Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva.
    Mandei recentemente fazer uma laje de cimento num terraço com o objectivo de a seguir lhe assentar mosaicos. Foi feita na semana passada, com o sol bem forte. Mas algo correu mal porque, logo no próprio dia em que ficou feita, o cimento começou a esfarelar-se. Esfrega-se o pé e a areia solta-se. Ontem que choveu muito, os beirais até fizeram buraco no cimento. E a laje já tinha 4 dias. Depois da chuva ficou como na foto.

    Agora não é nada prático remover esta camada (que é a última, estando por baixo cimento+brita em cima de abobadilha). O meu receio é que quando se puserem os azulejos, estes acabem por, mais cedo ou mais tarde, descolarem-se por causa do fraco substrato. Isto faz sentido?

    Lembrei-me de duas soluções, para as quais pedia o vosso feedback.
    1. aplicar algum produto que agregasse este substrato pouco rijo. Tipo o que se faz para alguns rebocos antigos.
    2. fazer uma argamassa de cimento e areia fina e aplicar por cima, depois de se raspar e limpar a superfície.

    Alguma destas soluções faz sentido? No caso da solução 1, que produto poderia ser?

    Agradecido pela ajuda.
      cimento do terraço.JPG
  2.  # 2

    porque é que nesse chão não passaram uma régua vibratório, ficava muito melhor e as rachadelas não aconteciam (desde que fosse bem regada).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
    • Tiagm2
    • 24 outubro 2011 editado

     # 3

    isso que está ai deve ser uma argamassa feita ao traço de 6 para 1, onde no minimo devia ser ao traço de 4 para 1.
    Isto é o que me dá ideia do que está ai aplicado, pode não ser como digo. Falta de cimento ou mal amassada.
    Concordam com este comentário: eu, jorge.c.lopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  3.  # 4

    Colocado por: ultrahipermegaporque é que nesse chão não passaram uma régua vibratório, ficava muito melhor e as rachadelas não aconteciam (desde que fosse bem regada)


    Como foi uma execução mais "caseira", suponho que não teriam esse equipamento.
  4.  # 5

    Colocado por: Tiagm2Falta de cimento ou mal amassada.

    Como fui eu quem forneci os materiais e estes se gastaram, sei que a proporção foi de 4 para 1. Resta terem amassado pouco tempo.
    Chatice!
  5.  # 6

    Eu creio que a betonilha seja algo normal ficar assim faltou um pouco de água e talocha mas por foto nunca vai dar para perceber bem a consistência, convém resolver a rachadela e o resto penso que seja só aplicar o revestimento que não dê problemas, mas isto sou eu que como quem diz não percebo nada :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  6.  # 7

    Colocado por: bmxerconvém resolver a rachadela

    Na verdade nem chega a ser uma rachadela. A foto também não permite ver melhor. O que aconteceu é que os pingos do beiral arrancaram o que falta.
  7.  # 8

    Colocado por: ultrahipermegarachadelas não aconteciam

    Agora, ao ler o comentário do bmxer é que percebi: o que se vê na foto não é uma racha mas sim o erosão no piso, por acção dos pingos do beiral.
  8.  # 9

    Alguma sugestão para resolver o problema? Ou na verdade, atendendo a que é para assentar mosaico, poderá nem haver problema?
    • bmxer
    • 24 outubro 2011 editado

     # 10

    Pois os 10cm que ficam junto à parede aparentam um acabamento normal. A betonilha não é suposto resistir a erosão é por isso que se aplicam revestimentos cerâmicos flutuantes etc a sua função (penso eu) é regularizar e "poupar" (menos quantidade de massa e menor peso) mantendo a resistência em conjugação com o pavimento.
    Para alem de que se fosse feito com massa de reboco por exemplo o chão provavelmente estalava todo a menos que fosse mesmo à pele.

    Edit: A solução acho que é acabar por gastar mais um pouco em cimento cola devido ao chão estar um pouco irregular e complicar a vida ao ladrilhador. Ou tenta regularizar com massa tipo para reboco.
  9.  # 11

    Aplique ditra e a ceramica por cima
    Concordam com este comentário: jorge.c.lopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  10.  # 12

    Eis a solução que encontrei para o problema.
    Depois de ter o substrato bem seco constatei que varrendo saía a areia mais solta, ficando uma base pouco rija, é certo, mas consistente. Por isso, investi na cola weber.col flex L, dado ser um terraço e esta cola ter boa elasticidade.
  11.  # 13

    o traço desse cimento foi muito bera, tire isso tudo é lixo
    Concordam com este comentário: torocha
  12.  # 14

    Colocado por: Paramonteo traço desse cimento foi muito bera, tire isso tudo é lixo
    • J.C
    • 1 novembro 2011

     # 15

    Colocado por: Paramonte


    Estou plenamente de acordo!
    Pingas do beirado???? isso são rachas.
    Nas betonilhas quando não há regua vibratória, no minimo vai-se batendo bem com a talocha, sarrafando e talochando.
    Na manhã seguinte e á tarde molhar bem!
  13.  # 16

    Colocado por: J.CPingas do beirado???? isso são rachas.


    Poderá ser essa a sua percepção mas não é o caso. O que foto pretende evidenciar é o efeito de erosão devido à queda de água do beiral (casa com 1º andar).
    • J.C
    • 1 novembro 2011

     # 17

    Ok!
  14.  # 18

    Colocado por: jorge.c.lopesEis a solução que encontrei para o problema.
    Depois de ter o substrato bem seco constatei que varrendo saía a areia mais solta, ficando uma base pouco rija, é certo, mas consistente. Por isso, investi na cola weber.col flex L, dado ser um terraço e esta cola ter boa elasticidade.
    Discordam deste comentário:pc ferreira


    Não é por aplicar uma cola C2, que tem uma ligeira elasticidade que resolve o problema a médio/longo prazo:
    - A água que entrar pela junta da cerâmica vai ficar depositada nesse filtro (que é a betonilha) e com o tempo e ciclo gelo/degelo vai parti-la toda;
    - Tem que fazer juntas de fraccionamento na betonilha, poi o cimento cola não aguenta nem as dilatações térmicas da betonilha, nem da cerâmica (e ainda por cima são diferentes)
    Concordam com este comentário: Gimbrinhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  15.  # 19

    Colocado por: pc ferreira

    Não é por aplicar uma cola C2, que tem uma ligeira elasticidade que resolve o problema a médio/longo prazo:
    - A água que entrar pela junta da cerâmica vai ficar depositada nesse filtro (que é a betonilha) e com o tempo e ciclo gelo/degelo vai parti-la toda;
    - Tem que fazer juntas de fraccionamento na betonilha, poi o cimento cola não aguenta nem as dilatações térmicas da betonilha, nem da cerâmica (e ainda por cima são diferentes)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorge.c.lopes
    Concordam com este comentário:Gimbrinhas


    Acho piada o pessoal dizer que colas tipo a que foi mencionada têm boa elásticidade!!!
    Lá por a cola ter no nome flex não quer dizer que é elástica ou flexível, existe uma norma a EN12004 que classifica os adesivos. As do tipo S1 (deformável) ou S2 (altamente deformável) são os adesivos d base cimenticia com prestações boas.

    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: Mac
  16.  # 20

    Bom, não disse que percebia disto :) Mas quem diz que tem boa elasticidade é a marca.
 
0.0190 seg. NEW