Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estamos com problemas em conseguir arrendar casa porque todas as casas que temos visto pedem fiadores. quem nos faria sentido ser fiador, os pais, são (simplificando) reformados e ganham menos que o valor da renda.

    O que recomendam para arrendar uma casa?

    - vários fiadores, é possivel?
    - garantia bancária, pelo que li aqui, é apenas o banco bloquear 'x' meses de renda, e ainda cobrar uma taxa em cima, ou li mal?
    - para isso mais vale dar 'x' meses avançados ao senhorio, mas num dos casos oferecemos 3 e mais tarde até 6, e o senhorio (o advogado claro) pediu 24 meses, descendo depois para 12. Mesmo assim, num contracto de 5 anos, sejam 6, 12 ou 24 meses, é sempre um risco para o senhorio, portanto porque o acto de clara falta de confiança? Qual seria a quantidade de meses justa para ambas as partes?

    - seria legal ou faria algum sentido algo deste género:
    acordo de 'x' meses em avanço
    dinheiro é depositado em conta a prazo ou equivalente, o que dê mais dinheiro mas continue a poder ser movimentado a qualquer momento
    caução e juros são retornados ao inquilino no fim do arrendamento (menos custos reparações etc usuais)
    inquilino recebe copia do extracto
    a questão agora é o nivel de confiança do inquilino em relação ao senhorio. Se o senhorio decidir levantar o dinheiro, o que poderia o inquilino fazer? (partir a casa toda?)
  2.  # 2

    davipt

    Ainda há muita gente que arrenda sem fiadores (raro eu sei), ainda no outro dia eu e o meu marido fomos ver uma casa através de uma imibiliária e o senhorio não fazia questão.
    Mas já experimentou por um ou os 2 pais como fiadores e deixar o senhorio resolver se aceita ou não? o meu pai tb tem rendimentos baixissimos e sempre foi o meu fiador...tentem e procurem muito!
    Boa sorte! Sei que não é fácil!

    Nota: n acho nada razoável entregar de avanço uma carrada de rendas, se o senhorio não tem confiança em si, porque haverão de vcs ter nele???

    sorte! ;)
  3.  # 3

    por outro lado um fiador é sempre uma terceira pessoa envolvida no assunto e um possivel risco. num caso destes em que fiador não é situação simples, não seria mais "simples" limitar a relação apenas ao senhorio e ao inquilino e optar pelas rendas em avanço, desde que os ganhos voltem para o inquilino? seria como um deposito a prazo a render, que é sempre boa ideia ter, mas de alguma forma do lado do senhorio. a parte IANAL é que tipo de regras para que nenhuma das partes possa roubar a outra. talvez seja isso o que a garantia bancária resolve, e ergo a taxa? o que acham?
  4.  # 4

    Pode sempre propor adiantar mais uns meses como caução em vez dos fiadores.
    •  
      FD
    • 21 outubro 2011

     # 5

    Colocado por: davipt- vários fiadores, é possivel?

    É.

    Colocado por: davipt- garantia bancária, pelo que li aqui, é apenas o banco bloquear 'x' meses de renda, e ainda cobrar uma taxa em cima, ou li mal?

    É isso, o problema é que a taxa não é simpática.

    Colocado por: davipt- para isso mais vale dar 'x' meses avançados ao senhorio, mas num dos casos oferecemos 3 e mais tarde até 6, e o senhorio (o advogado claro) pediu 24 meses, descendo depois para 12. Mesmo assim, num contracto de 5 anos, sejam 6, 12 ou 24 meses, é sempre um risco para o senhorio, portanto porque o acto de clara falta de confiança? Qual seria a quantidade de meses justa para ambas as partes?

    Para mim, a quantidade justa seria entre 3 a 6 meses.

    Tentem apresentar os vossos pais como fiadores, alguns senhorios podem deixar passar.

    Acho que mais importante que os fiadores é transmitir confiança ao senhorio.
    Dêem referências, de onde trabalham, onde estiveram a morar até agora, apresentem o contrato de trabalho ou a nota de liquidação do IRS.
    O que ao senhorio interessa é receber a renda. Se este tiver a quase certeza de que não são caloteiros mas, pessoas trabalhadoras que simplesmente querem uma casa, pode até prescindir do fiador.

