Boas a todo o Fórum, Apesar de me ter registado recentemente no Fórum, já acompanho as discussões que aqui decorrem à bastante tempo. Este meu interesse deve-se ao facto de ter estado 2 anos a aguardar despacho favorável da Câmara de Almada para dar início à construção de uma moradia, o que aconteceu este mês. Estou portanto em fase de definir o Caderno de Encargos para começar a pedir orçamentos e pelo que tenho lido é um elemento fundamental para obter um orçamento realista e um instrumento valioso para acompanhar a obra e os materiais que nela são empregues, a par do mapa de quantidades. Venho por isso partilhar alguma informação com os membros e solicitar a vossa colaboração, no intuito de identificar algumas falhas ou simplesmente que tenham alguma sugestão para o projecto. Todas as opiniões são bem vindas. O meu intuito é criar um tópico para esclarecer não só as minhas dúvidas, mas também de todos que se aventuram nestes tempos conturbados. Envio em anexo detalhes do projecto e esboço do Caderno de encargos. Melhores cumprimentos
O telhado é em vigas pré-esforçado e ripa ou em lage aligeirada e tem 100m2 ou 120m2 ?
2.4 Estrutura de telhado para receber a telha Lusa composta de vigamento e ripado em betão pré-esforçado com barramento m2 100
ou
5.1 Execução da cobertura, telha tipo lusa sobre sub-telha Onduline ST50, lage aligeirada, roofmate e todos os acessórios adequados, beirados, guarda fogos e rufos para perfeito acabamento m2 120
Estas pessoas agradeceram este comentário: Quintinhas
6.4 Impermeabilização da cave com Manta Alveolar com Geotextil, Manta Geotextil, aplicação de brita, gabiões, tubo drenante com geotextil, meia-cana e betomilha (Ver esquema 1 em anexo) m2
Gabiões são cestos de malha de arame cheios com pedra de enroncamento, são para serem colocados onde?
Preciosidade, mas ainda assim: É betonilha que se escreve.
12.2.1 Execução de reboco para receber revestimento cerâmico ( azulejos ) m2 12.2.2 Execução de reboco areado fino para receber pintura em zonas não estucadas m2 12.2.3 Execução de estuque projectado com massa tipo Seral m2 12.2.4 Revestimento da parede da lareira e meia divisória da sala estar/jantar com pedra a escolher, até ao preço de 30€/m2 m2
No seguimento de um post sobre o isolamento da cave, no qual o Paulo Correia deu umas dicas interessantes, fiz um esboço para alterar o isolamento da cave.
Mesmo assim tenho dúvidas se este isolamento é suficiente para não colocar o poço e respectiva bomba. O terreno está relativamente alto, mas nunca se sabe...
14.2.3 Portão de correr no muro com motor e 2 comandos de abertura automática 14.2.4 Porta em estrutura de ferro metalizado, incluindo ferragens e fechadura eléctrica 14.2.5 Gradeamento para o muro em ferro metalizado
Pintados, lacados, côr?
EDIT: está aqui mas está omisso: 15.3.1 Em caixilharia metálica, gradeamento e estrutura da escada
Fornecimento e aplicação de betão de limpeza especificado em projecto -B20 Fornecimento e aplicação de betão de acordo com o especificado em projecto-B25
Se no projecto consta os Bs, já está desactualizado. Agora é mais Cs :)