Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ola a todos, tendo eu me divorciado da minha esposa em Junho deste ano por mutuo consentimento, sem qualquer tipo de problemas, a minha ex-mulher tinha o advogado dela que tratou do divorcio e tudo correu bem.
    Agora surgiu as partilhas, a minha ex-mulher disse que não queria ficar com a casa, sendo uma excelente moradia que adquirimos através de empréstimo bancário em Abril /2010 pelo valor de 75.000€ (foi avaliada em 104.000€) eu disse que ficaria com ela. Uma semana depois recebi um telefonema do advogado dela a dizer se eu quisesse ficar com a casa teria que dar a minha ex-mulher metade do valor da casa.
    Terei mesmo ?? ou vou ter de arranjar um advogado.

Abraço.
  2.  # 2

o facto de ela dizer que nao quer a casa, está no seu direito..... mas com isso tambem nao perde direito a metade do valor da mesma!

Arrange um advogado.
    Concordam com este comentário: FD
    • JPSA
    • 26 outubro 2011

# 3

Esse advogado esqueceu-se de falar foi na metade que cabe à sua ex-mulher da dívida ao banco. É que como sabe nas partilhas partilha-se o Activo e o Passivo.
    Neste caso e não sabendo pormenores, acho que devia tentar ficar com a casa e com a dívida na sua totalidade, sem dar nada (tornas) à sua ex-mulher, uma vez que o crédito tem cerca de ano e meio.
  3.  # 4

Não será metade do valor pago até há data do divorcio?
    • JPSA
    • 26 outubro 2011

# 5

Parece que o King25 é o advogado da sua ex-mulher:)

É certo que ela pagou metade das prestações, mas também viveu na casa durante esse tempo.
    Por isso, julgo que deverá utilizar esse argumento para ficar com a casa e com a dívida sem dar tornas.
    Concordam com este comentário: Nene2011
  4.  # 6

Colocado por: JPSAÉ certo que ela pagou metade das prestações, mas também viveu na casa durante esse tempo.
    Por isso, julgo que deverá utilizar esse argumento para ficar com a casa e com a dívida sem dar tornas.

Nas partilhas isso não conta para nada.

Basta ler o extracto bancário com a conta corrente do empréstimo. O mais que pode pedir é metade do valor já amortizado que deve ser pouco ou nada.
    • JPSA
    • 26 outubro 2011

# 7

Repare que está-se a falar de partilhas extra-judiciais. Portanto não há aqui o conta ou não conta para nada. O que disse foi para utilizar esse argumento para com a ex-mulher.

Caso se tratasse de partilhas judiciais, aqui sim, efectivamente o facto da ex-mulher ter vivido na casa não conta para nada.

Se metade do valor amortizado for pouco ou nada e o daniel1970 quiser pagar, esteja à vontade a sua ex-mulher agradece e talvez seja o mais justo, ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daniel1970
  5.  # 8

obrigado a todos, mas vou arranjar um advogado, acho que o mesmo que serviu para o divorcio já não serve para as partilhas, acho que estou talvez a ser enganado.
    Quando o advogado me ligou ele falou-me em metade do valor patrimonial da casa.
    Então isso quer dizer que eu fico com a casa, com a divida ao banco na totalidade e ainda tenho de lhe metade do valor patrimonial da casa ?
    • PMir
    • 26 outubro 2011

# 9

Viva,

Colocado por: daniel1970obrigado a todos, mas vou arranjar um advogado, acho que o mesmo que serviu para o divorcio já não serve para as partilhas, acho que estou talvez a ser enganado.
    Então isso quer dizer que eu fico com a casa, com a divida ao banco na totalidade e ainda tenho de lhe metade do valor patrimonial da casa ?

Já passei por isso há uns anos, o que tem a fazer é, metade do alor da casa (na actualidade) é parte da sua ex-mulher, assim como metade d divida ao bano.
    É fazer o encontro de contas...

Caso queira mais do que isso, arrange um (bom) advogado.

Cumpts,
    PMir
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daniel1970
  6.  # 10

Quando o advogado falou em valor patrimonial, quis se referir ao valor patrimonial dado pelas finanças (77.654€) ou o valor da avaliação da casa feita pelo banco em Março/2010 (104.000€) ?
  7.  # 11

so o advogado o poderá ilucidar sobre que metade pretende a sua ex-mulher!
    volto-lhe a dizer arrange um advogado, senao vai ser enganado....... o advogado da sua ex-mulher representa-a a ela nao a si.... logo defende os interesses dela nao os seus.... alem de que ele deve receber mediante aquilo que conseguir!
  8.  # 12

Colocado por: daniel1970obrigado a todos, mas vou arranjar um advogado, acho que o mesmo que serviu para o divorcio já não serve para as partilhas, acho que estou talvez a ser enganado.

Deixe a sua ex insistir que é bom negócio,
    e quando ela acreditar que o convenceu,
    proponha-lhe o mesmo com 10% de desconto.
    È de amigo, ninguém o pode negar.
  9.  # 13

Vou ser ordinário . . . . . . . . O
    (estão a ver a bolinha em cima à direita?)

Suponha que o advogado da sua ex-mulher tem um "interesse particular" nela.
    (pronto! Já disse)
    E que esse advogado vai ficar com metade de tudo o que você ceder à sua ex-mulher.

Se vocês estavam casados com comunhão de adquiridos , pagaram as despesas a meias, e se não querem ter problemas em que os únicos que ficam a ganhar são os advogados(!!!), dividam o mais rigorosamente possível AO MEIO aquilo que tinham em comum. Incluindo as dívidas(!!).

valor patrimonial 77.654 euros
    empréstimo bancário 75.000euros
    valor amortizado (consultar o banco. Por exemplo...): 1.346euros.
    Valor a entregar à sua ex-mulher: (77.654 - (75.000-1.346) ) /2 = 2.000 euros.

Não esqueça que, quando for ao banco dizer que o empréstimo da casa vai passar a ser pago apenas por si, o mais certo é AUMENTAREM-LHE o spread . Isto é, a casa vai ficar-lhe BEM MAIS CARA do que se fosse paga pelos dois.
    Tem a certeza que PODE ficar com a casa ? (Já se informou junto do seu banco?)
    É que uma coisa é QUERER. Outra é poder...
  10.  # 14

obrigado a todos. Vou arranjar um advogado.
    Abraços.
  11.  # 15

Alguém conhece um bom advogado em divórcios na área de Matosinhos/Porto?
  12.  # 16

Alguém conhece um bom advogado em divórcios na área de Matosinhos/Porto?

0.0177 seg. NEW