Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Bom dia!

    Ainda bem que encontrei este tópico já que ando a tentar arranjar uma solução para o meu apartamento há algum tempo relativamente à renovação do ar e ainda não a encontrei.

    O meu apartamento, no qual habito há cerca de 1 ano e meio, tem em todas as divisórias da casa uma ligação ao exterior para renovação do ar. Essa ligação é feita através de um buraco nas sancas das cortinas que têm um tubo que liga à caixa dos estores nos quartos e na cozinha e sala à lavandaria - que é exterior. Na WC além dessa ventilação, que se encontra no teto, tenho ainda uma outra com ventilação mecânica para extrair a humidade durante os banhos. Tanto quanto consegui investigar estes tubos para renovação do ar não têm qualquer tipo de controlo de caudal (não consegui abrir a caixa dos estores, mas as saídas da sala e cozinha são visíveis e apenas têm uma grelha).

    A minha casa tem orientação a Este, sul e oeste, e os quartos orientados a este, principalmente o meu que tem WC, ficaram muito frios no inverno passado, inclusive na WC da suite quando está vento sente-se muito bem a corrente de ar a sair da entrada de ar. Esta entrada de ar não controlada torna a divisão extremamente fria. Nota-se uma grande diferença de temperatura dos quartos para a sala, e estamos a falar de um apartamento de 120 m2! Além do desconforto este problema também me acarreta-me um maior custo de aquecimento/arrefecimento (deduzo que o inverso ocorra no verão), já que mesmo com um radiador eléctrico ligado durante 6 horas a WC nos dias mais frios não passa dos 20/21 graus de manhã quando vou para o banho.

    Sei que a solução mais rápida é colocar uns registos nas entradas de ar, pelo menos na WC, e fechá-los/abri-los conforme necessário, mas dado que eles estão no teto acaba por ser uma rotina chata o que já se sabe que o que vai acontecer é o registo ficar sempre fechado. Nem vou mencionar os quartos onde teria que subir de escadote à sanca para os abrir/fechar.

    Encontrei então estas grelhas de ventilação autoreguláveis, que ainda não consegui perceber a 100% se poderão resolver ou melhorar este problema de forma autónoma mas que me levanta dúvidas já que ainda não consegui perceber a 100% o seu funcionamento. Alguém me poderia ajudar com dicas sobre o assunto?

    Anexo algumas fotos, dos tubos e da casa em fase de construção onde se vê a ligação dos tubos à caixa de estores. Em todas as divisões os tubos são de 10cm de diâmetro, pelo que essas soluções rectangulares não parece servirem para aqui. A foto da grelha é numa WC, as saídas da sala e cozinha são idênticas.

    Obrigado!
      IMG_8923.jpeg
      IMG_8903.jpeg
      inst.jpg
  2.  # 102

    Ninguém? :)
  3.  # 103

    Estou a construir e não tenho a necessidade de instalar as grelhas em causa.
  4.  # 104

    Colocado por: tonidastrevasinst.jpg


    esta foto é onde?

    onde liga esse tubo?
  5.  # 105

    Esta é num quarto, mas todas as divisões tem o mesmo. Liga à caixa do estore e depois a um buraco na sanca das cortinas, como mostro numa das fotos
  6.  # 106

    Alguém? :)
  7.  # 107

    ???
  8.  # 108

    Ninguém???
  9.  # 109

    Em construção residencial nova, actualmente, a solução VMC Simples + grelhas de admissão autoregulaveis ainda é aceite? Ouvi dizer que agora tem que ser VMC de duplo fluxo.
  10.  # 110

    Colocado por: ZeMac86Em construção residencial nova, actualmente, a solução VMC Simples + grelhas de admissão autoregulaveis ainda é aceite?

    claro que sim.
 
0.0222 seg. NEW