entender a sua linha de raciocínio. Defende que atrofiamento da economia é causado pelo estado? Pelas regras impostas pelo estado? Pelos impostos cobrados pelo estado?
O Luisvv é a reencarnação do Milton Friedman...não vale a pena argumentar :) deixem-no xoxegado :)
Os "mesmos" são quem trabalha, quem verga a mola, e que pelos vistos o irritam. O luisvv anda sempre tão preocupado com o "desfalque" que os FP's dão no OE, mas nunca o vi irritado e indignado com os desfalques (sem aspas) de Isaltinos, Loureiros e Cia Lda. Dois pesos e duas medidas?
Está-me aqui o gato a sussurrar ao ouvido (mas pede para não dizer que foi ele que disse):
O luis de tão extremista que é (ou quer ser) já deixou de ser quem pensa que é, e passou a ser um daqueles que provavelmente odeia: um anarquista!
Colocado por: luisvvSeria verdade, se o Estado tivesse dinheiro seu - que não tem. O dinheiro do Estado é tirado aos contribuintes. Privados.
Colocado por: luisvvA própria natureza do Estado é adversária do normal funcionamento da economia. Ao desviar recursos de onde eles seriam normalmente aplicados, e ao produzir bens e serviços em regime monopolista gera efectivamente novos problemas, cuja "correcção" absorve mais recursos (e a responsabilidade de tal correcção só pode caber ao Estado, claro).
Colocado por: luisvvOdiar porquê? Sinto-me seguramente mais próximo de um anarquista (versão anarco-capitalista) do que de comunistas
Colocado por: luisvvque, diga-se de passagem, não odeio - apenas considero defensores de ideias cujo resultado inevitável é hediondo
«Os mercados» estão preocupados com a dívida DE QUE PAÍSES ?!?!?
Uma pergunta um pouco parva: Todos os países tem dívida pública, todos pagam os respectivos juros...quem é que emprestou e se está a encher com os juros?
A CULPA foi dos responsáveis políticos que criaram o «monstro» (e o alimentaram com benesses incomportáveis para um país pobre como o nosso), nomeadamente o actual PR e... práticamente TODOS os Governos desde então.
Colocado por: luisvvDesculpe, mas a culpa é de todos quantos contribuem para isso - incluindo FP, políticos e eleitores, que julgaram (e continuam a julgar..) que o Estado é uma espécie de Jesus Cristo actualizado, multiplicando euros em vez de pães...
(..) Eu sei que há, NALGUMAS ÁREAS, excesso de funcionários públicos, mas os gastos excessivos do Estado não se limitam aos funcionários públicos e estes não podem ser o bode expiatório de todos os males da economia.(..) Revolto-me sobretudo com a opção tomada de sacrificar os funcionários públicos para além do concebível, ao reduzir salários na ordem dos 30-40% e ao colocar estes trabalhadores em condições perfeitamente desiguais face aos trabalhadores do setor privado. (..) Não estamos a falar dos FP que subiam automaticamente de escalão, se reformavam aos 53 (apenas alguns, os antigos prof. primários e pouco mais) e pouco produziam...estamos a falar dos FP de hoje!
Uma empresa privada pode, sem mais, decidir fazer o mesmo aos seus funcionários...ah, pois não pode, pode despedir se tiver dinheiro para pagar indemnizações, tal qual o Estado, que só não despede ainda porque não tem liquidez para pagar as ditas cujas...mas o Estado tem um mecanismo mais eficaz - os disponíveis - e vai usá-lo em breve. É muito mais prático - mandam-se as pessoas para casa e paga-se só 50% durante 2 anos - as empresas privadas não quererão copiar este modelo? Poupavam uma pipa de massa...
- O valor de ordenado que aponta é ilíquido, como deve saber. Enche o olho, realmente, mas nao é isso que se recebe ao fim do mês, o que se recebe é perto de 2000 euros. Mas isso era antes, porque ninguém no futuro chegará ao 10º escalão.
Atualmente recebo 2000 euros, em 12 meses. Portanto, 26 000 euros. Ontem vi um anúncio para leitor de português em Leeds e o salário anual oferecido é entre 33 000 e 37 000 libras. O leitor não precisa de ser doutorado, sequer. Mas cá é que os prof. ganham valores absurdos.
Não tenho ilusões de que o Governo está a fazer isto apenas aos funcionários públicos para poder afirmar que cortou na despesa, e não aumentou a receita. Também sei que a maioria dos funcionários públicos irá sofrer bastante com estes cortes, que considero injustos para a maioria. Mas extender aos privados apenas por "equidade", quando ela nunca existiu, parece-me errado...
Não vejo moralidade (para já não falar de legalidade) em cortar dois ordenados/ano a quem ganha 1020 euros (e pode ser o único rendimento do agregado, como eu conheço casos) e poupar salários de 4000 ou 5000 euros.
Coloquei o link porque não entendo, simplesmente não entendo, como é que no privado nem por acordo se podem cortar subsídios (o que acho correto, atenção!) e no público é tão simples fazê-lo. Não somos todos trabalhadores deste país?!
Erros passados não tornam certo erros presentes. Eu já tive "nomeação definitiva" (bonito nome...) e hoje estou sujeita a perder o meu trabalho sem sequer uma indemnização ou subsídio de desemprego? Equidade? Quando se mudam as regras do jogo unilateralmente, a meio do jogo?
Como queira: então as empresas pagam aos seus funcionários com o dinheiro dos próprios funcionários.
Mas que raio de bens? Justiça? Saúde? Educação? Exploração dos recursos?
Então porquê? Porque é que o resultado do comunismo têm de ser hediondo?