Iniciar sessão ou registar-se
    • FGN
    • 20 novembro 2011

     # 21

    Colocado por: Nss
    Ou se remedeia ou então se implode a casa e faz outra de raiz....só no remediar já tem bem pano para mangas €€€€€€



    Pois a questão é mesmo essa, é preciso fazer algo, mas primeiro é preciso fazer o relatório de patologias, o advogado já está falado, obviamente vai ser bastante complicado fazer com que empreiteiro assuma as suas responsabilidades, acredito que indo para tribunal a coisa nunca mais se resolva, provavelmente vai ter de avançar para obras antes.

    Mas para mim não é só impermeabilização, existem ali pormenores mal executados, existem caixilharias por exemplo com impermeabilização nas juntas pelo exterior e outras sem nada.

    caixilharia

    caixilharia1

    caixilharia2

    Esta pingadeira? parece-me 10cm manifestamente exagerado e algumas soleiras não têm pingadeira.

    pingadeira

    E então esta soleira que dá para o exterior? tudo normal? eu pedi algumas criticas aos trabalhos executados.

    soleira

    Não deviam as pedras de capeamento estar devidamente tratadas ou impermeabilizadas pelas juntas?

    capeamento

    E não deveria o capeamento estar desta forma? a razão das fachadas estarem todas manchadas é a pendente estar para o lado errado bem como não existe pingadeira, eu pedi ajuda na interpretação mas poucas são as ajudas.

    capeamento


    O que acham? aquela foto onde se verifica o oxido de ferro na fachada, fico com a impressão que este tipo de revestimento não foi o mais indicado para as fachadas exteriores.

    Mais opiniões o que acham?


    Cumprimentos
    • FGN
    • 20 novembro 2011

     # 22

    Colocado por: nandogoncaHaverá alguma coisa em condições nessa casa???



    Sim! as infiltrações são apenas perimetralmente...


    cumps
    •  
      alv
    • 20 novembro 2011

     # 23

    Vivam!
    Num bocado à noite, com alguma paciência, depois de ver algumas das imagens, o que faria se estivesse no seu lugar, o de fazer o relatório para a amiga:
    Provávelmente faria algum tipo de prospecção, talvez alguma invasiva, já que a casa está como está e pouco vai piorar e dar-lhe-ia algumas certezas, a saber:
    Retirava alguma dessa gravilha para perceber a composição da cobertura e aquilatar se a restante impermeabilização não estará como aquela parte sob as empenas que nos mostra;
    Parece-me que aqueles defeitos que mostra no post 23 são já remendos efectuados sobre uma fissura, o mesmo nas escadas pelo que faria uma inspecção para ver se é ou não um remendo para tirar conclusões;
    Abria mesmo um buraco na parede para comprovar a composição real das paredes correntes.

    Com esses dados já consegue ter um diagnóstico mais claro, mas uma coisa é certa: Grande parte das patologias que apresenta são resultado de infiltrações, sejam da cobertura própriamente dita, seja do revestimento interior das platibandas, seja do capeamento das platibandas e respectivas pendentes ou pingadeiras. Estes, à partida, até não são difíceis de refazer de novo com nova cobertura, novos revestimentos e novos capeamentos. Isso só por si há-de resolver grande parte das patologias. O resto, só mesmo com inspecção local.

    Por fim, um conselho, se me permite: Isso não é coisa para amadorismos, é coisa para alguém com calo, pelo que para além das nossas opiniões, arranje um colega que o ajude.

    Boa ajuda à amiga e "fassa" parte.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FGN
    • FGN
    • 20 novembro 2011

     # 24

    Colocado por: alvVivam!
    Num bocado à noite, com alguma paciência, depois de ver algumas das imagens, o que faria se estivesse no seu lugar, o de fazer o relatório para a amiga:
    Provávelmente faria algum tipo de prospecção, talvez alguma invasiva, já que a casa está como está e pouco vai piorar e dar-lhe-ia algumas certezas, a saber:
    Retirava alguma dessa gravilha para perceber a composição da cobertura e aquilatar se a restante impermeabilização não estará como aquela parte sob as empenas que nos mostra;
    Parece-me que aqueles defeitos que mostra no post 23 são já remendos efectuados sobre uma fissura, o mesmo nas escadas pelo que faria uma inspecção para ver se é ou não um remendo para tirar conclusões;
    Abria mesmo um buraco na parede para comprovar a composição real das paredes correntes.

