Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 9 novembro 2011

     # 1

    Vivam!

    Curioso o esquema que apresenta que não é comum. Se é assim tem de nos explicar melhor que espaço tem entre os dois pisos, porque disso depende o sistema.

    "Fassam" parte.
  1.  # 2

    Que sons quer isolar, aéreos ou de percussão?
  2.  # 3

    Colocado por: anastacio79caros colegas de forum!
    Tenho uma casa com dois pisos aonde existe uma caixa de ar entre elas,o que devo fazer para para melhorar o isloamento acustico.
    informo que ambas tem placa ligeirada( uma com abobadilha em esp ripada e outra com ceramica )


    coloque lã de rocha entre as duas placas, tire umas abobadilhas de EPS e coloque por ai a lá de rocha.
  3.  # 4

    Será que só colocar lã de rocha em cima da placa ligeira em abobadilha em eps melhora o isolamento acustico
    •  
      alv
    • 9 novembro 2011

     # 5

    Vivam!
    E eles a darem-lhe com a lã de rocha!
    Caro anastacio, se conseguir ter espaços para colocar qualquer coisa, a única coisa que pode ajudar será um absorsor que lhe vai fazer com que os ruídos por via aérea se dissipem pelas diferenças de valores das ressonâncias das duas lajes. Assim além de ser a solução mais eficiente é a mais económica e tem de ter uma série de cuidados que é não deixar nenhum buraquinho, porque nesse particular, qualquer buraco reduz a eficiência, tendo o cuidado de sobrepor bem nas emendas e nas paredes levantar cerca de 20cm para que tudo fique bem "acomodado".
    Agora uma coisa tenha em mente: Se se tratar de ruído por condução aérea, conte com melhorias, mas não conte que isso seja a solução dos seus problemas.
    "Fassam" parte.
  4.  # 6

    anastacio, porque essa construção? Duas lajes?
  5.  # 7

    vou ver se consigo explicar por desenho
  6.  # 8

    O problema já vem quem construiu a 1 andar da habitação, pensou talvez que com a caixa de ar que tem entre as duas placas ligeiras reduzi-se o barulho aereo.(Penso eu)
  7.  # 9

    Colocado por: anastacio79Será que só colocar lã de rocha em cima da placa ligeira em abobadilha em eps melhora o isolamento acustico


    eu diria que sim
    imagens de isolamento de um estúdio
      estudio03g.jpg
      estudio02g.jpg
    •  
      alv
    • 10 novembro 2011

     # 10

    Vivam!

    Fernando, ao ver essas imagens fico assustado.
    Vejo dois painéis de LR encostados a barrotame de suporte do MDF de 25 ou 30mm sem serem cruzados e uma juntas mixurucas sob os barrotame, e ainda por cima o MDF encostado à parede de alvenaria! O que para aí vai, o que vale é que o material é generoso e funciona por defeito!
    Para não cair no erro de criticar se dar soluções, o que faria, melhor o que faço nesses casos:
    De baixo para cima, uma camada dupla de corticite de 30mm, cruzada, seguida de uma camada simples de MFD,de 16mm, dessolidado das paredes laterais com afastamento ou com um elastómero qualquer, seguido de uma tela resiliente de 5mm e por fim uma segunda camada de MDF de 166, cruzada com a primeira, aparafusada por forma a fazer um bloco, e por fim uma camada de desgaste que deverá ser em alcatifa ou um vinifico em rolo.
    Voltando ao isolamento que deu origem a esta discussão, insisto que o mais fácil, barato e eficiente é mesmo a MLV, porque o que o Anastacio Necessita é mesmo de alguma coisa fofa que faça de absorsor, já que a condução por via sólida já ninguém lhe resolve e ele acaba por ter na realidade uma caixa de ressonância em que o ruído que se produz na laje de cima ecoa e é amplificado pelo efeito de ressonância, reflectindo-se na membrana menos densa da laje de baixo. Essa coisa está a funcionar como um tambor, pelo que a manta resolverá.

    À falta de assuntos sobre placas de gesso, fiz parte.
    •  
      alv
    • 10 novembro 2011

     # 11

    Vivam!
    Eu não digo que você é um reinadio?
    Então acha que quem faz um trabalho daqueles se deu ao trabalho? Repare nos topos que estão virgens; seria coincidencia a mais, se tivesse havido cortes que não tivessem ficado à vista por forma a que as emendas virgens coincidissem todas umas com as outras...Bom se calhar já sou eu a ver fantasmas. Tenho de ir ao outro lado ao outro que cola as placas. ainda se fossem as Kerdi Board do nosso amigo Saldanha:)
  8.  # 12

    Alv essas imagens foram tiradas de um gabinete especializado em projectos acusticos com o qual não tenho nenhuma ligação, servem apenas para ilustrar sem entrar em pormenores, sinceramente não sei se está bem ou mal, se calhar fazia diferente fazia mas não sou especialista de som.
    •  
      alv
    • 11 novembro 2011 editado

     # 13

    Vivam!

