Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Mesmo sendo parte interessada na matéria, sou um pouco contra esses ventiladores que ficam no vidro. São uma aberração estética.

Recomendo VMC ou então, se quiserem mesmo ventiladores embutidos na caixilharia, recomendo os SOFI Vario-Air. Que são bem mais caros, mas são muito mais "jeitosos".
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 42

Ou grelhas de embutir no aro, que são um meio-termo bastante aceitável.
  3.  # 43

Colocado por: SkinkxOu grelhas de embutir no aro, que são um meio-termo bastante aceitável.

Já as tenho aplicado, mas se fosse para mim, não as queria. Mais depressa punha ventiladores nas paredes.
  4.  # 44

Vou aqui puxar este tópico porque a minha dúvida é sobre o mesmo assunto, no meu projeto térmico vem 2 propostas para renovação de ar, ou grelhas nas janelas, ou na parede. Ora nenhuma delas esteticamente é bonita e por isso andei a questionar o empreiteiro e o técnico se tinha mesmo que colocar isto, e a resposta deles foi que sim, que desde o início deste ano a lei tem que ser cumprida mesmo, correndo o risco do técnico perder a licença caso não seja cumprida a lei e ele "aprove" a casa.

Isto é mesmo assim? É que tenho um familiar que também está a construir casa, mas um pouco longe da minha, distrito vizinho, e perguntei que opção lhe tinham proposto para a renovação de ar, e ele diz-me que nenhuma. Quando eu lhe disse o que me disseram a mim, ele ficou preocupado que depois não lhe dessem a licença de habitação e foi questionar o empreiteiro, ao que ele lhe respondeu que nunca aplicou nada disso até hoje, nem sabia de nada disso.

Isto é mesmo obrigatório? Não estou a perguntar por mim, se o meu técnico diz que sim, tenho que colocar e pronto, se não depois não me passa o certificado, agora no caso desse familiar achei estranha aquela resposta. Isto é lei de concelho, ou é nacional?

E já agora outra questão, alguma sugestão para uma solução mais escondida? O empreiteiro falou numas que já tinha ouvido falar de aplicar na caixa do estore, falei com o técnico ele diz que pode ser mas desde que tenha 45m3/h de caudal de ar. Alguma outra solução que tenham conhecimento?

Obrigado
  5.  # 45

Colocado por: tiagooliveira20E já agora outra questão, alguma sugestão para uma solução mais escondida?

e o arquiteto não o ajuda nessas questões? não discute isso com ele?
  6.  # 46

Na casa de um familiar, esqueceram esse pormenor, e depois tiveram q comprar umas grelhas para colocar nas janelas...
    https://forumdacasa.com/discussion/49088/6/grelhas-de-ventilacao-autoregulaveis/#Comment_1513727
  7.  # 47

Colocado por: Pedro Barradas
    e o arquiteto não o ajuda nessas questões? não discute isso com ele?

O Arquiteto mandou-me falar com o técnico do térmico, que foi o que fiz. Ele diz que posso aplicar outra solução desde que cumpra a tal renovação de ar de 45m3/h, e depois trazer a ficha técnica da solução usada para ele aprovar.
  8.  # 48

Então faça de acordo.
  9.  # 49

Colocado por: Pedro BarradasEntão faça de acordo.

Obrigado por essa sugestão tão esclarecedora Pedro, nem foi isso que disse em cima nem nada...
  10.  # 50

Colocado por: tiagooliveira20Ele diz que posso aplicar outra solução desde que cumpra a tal renovação de ar de 45m3/h

E fazer de acordo, qual é a dúvida!? e meter nas tampas das caixas de estore, não foi a essa conclusão que chegou...
  11.  # 51

Colocado por: tiagooliveira20que desde o início deste ano a lei tem que ser cumprida mesmo, correndo o risco do técnico perder a licença caso não seja cumprida a lei e ele "aprove" a casa.