    Com esses dados já consegue ter um diagnóstico mais claro, mas uma coisa é certa: Grande parte das patologias que apresenta são resultado de infiltrações, sejam da cobertura própriamente dita, seja do revestimento interior das platibandas, seja do capeamento das platibandas e respectivas pendentes ou pingadeiras. Estes, à partida, até não são difíceis de refazer de novo com nova cobertura, novos revestimentos e novos capeamentos. Isso só por si há-de resolver grande parte das patologias. O resto, só mesmo com inspecção local.

    Por fim, um conselho, se me permite: Isso não é coisa para amadorismos, é coisa para alguém com calo, pelo que para além das nossas opiniões, arranje um colega que o ajude.

    Boa ajuda à amiga e "fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FGN


    Boa noite, desde já um obrigado ao comentário, bastante mais claro que os anteriores.

    As prospecções com buracos é bastante complicado nesta fase, isso só poderá ser feito em tribunal mediante a autorização do mesmo, atendendo que a habitação está em garantia e o empreiteiro poderá alegar que andamos a "sabotar" a obra, isso é muito complicado e se é para ir para tribunal não convém dar um passo em falso, só numa fase posterior poderá ser solicitado e poderá ser inclusive feita também por peritos nomeados pelo tribunal.

    Se me permite, sem querer entrar em pormenores eu não referi a minha profissão por achar que...enfim pouco conta, mas sou eng. civil com carteira profissional da OE, não significa nada é óbvio, mas também considero que tenho os conhecimentos mínimos para executar um relatório de patologias/anomalias caso contrario não andava na profissão a fazer nada, em relação ao colega é arquitecto e também membro da ordem dos arquitectos.

    Não me leve a mal, não referi a minha profissão porque acho que não é necessário e porque me considero uma pessoa humilde sem ostentação do que quer que seja, estava a solicitar opiniões para reforçar as minhas, para que não existissem dúvidas e com objectivo de fazer um relatório o mais completo possível, mas atendendo que alguns comentários já anteriormente foram no sentido de desconfiança, não tive agora alternativa.

    Para ter uma ideia há dois tipo de peritagens, a colegial onde intervêem 3 peritos, um do tribunal um por cada parte e as outra singulares só têm um perito nomeado pelo tribunal, o nosso relatório é junto ao processo e pode ser debatido ou não, daí pedir várias opiniões sobre o que se vislumbrava nas fotos, antecipando aquilo que em tribunal outros peritos poderiam argumentar, as respostas na verdade evasivas.

    Isto para referir que duas cabeças pensam melhor que uma e quantas mais opiniões melhor, pedi uma opinião construtiva sobre o que estavam ali construído, uma critica de carácter mais técnico.


    Cumprimentos
  1.  # 25

    Colocado por: FGN... só poderá ser feito em tribunal mediante a autorização do mesmo, atendendo que a habitação está em garantia ...

    Continuo sem perceber QUEM tencionam pôr em tribunal se a firma que construiu e vendeu a casa já fechou (faliu).
    Talvez fosse conveniente, antes de mais, confirmar se fechou.

    A minha questão destina-se a alertá-lo porque tem a ver com o trabalho que você está a desenvolver: um relatório para juntar ao processo. O qual será um trabalho p'ró boneco se não houver processo.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, Anonimo16062021, Joao Dias
    • FGN
    • 21 novembro 2011

     # 26

    Bom dia,

    ainda não tenho os dados da empresa, nem existe total certeza se já faliu, a informação que me passaram foi essa.

    A empresa pode ser colocada sempre em tribunal, pode é não dar em nada, isto caso já tenho falido, no entanto, dependendo do tipo de empresa que teria sido constituída, (não sei precisar qual), podem responder pelos capitais próprios mesmo em caso de falência, mas eu não sou Jurista nem me compete saber esses detalhes.

