Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Boas,

Colocado por: luisvvIsso é um take da Lusa, não vale a pena comentar sem saber qual a pergunta.

Questionado pelo deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, sobre se seriam necessárias novas medidas no próximo ano, para conseguir reduzir o défice para os 4,5% do PIB, Vítor Gaspar rejeitou mais austeridade. “Neste momento, os cálculos de que dispomos sugerem que não há qualquer necessidade de medidas adicionais de austeridade”, afirmou o ministro.
    http://economia.publico.pt/Noticia/vitor-gaspar-nao-ha-qualquer-necessidade-de-medidas-adicionais-de-austeridade-1525792

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 982

Boas,

Colocado por: Jorge RochaAntes era a loucura do Magalhães para a criançada das escolas como se fosse um mau investimento ou uma despesa(colossal)agora temos as câmaras para se espalhar por toda a parte,sendo a despesa talvez no dobro,sabendo que nem sequer há dinheiro para a manutenção das existentes!

Será que podemos colocar uma em Belém e outra em S. Bento para podermos ver o que realmente se passa por aqueles lados?

Divirtam-se,
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
    • luisvv
    • 20 dezembro 2011 editado

# 983

Têm medo, não é?! Eu percebo. Vi muitos desses no 25 Abril. Pode ser que os reencontre.

Medo ? Nenhum. Afinal de contas, vem aí a Revolução para nos salvar e garantir uma vida próspera a todos. Havia de ter medo de quê? E assim como assim, Espanha é já aqui ao lado.

P.S - MRui, fazia-lhe bem deixar de frequentar o 5 Dias.

P.P.S - o 25 de Abril, embora tenha degenerado no PREC, foi na sua génese um golpe militar, mais relacionado com questões de carreira militar do que propriamente um movimento incontrolável de massas.
    •  
      MRui
    • 20 dezembro 2011

# 984

Colocado por: luisvvO MRui tem que deixar de frequentar o 5 Dias.

Por acaso frequento mais a Marisqueira Ideal das Avenidas. Não conheço o 5 Dias... come-se lá bem?
  3.  # 985

Colocado por: luisvvP.P.S - o 25 de Abril, embora tenha degenerado no PREC, foi na sua génese um golpe militar, mais relacionado com questões de carreira militar do que propriamente um movimento incontrolável de massas.

Isso é de uma ignorância extrema. Você tem noção da quantidade de pessoas que lutaram contra a ditadura do Estado Novo durante aquelas décadas? Foram só militares?

Relacionado com questões de carreira militar?!!
    Eu tento entender o seu ponto de vista liberal e tecnocrata, bastante diferente das opiniões que tenho mas muitas vezes interessante, mas isto roça o absurdo...

O que escreveu é um insulto a muita gente.

Foi uma luta gigantesca para milhares de pessoas durante anos e anos. Não foram uns quantos militares que estavam a ficar chateados com "questões de carreira"...
    •  
      MRui

# 986

Colocado por: José Pedro NunesColocado por: MRuiP.P.S - o 25 de Abril, embora tenha degenerado no PREC, foi na sua génese um golpe militar, mais relacionado com questões de carreira militar do que propriamente um movimento incontrolável de massas.

O seu a seu dono. A frase citada é de autoria do luisvv e não do MRui. Ainda me aparece o homem a dizer que a revolução já começou e que eu o expropriei intelectualmente.
    Concordam com este comentário: José Pedro Nunes
  4.  # 987

Por acaso aqui sou da opinião do Luís: na génese do 25 de Abril está um movimento de carácter corporativo que, por circunstâncias várias, evoluiu noutra direcção.
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
    •  
      MRui
    • 20 dezembro 2011

# 988

Colocado por: j cardosoPor acaso aqui sou da opinião do Luís: na génese do 25 de Abril está um movimento de carácter corporativo que, por circunstâncias várias, evoluiu noutra direcção.

