Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Concordo!

Para acalmar..

A solução que o ZeTomes optou só peca pela furação das vigas/barrotes. Todos sabemos que a furação feita em qualquer material poderá colocar em causa a estabilidade do mesmo, dessa forma eu aconselhava a fazer algo mais deste género..

Para ficar ainda melhor do que o que está no desenho, fechava a parte superior também com chapa metálica quinada em "U" e fixava uma à outra.

PS. A verde temos por exemplo chapa metálica de 4/5mm de espessura..
    Concordam com este comentário: ZeTomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeTomes
      Viga.jpeg
    •  
      ZeTomes
    • 14 dezembro 2011 editado

# 62

Colocado por: PicaretaCaro ZeTomes;

Não percebi uma coisa, você postou várias fotos e relatou várias infiltrações e várias vigas e barrotes apodrecidos, e solicitou ajuda. No final você reforça uma viga e diz que ficou com o problema resolvido!!!!

Concordam com este comentário:two-rok

Vamos lá assentar também as coisas, e sugiro que leia o tópico desde o princípio e reveja as fotos. A solução encontrada neste momento, evita que a viga ceda não só porque o barrote está chumbado a 10 cm na parede mestra, enxertado (varões na zona não lesada) e suportado por um pequeno pilar de tijolo armado cheio de cimento numa das paredes. A obra total sobre este problema não está rematada, ainda vou juntar mais três barrotes em forma de esquadro (na área da parede), de forma a distribuir o peso para outra parede mestra (depois coloco os rascunhos que fiz). O problema não está resolvido a 100% portanto, está remendado enquanto o resto não é concluído, já estou a tratar de outros problemas mais graves noutras vigas que me têm feito a cabeça num oito, não só de preocupações como buscando encontrar a melhor solução.

Para que fique bem assente também, o que tenho feito tem sido fruto de "n" aconselhamentos com pessoas especializadas na matéria e antes de ter dado qualquer passo tenho levado à exaustão tal processo.

Para que fique bem assente, este problema dentro dos vários problemas no telhado, na altura em que este post foi construído era o que tinha maior prioridade, é claro e evidente que sendo uma pessoa a resolvê-lo (eu) necessita de ser gerido por prioridades de perigo. É claro que de acordo com as fotos colocadas, nem de perto o geral está resolvido.

Como diz o ditado, não convém pôr a carruagem à frente dos bois, coisa que não tenho feito, porque aí, realmente não saberia o que fazer tão grande era o problema geral em si.

O que neste momento acontece resultado dos meus trabalhos, é que a viga não cederá, e já não existem infiltrações a danificar mais as zonas lesadas. Portanto, o telhado já não deixa entrar água, e mais uma vez não está totalmente concluído (colocarei fotos posteriormente) porque ainda me falta aplicar a pele elástica sobre o grude (imperkote). As preocupações maiores de acordo com o que tenho postado essas sim estão resolvidas.

Espero ter-me feito entender
    Concordam com este comentário: Mesteiral
    •  
      ZeTomes
    • 14 dezembro 2011 editado

# 63

Colocado por: Rui A. B.Concordo!

Para acalmar..

A solução que o ZeTomes optou só peca pela furação das vigas/barrotes. Todos sabemos que a furação feita em qualquer material poderá colocar em causa a estabilidade do mesmo, dessa forma eu aconselhava a fazer algo mais deste género..

Para ficar ainda melhor do que o que está no desenho, fechava a parte superior também com chapa metálica quinada em "U" e fixava uma à outra.

PS. A verde temos por exemplo chapa metálica de 4/5mm de espessura..

Obrigado Rui, é mesmo deste género de interacção que preciso. O facto de ter colocado tubos dentro dos furos para os varões e de ter besuntado bem os orifícios, anilhas, porcas e varões, permitir-me-à a posteriori assentar a obra de acordo com a sua solução já que posso facilmente desaparafusá-los estando a viga suportada quer pelo pilar como os barrotes adjacentes ligados à parede é à parede mestra . À medida que for resolvendo os problemas maiores (evitar que o telhado de facto caia) vou começando as execuções de reforço.

Tenho utilizado este sistema de prioridades sobre os problemas maiores:

1º impedir os problemas maiores de terem consequências
    2º reforçar tais soluções
    3º solucionar problemas menores
    4ª reforçar tais soluções

e ainda muito distante por fim, acomodar o sótão.

0.0151 seg. NEW