Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todo o Fórum,
    Apesar de me ter registado recentemente no Fórum, já acompanho as discussões que aqui decorrem à bastante tempo.
    Este meu interesse deve-se ao facto de ter estado 2 anos a aguardar despacho favorável da Câmara de Almada para dar início à construção de uma moradia, o que aconteceu este mês.
    Estou portanto em fase de definir o Caderno de Encargos para começar a pedir orçamentos e pelo que tenho lido é um elemento fundamental para obter um orçamento realista e um instrumento valioso para acompanhar a obra e os materiais que nela são empregues, a par do mapa de quantidades.
    Venho por isso partilhar alguma informação com os membros e solicitar a vossa colaboração, no intuito de identificar algumas falhas ou simplesmente que tenham alguma sugestão para o projecto. Todas as opiniões são bem vindas.
    O meu intuito é criar um tópico para esclarecer não só as minhas dúvidas, mas também de todos que se aventuram nestes tempos conturbados.
    Envio em anexo detalhes do projecto e esboço do Caderno de encargos.
    Melhores cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mags
  2.  # 2

Planta da casa.
  3.  # 3

Mais arquitectura...
  4.  # 4

Dogma
    Quanto às casas de banho já tenho as loiças +- escolhidas, mas ainda não coloquei no caderno de encargos.

Quanto às tubagens, confesso a minha ignorância. Não faço ideia de quantidades, finalidade, custos, etc....

Não é algo que o orçamentista consegue ver pelos projectos das especialidades?

Existe necessidade de especificar isso no caderno de encargos?
    Obrigado
    Mc
  5.  # 5

Mais uma coisa sobre a qual tenho de me debruçar.
    Vou colocá-la no nº 1077, logo a seguir à "Como isolar a cave sem criar uma piscina interior" : D
    • naar
    • 11 novembro 2011 editado

# 6

Para começar:

O telhado é em vigas pré-esforçado e ripa ou em lage aligeirada e tem 100m2 ou 120m2 ?

2.4 Estrutura de telhado para receber a telha Lusa composta de vigamento e ripado em betão pré-esforçado com barramento m2 100

ou

5.1 Execução da cobertura, telha tipo lusa sobre sub-telha Onduline ST50, lage aligeirada, roofmate e todos os acessórios adequados, beirados, guarda fogos e rufos para perfeito acabamento m2 120
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Quintinhas
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 7

6.4 Impermeabilização da cave com Manta Alveolar com Geotextil, Manta Geotextil, aplicação de brita, gabiões, tubo drenante com geotextil, meia-cana e betomilha (Ver esquema 1 em anexo) m2

Gabiões são cestos de malha de arame cheios com pedra de enroncamento, são para serem colocados onde?

Preciosidade, mas ainda assim: É betonilha que se escreve.
  6.  # 8

Acho que são 120m2. Inicialmente o ficheiro tinha 100m2 mas se contarmos com a inclinação do telhado vai para os 120m2.

Vou rectificar obrigado.

Já agora, aproveito para partilhar o pormenor de isolamento da cave. Estou com algumas dúvidas se será suficiente.
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 9

12.2.1 Execução de reboco para receber revestimento cerâmico ( azulejos ) m2
    12.2.2 Execução de reboco areado fino para receber pintura em zonas não estucadas m2
    12.2.3 Execução de estuque projectado com massa tipo Seral m2
    12.2.4 Revestimento da parede da lareira e meia divisória da sala estar/jantar com pedra a escolher, até ao preço de 30€/m2 m2

Falta o fornecimento e assentamento de azulejos.
  7.  # 10

Peça ao autor do projecto da estrutura para eliminar aquele pilar que se vê na cave e no quarto.
  8.  # 11

No seguimento de um post sobre o isolamento da cave, no qual o Paulo Correia deu umas dicas interessantes, fiz um esboço para alterar o isolamento da cave.

Mesmo assim tenho dúvidas se este isolamento é suficiente para não colocar o poço e respectiva bomba. O terreno está relativamente alto, mas nunca se sabe...
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 12

Fornecimento e assentamento de caixilharia de aluminínio ou PVC, lacado, em portas e janelas exteriores, com vidro duplo, incluindo ferragens

Defina o vidro duplo e as séries que pretende tanto de aluminio com de pvc.
    • naar
    • 11 novembro 2011 editado

# 13

14.2.3 Portão de correr no muro com motor e 2 comandos de abertura automática
    14.2.4 Porta em estrutura de ferro metalizado, incluindo ferragens e fechadura eléctrica
    14.2.5 Gradeamento para o muro em ferro metalizado

Pintados, lacados, côr?

EDIT: está aqui mas está omisso: 15.3.1 Em caixilharia metálica, gradeamento e estrutura da escada
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 14

16 - equipamento sanitário (fornecimento de acordo com orçamento rectificado g+)

modelos e referências, devem estar no projecto, correcto?
  9.  # 15

Tem a certeza que os pormenores (?) que apresenta estão de acordo com o projecto de comportamento térmico quanto à colocação de Roofmate na cobertura?
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 16

Execução de arranjos exteriores, com preparação de terras para jardinagem

Pré-instalação para futura rega automática, não sei se será útil!
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 17

Fornecimento e aplicação de betão de limpeza especificado em projecto -B20
    Fornecimento e aplicação de betão de acordo com o especificado em projecto-B25

Se no projecto consta os Bs, já está desactualizado. Agora é mais Cs :)
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 18

2.3 Fornecimento e execução de ferro conforme especificado em projecto, para o ponto 2.2 Kg 3000

3 ton. Só??
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 19

Tijolo duplo de 15+11, com caixa de ar, incluindo fornecimento e colocação de isolamento tipo walmate (excepto na cave, só caixa de ar)

Ponte térmica nos pilares e vigas vai existir? Está no desenhos de pormenor do projecto? Se não está convém mencionar!
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 20

15 - pinturas e vernizes

não esquecer o envernizamento das portas interiores e portas de roupeiros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Quintinhas

0.0238 seg. NEW