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    • su su
    • 27 outubro 2011 editado

     # 1

    Boa tarde, gostaria de pedir ajuda aos mais entendidos que eu, o que agradeço.
    Adquiri um sistema solar térmico para aquecimento das águas há cerca de 2 anos mas só foi instalado há pouco menos de 1 ano.
    É um immosolar de circulação forçada com caldeira de 300l e módulo solar (resistência para quando não há sol).
    Quando foi instalado pelo instalador era primavera, alguns dias nebulados mas a água sempre veio quentinha. No entanto as contas da luz eram altíssimas pelo que desconfiei que a resistência pudesse estar ligada em permanência... E a água da caldeira estava sempre a 60 graus, mesmo nos dias enconbertos e com chuva, pelo que falei com o instalador que desvalorizou a situação e eu também deixei andar... e entretanto veio o verão e eu percebi, depois de estudar um bocadinho os manuais, que nesta altura a resistência estava efectivamente desligada (mas esteve ligada durante muito tempo).
    Só passados alguns meses é que precisei de ligar mesmo a resistência porque a água começou a ficar fria, e conforme me tinham ensinado, pus o temporizador para o período da manhã, para experimentar os banhos.
    Nunca funcionou, a luz da resistência nem sequer acendia... Andei a banhos frios durante muitos dias até que a marca decidisse enviar novamente o técnico, até fui insultada por ser insistente e "reclamona" (como se tomar banho de água fria no inverno fosse coisa pouca). O técnico foi lá algumas vezes e andou literalmente aos papéis... vi que devia ser novato... exigi o engenheiro supervisor da marca que lá apareceu, a custo, passados mais alguns dias e só me faltou bater, como se eu estivesse a incomodá-lo tremendamente. Mas substituiu a resistência, disse que a outra entretanto se tinha estragado 8com o quê é que eu não sei, pois supostamente devia estar desligada) mas nunca nibguém me explicou realmente o que sucedeu, respostas evasivas, fui altamente maltratada por ter pedido reparação do sistema e ter insistido quendo a mesma não ocorreu passada 1 semana...
    Como não quis ficar na ignorância, falei com uma pessoa conhecida mais ou menos entendida no assunto, que na altura fez uma espécie de diagnóstico da situação: aparentemente a resistência pode ter estado ligada directamente à electricidade, e não ao termostato o que levou à falência da resistência (entretanto eu andei a pagar a luz altíssima)... esta pessoa disse-me também que detectou uma série de irregularidades na instalação, deste tubagens desprotegidas (ou com papel de alumínio rasca), instalação eléctrica duvidosa e perigosa, a manta de protecção da caldeira deteriorada e cheia de fungos (houve inundações no início da instalação, por incompetência do instalador) e outros pormenores...
    Enfim, mas o engenheiro sup+ervisor da marca tinha-me garantido que o problema da resistência tinha ficado resolvido, mas passado esse tempo todo, começou a fazer sol novamente (isto é algarve) e a inverno ofereceu-nos sempre dias de sol alternados o que fez com que nunca mais fosse preciso utilizar a resistência (até ontem), ou seja, fiquei sem saber se realmente a resistência substituída estava ok.
    Ontem e com as chuvas voltei a precisar de ligar a resistência e adivinhem... não funciona outra vez!
    Já contactei a marca immosolar no porto e como é do seu timbre, não agendam nada em tempo, só resolvem depois de muita insistência, fazem "má cara" quando são confrontados com os problemas do produto, etc, etc.... Estou farta disto. Gastei quase 5000 euros no sistema e instalação para isto.
    é claro que a manutenção anual obrigatória também não tem sido feita, etc, etc...
    Digam-me por favor para onde posso reclamar sobre esta marca e técnicos incompetentes! O que fazer para além de esparar semanas intermináveis outra vez... já estou com vontade de pedir para me desmontarem aquilo tudo e devolverem o dinheiro...
    Muito obrigada se pderem ajudar!
  1.  # 2

    Colocado por: su sujá estou com vontade de pedir para me desmontarem aquilo tudo e devolverem o dinheiro

    também pode ir por aí se estiver dentro da garantia, e se tem tempo era por aí mesmo que iria, mas para isso vai ter que consultar um advogado,

    antes mande uma carta registada a dar conhecimento da sua reclamação e da sua insatisfação pela avaria recorrente, e da sua intenção de resolução do contrato de compra, se não for reparada em definitivo a anomalia dentro de um prazo razoável, que pode ser por exemplo 10 dias úteis, e salientado que vai accionar todos os mecanismos legais ao seu alcance para ser ressarcida pelos danos sofridos,

    e claro que reclamação à deco pode não ajudar muito, mas sempre faz numero nas reclamações de consumidores,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: su su
  2.  # 3