a lei é de 2013
  12.  # 52

Colocado por: tiagooliveira20Isto é mesmo obrigatório?

sim
    é obrigatorio.
    pode meter ventilação natural ou mecanica. desde que cumpra uma renovação de ar de 40 % do volume da casa
  13.  # 53

Colocado por: tiagooliveira20E já agora outra questão, alguma sugestão para uma solução mais escondida?

tem estas assim.
    vão buscar ar ao interior da caixa de estore, depois mete um cortinado e nem se vê.
    tem de complementar com extracção nas casas de banho e cozinha / despensas
    Concordam com este comentário: jorgealves, Pedro Barradas
      solução1_com_isolamento_acustico.JPG
  14.  # 54

Colocado por: fernandoFerreira
    tem estas assim.
    vão buscar ar ao interior da caixa de estore, depois mete um cortinado e nem se vê.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    se ligar todas as bocas de extracção a um unico ventilador fica com uma VMC simples fluxo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, Pedro Barradas
  15.  # 55

Colocado por: Pedro Barradas
    E fazer de acordo, qual é a dúvida!? e meter nas tampas das caixas de estore, não foi a essa conclusão que chegou...

Eu pedi sugestões para ter outras opções que fossem discretas. Não perguntei se essa opção dava ou não dava.

a lei é de 2013

Mas segundo parece muita gente andava a fugir à lei, dando a volta a alegar que abrir o oscilobatente resolvia. Parece que este ano isso deixou de pegar.
    Acho estranho é o meu familiar não ter nada previsto..

tem estas assim.
    Concordam com este comentário:jorgealves,Pedro Barradas

Obrigado pela sugestão Fernando, esse também não agrada muito porque está escondido com cortina, mas se abrir-mos a cortina acaba por ficar à mostra..

Alguém sabe quais são os tais que se aplicam na caixa de estore por dentro?
  16.  # 56

Porque não pensa em instalar uma VMC de duplo fluxo? Vai ter tecto falso? Tem possibilidade de instalar condutas pelo tecto falso?
  17.  # 57

Colocado por: BigmousePorque não pensa em instalar uma VMC de duplo fluxo? Vai ter tecto falso? Tem possibilidade de instalar condutas pelo tecto falso?

Já pensei, mas fica muito caro. Já meti PRH que de inicio não estava nos planos, mudei a cor das janelas que fez disparar mais o valor das mesmas, mais algumas alterações entretanto planeadas já temos a casa 20k mais cara que de início, não podemos derrapar muito mais. Temos que ir para uma opção mais económica.
    Pelo que pesquisei não deve haver nenhuma mais discreta que as da caixa de estore, devemos ir para essas.
  18.  # 58

Colocado por: tiagooliveira20Pelo que pesquisei não deve haver nenhuma mais discreta que as da caixa de estore, devemos ir para essas.

As q o meu familiar colocou, a meu ver, são mais discretas q essas das fotos q têm colocado aqui...
    Agora não sei é se consegue à mesma cor da caixhilharia? Já falou com a empresa q lhe fez a caixilharia?
  19.  # 59

Pense para já deixar a tubagem instalada e no futuro instala a maquina quando tiver disponibilidade.

quanto pisos tem a casa?

Colocado por: tiagooliveira20

Já pensei, mas fica muito caro. Já meti PRH que de inicio não estava nos planos, mudei a cor das janelas que fez disparar mais o valor das mesmas, mais algumas alterações entretanto planeadas já temos a casa 20k mais cara que de início, não podemos derrapar muito mais. Temos que ir para uma opção mais económica.
    Pelo que pesquisei não deve haver nenhuma mais discreta que as da caixa de estore, devemos ir para essas.
  20.  # 60

Colocado por: Anonimo06082021Vou fazer uma em que vão ser discretas...á minha maneira.

Esperamos pelas fotos no seu tópico ;)

0.0310 seg. NEW