Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas tenho uma duvida, sempre que ha um relampago o diferencial dispara, sera normal? ainda bem que é assim? ou tem haver com a terra? agradecia que me ajudassem, num so dia tive que ligar o diferencial umas dez vezes
  2.  # 2

    Isso poderá ser normal se a tensão nessas alturas sofrer um pico muito grande. Se isso acontecer até poderá ser um problema na rede exterior à casa. O melhor é pagar a um electricista para averiguar se do seu lado está tudo ok, se estiver exponha o problema à EDP.
  3.  # 3

    Colocado por: rukagrandesempre que ha um relampago o diferencial dispara, sera normal?

    em linhas de distribuição aéreas, é normal, mas não com tanta intensidade, um por outro, contacte a EDP e peça para substituírem o diferencial.
    • SVM
    • 3 novembro 2011

     # 4

    boas!
    Estamos a falar de um diferencial ou do limitador da EDP?
  4.  # 5

    - obrigado pela vossa ajuda mas como a minha é nova e tem chuvido muito, na mesma tenho duvidas em relação do contato à terra.
    Alguem sabe que medidas tem que ter para uma baixada trifacica 15A
    • TLS
    • 4 novembro 2011

     # 6

    em caso de defeito de isolamento estabelece-se uma corrente no circuito de defeito. a protecção é assegurada se a diferença de potencial (v) entre a massa sob tensão e um elemento condutor,suposto ao potencial da terra,não for superior ao limite perigoso (geralmente 25 volts). no caso da sua baixada trifasica de 15A, os valores da resistência devem andar entre os 4 ohms. valores abaixo ótimo, mas difícil de conseguir, valores muito acima, deve pedir intervenção do instalador.
  5.  # 7

    obrigado TLS, da para medir com voltimetro, encosto os dois no terra?
  6.  # 8

    não dá para medir com o voltimetro
    • TLS
    • 4 novembro 2011

     # 9

    da para medir com o multímetro sem problema nenhum, mas não e nada que podamos ter em conta, ou seja tem muito que ver com o diferencial que tem instalado na sua casa. mas voltando ao multímetro se medir fase em relação a terra esse valor nunca pode ser mais baixo que 25 volts, mas isto e para se ter uma ideia e começar a resolver os problemas a partir deste ponto. agora se quiser saber na exatidao tem que ser com um aparelho medidor de terra, e o valor que lhe der tem que multiplicar pela sensibilidade do diferencial. disse que o seu terreno e húmido para o elemento terra e bom, pois terrenos secos dificultam, mas se tem humidade na instalação ja é pior ou mesmo péssimo. a pouco disse~lhe que a referencia para a sua instalação 15A seria um resistência de 4 ohms. agora supomos que você tem uma resistência na terra (medida com o aparelho adequado) de 25 ohms, entao vamos multiplicar esse valor pela sensibilidade do seu diferencial neste caso será um diferencial de 300map, sera 25X0.300=7.5V, como ve com uma resistência ohmica muito acima dos valores referenciados ficamos muito longe dos 25 voltes que é o valor máximo para segurança. Como os valores apresentados na terra são relativos dependendo muito dos terrenos, verifique também a sensibilidade dos seus diferenciais. bom trabalho
  7.  # 10

    Aproveito este tema sobre electricidade para pedir um favor a quem for entendido na matéria:
    Tenho um comutador para instalar para o funcionamento de 2 máquinas de lavar, mas tenho 3 condutores pretos e, não sei como ligar.
    Quem me poder ajudar o meu muito obrigado.

    A. Madeira
  8.  # 11

    Colocado por: TLSda para medir com o multímetro sem problema nenhum, mas não e nada que podamos ter em conta

    afinal dá ou não dá, também gostava de saber
    • TLS
    • 4 novembro 2011

     # 12

    vamos la ver se numa primeira abordagem o técnico na obra tiver um problema assim e se tiver um multimetro á mão medindo um fase em relação a terra vê logo a diferença de potencial e dai parte para outros testes com outro tipo de aparelho. com o multímetro medindo em corrente alterna pomos uma ponta na fase outra na terra e se o valor menos 25 voltes, ou seja imagine que temos 190v de leitura, á um diferença de 40 voltes já excedendo os 25 voltes de segurança, neste caso teremos que proceder a outros testes. por isso da mas não serve...
    • TLS
    • 4 novembro 2011

     # 13

    aqui também pode utilizar o multímetro se tem duvidas, ponha o multímetro em ohms com o comutador desligado e veja qual e o comum e onde tem que ligar as maquinas, normalmente será o do meio onde liga a fase viva que vai alimentar a maquina dependendo do seu comando, assim que roda o botão para um dos sentidos ele passa o fluxo de corrente para lá.
  9.  # 14

    Colocado por: TLSmas voltando ao multímetro se medir fase em relação a terra esse valor nunca pode ser mais baixo que 25 volts

    se isto acontecer é sinal que não terra nenhuma ligada, o valor deve ser o mais aproximado ao valor entre fase neutro.

