Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal.

    A casa dos meus pais é antiga, e não tem ligação á terra...pelo menos no quadro não vejo lá nenhum fio amarelo ou verde.

    Vejo é lá um fio azul claro com risca amarela...isto é o neutro certo? Já me disseram que era possível usar o neutro como terra, apesar de não ter o mesmo efeito é melhor que nada. Isto é verdade?

    A terra seria para passar apenas para um quarto onde vai ser colocado um computador de trabalho, sendo que esse computador além da terra iria estar ligado a uma ups para melhor proteção. Só que ups sem terra é quase como não ter nada.

    O que acham?


    Cumprimentos a todos.
    • eu
    • 7 novembro 2011 editado

     # 2

    É uma vivenda? Em caso afirmativo, pode facilmente refazer a instalação eléctrica de modo a colocar terra nos pontos mais críticos. Tem que espetar umas barras no chão, mas é relativamente fácil e não é muito caro...

    Não use o neutro como Terra!
  2.  # 3

    Pois o problema é que é um predio :(
    • PMir
    • 7 novembro 2011

     # 4

    Viva,

    Colocado por: RieraPois o problema é que é um predio :(


    Antigamente, em casa do meus pais, via muitas vezes a ligação de terra ser efectuada a uma torneira, com uma abraçadeira metálica, se resultava ou nã, não faço ideia, alguém mais entendido do que u, poderá dar a sua opinião.

    Que poderá ser perigoso alguma descarga enquanto alguém está a manusear a torneira, pode, agora pode colocar numa daqueçlas torneiras que se usam pouco (dig eu)...

    Cumpts,
    PMir
    • eu
    • 7 novembro 2011

     # 5

    Se é um prédio, comece por verificar se existe uma ligação de terra na instalação colectiva.

    Mas o melhor é contactar um electricista.
  3.  # 6

    Em principio não existe nada disso pois trata-se de um prédio de 1973...

    Isto é lixado...terei que arranjar uma maneira...
    • eu
    • 7 novembro 2011

     # 7

    Colocado por: RieraEm principio não existe nada disso pois trata-se de um prédio de 1973...

    Podem eventualmente ter ocorrido obras...

    Colocado por: RieraIsto é lixado...terei que arranjar uma maneira...

    O condomínio pode e deve fazer uma instalação colectiva de terra.
  4.  # 8

    Boa tarde,

    No caso particular de um prédio, a colocação de terra na instalação eléctrica comum, vulgo coluna do prédio implica a substituição total da coluna incluindo baixadas às habitações.

    No caso de uma ligação terra a uma torneira, em caso de descarga, toda a canalização irá ser afectada incluindo a torneira com menos utilização e também as pessoas que estiverem em contacto com a água.

    A alternativa será colocar uma vareta terra em zona exterior ao prédio (8logradouro p.ex.) com a cablagem terra a ligar à instalação da habitação tendo de a instalação possuir cablagem terra, logicamente.
  5.  # 9

    Colocado por: eu
    Podem eventualmente ter ocorrido obras...


    O condomínio pode e deve fazer uma instalação colectiva de terra.


    Nunca mais houve obras desse tipo pois os meus pais moram no predio desde a sua construção e sabem que não fizeram nada.

    Condomínio? Qual? Lol...os senhorios só querem saber do dinheiro ao fim do mês...
  6.  # 10

    Colocado por: AlexMontenegroA alternativa será colocar uma vareta terra em zona exterior ao prédio (logradouro p.ex.) com a cablagem terra a ligar à instalação da habitação tendo de a instalação possuir cablagem terra, logicamente.


    Única solução.
  7.  # 11

    Essa casa deve ter terra nas tomadas da casa de banho e cozinha

    Nunca use o neutro como terra
  8.  # 12

    Colocado por: ParamonteEssa casa deve ter terra nas tomadas da casa de banho e cozinha

    Nunca use o neutro como terra


    Casa de banho não sei se tem...na cozinha o meu pai já disse que acha que há numa tomada...mas a haver terra, ela tem que estar ligada a torneira, certo?

    Isto é uma situação muito chata...

    As vezes só me apetecia fazer queixa dos senhorios, pois todos pagam a renda sempre a tempo e horas, e quando se diz que as pessoas precisam de obras ou melhoramentos eles tão-se barinbando...pena não haver nenhuma entidade em que possamos recorrer para fazer queixa...só quando o prédio cair é que choram.
  9.  # 13

    Nada disso, nas casas dessa data a cozinha e a casa de banho eram obrigadas a ter terra "verdadeira" (nada de ligação a torneiras)
  10.  # 14

    Colocado por: ParamonteNada disso, nas casas dessa data a cozinha e a casa de banho eram obrigadas a ter terra "verdadeira" (nada de ligação a torneiras)


    Eh pah esta-me a dar uma novidade...várias pessoas disseram-me que não...tanto que eu não vejo nenhum fio terra a passar pelo quadro lá em casa...mas irei ver essa situação mais ao pormenor.
  11.  # 15

    Colocado por: Paramontenas casas dessa data a cozinha e a casa de banho eram obrigadas a ter terra "verdadeira" (nada de ligação a torneiras)

    mas já encontrei algumas assim,
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  12.  # 16

    o neutro serve de ponto de equilíbrio na distribuição de energia, pelo que tem sempre algum potencial,

    não pode NUNCA ser confundido com uma terra e de forma NENHUMA pode actuar com sendo terra,
  13.  # 17

    Colocado por: jorgealveso neutro serve de ponto de equilíbrio na distribuição de energia, pelo que tem sempre algum potencial,

    não pode NUNCA ser confundido com uma terra e de forma NENHUMA pode actuar com sendo terra,
    Boas, poder até pode, regime TN...
    Concordam com este comentário: eu, leomarti
  14.  # 18

    Colocado por: rodrigo_gomes29regime TN

    que eu saiba, isto é o forum da casa e a grande maioria das pessoas que vêem aqui não sabem a diferença entre TN, TT e IT, até podem pensar que estamos a falar de Todo o Terreno, as respostas têem que ser adequadas ao publico alvo e assim sendo reitero,

    Colocado por: jorgealveso neutro serve de ponto de equilíbrio na distribuição de energia, pelo que tem sempre algum potencial,

    não pode NUNCA ser confundido com uma terra e de forma NENHUMA pode actuar com sendo terra


    mas sou eu que até gosto de ser simplista, ainda que por vezes complique demasiado,
  15.  # 19

    não pode NUNCA ser confundido com uma terra e de forma NENHUMA pode actuar com sendo terra,
    o neutro é uma falsa terra serve para fazer a diferença de potencial, TERRA é colocar um electrodo na terra com a caixinha isto é uma terra verdadeira e muitas das vezes temos de fazer artimanhas para ter os valores pedidos
  16.  # 20

    O neutro NUNCA deve fazer de terra, mas já agora pode-se dizer que o Neutro é Neutro porque está ligado à terra pela EDP. No entanto como a resistência do fio é finita e a corrente de retorno pode ser apreciável o neutro vai sempre apresentar uma tensão residual, por isso deve ser sempre considerado sobre tensão. Portanto o neutro está ligado ao eletrodo de terra logo no pt ou antes.
    Concordam com este comentário: eu, leomarti, AlexMontenegro, rodrigo_gomes29
 
0.0219 seg. NEW