    Colocado por: jorgealves
    também pode ir por aí se estiver dentro da garantia, e se tem tempo era por aí mesmo que iria, mas para isso vai ter que consultar um advogado,

    antes mande uma carta registada a dar conhecimento da sua reclamação e da sua insatisfação pela avaria recorrente, e da sua intenção de resolução do contrato de compra, se não for reparada em definitivo a anomalia dentro de um prazo razoável, que pode ser por exemplo 10 dias úteis, e salientado que vai accionar todos os mecanismos legais ao seu alcance para ser ressarcida pelos danos sofridos,

    e claro que reclamação à deco pode não ajudar muito, mas sempre faz numero nas reclamações de consumidores,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:su su


    Obrigada.
    A questão é eu nem sei da garantia daquilo... Nunca me foi dado qualquer papel de garantia... A única coisa que tenho é a factura e uma cópia ranhosa do "certificado" da instalação. Servirá para accionar a garantia? e de quanto tempo costuma ser a garantia, sabe-me dizer?
    O problema é que para aproveitar os benefícios fiscais, adquiri o sistema 1 ano antes do instalar, portanto a garantia deve estar a contar desde essa altura, dezembro de 2009...
  3.  # 4

    Colocado por: su suServirá para accionar a garantia? e de quanto tempo costuma ser a garantia, sabe-me dizer?

    se tem factura, a garantia MÍNIMA LEGAL é de 2 anos,

    se foi ao abrigo do programa solar térmico é de 6 anos

    Colocado por: su suadquiri o sistema 1 ano antes do instalar, portanto a garantia deve estar a contar desde essa altura, dezembro de 2009...

    as garantias contam a partir da data da INSTALAÇÃO.
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  4.  # 5

    Colocado por: jorgealves
    também pode ir por aí se estiver dentro da garantia, e se tem tempo era por aí mesmo que iria, mas para isso vai ter que consultar um advogado,

    antes mande uma carta registada a dar conhecimento da sua reclamação e da sua insatisfação pela avaria recorrente, e da sua intenção de resolução do contrato de compra, se não for reparada em definitivo a anomalia dentro de um prazo razoável, que pode ser por exemplo 10 dias úteis, e salientado que vai accionar todos os mecanismos legais ao seu alcance para ser ressarcida pelos danos sofridos,

    e claro que reclamação à deco pode não ajudar muito, mas sempre faz numero nas reclamações de consumidores,
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    Se adquiriu o equipamento no âmbito do Programa de Governo anterior, então ao dirigir-se ao seu banco fez um acordo com uma entidade PMElink a garantia é de seis anos, pelo que poderá reclamar junto desta entidade, o instalador deu-lhe um documento de garantia onde consta o seu CAP poderá reclamar junto da Direcção Geral de Energia queixando-se do instalador! Portanto tem aue ter todos os documentos relativos a esta aquisição-

    Contudo pela sua descrição fala em módulo solar e depois em resistência uma coisa é o modulo solar que é colocado junto do esquentador para dar apoio solar outra coisa é a resistência, nas suas afirmações constam certas ambiguidades que pelo seu desconhecimento é normal quando se refere à resistência ter sido ligada directamente á corrente sem interferência do termostato isto em principio é impossível porque a água armazenada no depósito nãp parava de aquecer o que faria disparar a válvula de segurança, inclusivê não suportava a água aquecida na tubagem e se for recente inclusivê podia rebentar a própria tubagem, é pena não residir no distrito de Lisboa senão oferecia-me gratuitamente para analisar o seu caso, porque acima de tudo devemos preservar a boa imagem da energia solar e são casos como estes que por vezes leva ao especctro que a energia solar cria na mentalidade das pessoas.
    Contudo vou analisar mais a pormenor o seu depoimento e voltarei a colocar algumas questões

    Saudações ecológicas
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  5.  # 6

