Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros forenses,
    Deixo-vos à vossa consideração as plantas da minha futura moradia cujo início de construção estimo iniciar no início do próximo ano, dependendo obviamente da celeridade processual na câmara municipal.
    Agradeço os vossos comentários sobre as mesmas.
    Obrigado e cumprimentos,
      RC_.jpg
  2.  # 2

1 piso
      1piso.jpg
  3.  # 3

A definição das imagens não permite ver as cotas/dimensões, consegue por com mais definição?

A estrutura apresentada já está compatibilizada com o projecto de estabilidade ou ainda não chegou a essa fase?

Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: naar
  4.  # 4

O melhor que consegui. Acham que melhorou?
    Obrigado,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar, RRufino
  5.  # 5

piso1
  6.  # 6

Aproveito para acrescentar que tinha muitas restrições de área de construção, a saber: Implantação 120m2 e total 200m2.
  7.  # 7

Melhorou sim, parecia-me que as lajes em consola/em balanço tinham um comprimento maior.

Não me respondeu em relação à malha estrutural...

Agora é deixar vir os Arqs. comentarem o resto.
  8.  # 8

Finalmente! Uma casa com (apenas) TRES sanitas!

Tem os alçados ?
  9.  # 9

Colocado por: Luis K. W.Finalmente! Uma casa com (apenas) TRES sanitas!

já apareceram várias por aqui... por exemplo aqui

quanto ao projecto só dei uma vista de olhos mas:
    1. eu prefiro ter a cozinha encostada à sala (minimizando a distância a percorrer até à sala de refeições), mas nem sempre é possível...
    2. não gosto de ver a sanita quando se abre a porta da i.s. (a i.s. social para mim é a que está menos conseguida, pois é a que se consegue ver a partir da entrada);
    3. parece-me que aquela courette na suite lhe vai estragar o espaço;
    4. na minha opinião a moradia tem falta de armários/roupeiros e uma zona de arrumos.
  10.  # 10

Boa noite

não vejo qual o problema em se ver a sanita,é uma peça como outra qualquer.

Cumprimentos.
  11.  # 11

é uma questão também de funcionalidade... aqui em casa não há o hábito de trancar a porta da i.s. e não é propriamente bonito mal uma pessoa abre um pouco a porta e já está a ver a outra no trono, sem ter tempo de avisar que está ocupada. depois há sempre a questão de haver quem não goste de ver a sanita de boca aberta (tampo levantado), mas são apenas opiniões.
    Concordam com este comentário: pesteves
    • naar
    • 20 outubro 2011

# 12

Mesmo sem alçados!

- A localização da escada, formato e "bomba" parecem "roubar" o pouco espaço que tem.
    - As "paredes de vidro" dos quartos vão dificultar a colocação do mobiliário.
    - A IS da suite é definitivamente pequena.
    - Comparativamente ás áreas das divisões perde-se muito em área de circulação.
    - A courette no centro da parede da suite para a fuga da extracção da cozinha não faz sentido.
    - O formato da sala e a sua largura reduzida também parecem ir condicionar o mobiliário.

Resumindo:

Muitos pormenores de arquitectura e recortes para pouco espaço!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moradia_Isolada
  12.  # 13

Colocado por: naarMesmo sem alçados!
    Resumindo:
    Muitos pormenores de arquitectura e recortes para pouco espaço!

concordo. acho que com 200 m2 de construção, algo podia ficar mais "espaçoso"
  13.  # 14

~Parece-me que para as condicionantes de implantação e de area bruta de construção se andou a forçar os recortes ( é um tendência agora criar buracos e pátios...como se vê nas revistas, mas que normalmente funciona bem em casas >400m2)
    A localização da cozinha, articulada com a IS acessivel parece-me funcionar mal. A cozinha está demasiado afastada da zona de convivio. Está encostada a um canto, e tendo pouca area não se pode dizer que será um espaço de refeições / confraternização. (mas são opções e cada um vive a sua casa de determinada maneira)
    Também me parece fundamental numa moradia, haver um acesso franco ao exteror pela cozinha, ou próximo, sem ser pela porta principal.
    No piso 1, tem quartos pequenos.. derivado dos recortes da arquitectura e das varandas/ consolas qeu possivelmente nunca irá utilizar... mas é claro que volumetricamente ficam bonitas. Eu consideraria diminuir a profundidade para pelo menos haver uma dimensão interior nos quartos de 3.40m.
    As guardas das varandas estão projectadas a 42cm do extradorso exterior... poderiam estar a 5cm... como lhe digo a casa é pequena para incluir este tipo de detalhes.