Da génese do 25 Abril sim, mas não da revolução em que se converteu.
    Concordam com este comentário: j cardoso, oxelfeR (RIP)
  5.  # 989

Boas,

Colocado por: José Pedro NunesFoi uma luta gigantesca para milhares de pessoas durante anos e anos. Não foram uns quantos militares que estavam a ficar chateados com "questões de carreira"...

Sem menosprezar a luta de muitos antes de 25 de Abril, não posso concordar.
    Concordo com o luisvv quando diz:
    Colocado por: luisvvo 25 de Abril, embora tenha degenerado no PREC, foi na sua génese um golpe militar, mais relacionado com questões de carreira militar do que propriamente um movimento incontrolável de massas.

Divirtam-se,
  6.  # 990

Isso é de uma ignorância extrema. Você tem noção da quantidade de pessoas que lutaram contra a ditadura do Estado Novo durante aquelas décadas? Foram só militares? Relacionado com questões de carreira militar?!!
    Eu tento entender o seu ponto de vista liberal e tecnocrata, bastante diferente das opiniões que tenho mas muitas vezes interessante, mas isto roça o absurdo...

Ignorância extrema? Dou a palavra a Otelo Saraiva de Carvalho, conhecido ignorante destas matérias:
    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=16656
    "Otelo Saraiva de Carvalho lembrou que o movimento dos capitães iniciou-se precisamente por «razões corporativistas», nomeadamente quando «os militares de carreira viram-se de repente ultrapassados nas suas promoções por antigos milicianos que, através de um decreto-lei de um governo desesperado por não ter mais capitães para mandar para a guerra colonial, permite a entrada desses antigos milicianos».
    «Esses capitães são rapidamente promovidos a majores e ultrapassam os capitães que estavam a dar no duro e tinham quatro anos de curso», adiantou.
    Otelo lembra que, «quando tocam nos interesses da oficialidade, ela começa a reagir. Há 37 anos, essa reacção foi o movimento de capitães», que culminou no derrube de um regime com 48 anos."

O que escreveu é um insulto a muita gente.Foi uma luta gigantesca para milhares de pessoas durante anos e anos. Não foram uns quantos militares que estavam a ficar chateados com "questões de carreira"...

Não confunda a resistência à ditadura por alguns sectores da sociedade, com o movimento dos capitães que fez o 25 de
    Abril.
  7.  # 991

Colocado por: luisvvNão confunda a resistência à ditadura por alguns sectores da sociedade, com o movimento dos capitães que fez o 25 de Abril.

Não sou eu que tou a confundir, você é que está a minimizar, aliás, não é só você.
    Podemos considerar o 25 de Abril como o dia em que se deu o golde de Estado, feito por militares, e por razões cooperativas, ou podemos considerar o 25 de Abril como o culminar de um descontentamento que foi evoluindo ao longo de muitos anos.
    Considerar o 25 de Abril como apenas uma destas coisas é, a meu ver, muito redutor, e volto a insistir, bastante insultuoso.

E você tem tendência para simplificar coisas que não são simples, como reduzir o 25 de Abril ao que você reduziu.
  8.  # 992

Colocado por: j cardosoPor acaso aqui sou da opinião do Luís: na génese do 25 de Abril está um movimento de carácter corporativo que, por circunstâncias várias, evoluiu noutra direcção.

Discordo, na génese está o descontentamente social em várias camadas, incluindo os militares. Descontentamento esse que foi aumentando, mas que começou décadas antes da data que deu origem ao nome da revolução.
    • luisvv

# 993

Não sou eu que tou a confundir, você é que está a minimizar, aliás, não é só você. Podemos considerar o 25 de Abril como o dia em que se deu o golde de Estado, feito por militares, e por razões cooperativas, ou podemos considerar o 25 de Abril como o culminar de um descontentamento que foi evoluindo ao longo de muitos anos. Considerar o 25 de Abril como apenas uma destas coisas é, a meu ver, muito redutor, e volto a insistir, bastante insultuoso.

