Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Como alguns sabem estão a decorrer as obras de substituição do telhado da minha casa. Foi feita uma comunicação à camara / pedido de autorização em que foi pedida a substituição do telhado com a manutenção dos materiais e cores existentes. (que segundo fui informado por eles é o que a lei permite sem projecto).
    Foi mantido o telhado em madeira com telha ceramica mas dado o estado da estrutura foi necessário fazer um lintel de coroamento (que subiu um pouco a parede), alinhar o telhado e na parte mais deteriorada (a adega que consitui uma secção à parte) foi necessário reforçar uma parede existente (que já era em tijolo furado de 15) com uma parede interior de tijolo de 22 que levou 2 pilares na zona do portão. Na adega foi também necessário subir um pouco as empenas de modo a dar maior escoante ao telhado e diminuir o esforço transversal na estrutura.
    Uma parte da casa já tinha telha lusa e a restante era telha de canudo que foi substituida por telha lusa.

    A camara está a levantar problemas com a parede de reforço que foi feita na adega e com o lintel porque segundo eles são feitos de materiais não originais da construção e que requerem projecto (gostava de saber se alguém faz ainda os tijolos de adobe)
    Supostamente vou receber uma carta para ir falar com o arquitecto.

    A meu ver apenas estou a melhorar a segurança da construção e a reforçar a estrutura existente sem alterar a fachada. (a obra seria inviavel sem estes adicionais e mais valia deixar cair as paredes)

    Alguém sabe se posso ser multado ou a obra embargada por isto?
    O que diz a lei a respeito?

    Obrigado
  2.  # 2

    Creio que o problema não é «não ter usado os materiais originais».
    É «ter usado betão armado» (lintel de coroamento; pilares).
    E, possivelmente, por ter aumentado a altura das emprenas.

    Esses aumentos de segurança, e reforços de estrutura não devem ser feitos a olhómetro. Precisam de licença da Câmara.

    Acho estranho não lhe terem embargado a obra...

    No mínimo vão-lhe "pedir" que "meta" um processo de licenciamento com o projecto e cálculos de estabilidade que justifiquem as obras que fez.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  3.  # 3

    Colocado por: TenazesA camara está a levantar problemas com a parede de reforço que foi feita na adega e com o lintel porque segundo eles são feitos de materiais não originais da construção e que requerem projecto (gostava de saber se alguém faz ainda os tijolos de adobe)


    o que lhe estão a dizer é que se ia meter materiais novos teria de colocar projecto, o que não quer dizer que não fosse desse material na mesma e não fosse aprovado.
    mas como disse o luis, será mais pelas empenas/alteração da estrutura e talvez da telha lusa.

    o que tem de fazer é ouvir o que tem a dizer o arquitecto, quase de certeza que a intenção dele não é a de multar ou embargar mas arranjar solução para o que fez.
    pode ter que mexer em alguma coisa, mas mais vale isso que embargar/demolir o que fez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  4.  # 4

    Obrigado pelos comentários.

    Caro Fernando Gabriel, dado que o telhado da caa já está posto e o da adega está em vias disso, que solução/alteração poderá haver?
    Nem sabia que havia tanto problema com isto, dado o estado da construção e para ficar uma coisa como deve ser não havia solução melhor/mais económica, nunca me passou pela cabeça que existisse este problema.

    O meu maior medo é o da demolição ou uma multa pesada...

    um abraço
  5.  # 5

    Colocado por: TenazesCaro Fernando Gabriel, dado que o telhado da caa já está posto e o da adega está em vias disso, que solução/alteração poderá haver?


    são capazes de pedir projecto de estruturas, terá de pedir para lhe fazerem isso
    com as empenas é que não sei, depende para onde estão viradas, do alinhamento que existia antes, se tambem mexeu na cercea (alçados com via publica)
    nisto terá mesmo de ouvir o arquitecto
  6.  # 6

    Projecto de estruturas que vai inlcluir a solução da cobertura...
 
0.0111 seg. NEW