Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Viva, alv

As placas de gesso e sua colocação/instalação são da inteira responsabilidade da empresa contratada pelo empreiteiro. Não sei utilizam um sistema completo homologado ou se o fazem desta forma porque já o fazem à muitos anos.
    O que posso dizer é que já vi trabalhos realizados por esta empresa, inclusivé na casa de um amigo e não vi defeitos ou marcas de cruzamentos de placas. Mas se esses problemas acontecerem/aparecerem, tenho garantia e terei de reclamar.

Responderei a todas as questões que me colocarem, desde que saiba responder... :)
    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 17 fevereiro 2013

# 482

Vivam!
    Se as juntas não forem cruzadas a técnica é assegurar um desnível nos perfis com a aplicação, se necessário, de mais dois perfis suplementares e que produz uma descontinuidade artificial que absorve a espessura da banda e das pastas. Esta é a técnica correcta na generalidade das aplicações. Outra há, em que é mesmo necessário cruzar as placas por questões de resistência mecânica, para evitar fissuras entre emendas, isto porque fazê-las da forma correcta é caro dá trabalho e tem de se saber, pelo que poucos o fazem e assim, as marcas, mesmo a minha também têm este sistema como referencia, só que não distinguem onde e quando, pelo que os aplicadores que sempre assim fizeram refugiam-se nesta literatura.
    Como vê, não é uma só marca, são todas.
    "Fassam" parte.
  2.  # 483

Colocado por: alvComo vê, não é uma só marca, são todas.

Alv, quanto a isto nem sequer vou questionar. Pelo que diz, vejo que tem conhecimentos e sabe do que fala.
    O que eu espero é não vir a ter problemas pela forma como está a ser aplicado.
    •  
      alv
    • 17 fevereiro 2013

# 484

Vivam!

Nelson, grato pela resposta, mas não esclareceu de quem foi a opção de colocar aquele isolamento e naquele local?
    Também é da responsabilidade do seu empreiteiro o da empresa que ele contratou? E o que consta no projecto de térmica, se é que consta algo sobre isso?
    "Fassam" parte.
  3.  # 485

Ah, está a falar do isolamento fixado ao tecto?
    Já aqui expliquei isso numa conversa anterior, aqui

É a isto que se refere?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 17 fevereiro 2013

# 486

Vivam!
    Bem me parecia que você já tinha explicado, mas não encontrei.
    Ainda assim chamo-lha à atenção que não esqueça aquele bocado do esconso que tem de ser isolado.
    Quanto ao resto , nada a fazer, apenas esperar pelas pinturas e gastar um pouco mais de energia a aquecer.
    "Fassam" parte.
  4.  # 487

Colocado por: alve gastar um pouco mais de energia a aquecer.

Ainda não percebi o porquê de dizer que precisarei de gastar mais energia para aquecer a casa? Pode explicar-me?
    •  
      alv
    • 17 fevereiro 2013

# 488

Vivam!
    Colocado por: nelsonbeAinda não percebi o porquê de dizer que precisarei de gastar mais energia para aquecer a casa? Pode explicar-me?

Porque, não tendo o isolamento logo por cima das placas, estas, como não têm grande poder isolante, deixam passar o calor até aquecer o volume de ar acima do tecto e assim o volume total da divisão ou da casa se quiser é razoavelmente maior e mesmo que não seja muito sempre é ar quente que não lhe serve para nada.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 17 fevereiro 2013

# 489

Vivam!
    Colocado por: Anonimo16062021
    Mau,mas será que é uma forma correcta de aplicar as ditas ou não?

Só é correcta em grandes extensões sem junta de dilatação a grande altura e sem luz rasante.
    Repare, que aqui já não há instruções de marcas mas de associações do sector e que eu conheça só Europeias e Americanas.
    Deve haver mais, mas não conheço.
    "Fassam" parte
  5.  # 490

Colocado por: nelsonbeO que queres dizer com por detrás dos topos?

Nas caixas de estore os topos normalmente vem com uma peças de plástico. O que me estava a referir, era colocar o isolamento antes. Eu por exemplo não fui a tempo e só apliquei depois, como os eixos tem que ficar presos em algo firme e não isolamento, tive que escavacar um pouco o isolamento. Mas vi que colocou depois do isolamento algo em que fixar o eixo. Não se esqueça depois do isolamento por cima da tampa...
    •  
      alv
    • 17 fevereiro 2013

# 491

Vivam!
    Colocado por: Anonimo16062021Não,isso não existe em Portugal..