    O relatório irá igualmente propor soluções para evitar que estas situações voltem a acontecer, mesmo que isso implique refazer a cobertura toda.

    cumprimentos e um bom dia a todos.
  2.  # 27

    Que tipo de não impermeabilização foi feito nessa cobertura plana??
  3.  # 28

    Colocado por: FGNSe me permite, sem querer entrar em pormenores eu não referi a minha profissão por achar que...enfim pouco conta, mas sou eng. civil com carteira profissional da OE, não significa nada é óbvio, mas também considero que tenho os conhecimentos mínimos para executar um relatório de patologias/anomalias caso contrario não andava na profissão a fazer nada, em relação ao colega é arquitecto e também membro da ordem dos arquitectos.


    Tendo vocês os dois esses estatutos profissionais não conhecerão um construtor da vossa confiança para visitar a moradia? É que tudo o que seja dito aqui em nada substituirá a opinião de alguém entendido que visite a obra e veja tudo bem visto com os seus próprios olhos.

    Colocado por: FGNNão me leve a mal, não referi a minha profissão porque acho que não é necessário e porque me considero uma pessoa humilde sem ostentação do que quer que seja, estava a solicitar opiniões para reforçar as minhas, para que não existissem dúvidas e com objectivo de fazer um relatório o mais completo possível, mas atendendo que alguns comentários já anteriormente foram no sentido de desconfiança, não tive agora alternativa.


    Tem de compreender a desconfiança, pois se disse que ia elaborar um relatório completo de anomalias, seria de estranhar que não fosse uma pessoa minimamente formada para elaborar o mesmo :)

    Colocado por: FGNpedi uma opinião construtiva sobre o que estavam ali construído, uma critica de carácter mais técnico.


    Aí vou ter de concordar com o alv, só partindo para ver como as coisas estão feitas.


    Agora, quanto a mim, o cerne da questão, a parte prática e útil para a sua amiga:
    Tenho muitas dúvidas que consigam reaver algum dinheiro pela parte do ex-socio da construtora agora falida, mesmo sendo uma "Lda", com essa "qualidade" apresentada, as obrigações dele (valor a quota que lhe pertencia), já devem ter chegado ao limite, logo não terá mais obrigações (muito menos tendo a empresa entrado em falência).

    Quanto a mim a sua amiga vai gastar em advogado e despesas de tribunais, uma boa parte daquilo que lhe seria útil para começar a corrigir essas calamidades construtivas, sei que é um sapo muito difícil de engolir, mas às vezes é preciso saber perder. A sério se a empresa faliu, esqueçam. (O advogado não vos diz isto porque lhe dá jeito (€) abrir mais um processo.)

    Colocado por: FGNainda não tenho os dados da empresa, nem existe total certeza se já faliu, a informação que me passaram foi essa.


    Então é esse mesmo o próximo passo, saber se a empresa faliu ou não.

    Colocado por: FGNpodem responder pelos capitais próprios mesmo em caso de falência


    Como é que uma empresa falida tem capitais próprios?


    PS: Não leve a mal a sinceridade, mas pareceu-me conveniente sublinhar estes pontos que acho que vos estão a escapar (a si e à sua amiga).
    PS1: Esse indivíduo neste momento até pode já ter outra empresa construtora com outro nome, que aos olhos da justiça (porque raio é que ela tinha de ser cega?) ele não tem responsabilidades perante essa obra.
    PS2: Espero que consiga resolver isso da melhor forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FGN
  4.  # 29

    Tenho passado por um caso semelhante mas não teria o dinheiro necessário para levar à barra dos tribunais um "tubarão" da construção que não faliu, nem tao pouco se importou em construir 5 miseráveis moradias com erros grosseiros e resultados semelhantes a esses embora menos graves.

    Ao fim de 2 anos a queixa no INCI não andou 1 milimetro, os advogados que consultamos nunca nos motivaram (antes pelo contrário) a processar o eng Henrique Guerreiro dono da H+ SGPS que sabe de antemão que a justiça dificilmente nos defende.