    Para a caução, se forem muitos meses, pondere propor uma conta bancária colectiva conjunta - apenas se pode movimentar o dinheiro com autorização de ambos. Dessa forma, evita dar todo o dinheiro ao senhorio...
  5.  # 6

    Caro Davidpt,

    O maior problema que as pessoas enfrentam quando querem arrendar a casa sem fiadores é a desconfiança do senhorio; para isso inventaram-se as fianças pessoais e as garantias bancárias ( desde 1257 em Portugal ). Como já tentou várias hipóteses aconselho-o a ir ao seu banco pedir informações concretas sobre as garantias bancárias - on first demand - e se achar por bem fazer contratar a de 6 meses de renda renovável por iguais periodos até ao fim do contrato de arrendamento.
    Para si é um custo, associado a uma poupança de 6 rendas, que só serão pagas ao senhorio se incumprir no pagamento normal da sua renda mensal e que lhe serão devolvidas pelo seu banco no término do seu contrato de arrendamento, supostamente daqui a 5 anos.
    Para o senhorio é uma forma de garantia total pois é um banco que se responsabiliza pelo pagamento da sua renda mensal.
    Além de não precisar de ter de dar outros elementos privados tais como: onde trabalha, o que desconta, para quem , etc.

    Cumprimentos,
    Jaime Lopes
    •  
      king25
    • 21 outubro 2011 editado

     # 7

    Colocado por: Jaime LopesCaro Davidpt,

    O maior problema que as pessoas enfrentam quando querem arrendar a casa sem fiadores é a desconfiança do senhorio; para isso inventaram-se as fianças pessoais e as garantias bancárias ( desde 1257 em Portugal ). Como já tentou várias hipóteses aconselho-o a ir ao seu banco pedir informações concretas sobre as garantias bancárias - on first demand - e se achar por bem fazer contratar a de 6 meses de renda renovável por iguais periodos até ao fim do contrato de arrendamento.
    Para si é um custo, associado a uma poupança de 6 rendas, que só serão pagas ao senhorio se incumprir no pagamento normal da sua renda mensal e que lhe serão devolvidas pelo seu banco no término do seu contrato de arrendamento, supostamente daqui a 5 anos.
    Para o senhorio é uma forma de garantia total pois é um banco que se responsabiliza pelo pagamento da sua renda mensal.
    Além de não precisar de ter de dar outros elementos privados tais como: onde trabalha, o que desconta, para quem , etc.

    Cumprimentos,
    Jaime Lopes


    Há aqui confusão ou não estou a perceber.
    Uma garantia bancária não pressupõe qualquer retenção de dinheiro como garantia.
    Simplesmente paga a comissão respectiva trimestralmente.
    A minha actividade profissional obriga a que eu próprio tenha algumas,
    por ex, BCP 5000€ +- 50€ abertura de processo e 45 trimestralmente, ao fim de um ano
    renova-se automaticamente, paga 45 de renovação e continua.
    Sei que no BPI seja qual for o valor paga no máximo de 16€ trimestralmente.
    portanto uma garantia fica só com o custo das comissões, não cativa nenhum capital.

    Tem um senão quando acabar o arrendamento o senhorio deve devolver a garantia,
    e aqui a porca pode torcer o rabo, é que se alegar que ouve danos na habitação
    pode querer servir-se da garantia, isto pode ser muito complicado porque a garantia só cessa
    quando é devolvida ao banco, se o senhorio não a entrega continua a pagar por ela,
    agora imagine que ele tenta usar o valor da mesma para fazer obras, e o valor
    pago pelo banco através da garantia tem juros elevados e pode obrigar ao reembolso total
    do valor utilizado num espaço de tempo muito curto, sob pena do seu nome passar a constar
    no banco de Portugal como não cumpridor.
    Ou seja, fica com a faca e o queijo na mão.
  6.  # 8

    Suponho, King25 que sendo um utilizador habitual de garantias bancárias, tenha perante a banca condições que lhe permitem ter o banco como seu avalista sem que tenha de lá depositar em espécie o penhor da garantia. talvez o Davidpt possa fazer o mesmo, visto que qualquer pessoa que não tenha problemas no BdPortugal pode pedir ao seu balcão uma GB, no entanto se a instituição bancária não lhe reconhecer a capacidade de crédito suficiente irá exiogir uma garantia real ou um depósito em espécie sobre o montante a garantir.
    Em relação ao senhorio ficar com a garantia em mãos após o prazo da mesma, é contratá-la com prazo renovável fixo à data "X", pois após essa data perde o seu efeito. As renovações semestrais para arrendamentos são mais fiáveis pois as pessoas tem tendência a mudar de opinião tempestivamente e o prazo mais alargado de aviso de saída ao arrendatário perfaz justamente 180 dias ( 6 meses).
  7.  # 9