    Colocado por: TLSagora se quiser saber na exatidao tem que ser com um aparelho medidor de terra, e o valor que lhe der tem que multiplicar pela sensibilidade do diferencial.

    o que é que a resistividade da terra tem a ver com a sensibilidade do interruptor diferencial,

    não está um bocado bem grande equivocado?????

    Colocado por: TLSa pouco disse~lhe que a referencia para a sua instalação 15A seria um resistência de 4 ohms.


    e agora ainda fiquei com mais duvidas, o que raio é que tem a corrente de entrada a ver com a resistividade da terra????

    por essa lógica um PT com 400Kva tinha que ter 0ohm de resistividade????? ou 100ohm??????? não percebi,

    Colocado por: TLSComo os valores apresentados na terra são relativos dependendo muito dos terrenos, verifique também a sensibilidade dos seus diferenciais


    recomendo-lhe vivamente a estudar bem, porque estas lições ficaram na gaveta e não sabe do que está a falar,
  10.  # 15

    Boa noite,

    Colocado por: TLSse isto acontecer é sinal que não terra nenhuma ligada, o valor deve ser o mais aproximado ao valor entre fase neutro.


    Correcto, indica que não há terra.
    E se fosse 25 volts entre terra e neutro???

    Colocado por: TLS que é que a resistividade da terra tem a ver com a sensibilidade do interruptor diferencial,

    Acho que tem muito a ver com o valor da resistência de terra, que não é o mesmo que a resistividade do terreno. Se temos um valor de resistência de terra alto, temos que utilizar diferenciais de alta sensibilidade, para evitar que a tensão de contacto (contactos indirectos) seja perigosa.

    Colocado por: TLS agora ainda fiquei com mais duvidas, o que raio é que tem a corrente de entrada a ver com a resistividade da terra????


    A potencia não tem nada a ver com o valor da resistência.
  11.  # 16

    Colocado por: leomartiSe temos um valor de resistência de terra alto, temos que utilizar diferenciais de alta sensibilidade, para evitar que a tensão de contacto (contactos indirectos) seja perigosa.

    pois mas segundo o RTIEBT não é bem assim, pois não, porque esta definido que a terra não pode ter mais de 20ohm, logo a sensibilidade do diferencial não tem que ser "ajustada" à "resistência" da terra, sendo permitido o uso de diferenciais de alta sensibilidade e até obrigatórios em certas aplicações como banheiras de hidro-massagem e afins, mas não tem nada a ver com a qualidade da terra,

    e quando se mede a terra o que se mede é a resistividade do terreno e não a resistência da terra ou do eléctrodo de terra como já ouvi chamar,

    Colocado por: leomartiE se fosse 25 volts entre terra e neutro???

    como deve saber a distribuição é feita em trifásico, se tem um diferencial de tensão entre terra e neutro de 25V quer dizer uma de duas coisas, ou rede muito desequilibrada e PT muito longe, ou fraca terra do neutro no PT.
    • TLS
    • 4 novembro 2011

     # 17

    acho que a por aqui anda muita confusão: 25 voltes e o valor admissível de segurança ou limite perigoso, não é que tenha 25 voltes entre terra e fase como aqui se tem dito, quando medimos a terra em relação a uma fase, se tivermos uma tensão 25 voltes abaixo da normal ou seja: 220volt e o que nos deve dar se medirmos F+N, e como já foi dito, mas não compreendido, pelo sr jorgealves o valor deve ser aproximado deste(220v) quando medimos f+t, muito bem e foi sempre o que eu disse agora se o valor for inferior 25 voltes ai e que já não esta nada bem. sr. jorge alves a resistividade da terra nas subestações (e só ai) pode ir a 1ohm caso não o saiba num pt de 400 kva nunca será de 0. realmente a terra não tem nada a ver com a protecção diferencial mas no caso de não conseguir ma resistência o que faz? parece que não leu bem. e já agora imagine que tem uma terra com 25ohms, porque diz que esta mal? se multiplicar os 25 pela sensibilidade do diferencial neste caso 300MmA temos 25X0.300=7.5v valor muito dentro do limite tido como perigoso (25V).
  12.  # 18