    Colocado por: su suBoa tarde, gostaria de pedir ajuda aos mais entendidos que eu, o que agradeço.
    Adquiri um sistema solar térmico para aquecimento das águas há cerca de 2 anos mas só foi instalado há pouco menos de 1 ano.
    É um immosolar de circulação forçada com caldeira de 300l e módulo solar (resistência para quando não há sol).
    Quando foi instalado pelo instalador era primavera, alguns dias nebulados mas a água sempre veio quentinha. No entanto as contas da luz eram altíssimas pelo que desconfiei que a resistência pudesse estar ligada em permanência... E a água da caldeira estava sempre a 60 graus, mesmo nos dias enconbertos e com chuva, pelo que falei com o instalador que desvalorizou a situação e eu também deixei andar... e entretanto veio o verão e eu percebi, depois de estudar um bocadinho os manuais, que nesta altura a resistência estava efectivamente desligada (mas esteve ligada durante muito tempo).
    Só passados alguns meses é que precisei de ligar mesmo a resistência porque a água começou a ficar fria, e conforme me tinham ensinado, pus o temporizador para o período da manhã, para experimentar os banhos.
    Nunca funcionou, a luz da resistência nem sequer acendia... Andei a banhos frios durante muitos dias até que a marca decidisse enviar novamente o técnico, até fui insultada por ser insistente e "reclamona" (como se tomar banho de água fria no inverno fosse coisa pouca). O técnico foi lá algumas vezes e andou literalmente aos papéis... vi que devia ser novato... exigi o engenheiro supervisor da marca que lá apareceu, a custo, passados mais alguns dias e só me faltou bater, como se eu estivesse a incomodá-lo tremendamente. Mas substituiu a resistência, disse que a outra entretanto se tinha estragado 8com o quê é que eu não sei, pois supostamente devia estar desligada) mas nunca nibguém me explicou realmente o que sucedeu, respostas evasivas, fui altamente maltratada por ter pedido reparação do sistema e ter insistido quendo a mesma não ocorreu passada 1 semana...
    Como não quis ficar na ignorância, falei com uma pessoa conhecida mais ou menos entendida no assunto, que na altura fez uma espécie de diagnóstico da situação: aparentemente a resistência pode ter estado ligada directamente à electricidade, e não ao termostato o que levou à falência da resistência (entretanto eu andei a pagar a luz altíssima)... esta pessoa disse-me também que detectou uma série de irregularidades na instalação, deste tubagens desprotegidas (ou com papel de alumínio rasca), instalação eléctrica duvidosa e perigosa, a manta de protecção da caldeira deteriorada e cheia de fungos (houve inundações no início da instalação, por incompetência do instalador) e outros pormenores...
    Enfim, mas o engenheiro sup+ervisor da marca tinha-me garantido que o problema da resistência tinha ficado resolvido, mas passado esse tempo todo, começou a fazer sol novamente (isto é algarve) e a inverno ofereceu-nos sempre dias de sol alternados o que fez com que nunca mais fosse preciso utilizar a resistência (até ontem), ou seja, fiquei sem saber se realmente a resistência substituída estava ok.
    Ontem e com as chuvas voltei a precisar de ligar a resistência e adivinhem... não funciona outra vez!
    Já contactei a marca immosolar no porto e como é do seu timbre, não agendam nada em tempo, só resolvem depois de muita insistência, fazem "má cara" quando são confrontados com os problemas do produto, etc, etc.... Estou farta disto. Gastei quase 5000 euros no sistema e instalação para isto.
    é claro que a manutenção anual obrigatória também não tem sido feita, etc, etc...
    Digam-me por favor para onde posso reclamar sobre esta marca e técnicos incompetentes! O que fazer para além de esparar semanas intermináveis outra vez... já estou com vontade de pedir para me desmontarem aquilo tudo e devolverem o dinheiro...
    Muito obrigada se pderem ajudar!


    Primeira questão:
    Poderá indicar a orientação dos painés e a sua inclinação?

    . Tem que solicitar que ponham mais liquido solar no sistema do circuito primário, veja e diga-me a pressão existente no caudalimetro (um visor que existe mo grupo de bombagem) se estiver abaixo de 2 então é este o caso não tem liquido suficiente o que obriga a um trabalho complementar da resistência eléctrica e aí resultante de um aumento brutal de consumo de electricidade.

    Aguardo seus comentários
  6.  # 7

    Contudo pela sua descrição fala em módulo solar e depois em resistência uma coisa é o modulo solar que é colocado junto do esquentador para dar apoio solar outra coisa é a resistência, nas suas afirmações constam certas ambiguidades que pelo seu desconhecimento é normal quando se refere à resistência ter sido ligada directamente á corrente sem interferência do termostato isto em principio é impossível porque a água armazenada no depósito nãp parava de aquecer o que faria disparar a válvula de segurança, inclusivê não suportava a água aquecida na tubagem e se for recente inclusivê podia rebentar a própria tubagem, é pena não residir no distrito de Lisboa senão oferecia-me gratuitamente para analisar o seu caso, porque acima de tudo devemos preservar a boa imagem da energia solar e são casos como estes que por vezes leva ao especctro que a energia solar cria na mentalidade das pessoas.
    Contudo vou analisar mais a pormenor o seu depoimento e voltarei a colocar algumas questões