    há muitas casa sem fiadores não compensa pagar mais de como um mês pra frente o resto e roubo as pessoas não te dinheiro isso vou deixar eles de fazer em falta de clientes eu tive uma situação igual há um ano ,com um garagem o dono queria 6 meses para frente e mais fiador e eu encontrei ao vizinho do lado ainda mais barato e sem fiador ainda não alugo os garagens por que as pesos quando ouvem de fiador nem olha para atrás e esse ainda tinha 2 garagens ,,ate da pra fazer sopa em vez de ganhar ta a perder
  8.  # 10

    Onde procura casa?
    • fpc
    • 22 outubro 2011

     # 11

    Creio que há seguradoras que fazem seguros de renda. Pode ser uma possibilidade para ultrapassar o problema...
  9.  # 12

    em relação à garantia bancária, pelo que li o banco pode ou não bloquear o valor em causa ('x' rendas) dependendo do tipo de cliente. No entanto liguei para o meu banco e embora não tivessem dados concretos (é sempre melhor ir ao balcão e falar com um profissional), disseram-me que o dinheiro pode ser bloqueado mas ainda ficar a render algo (conta a prazo por exemplo), mas nao sabia o valor da taxa (ou seja a taxa certamente seria maior que os juros).

    Mas para o senhorio continua a ser só uma garantia limitada. se negociarem 6 meses, ao 7º mes sem pagar fica a arder.

    a situação de ignorar casas com fiadores e optar pela do lado não é opção. pelo menos não na zona de oeiras/carcavelos onde estamos à procura. Há casas dessas, mas poupar 100 euros para ter uma casa 20 anos mais velha (mesmo que renovada) não me convence. Houve uma que até me senti de volta à casa dos meus pais 30 anos atrás, pelas janelas em madeira e afins.

    em relação a confiança ao senhorio, é complicado no nosso caso. Como explicariam, como inquilinos, ou o que gostariam de ouvir, como senhorios, num caso destes:

    - estivemos 7 anos na alemanha numa certa empresa de telecomunicações, não temos IRS portugues desde 2003, quando estava nessa empresa mas cá
    - temos o irs da alemanha e inclusive os valores correspondentes a este ano, que incluiem stocks e o package de saida
    - tento explicar que com esse dinheiro poderia até ficar de sabatica durante uns anos, mas sou pessoa que precisa de trabalhar para relaxar (e os impostos que paguei e vou pagar, devo ter meia ilha grega no meu nome)
    - só vou começar a trabalhar cá no mês que vêm, e só tenho uma carta a explicar que começarei a trabalhar lá e o valor. agora que estamos quase no fim do mês irei ter o contracto real, pode ser que ajude .
    - tento explicar que não temos dividas para alem de um apartamento que queremos vender asap, e a maioria das despesas correntes estão cobertas pela empresa
    - explico que a empresa é mais pequena, não é a tal de comunicações, mas é estavel à vários anos e em pleno crescimento de pessoal e de exportação, e que se quisesse tinha várias outros sitios para ir. (tive um caso, não directamente relacionado com as casas, mas que me perguntaram porque raio estava a vir para PT para uma empresa pequena com o CV que tenho. estrangeiro que não percebeu que às vezes têm-se de ser um bocado altruista e vir tentar ajudar o pais natal)
    - quando entra os fiadores, reformados, tenho de explicar que um fiador quase cobre a renda, mas o outro não. deverei tentar oferecer logo os dois?
    - faria sentido oferecer um fiador apenas (para não envolver tanta gente) mais uma garantia bancária de 6 meses (assumindo que pode ficar a prazo e as taxas não são proibitivas)?

    o que posso melhorar nesta proza para dar mais confiança ao senhorio e tentar ter uma situação de arrendamento rápido sem ter medo que outra pessoa fique com a casa (um dos apartamentos), ou que entre em ciclo de diminuição de confiança quando se passam dias a pedir mais papeis.

    ou seja, qual deveria ser o meu folder de fotocopias de papeis que devia entregar ao senhorio e dizer "olhe o meu caso é especial mas…"
  10.  # 13