    Colocado por: Fernando Gabriel ArqAlv essas imagens foram tiradas de um gabinete especializado em projectos acusticos com o qual não tenho nenhuma ligação, servem apenas para ilustrar sem entrar em pormenores, sinceramente não sei se está bem ou mal, se calhar fazia diferente fazia mas não sou especialista de som.


    Fico mais aliviado por não ser sua.
    O sentido dos reparos às imagens, que valem mais que as mil palavras que escrevo, é para que quem nos lê, e muita gente nos lê, possa distinguir uma coisa bem feita duma que para quem está menos atento possa parecer bem, mas que não está. Apenas isso.
    "Fassam" parte.
  9.  # 14

    Colocado por: alvVivam!



    Fico mais aliviado por não ser sua.
    O sentido dos reparos às imagens, que valem mais que as mil palavras que escrevo, é para que quem nos lê, e muita gente nos lê, possa distinguir uma coisa bem feita duma que para quem está menos atento possa parecer bem, mas que não está. Apenas isso.
    "Fassam" parte.


    foi aqui, uma empresa brasileira
    http://www.acusticambiental.com/serv_Estudio.html
  10.  # 15

    ah, já estou mais descansado.

    sem bandas acusticas e tudo o resto estava com alguma dificuldade a acreditar.

    mas, faça as coisas como quiser os disparates são tantos que depois ganho mais a resolver os problemas do que a dar soluções.

    ab
  11.  # 16

    Bom dia carios colegas do forum, gostava de saber na vossa opinião qual o melhor isolamento acustico e sonoro para colocar em cima de uma laje ligeira em abobadilha em ceramica.
  12.  # 17

    Moradia ou apartamento?
    O que vai dividir a laje? isto é, o que vai ser por cima da laje e o que existe por baixo?
    Isolar a sons de percussão, sons aéreos ou ambos?
    Que acabamentos vai ter a laje?

    Penso que terá de responder a essas perguntas para que lhe consigam dar uma opinião mais específica.
  13.  # 18

    Boa tarde peso desculpa por não indicar alguns promenores, mais aqui vai,moradia ,onde vou abrir um buraco para aproveitar o sotão com 70m2 e queria por piso flutuante mas primeiro queria por um bom isolamento acustico e sonoro
  14.  # 19

    Na térmica de edifícios define-se uma barreira isolante para diminuir as trocas de energia térmica entre o interior habitável e o exterior.
    Usualmente este interior será toda a zona interior da casa com exceção de garagens e algumas divisões de arrumos (não existe presença constante de utilizador/es).
    Assim, o isolamento faz-se no perímetro do conjunto das divisões - isto é, isola-se os planos (paredes e Lajes) que estão em contacto directo com o exterior e o interior.
    No seu caso, se o sótão não for para arrumos mas sim para vivência este fará parte das zonas aquecidas e portanto não deverá existir isolamento no pavimento (não se faz a divisão térmica entre o andar do sótão e o andar inferior) - permitindo assim que o mesmo beneficie do aquecimento existente, ou arrefecimento.
    Quanto ao isolar dos sons - penso que o problema maioritário será os sons por percussão, e estes ficam resolvidos com o pavimento flutuante. Para tal é necessário que o mesmo sejam montado com rigor e respeitando a desligação completa do revestimento do suporte estrutural. Isto é, deve levar camadas absorventes (alguém poderá lhe indicar os melhores produtos ou produtos tipo para tal) e assente sobre esta camada elástica ficará o revestimento, em madeira presumo. Deve ter em atenção que o revestimento não deve tocar nas laterais das paredes - rodapés - devendo aqui subir com a camada elástica para fazer o remate. Resumidamente, o revestimento não deve tocar nenhum elemento para alem do material elástico. para precaver melhor a passagem dos sons pode sempre acrescentar um isolante para sons aéreos ante da camada de revestimento. Se por acaso o sótão não tiver qualquer "fechamento" com o piso de baixo (diga-se uma porta pro exemplo) é escusado isolar os sons aéreos.

    mais poderei dizer conforme lhe forem surgindo dúvidas ou outros comentários.
  15.  # 20

    Bom dia, apos ter lido o seu comentário percebo perfeitamente o que diz, mas continuo sem saber qual isolamemto acustico e sonoro mais eficaz para colocar em cima de ula laje ligeira em abobadillha em ceramica com futuro acabamento em pavimento flutuante.
 
0.0243 seg. NEW