    Olá.
    Pois é, desculpe-me as incongruências, é mesmo por desconhecer tecnicamente a complexidade deste tipo de sistemas.... é mais ou menos chinês para mim...
    A orientação dos painéis é a sul e a 45 graus e sem árvores a sombrear, portanto sol não falta, salvo durante 1 ou 2 meses de inverno, altura em que a resistência tem mesmo de ser accionada. Vou ver essa questão da pressão e digo-lhe assim que puder.
    Muito obrigada pela ajuda!
    • lbvp
    • 28 outubro 2011

     # 8

    Contactos do representante/ importador da immosolar
    IS-Energy, Lda.
    Urb. Industrial Pinheiral,Lt.4 AZ
    P - 8600-306 Lagos - Chinicato
    Tel.: +351 282760421
    Fax: +351 282760437

    Conselho tire a resistência e coloque uma nova (35€ já com termostato) com uma ficha macho que depois liga a um relogio programador de 5€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: su su
  7.  # 9

    Colocado por: lbvpConselho tire a resistência e coloque uma nova (35€ já com termostato) com uma ficha macho que depois liga a um relogio programador de 5€

    conselho, não faça nada, chateia-os com a garantia e ponto final, ou devolvem o dinheiro gasto mais despesas,

    vender é muito bonito, na assistência pós-venda é que se vê a qualidade das empresas,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: su su
  8.  # 10

    Olá.
    Sr. Costa53, já estive a ver o caudalímetro, penso que é um medidor analógico, tipo termómetro, que está junto a um aparelhómetro preto (revestido a esferovite preta), não é? Porque tem outro painel com valores digitais, temperaturas, etc mas deve ser outra coisa... Mas o Caudalímtreo está no zero!
    portanto, para além do eventual problema com a resistência, deve também haver o problema da pressão... E suspeito que isto porque nunca foi feita manutenção...
    Quanto ao apoio técnico, eu sei que é em lagos, mas como normalmente são demorados na resposta e o apoio é sempre deficiente, opto por contactar directamente a sede, na Maia, embora sejam mal educados quando pressionados a agir, já me ofenderam e tudo, mas costumam fazer mais pressão sobre lagos.
    Até agora ainda não responderam aos pedidos de agendamento da reparação, incrível... nem se dignam a dar uma satisfação desde dia 26 e agora com um fim de semana e feriado pelo meio...
    Só vos digo uma coisa: immosolar, é para esquecer... a suposta qualidade dos aparelhos dilui-se completamente com o péssimo serviço!
  9.  # 11

    é por estas situações que por vezes um sistema com qualidade fica mal visto, vou ser sincero a sua unica preocupação devia ser se tem agua quente ou não, o resto da parte tecnica deixe para quem de direito, o funcionamento do sistema é simples mas torna-se complicado para quem não esta dentro do assunto, o que deve fazer é o que alguem ja postou aqui o envio da reclamação por carta registada e com a notificação que todos os encargos recorrentes do mau funcionamento do sistema serão apresentados á empresa atraves se necessario por via juridica.
    não percebo a complicação que se faz so por trocar uma resistencia e meter liquido nos paineis, a satisfação de um cliente é sempre a melhor publicidade que se tem. enfim!!
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  10.  # 12

    na minha opinião faça queixa e não mexa em nada no momento em que voce colocar nem que seja uma peça de 1 euro perde a garantia!
  11.  # 13

    Colocado por: su suOlá.
    Sr. Costa53, já estive a ver o caudalímetro, penso que é um medidor analógico, tipo termómetro, que está junto a um aparelhómetro preto (revestido a esferovite preta), não é? Porque tem outro painel com valores digitais, temperaturas, etc mas deve ser outra coisa... Mas o Caudalímtreo está no zero!
    portanto, para além do eventual problema com a resistência, deve também haver o problema da pressão... E suspeito que isto porque nunca foi feita manutenção...
    Quanto ao apoio técnico, eu sei que é em lagos, mas como normalmente são demorados na resposta e o apoio é sempre deficiente, opto por contactar directamente a sede, na Maia, embora sejam mal educados quando pressionados a agir, já me ofenderam e tudo, mas costumam fazer mais pressão sobre lagos.
    Até agora ainda não responderam aos pedidos de agendamento da reparação, incrível... nem se dignam a dar uma satisfação desde dia 26 e agora com um fim de semana e feriado pelo meio...
    Só vos digo uma coisa: immosolar, é para esquecer... a suposta qualidade dos aparelhos dilui-se completamente com o péssimo serviço!


    Na realidade o que se passa é a falta de liquido solar no sistema poderá ter acontecido haver fugas nas ligações e o liquido ter-se perdido daí ser recorrente a utilização da resistência eléctrica.

    Deverá sem sombra de duvida exigir do representante uma resposta rápida!

    Cumprimentos
 
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