Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: Italiano

A cara metade, de nacionalidade italiana, concorda. Não percebe como é que é possivel viver com tão pouco dinheiro. Como é possivel que em Portugal uma pessoa recebe metade do salário que um trabalhador com ocupação idêntica receberia no centro da Itália e, ainda assim, vive, sem rebelião, quase com gratidão pelo facto de ter um trabalho?

O facto é que, em Portugal, muitas pessoas têm expectativas muito baixas sobre o conforto e a vida quotidiana, e por isso lá vão conseguindo. Viver é comer (ou ir comendo) e ter onde dormir (ainda que com desconforto, frio, fealdade). A saúde, a estética, a cultura, o desporto, o aquecimento/arrefecimento da casa, a socialidade... para nós são luxos, e as pessoas que gastam dinheiro com isso são altamente criticadas e/ou invejadas. Ai de quem se atrever a não limitar a sua vida a sobreviver! É um gastador, um inconsequente, um que come-bifes-todos-os-dias. Toca mas é a plantar couves e a matar porcos, façamos de conta de que estamos em 1928 e vivemos todos no campo.

Citações um pouco generalistas...

Enquanto vivi com os meus pais tive uma vida farta tanto um como o outro ganhavam/ganham bem e sempre proporcionaram aos filhos uma boa vida.
    Sou formado e a minha esposa também vivemos com os salários mínimos dos formados (se é que me entende) ela trabalha para o estado eu no privado.
    Ainda assim e mesmo depois de estar habituado a uma vida farta não me incomoda nada viver numa casa sem luxos e com um carro de marca dita low cost (agora nem tanto). Desta forma consigo usufruir de passeios familiares e com outros luxos não materiais.
    Resumindo a mim nada me incomoda se este ou aquele vive muito melhor que eu, incomadame sim ver pessoas próximas ricas/pobres que sejam tristes e tenham uma vida infeliz.
  2.  # 822

Colocado por: two-rokanda aqui gente a queixar-se de receber 1000€ por mês

Anda aqui gente a interpretar muito mal o que é escrito.
    Concordam com este comentário: statusquo, loverscout, RJAS1972
  3.  # 823

Colocado por: becasAnda aqui gente a interpretar muito mal o que é escrito.

É possível que sim. Mas dizer que se sobrevive com 1000€, não é uma queixa? Ou equipar alguém nessa situação?

As expectativas de vida estão assim tão altas ao ponto de ignorarmos quem realmente sobrevive e nos colocarmos no mesmo patamar deles? Será justo fazer-se isso?
  4.  # 824

Colocado por: Rodri12Resumindo a mim nada me incomoda se este ou aquele vive muito melhor que eu, incomadame sim ver pessoas próximas ricas/pobres que sejam tristes e tenham uma vida infeliz.

Ainda bem para si, e melhor ainda para quem o rodeia. Mas sabe tão bem quanto eu que não é exactamente assim que muita gente pensa. Aliás, basta ler este tópico. Ou os tópicos a respeito da emigração.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  5.  # 825

Colocado por: Italiano

Ainda bem para si, e melhor ainda para quem o rodeia. Mas sabe tão bem quanto eu que não é exactamente assim que muita gente pensa. Aliás, basta ler este tópico. Ou os tópicos a respeito da emigração.
    Concordam com este comentário:Rodri12

Pois mas não podemos generalizar ;) se não caímos nos mesmos erros que esses ;)
  6.  # 826

Colocado por: ItalianoNão percebi isto:

è para não me atirarem a cara que tem amigos que fazem assim e tal nesses paises como se eu não conhece-se !como foi o caso atras dizem-mo que os amigos so não comem fora por cultura quando eu sei que um prato completo nesse pais não anda a menos de 30 euros!e por uma lado não è a cultura mas sim a simplicidade de não terem vergonha de comer um pão ou qualquer coisa!
  7.  # 827

Colocado por: becas

Perguntinha direta, ramos 1999: para alimentar 4 pessoas, qual acha que é o gasto mensal?
    >

pergunta com respostra direta a becas:qual o gasto se na vez de se fazer comida em casa decidir os 4 comer fora?
  8.  # 828

Colocado por: ramos1999è para não me atirarem a cara que tem amigos que fazem assim e tal nesses paises como se eu não conhece-se !como foi o caso atras dizem-mo que os amigos so não comem fora por cultura quando eu sei que um prato completo nesse pais não anda a menos de 30 euros!e por uma lado não è a cultura mas sim a simplicidade de não terem vergonha de comer um pão ou qualquer coisa!