    A opção que encontrei foi expor a realidade num site (www.hmais.net) e ao mesmo tempo proceder a reparações integrais na casa com um novo telhado, duas novas coberturas nos terraços e isolamento integral com sistema Cappotto e ainda nova caixilharia em PVC.
    Finalmente parece que resolvi os problemas... mas a custa de muitos euros... e da frustração de ter encontrado pela frente um de muitos construtores desonestos e aldrabões do nosso Portugal.

    Boa sorte no vosso caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FGN
  5.  # 30

    Colocado por: Cota40Tenho passado por um caso semelhante mas não teria o dinheiro necessário para levar à barra dos tribunais um "tubarão" da construção que não faliu, nem tao pouco se importou em construir 5 miseráveis moradias com erros grosseiros e resultados semelhantes a esses embora menos graves.

    Ao fim de 2 anos a queixa no INCI não andou 1 milimetro, os advogados que consultamos nunca nos motivaram (antes pelo contrário) a processar o eng Henrique Guerreiro dono da H+ SGPS que sabe de antemão que a justiça dificilmente nos defende.

    A opção que encontrei foi expor a realidade num site (www.hmais.net) e ao mesmo tempo proceder a reparações integrais na casa com um novo telhado, duas novas coberturas nos terraços e isolamento integral com sistema Cappotto e ainda nova caixilharia em PVC.
    Finalmente parece que resolvi os problemas... mas a custa de muitos euros... e da frustração de ter encontrado pela frente um de muitos construtores desonestos e aldrabões do nosso Portugal.

    Boa sorte no vosso caso.


    Parabéns pela coragem e iniciativa, é sempre de louvar.

    Nem me quero imaginar numa situação dessas..
    Concordam com este comentário: two-rok, FGN
    • FGN
    • 24 novembro 2011

     # 31

    Colocado por: Cota40Tenho passado por um caso semelhante mas não teria o dinheiro necessário para levar à barra dos tribunais um "tubarão" da construção que não faliu, nem tao pouco se importou em construir 5 miseráveis moradias com erros grosseiros e resultados semelhantes a esses embora menos graves.

    Ao fim de 2 anos a queixa no INCI não andou 1 milimetro, os advogados que consultamos nunca nos motivaram (antes pelo contrário) a processar o eng Henrique Guerreiro dono da H+ SGPS que sabe de antemão que a justiça dificilmente nos defende.

    A opção que encontrei foi expor a realidade num site (www.hmais.net) e ao mesmo tempo proceder a reparações integrais na casa com um novo telhado, duas novas coberturas nos terraços e isolamento integral com sistema Cappotto e ainda nova caixilharia em PVC.
    Finalmente parece que resolvi os problemas... mas a custa de muitos euros... e da frustração de ter encontrado pela frente um de muitos construtores desonestos e aldrabões do nosso Portugal.

    Boa sorte no vosso caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FGN



    Provavelmente este caso também não vai dar em nada, enfim depois no final veremos e estarei cá para contribuir com o resultado final.

    Para mais existe um dilema...partindo do principio que ela repara a cobertura e restantes problemas, isto, para que a situação não se agrave mais, é quase certo que acabe por perder o processo em tribunal (caso exista, como já foi dito alguém para processar) porque o tribunal irá nomear um perito para se deslocar à habitação e o que irá constatar no local é que não foi possível verificar anomalias e assim sendo...

    Resumindo, ou deixa as coisas andar a deteriorarem-se cada vez mais e vai até ao fim com o caso em tribunal arriscando ganhar o caso ou mais certo perdê-lo....ou então faz como a/o user "cota 40" arranja por si.

    Infelizmente é esta a justiça que temos, aquela que beneficia quem prevarica.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 32

    Colocado por: FGNInfelizmente é esta a justiça que temos, aquela que beneficia quem prevarica.