    Colocado por: jorgealves
    pois mas segundo o RTIEBT não é bem assim, pois não, porque esta definido que a terra não pode ter mais de 20ohm, logo a sensibilidade do diferencial não tem que ser "ajustada" à "resistência" da terra, sendo permitido o uso de diferenciais de alta sensibilidade e até obrigatórios em certas aplicações como banheiras de hidro-massagem e afins, mas não tem nada a ver com a qualidade da terra,

    e as instalações antigas? O valor da resistência de terra também é 20ohm? O mais provável é que não tenham terra. Utilizando um diferencial de alta sensibilidade 30mA
    minimizamos o problema. Nas banheiras de hidro-massagem há um risco acrescido de um contacto indirecto acidental (na electrobomba por ex.), assim sendo deve-se utilizar um diferencial de muito alta sensibilidade 10mA, que na eventualidade de uma resistência de terra elevada, garantimos que a tensão de contacto seja baixa.
    Colocado por: jorgealves quando se mede a terra o que se mede é a resistividade do terreno e não a resistência da terra ou do eléctrodo de terra como já ouvi chamar,
    Segundo o que diz seria impossível conseguir uma resistência de terra de 20 ohm num terreno com uma resistividade alta. Não o conseguiremos com um ou dois eléctrodos, mas talvez com dezenas, com placas, terra mineral, etc.

    deve saber a distribuição é feita em trifásico, se tem um diferencial de tensão entre terra e neutro de 25V quer dizer uma de duas coisas, ou rede muito desequilibrada e PT muito longe, ou fraca terra do neutro no PT.



    Nomalmente, sistema estrela na saída do transformador com ponto neutro ligado a uma terra de serviço.
    Tambem poderia ser que algum consumidor que nao tenha proteçao diferencial, e tenha um defeito à terra??
    • TLS
    • 4 novembro 2011

     # 19

    eu já entendi o seu ponto de vista e muito bem pelos vistos eu e que não consegui que voçe entendes se gostei de trocar estas ideias pois desde que seja para aprender eu gosto de passar o tempo-
  13.  # 20

    Colocado por: TLSacho que a por aqui anda muita confusão: 25 voltes e o valor admissível de segurança ou limite perigoso, não é que tenha 25 voltes entre terra e fase como aqui se tem dito, quando medimos a terra em relação a uma fase, se tivermos uma tensão 25 voltes abaixo da normal ou seja: 220volt e o que nos deve dar se medirmos F+N, e como já foi dito, mas não compreendido, pelo sr jorgealves o valor deve ser aproximado deste(220v) quando medimos f+t, muito bem e foi sempre o que eu disse agora se o valor for inferior 25 voltes ai e que já não esta nada bem. sr. jorge alves a resistividade da terra nas subestações (e só ai) pode ir a 1ohm caso não o saiba num pt de 400 kva nunca será de 0. realmente a terra não tem nada a ver com a protecção diferencial mas no caso de não conseguir ma resistência o que faz? parece que não leu bem. e já agora imagine que tem uma terra com 25ohms, porque diz que esta mal? se multiplicar os 25 pela sensibilidade do diferencial neste caso 300MmA temos 25X0.300=7.5v valor muito dentro do limite tido como perigoso (25V).


    leia as RTIEBT, tem que as aplicar e ponto final,

    e 25ohm de terra??? experimente fazer uma instalação e que a mesma seja vistoriada por quem de direito e depois logo descobre o porque de não passar,

    Colocado por: TLScaso de não conseguir ma resistência o que faz?

    melhora a terra segundo os procedimentos regulamentares, não altera a sensibilidade dos elementos de protecção,

    Colocado por: TLSvalor muito dentro do limite tido como perigoso (25V)

    aqui vamos para a teoria, e se tiver 1000Volts com uma corrente de 10nA(10 nanoA =10(elevado a -9) A), será perigoso, ou será mais perigoso uma tensão de contacto de 75Volts e uma corrente de 25mA, qual é que é perigoso a corrente ou a tensão de contacto??????
 
0.0202 seg. NEW