Ou então, podemos considerar o 25 de Abril como o culminar da história do Afonso Henriques. Espere, é melhor recuar até ao Viriato.
    Claro que podemos torcer a história de acordo com as nossas conveniências, mas é melhor não abusar. O 25 de Abril foi efectivamente um golpe militar, com base em descontentamentos corporativos.
    O que veio depois, já com o derrube consumado, é outra história.
    Os descontentamentos acumulados e a resistência à ditadura resultavam em pouco mais que nada. Veja que, à excepção das "eleições" de Humberto Delgado, 16 anos antes, a oposição teve pouquíssima expressão - à excepção da tentativa das Caldas, o povo continuou sereno. Umas tentativas da "Ala Liberal", de mudar por dentro, mas no geral pouco mais.
  9.  # 994

Colocado por: luisvv25 de Abril foi efectivamente um golpe militar, com base em descontentamentos corporativos.

Lamento mas isso não é verdade. Tenho familiares não militares que participaram activamente na revolução, e não são do tempo do Afonso Henriques.

Colocado por: luisvvOu então, podemos considerar o 25 de Abril como o culminar da história do Afonso Henriques. Espere, é melhor recuar até ao Viriato.
    Claro que podemos torcer a história de acordo com as nossas conveniências, mas é melhor não abusar.

É disto que falo, da sua simplificação... Você gosta de extremos, ora vejamos, ou o 25 de Abril é a madrugada em que os militares resolvem fazer um golpe militar, ou é a consequência do que aconteceu no tempo do Viriato. Eu não quis ir tão longe...
  10.  # 995

Colocado por: luisvvOs descontentamentos acumulados e a resistência à ditadura resultavam em pouco mais que nada. Veja que, à excepção das "eleições" de Humberto Delgado, 16 anos antes, a oposição teve pouquíssima expressão - à excepção da tentativa das Caldas, o povo continuou sereno. Umas tentativas da "Ala Liberal", de mudar por dentro, mas no geral pouco mais.

lol...
    Então acha que as prisões eram para silenciar o quê? A pouca expressão?
    Acha que no Egipto a expressão da oposição antes da revolução era relevante? Não era porque não deixavam, até explodir. O mesmo em Portugal.
  11.  # 996

lol... Então acha que as prisões eram para silenciar o quê? A pouca expressão?

Vejamos...estamos a falar de, grosso modo, 15000 presos políticos entre a década de 40 e a queda do regime. Não é propriamente significativo de uma grande agitação social - nem sequer há relatos de incidentes generalizados ou significativos. Uma greve aqui, uns protestos ali, as eleições de Humberto Delgado, e pouco mais.
    Não significa que houvesse apoio ao regime, mas seguramente não havia uma oposição feroz generalizada - e organizado, então, só o PC, que esse sim era ferozmente perseguido.
  12.  # 997

...15000 presos políticos entre a década de 40 e a queda do regime. Não é propriamente significativo

Boa Luís, Béria ia gostar desse argumento.
  13.  # 998

Boa Luís, Béria ia gostar desse argumento.

O j cardoso começa a especializar-se em cortar frases, o que não é de todo razoável...

Repare que não estamos a caracterizar o regime como mais ou menos ditatorial - apenas a constatar que 15000 presos em 30 anos não é de forma alguma um indicador de descontentamento generalizado ou agitação social significativa.
  14.  # 999

É uma maneira de ver as coisas. Também posso afirmar que se as pessoas não vinham à rua demonstrar o seu desagrado era por medo que lhes acontecesse o mesmo que aqueles 15000 - e acho esta explicação mais provável.
    Se fizer as contas a coisa não deve andar longe disto: todos os dias (mais de) um português era preso por motivos políticos. Ainda acha pouco?
  15. Boas,

Colocado por: luisvvVejamos...estamos a falar de, grosso modo, 15000 presos políticos entre a década de 40 e a queda do regime. Não é propriamente significativo de uma grande agitação social - nem sequer há relatos de incidentes generalizados ou significativos.

Lamentável!

Divirtam-se,
    Concordam com este comentário: José Pedro Nunes

0.2973 seg. NEW