Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

Boas,

Que gajos porreiros, se fosse eu que mandasse era mas era de borla ;)

BCE pediu salários de 400 euros em Espanha
    A proposta passava assim por implementar em Espanha a fórmula dos chamados "minijobs" criados na Alemanha em 2003 como medida para atacar o desemprego. Tratam-se de contratos com um salário máximo de 400 euros mensais, em que o trabalhador não paga impostos e em que contribui para a Segurança Social de forma voluntária, explica o "Cinco Días".
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=524221

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 642

Isso é partir de vários preconceitos:
    Quem empresta não é necessariamente mais forte, nem impõe o empréstimo.
    O empréstimo pressupõe vontade das partes, e pressupõe que ambas encontram mais utilidade no que vão receber em troca.

Dito assim realmente parece de uma lógica inatacável. Ainda assim tenho dificuldade em ver certas coisas sem que me dê vontade de puxar da pistola regulação:

Há bancos no Reino Unido a cobrar juros de 5000% a pessoas pobres
    •  
      FD
    • 7 dezembro 2011

# 643

Colocado por: j cardosoHá bancos no Reino Unido a cobrar juros de 5000% a pessoas pobres

Esta comunicação social... bah.
    Longe de mim defender bancos mas, em algum sítio o artigo original fala de bancos?
    http://www.ft.com/cms/s/0/d005abc0-1ff7-11e1-8462-00144feabdc0.html#ixzz1fs8VeMpK
  3.  # 644

Não me dei ao trabalho de ler o original e não me parece muito relevante esse facto; a ser verdadeira a notícia alguém cobra estas taxas de juro e esse sim, para mim é um facto relevante.
  4.  # 645

Colocado por: j cardosoNão me dei ao trabalho de ler o original e não me parece muito relevante esse facto; a ser verdadeira a notícia alguém cobra estas taxas de juro e esse sim, para mim é um facto relevante.

Off topic: Bons olhos o vejam!

Cumps
    Concordam com este comentário: Toinalmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  5.  # 646

Boas,

Colocado por: Rui A. B.Off topic

off topic?!?!?!?
    Desculpe la, mas a "volta" do j não é off topic em nenhum tópico.

Divirtam-se,

PS: E a mim sai-me um peso enorme da cabeça (e espero que a divida também).
    • eu
    • 7 dezembro 2011 editado

# 647

Colocado por: danobrega

Pois não é. Diga lá como é então, porque eu estou mesmo baralhado. E não estou a brincar.

Então, de uma forma simples:

Vamos supor que o banco actualmente não tem dinheiro nenhum.
    Amanhã, o Manuel deposita 1000 euros numa conta a prazo.
    No mesmo dia, o Banco, pega nesses 1000 euros, empresta 900 euros à Maria e fica apenas com 100 euros em caixa.

A partir de amanhã, "parece" que estão 1900 euros na economia, pois:
    -900 euros estão na carteira da Maria;
    -O Manuel tem 1000 euros no Banco;

Ou seja, aparentemente o banco criou 900 euros do nada, mas é só aparência, na realidade, continuam a existir apenas 1000 euros.

Isto vai funcionando enquanto os depositantes não levantarem as suas poupanças. Se por exemplo, esta semana, um terço dos depositantes dos bancos Portugueses levantasse todo o seu dinheiro dos bancos, todos eles iriam à falência instantaneamente.

Aliás, todo o sistema financeiro Mundial está feito de forma a que, mais cedo ou mais tarde, os credores e depositantes fiquem a arder. É a isto mesmo que estamos a assistir, ao nível das nações.
  6.  # 648

Boas,

Colocado por: euIsto vai funcionando enquanto os depositantes não levantarem as suas poupanças. Se por exemplo, esta semana, um terço dos depositantes dos bancos Portugueses levantasse todo o seu dinheiro dos bancos,todos eles iriam à falência instantaneamente.

Mas o banco não "criou" nada, só emprestou o que tinha.

Divirtam-se,
  7.  # 649

Colocado por: oxelferBoas,

off topic?!?!?!?
    Desculpe la, mas a "volta" do j não é off topic em nenhum tópico.