    Caro Davidpt,

    Para dar cabo de todas essas dúvidas sem perder muito mais tempo sugiro o seguinte:Através da internet vai pesquisar o site e a morada e o horário da ALP, Associação Lisbonense de Proprietários e em vez de telefonar, vai lá, tira uma senha do atendimento a arrendatários e quando fôr chamado explica a sua situação de recém chegado à funcionária que o atender, que certamente o esclarecerá sobre tudo o que terá de fazer em relação ao seu futuro senhorio; aproveite para ver os modelos de contrato de arrendamento que eles têm pois costumam ser simples e acessìveis.
    Acima de tudo, não telefone pois vão despachá-lo sem lhe darem a informação completa; em certos casos como nestas suas dúvidas compensa mesmo ir lá.

    Cumprimentos,

    Jaime Lopes
  11.  # 14

    Como o seguro morreu de velho, na minha opinião, tenho em conta a situação actual do país e principalmente a situação dos bancos, ainda é ligeiramente mais seguro exigir um fiador. Se ninguém lho poder fornecer, não arrende. Espere até conseguir alguém que lhe possa fornecer um.
    •  
      FD
    • 24 outubro 2011

     # 15

    Colocado por: fpcCreio que há seguradoras que fazem seguros de renda. Pode ser uma possibilidade para ultrapassar o problema...

    Foi uma promessa do anterior governo - faz agora 1 ano, acho que não está em vigor (pelo menos não me lembro de ver nada sobre isso).

    Colocado por: daviptou seja, qual deveria ser o meu folder de fotocopias de papeis que devia entregar ao senhorio e dizer "olhe o meu caso é especial mas…"

    Com quantos senhorios é que já falou?
  12.  # 16

    Colocado por: FD
    Foi uma promessa do anterior governo - faz agora 1 ano, acho que não está em vigor (pelo menos não me lembro de ver nada sobre isso).


    Existir até existem mas, quanto a mim, são pouco efectivos porque pelo menos aqueles de que tenho conhecimento, além de não serem nada baratos, o prazo máximo que cobrem são 6 meses já na versão XXL.
    Ora quando há sarilho estes 6 meses, nos Tribunais cá do sitio (com manias de que é País mas que realmente não passa de um sítio), não chegam nem para os 2 primeiros carimbos quanto mais para resolver definitivamente alguma coisa... ;)
  13.  # 17

    A Associação Lisbonense de Proprietários e outras associaçãoes do Ramo Imobiliário devia fazer uma campanha no sentido de todos os futuros senhorios terem o cuidado de pedir referências, designadamente das suas 2 últimas moradas, aos seus potenciais arrendátários. Assim, os profissionais da burla (os que pagam 2 meses e depois nunca mais pagam até serem despejados)viam a sua acção muito dificultada, e o mercado do arrendamento poderia renascer...


    Colocado por: daviptEstamos com problemas em conseguir arrendar casa porque todas as casas que temos visto pedem fiadores. quem nos faria sentido ser fiador, os pais, são (simplificando) reformados e ganham menos que o valor da renda.

    O que recomendam para arrendar uma casa?

    - vários fiadores, é possivel?
    - garantia bancária, pelo que li aqui, é apenas o banco bloquear 'x' meses de renda, e ainda cobrar uma taxa em cima, ou li mal?
    - para isso mais vale dar 'x' meses avançados ao senhorio, mas num dos casos oferecemos 3 e mais tarde até 6, e o senhorio (o advogado claro) pediu 24 meses, descendo depois para 12. Mesmo assim, num contracto de 5 anos, sejam 6, 12 ou 24 meses, é sempre um risco para o senhorio, portanto porque o acto de clara falta de confiança? Qual seria a quantidade de meses justa para ambas as partes?

    - seria legal ou faria algum sentido algo deste género:
    acordo de 'x' meses em avanço
    dinheiro é depositado em conta a prazo ou equivalente, o que dê mais dinheiro mas continue a poder ser movimentado a qualquer momento
    caução e juros são retornados ao inquilino no fim do arrendamento (menos custos reparações etc usuais)
    inquilino recebe copia do extracto
    a questão agora é o nivel de confiança do inquilino em relação ao senhorio. Se o senhorio decidir levantar o dinheiro, o que poderia o inquilino fazer? (partir a casa toda?)
  14.  # 18

    Com quantos senhorios é que já falou?