Existe, existe e eu sou um exemplo vivo disso, caramba! Sistema completo e de papel passado! Basta querer e pagar!
    Mas não é só aqui, em geral na zona da Europa ocidental, como está dominado pelas três grandes marcas, defende-se a utilização do sistema completo.
    Repare, no caso em apreço: A coisa corre mal, o Nelson reclama ao construtor, que reclama do instalador que vai reclamar a quem se aplicou tudo conforme estava descrito; Mas por quem? pela marca das placas, pela marca dos parafusos, pela marca dos perfis ou seria pela marca das pastas? É que uns e outros vão dizer que a culpa não é deles e em última análise até perguntariam de quem é que o instalador seria homologado?
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 17 fevereiro 2013

# 492

Vivam!
    Não dei ao trabalho, porque conhecia e essa que até é a única ETA diz apenas respeito a paredes de compartimentação não resistentes, mas em que eu estou a contrariar-me. Em relação a divisórias é uma guia que enfatiza o que digo. Pena que não haja para tectos.
    "Fassam" parte.
  6.  # 493

.
  7.  # 494

Nelson esses esquemas tem falhas. Primeiro tem que ver se necessitará de aproveitar uma saida de ar quente para a sala, porque se for pequena, acho que apenas a circulação por conveção e o calor que irradia do vidro resolvem o problema. Depois é sempre preciso uma entrada de ar frio para a hotte e uma saída de ar quente em cima da hotte.
  8.  # 495

Olá, nando

Como a sala é grande (45/50m2), será que o calor que irá ser irradiado pelo vidro e a circulação por conveção serão suficientes para aquecer e manter a sala quente?
    A entrada de ar frio é a tal que eu abri do exterior. Vai haver sempre ar frio dentro do espaço onde o recuperador está inserido.
  9.  # 496

Colocado por: nelsonbeOlá, nando

Como a sala é grande (45/50m2), será que o calor que irá ser irradiado pelo vidro e a circulação por conveção serão suficientes para aquecer e manter a sala quente?
    A entrada de ar frio é a tal que eu abri do exterior. Vai haver sempre ar frio dentro do espaço onde o recuperador está inserido.

Mas esse ar que vem do exterior está a entrar onde??? No meu por exemplo o ar que vem do exterior, é só para fornecer oxigênio para a queima, ou seja esse ar é o que vai para onde se dá a queima. Depois tenho o "carter" (não sei se é esse o nome que se dá ao "casaco" que tem o recuperador, aí tenho o motor a puxar ar de dentro da casa que passa nesse carter e vai para essas condutas. Mas tem que ter sempre uma abertura em baixo na hotte e outr em cima porque essa hotte aquecerá, quer pelo tubo de exaustão de fumo, quer por o carter aquecer também, esse calor tem que ser aproveitado e só o poderá ser, se tiver uma abertura em baixo e outra em cima... Vou ver se ponho no seu esquema aquilo que estou para aqui a escrever...
  10.  # 497

O recuperador é ventilado?
    Ou seja, ventila ar quente pela frente do mesmo? (por cima do vidro?)

Se sim, e tendo em conta que já existe a entrada de ar exterior para a hotte (pois pelo que percebi a entrada de ar exterior não é para o funcionamento exclusivo do recuperador - caixa de fogo), eu colocava sem dúvida alguma uma grelha superior na hotte, para saída do ar quente.
    E essa grelha pode ser colocada na frente, ou lateral da hotte, como queira.
  11.  # 498

veja se percebe
      fogao2.png
  12.  # 499

A entrada de ar (seta azul) que foi aberta está em contacto com a hotte, não está ligada directamente ao recuperador. As paredes do recuperador foram envolvidas em lã de rocha assim como as paredes pela chaminé acima. Os tubos estão ligados directamente do recuperador ao ventilador. Acho que vou apenas abrir 1 ou 2 saídas em cima na hotte para que o calor que lá anda dentro venha para a sala, para aproveitar tal como diz o nandogonca.
  13.  # 500

Colocado por: nelsonbeA entrada de ar (seta azul) que foi aberta está em contacto com a hotte, não está ligada directamente ao recuperador. As paredes do recuperador foram envolvidas em lã de rocha assim como as paredes pela chaminé acima. Os tubos estão ligados directamente do recuperador ao ventilador. Acho que vou apenas abrir 1 ou 2 saídas em cima na hotte para que o calor que lá anda dentro venha para a sala, para aproveitar tal como diz o nandogonca.
    Bem pelo que relata não deve estar uma instalação famosa... Tem alguma parede da hotte em contacto com o exterior???

0.0784 seg. NEW