Disse e afirmo que ê uma questão de cultura... E não são amigos meus.. São colegas de trabalho e não são emigrantes... São naturais de la.... E são eles os primeiros a afirmar que é uma questão de cultura... Almoços só de trabalho ou alguma ocasião fora do normal... E garanto-lhe que não é uma questão monetária ..

Lá está estamos a falar de realidades diferentes....
    • hangas
    • 3 outubro 2014 editado

# 829

No UK é perfeitamente normal. E sim é uma questão cultural. O almoço é para despachar e voltar ao trabalho o mais rapido possivel.
    Por cá é normal haver horarios de funcionamento com 2h de almoço (!?). Não é preferivel despachar o trabalho todo de seguida e ir para casa mais cedo?

No UK esta razão cultural tem em parte uma forte razao pratica, que é o numero de horas de sol. Por isso aquilo é ir trabalhar cedinho, 8h30 - 9h e sair 17h-17h30, logo fica muito pouco tempo para um almoço como nos o concebemos.

Edit:
    Ha uns ano (muitos) estive na IBM em Leeds durante uns 3 meses. Toda a gente lá à hora de almoço sacava de uma sandes e de uma peça de fruta da mochila e faziam uma pausa de meia hora a comer a sandes na mesa de trabalho.
    Alguns punham-se inclusive a jogar as copas em rede com os colegas :)
    Eu e os meus colegas como bons tugas saíamos do edificio iamos ao shopping mais perto comer qq coisa na area de restauração. Acabavamos por comer pouco "melhor" que eles, mais caro e gastavamos 1h no processo.
    Concordam com este comentário: loverscout, RJAS1972, Rodri12
  9.  # 830

Colocado por: loverscout

Disse e afirmo que ê uma questão de cultura... E não são amigos meus.. São colegas de trabalho e não são emigrantes... São naturais de la.... E são eles os primeiros a afirmar que é uma questão de cultura... Almoços só de trabalho ou alguma ocasião fora do normal... E garanto-lhe que não é uma questão monetária ..

Lá está estamos a falar de realidades diferentes....

disse e volto a repetir que eu vejo e digo bem vejo todos os dias e convivo com pessoas assim e a simplicidade em que se come num banco de jardim ou numa escada espantaria muitos em Portugal não sera so a cultura mas sim a pouca importancia ao que os outros pensam de si
  10.  # 831

Nos Países nórdicos também não existem pausas para almoço. Começam ás 9H00 e vão até ás 16 ou 17H00 e vão comendo umas coisas das máquinas automáticas. E jantar fora é um acontecimento social com amigos ou família e não apenas para enfardar. A grande prioridade nesses países são as férias em sítios com muito sol pelo menos 2 vezes por ano.
  11.  # 832

A tradição portuguesa vem dos tempos em que éramos um país que vivia da agricultura, começava-se às 7.00, almoço às 10h, jantar às 14h,... e depois 2 horas de sesta :-))
  12.  # 833

Não só em Portugal, em Espanha a pausa para almoço ainda é maior e jantar ás tantas da noite é habitual nas grandes cidades. Em Itália também se almoça e em França ainda vão resistindo á fast food. Em cada região do mundo as prioridades com a alimentação são diferentes e o aspecto monetário nem sempre é o mais importante. Nós próprios vamos mudando ao longo da vida, eu com a idade vou deixando de dar prioridade a comer "bem", mas mais a comer saudável. De vez em quando também gosto de uma refeição mais XPTO mas tem que ser só de vez em quando. E não é uma questão de dinheiro, pois gasto noutros "vícios".
    • ceac
    • 3 outubro 2014

# 834

Colocado por: CarvaiNos Países nórdicos também não existem pausas para almoço. Começam ás 9H00 e vão até ás 16 ou 17H00 e vão comendo umas coisas das máquinas automáticas. E jantar fora é um acontecimento social com amigos ou família e não apenas para enfardar. A grande prioridade nesses países são as férias em sítios com muito sol pelo menos 2 vezes por ano.