    Concretamente, com uma senhoria que não colocou entraves nenhuns mas quando começou a ser tratado com o advogado descambou tudo (o tal que me pediu 24 meses de renda). Nos outros casos têm sido torcer de nariz das imobiliárias, nem ainda cheguei aos senhorios. Tenho agora duas casas em que simplesmente despejei tudo o que tenho, incluindo irs's da alemanha, declaração de efectividade do emprego novo, dois fiadores (reformados, quando a reforma de um não chega para a renda) e uma cartinha a explicar a situação e o tipo de pessoas de bem que somos. Vamos ver o que nos dizem. Optei por evitar comentários a garantias bancárias e a rendas extras porque já percebi que isso não interessa aos senhorios, pois só lhes salvaguarda os 'x' meses de cada um desses casos.

    Sinto-me como se estivesse a licitar no ebay mas nem tivesse descrição do produto nem soubesse se e quantas outras licitações existem. caos. Alemanha era tão simples, visita casa, senhorio diz logo que quase-sim conhecendo as pessoas, durante a papelada faz as verificações que tem a fazer tipo se é bom cliente na conta bancária (a renda é por transferencia directa), ve o contracto (ou no meu caso quando cheguei lá, a mesma situação que cá, só tinha um papel a dizer que iria entrar em serviço ao fim de umas semanas), e tá feito. mas prontos, lá se não pagam a renda, chamam a policia e mandam as coisas pela janela (kidding, vai via elevador exterior). Como lá têm uma coisa chamada sperrmull (o pessoal mete o lixo tipo sofás etc na rua a determinados dias, ou contracta dias especiais, e a camera vai de camião buscar as coisas. na noite anterior, muita coisa é reciclada. ou seja, um gajo é despejado e ou consegue levar as coisas para outro sitio, ou há sperrmull grátis na manha seguinte :))))
  15.  # 19

    Caro Davidpt,

    Espero que me desculpe a insistência, mas acho que não me devo ter explicado de forma a que me entendesse.
    A renovação da G.B. é feita de 6 em 6 meses ou ano e seguintes até ao término do contrato de arrendamento; não são só X meses. Exemplo: Pede a garantia sobre os 1ºs 6 meses e paga de taxa X, antes destes 6 meses terminarem, volta ao banco, renova por mais 6 meses e volta a pagar X de taxa e assim sucessivamente até ao término do contrato; Para dar mais garantia à/ à/ao senhoria/o leva-a/o ao seu banco e é o seu gestor que lhe explica como ela funciona.

    Cumprimentos,

    Jaime Lopes
  16.  # 20

    Colocado por: Jaime LopesA renovação da G.B. é feita de 6 em 6 meses ou ano e seguintes até ao término do contrato de arrendamento; não são só X meses. Exemplo: Pede a garantia sobre os 1ºs 6 meses e paga de taxa X, antes destes 6 meses terminarem, volta ao banco, renova por mais 6 meses e volta a pagar X de taxa e assim sucessivamente até ao término do contrato;


    Eu é que peço desculpa pois na minha cabeça realmente não entra o conceito e não pagar a renda - se tenho de dar 4 rendas de aviso para sair, iria ter sempre dinheiro reservado para isso caso algo de muito muito mau acontecesse.

    Eu quando falei em 6 meses não eram os primeiros 6, é a situação que que alguem não paga renda, o senhorio vai ao banco e recebe *até* 6 meses. O inquilino continua lá em casa, o tribunal arrasta-se por exemplo durante um ano, o senhorio perde os segundos 6 meses.

    O que quero dizer é que se uma casa é geralmente arrendada por 5 anos, a unica forma 100% segura seria uma garantia de 5 anos, e isso é de doidos.

    Por isso a minha questão de que se a garantia não cobre tudo, o que se deve pedir ou oferecer, os tais 3 ou 6, ou espero que não os 12 ou 24 que me pediram. e se não é garantia anyway, porque sequer pedi-la de todo? E se pedem p ex. 3 meses garantia, porque não pedir mais 3 meses de caução (que eu ofereci até 6), que ao menos não se pagam taxas ao banco? :D


    na alemanha geralmente pede 2 ou 3 meses renda caução (independente da primeira renda) que é colocado numa conta a prazo aberta pelo senhorio e que o senhorio manda copias dos estractos. Acho que legalmente a conta tinha tambem o nosso nome, mas não podiamos nós ir lá levantar o dinheiro.
 
0.0241 seg. NEW