Iniciar sessão ou registar-se
    • hlnl
    • 7 novembro 2011

# 1

Bom dia,

Vivo num apartamento com os meus avós. Eles pagam uma renda de 55 euros pois ja vivem ca há 41 anos. Agora gostaríamos de ver se havia possibilidade de o comprar.
    Como funcionam as coisas neste caso? Temos algum privilégio em termos de preço pela antiguidade, ou temos que pagar pelo preço de mercado normal? Um apartamento igual todo remodelado anda à volta de 110.000 euros. O nosso nunca teve obras do senhorio e até obras de exterior têm sido às nossas custas.
    Existe alguma definição legal para casos destes? Desculpem a minha ignorância acerca do assunto. Agradeço já em avanço!
    •  
      FD
    • 7 novembro 2011 editado

# 2

Têm que pagar o que o senhorio quiser pedir, não há nenhuma lei que obrigue o senhorio a vender por outro valor que não aquele que ele quiser.
    O único benefício que têm é que, se o senhorio quiser vender, têm direito de preferência sobre qualquer oferta.
    Ou seja, podem comprar pelo valor que o senhorio for vender.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Meia Cuca, nelsontiago
  1.  # 3

Em vez de fazer voce as obras no exterior..nao seria melhor pagar uma renda mais decente ao proprietario para as fazer..pff isto revolta-me chamasse isso expoliaçao de uma propriedade individual como na antiga Alemanha de leste é uma vergonha chegar a esse extremo.. So ai hé que vimos tantos disparates com estes casos
    .Cumprimentos
    Concordam com este comentário: nelsontiago
  2.  # 4

Vive lá de graça, e pra finalizar ainda quer comprar com desconto? lol
  3.  # 5

E assim vivem la um par de anos..como um gandolo que tenho num apartamento ha 37anos..pagam uma miseria ..e depois querem comprar a casa tambem por uma miseria! lol exp; do meu... casa no valor de 85.000 euros paga 92 euros mensais.... e oferece-me 25.000 euros para a comprar..ja fiz pedido de avaliaçao para aumento da renda (NRAU) e por çima contesta a avaliaçao do aumento da renda..mas for para onde for ..nao o deixo fazer o que quer ..tem de me pagar a nova renda de uma maneira ou de outra.. o problema hé que por cima ainda gozam com os proprietarios ...
    • sisu
    • 9 novembro 2011

# 6

Acho que este forum não se destina a atacar pessoas com perguntas legitimas.
    Se não têm resposta para a pergunta efectuada por favor não ataquem as pessoas que as fazem.
    Em relação à pergunta inicial, o FD respondeu na perfeição.
    Concordam com este comentário: FD
    • pom
    • 9 novembro 2011

# 7

Colocado por: sisuAcho que este forum não se destina a atacar pessoas com perguntas legitimas.
    Se não têm resposta para a pergunta efectuada por favor não ataquem as pessoas que as fazem.
    Em relação à pergunta inicial, o FD respondeu na perfeição.

Subscrevo.
  4.  # 8

Legitimidade? onde voce ve essa legitimidade?
    se estivesse confrontada ao mesmo problema como cerca de 400 mil proprietarios nao viria com tanta cantiga.. a resposta do FD ok..simplesmente onde escreve que o proprietario pode vender pelo preço que ele quizer..nao hé bem assim ; sabe perfeitamente que hé impossivel vender uma casa nessas condiçoes ...com renda congelada desde decacadas.. qual hé o maluco que compra uma casa nessas condiçoes? e outra o que hé mais fantastico é que essas pessoas que habitao nessas casas sabem perfeitamento como o mercado funçiona ; ou seja que nao ha possibilidades de serem vendidas.... e por isso; como o meu arrendatario ofereçem uma miseria pela compra ..isso é ligitimidade? NAo chamo isso abuso de propriedade individual ..va ver no direito do cidadao da CE; a propriedade individual faz parte desse artigo minha Senhora!
    Cumprimentos
    • pom
    • 14 novembro 2011

# 9

Só vende quem quer...
  5.  # 10

So vende quem quer........
    Sem comentario...pffffff
  6.  # 11

Bom Dia hlnl,

Deve pedir uma avaliação do apartamento a uma empresa avaliadora de imóveis.
    Para ser mais fácil pode contactar a sua dependência bancária para que eles lhe indiquem 2 ou 3 empresas.
    As avaliações são tabeladas ao m2 mas pode contar com um preço médio de € 250.
    Quanto à avaliação de um imóvel arrendado, o avaliador vai ter em conta a relação : preço renda / m2 /anos de uso,
    o qual irá subtrair ao valor actual do imóvel.
    Com base nesta avaliação já poderá propôr ao senhorio a sua compra por este valor pois corresponde à avaliação bancária oficial que qualquer outro comprador teria de mandar fazer se quisesse comprar o vosso apartamento.
    As obras que fez, não irão ser consideradas na avaliação, visto que decorrem do uso " normal" do mesmo.
    Por segurança, deverá por outro lado ir às finanças saber o montante que terá de pagar da reavaliação do imóvel pós compra e se lhe compensa fazer esse investimento.

Cumprimentos,

0.0157 seg. NEW