Iniciar sessão ou registar-se
    • J.C
    • 8 novembro 2011

# 21

Predio de 1975 sem ligaçao á terra, não haverá engano?
    É que a lagislação obriga desde precisamente 1975 as colunas dos predios terem ligação á terra.
    No seu caso, só vejo uma hipótese...
    Espetar a vara com 2,00 "electrôdo terra" rente ao prédio ligar o cabo até ao apartamento (quadro)
    Atenção ao gamanço, e á segurança dos outros, colocar da terra a uma altura de 3 m colocar tubo galvanizado com abraçadeiras na parede.
  1.  # 22

Colocado por: J.CPredio de 1975 sem ligaçao á terra, não haverá engano?
    É que a lagislação obriga desde precisamente 1975 as colunas dos predios terem ligação á terra.
    No seu caso, só vejo uma hipótese...
    Espetar a vara com 2,00 "electrôdo terra" rente ao prédio ligar o cabo até ao apartamento (quadro)
    Atenção ao gamanço, e á segurança dos outros, colocar da terra a uma altura de 3 m colocar tubo galvanizado com abraçadeiras na parede.

O prédio foi construído antes de 1975...foi em 1973...ah e penso que na altura foi construido á "candonga"...hoje é que já esta legal...
    • eu
    • 8 novembro 2011

# 23

Colocado por: Paramonteo neutro vai sempre apresentar uma tensão residual

Que pode não ser tão baixa quanto isso. Na minha instalação, testei um curto circuito entre o neutro e a terra e o diferencial "dispara" imediatamente.
    Concordam com este comentário: J.C
    • J.C
    • 8 novembro 2011

# 24

Colocado por: eu
    Que pode não ser tão baixa quanto isso. Na minha instalação, testei um curto circuito entre o neutro e a terra e o diferencial "dispara" imediatamente.
    Concordam com este comentário:J.C

Ha dias fui mudar umas tomadas com terra num cliente!
    Havia 3 fios, 2 castanhos e 1 preto!
    Pensei...
    Preto é fase, logo dos 2 castanhos 1 é terra, bem lá os liguei e PUM, disparou o disjuntor!
    Troquei e vóila.
  2.  # 25

Colocado por: eu
    Concordam com este comentário:J.C

Isso é natural, o diferencial dispara sempre que a corrente na fase é diferente da corrente no neutro. Ou seja dispara sempre que há uma parte dacorrente da fase que não retorna pelo neutro
  3.  # 26

Colocado por: ParamonteIsso é natural, o diferencial dispara sempre que a corrente na fase é diferente da corrente no neutro. Ou seja dispara sempre que há uma parte dacorrente da fase que não retorna pelo neutro
    Exactamente, como o próprio no diz: "diferencial" compara a diferença entre a corrente que entra e a que retorna, quando este valor é superior a valor da sua sensibilidade dispara. Se medirmos com uma pinça amperimetrica de alta sensibilidade, poderemos saber o valor da corrente de fuga.
    • eu
    • 8 novembro 2011

# 27

Colocado por: ParamonteIsso é natural, o diferencial dispara sempre que a corrente na fase é diferente da corrente no neutro. Ou seja dispara sempre que há uma parte dacorrente da fase que não retorna pelo neutro

Neste caso, como não havia corrente nenhuma na fase, deduz-se que existe uma diferença de potencial entre o neutro e a terra tal, que provoca uma corrente superior à corrente de disparo do diferencial.
  4.  # 28

não é bem assim, poderia haver uma corrente na fase pois esse circuito poderia ser partilhado por uma aplicação p. ex lâmpada etç
    • eu
    • 9 novembro 2011

# 29

Colocado por: Paramontenão é bem assim

Claro que é assim, eu é que fiz o teste e não tinha nada ligado à instalação...
  5.  # 30

Colocado por: euNeste caso,como não havia corrente nenhuma na fase, deduz-se que existe uma diferença de potencial entre o neutro e a terra tal, que provoca uma corrente superior à corrente de disparo do diferencial.
    Correcto!

0.0171 seg. NEW