Nos países nórdicos jantar fora é um evento social porque para o fazer é preciso pedir um empréstimo ao banco... Jantar fora é simplesmente proibitivo lá.
    Concordam com este comentário: RJAS1972
  13.  # 835

Também não é preciso exagerar, em Estocolmo jantei muitas vezes uma refeição normal com vinho francês a 30€ por cabeça. O maior problema dos suecos foi a desvalorização da coroa sueca que encareceu em muito as férias nos países com sol, que para eles é essencial.
    • hangas
    • 3 outubro 2014 editado

# 836

Colocado por: CarvaiNos Países nórdicos também não existem pausas para almoço. Começam ás 9H00 e vão até ás 16 ou 17H00 e vão comendo umas coisas das máquinas automáticas.

Em jeito de contra exemplo.. alias, não é contra exemplo nenhum porque isto só vi acontecer numa empresa em particular. Mas acredito que aconteça em mais, principalmente onde as pessoas têm isenção de horario.

Mas num grande operador movel, em espanha, e apenas no horário de verão aquela malta tem o hábito de trabalhar tudo seguido das 7h as 15h, com um ou dois breaks para comer qq.
    E depois vão embora curtir o sol, esplanadas, etc Só não digo praia porque era em Madrid :)

Acaba por ser uma questao cultural, não a nivel nacional mas da organização.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  14.  # 837

Colocado por: hangas

Em jeito de contra exemplo.. alias, não é contra exemplo nenhum porque isto só vi acontecer numa empresa em particular. Mas acredito que aconteça em mais, principalmente onde as pessoas têm isenção de horario.

Mas num grande operador movel, em espanha, e apenas no horário de verão aquela malta tem o hábito de trabalhar tudo seguido das 7h as 15h, com um ou dois breaks para comer qq.
    E depois vão embora curtir o sol, esplanadas, etc Só não digo praia porque era em Madrid :)

Acaba por ser uma questao cultural, não a nivel nacional mas da organização.
    Concordam com este comentário:Rodri12

Pois já a cultura portuguesa em geral é totalmente diferente, e muitas entidades patronais vangloriam aqueles que ficam 1 ou 2h depois do horário da saída nem que seja a fazer sorna, porque ficam com a ideia que esses é que são trabalhadores e empenhados... Formas de ser...
  15.  # 838

Colocado por: two-rok

Isso não é internet fixa, ou seja, está dependente da cobertura da rede 4G vodafone.
    Da experiência que tenho do 4G (NOS) de vez em quando tenho de desligar o router pois a net deixa de funcionar, mas é sem dúvida uma alternativa, eu é que ainda não me mentalizei em usar net móvel.

Amigo, eu apenas posso falar por mim, eu fiquei melhor servido do que estava e até agora nunca falhou nem passa para 3G, claro que só aderi depois de ter feito o teste 4G na minha zona e testado o router.
    Concordam com este comentário: two-rok
  16.  # 839

Colocado por: ramos1999
    pergunta com respostra direta a becas:qual o gasto se na vez de se fazer comida em casa decidir os 4 comer fora?

Se tivesse lido o meu comentário percebia o objetivo da pergunta, mas deixe lá, não tem assim tanta importância.

Colocado por: two-rokdizer que se sobrevive com 1000€, não é uma queixa

Não sei se se estava a referir diretamente a mim, suponho que sim. Se for ler o que escrevi (e agora não consigo citar) disse que não entendia como um casal com um filho ou 2 podia considerar que vivia BEM com 1000 euros (para todos, naturalmente). E obviamente não estou a pensar em férias nem em roupas de marca nem em jantares fora.
  17.  # 840

Isso a 15 eur é um preço promocional só durantes uns meses, depois há-de pagar 30 ou 40 eur ou mais...

Colocado por: Bricoleiro

Só tenho internet e telefone fixo e pago 15 euros por mês com consumos ilimitados. Portanto é possível.

0.2662 seg. NEW