Outra maneira de aumentar a area útil, é alterar a constituição dessas paredes exteriores. passar de 38cm, para 30/32cm, utilizando alvenaria simples + ETICS, vai ver que tem um incramento de cerca de 10/ 12m2 ( a area de 1 quarto) na area util da habitação.... paga o mesmo ;)

Pondere estas coisas com o seu arquitecto.

Boa sorte.
    PS: eu percebo as intenções de projecto... mas parecem-me inadequadas face às suas restrições de area.

Já agora, onde anda o Norte? e planta da semicave...
  14.  # 15

é que mesmo considerando o protagonismo da escada central como elemento ordenador da organização interna, parece-me que está é a constranger o esquema funcional, tal como o Pedro referiu. por exemplo: "levar" uma visita á zona de estar da sala será sinuoso.
  15.  # 16

Colocado por: marco1"levar" uma visita á zona de estar da sala será sinuoso.

Absolutamente de acordo. E quando a visita chegar à sala de estar já viu tudo: gente a trabalhar no escritório, gente a entrar ou sair da casa de banho, a cozinha (mais ou menos desarrumada), a zona de refeições (idem)...

Este projecto parece poder funcionar do ponto de vista da estética exterior da casa, mas em termos de funcionalidade e optimização de áreas encontra-se entre os mais fraquinhos que vi na minha vida. Ainda precisa de muito trabalho em cima para chegar a uma boa planta final.
  16.  # 17

Boas.

Para mim as limitações nunca foram um problema, mas sim um desafio e neste caso concreto, ter 200 m2 de construção não me parece uma limitação.

Cada um tem as suas preferências e o seu método de trabalho, e o seu projectista terá feito conforme a sua ideia, mas penso que existem muitas limitações e pouca funcionalidade (a par do conforto e dos custos esta é uma premissa muito importante).

Gostaria também que indicasse o porquê de não colocar vãos nos alçados laterais.

Garagem não precisa?

Cumprimentos
  17.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasOutra maneira de aumentar a area útil, é alterar a constituição dessas paredes exteriores. passar de 38cm, para 30/32cm, utilizando alvenaria simples + ETICS, vai ver que tem um incramento de cerca de 10/ 12m2 ( a area de 1 quarto) na area util da habitação.... paga o mesmo ;)

então se fosse para o lsf :)
  18.  # 19

Alguem me consegue explicar porque é que os Sr. Arqueitectos (admitindo que os projectos que por aqui andam são de arquitectos) continuam a teimar em por a cozinha de um lado da casa e a sala de jantar do lado oposto?
    É que ter de andar com pratos, comida e coisas que tais a passar por portas e pelo hall de entrada deve ser muito agradável!!! Ou então acabem com as mesas nas pseudo salas de jantar (a varios metros da cozinha), e fiquem só com a cozinha/sala de refeições
    Desculpem o fundamentalismo mas sou absolutamente contra! Não deve ser nada pratico!
    ( E antes que seja atacada - sim a minha sala de jantar é ao lado da cozinha, em open space, sendo que a cozinha também tem mesa de refeições! E este foi um dos criterios para eliminar a aquisição de muitas casas que vi, em projecto e já construidas!)
  19.  # 20

Colocado por: MariaLAlguem me consegue explicar porque é que os Sr. Arqueitectos (admitindo que os projectos que por aqui andam são de arquitectos) continuam a teimar em por a cozinha de um lado da casa e a sala de jantar do lado oposto?
    É que ter de andar com pratos, comida e coisas que tais a passar por portas e pelo hall de entrada deve ser muito agradável!!! Ou então acabem com as mesas nas pseudo salas de jantar (a varios metros da cozinha), e fiquem só com a cozinha/sala de refeições
    Desculpem o fundamentalismo mas sou absolutamente contra! Não deve ser nada pratico!
    ( E antes que seja atacada - sim a minha sala de jantar é ao lado da cozinha, em open space, sendo que a cozinha também tem mesa de refeições! E este foi um dos criterios para eliminar a aquisição de muitas casas que vi, em projecto e já construidas!)

não ponha tudo no mesmo saco... o que apontou foi "criticado" pela maioria dos users (alguns arquitectos).
    Concordam com este comentário: Italiano

0.0210 seg. NEW