Divirtam-se,

PS: E a mim sai-me um peso enorme da cabeça (e espero que a divida também).

Eu não lhe perdoava a dívida.. a não ser que pague um almoço ao J e a um gajo chato da terra do galo.. :P
  8.  # 650

Boas,

Colocado por: Rui A. B.Eu não lhe perdoava a dívida.. a não ser que pague um almoço ao J e a um gajo chato da terra do galo.. :P

Almoço não, mas uma francesinha ao jantar, é só dizer ;)

Em Ermesinde (terra das gajas boas).
    Se for preciso eu mando as coordenadas GPS.

Divirtam-se,
  9.  # 651

Colocado por: AugstHillE se eu disser ao meu banco quepagar a minha dívida é coisa de criança, eles emprestam-me mais?

Não percebo qual é o espanto com isto. O que o homem disse é o básico: as dívidas dos Estados são eternas. Não são para pagar, apenas se vai pagando os juros. Eventualmente, com inflação e crescimento acima da taxa de juro média, o valor real mantém-se ou decresce ligeiramente.
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
      dividapublica.jpg
    • eu
    • 7 dezembro 2011

# 652

Colocado por: oxelferMas o banco não "criou" nada, só emprestou o que tinha.

Sim, mas o Manuel "pensa" que tem lá 1000 euros, portanto, tens que somar os 1000 euros aos 900 euros que foram emprestados. E por isso é que disse que aparentemente foram criados 900 euros.

A grande ilusão está do lado do Manuel: ele pensa que tem 1000 euros no Banco, quando na realidade não tem! E isto é assustador! Os bancos não têm dinheiro suficiente para pagar aos depositantes! Isto é a mais pura das verdades.

Espero não estar a criar aqui um pequeno pânico...
  10.  # 653

Em Ermesinde (terra das gajas boas).
    Se for preciso eu mando as coordenadas GPS.

Divirtam-se,

Eh pah.. Ermesinde não é assim tão longe!

O seu gato até ficou doente quando leu "Pagar".. coitado..
      imagesCALFGCPV.jpg
  11.  # 654

Boas,

Colocado por: Rui A. B.Eh pah.. Ermesinde não é assim tão longe!

Força, qualquer dia, qualquer hora (depois das 19h, lol).

Colocado por: Rui A. B.O seu gato até ficou doente quando leu "Pagar".. coitado..

Esse?
    Não paga nada a ninguém, anda sempre no crava!

Divirtam-se,
  12.  # 655

Força, qualquer dia, qualquer hora (depois das 19h, lol).

Esse?
    Não paga nada a ninguém, anda sempre no crava!

Divirtam-se,

Um dia destes... um dia destes..

Fino o gato, com a troika por aí é o mais fino.. ;)
  13.  # 656

Boas,

Colocado por: euEspero não estar a criar aqui um pequeno pânico...

Muito sinceramente:
    Quem se der ao trabalho de pensar 2min no negócio dos bancos chegará à conclusão, sem ninguém lhe dizer, que as coisas funcionam assim.

Diferente, é dizer que os bancos emprestam o que não têm e que criam dinheiro virtual.

Divirtam-se,
  14.  # 657

Boas,

Colocado por: Rui A. B.Um dia destes... um dia destes..

Ainda dizem que é p gato ou a formiga que só têm letra ...

Divirtam-se,
  15.  # 658

E aí sabem fazer disso? Têm girafas? Se ambas as respostas forem sim ...
  16.  # 659

Boas,

Colocado por: j cardosoE aí sabem fazer disso? Têm girafas? Se ambas as respostas forem sim ...

Para a segunda é um não, mas há canecas de meio litro :|

Divirtam-se,
    • eu
    • 7 dezembro 2011 editado

# 660

Colocado por: oxelferQuem se der ao trabalho de pensar 2min no negócio dos bancos chegará à conclusão, sem ninguém lhe dizer, que as coisas funcionam assim.

Olhe que há muita gente que pensa que, por terem na conta bancária a prazo 100,000 euros, esses 100,000 euros estão realmente no banco.

Assim como há pessoas que acreditam que as contas a prazo ou certificados de tesouro não têm risco.

0.0387 seg. NEW