    É assim porque os piores são aquele tipo de pessoas que nos governam, os ditos tubarões que lhes convém que tudo seja assim.
    Claro que num país digno isso não acontecia, o tribunal até podia demorar a decidir, pois sabemos que estão sobrecarregados, mas pelo menos a curto prazo tinham de nomear alguém para ir ao local constatar os FACTOS. Isto claro se for possível responsabilizar alguém. Eu acho que quem devia ser responsabilizado era a pessoa que geriu essa empresa, e mesmo estando falida, devia ser responsabilizado pela porcaria que fez, é que assim como estamos este país não ganha rumo, e a reputação dos construtores também nunca mais melhora :(
    •  
      alv
    • 24 novembro 2011

     # 33

    Vivam!
    FGN, suponho que pode arranjar por sua conta da sua amiga, desde que reúna as provas do estado de deterioração, e documente muito bem todas as patologias com testemunhas credíveis, relatórios independentes e fotografias, com o argumento da empresa não existir ou não confiar na sua idoneidade técnica para efectuar a reparação das avarias. PodeA sua amiga, manda reparar a que bem entende, de confiança, e documenta sem margens de dúvidas as despesas com todas as facturas e depois em tribunal se o empreiteiro ainda existir pode-lhe ser exigido o pagamento das reparações. Suponho eu de que....

    Agora deixem-me que meta mais uma cavaca na fogueira, se essa casa tivesse um telhadinho, nada disso acontecia, logo a culpa dessas avarias não é do construtor mas dos projectistas que se põem a desenhar coisas contranaturas como coberturas invertidas, planas e coisas parecidas. Façam telhados normais, beirados e cimalhas e vejam se há problemas de infiltrações. É que um telhado normal, mesmo feito pelo maior sucateiro, pela sua natureza menoriza as más execuções, logo o risco é incomparávelmente menor. Pergunto: Quantas casas com telhados normais conhecem com problemas de infiltrações? Eu pessoalmente não conheço. Enfim, desabafei, já bati em algum projectista hoje.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, two-rok, FGN
  7.  # 34

    Colocado por: alvEnfim, desabafei, já bati em algum projectista hoje.


    Só não sabe é em quem bateu :P
    • FGN
    • 24 novembro 2011 editado

     # 35

    Colocado por: alvVivam!
    FGN, suponho que pode arranjar porsuaconta da sua amiga, desde que reúna as provas do estado de deterioração, e documente muito bem todas as patologias com testemunhas credíveis, relatórios independentes e fotografias, com o argumento da empresa não existir ou não confiar na sua idoneidade técnica para efectuar a reparação das avarias.PodeA sua amiga, manda reparar a que bem entende, de confiança, e documenta sem margens de dúvidas as despesas com todas as facturas e depois em tribunal se o empreiteiro ainda existir pode-lhe ser exigido o pagamento das reparações. Suponho eu de que....

    Agora deixem-me que meta mais uma cavaca na fogueira, se essa casa tivesse um telhadinho, nada disso acontecia, logo a culpa dessas avarias não é do construtor mas dos projectistas que se põem a desenhar coisas contranaturas como coberturas invertidas, planas e coisas parecidas. Façam telhados normais, beirados e cimalhas e vejam se há problemas de infiltrações. É que um telhado normal, mesmo feito pelo maior sucateiro, pela sua natureza menoriza as más execuções, logo o risco é incomparávelmente menor. Pergunto: Quantas casas com telhados normais conhecem com problemas de infiltrações? Eu pessoalmente não conheço. Enfim, desabafei, já bati em algum projectista hoje.
    "Fassam" parte.



    Viva, eu até concordo parcialmente com a sua opinião, não vou muito à "bola" com este tipo de cobertura, prefiro um telhado da maneira mais tradicional possível, sabendo que também se não for bem feito e com materiais de qualidade daqui a 20/30 anos vou ter de intervir na cobertura, quando mais não seja para substituir telhas.

    Mas sejamos sinceros, uma cobertura deste tipo se for bem feita, por profissionais experientes e com o acompanhamento devido, bem como fiscalização apertada não tem porque acontecer, mas é que não tem mesmo, isto claro se tiver a devida manutenção...este caso só acontece por falta de rigor por parte de quem executou a obra, bem como a falta de euros para aplicar nos melhores materiais e melhores técnicas para este tipo de coberturas, eu sou muito séptico neste tipo de coberturas e na minha opinião a se optar por uma cobertura destas tem de existir o máximo rigor, caso contrario....está o caldo entornado, veja-se este caso.

    Será que nestes casos seguintes existem infiltrações....tudo depende da solução aplicada, bem como o rigor, materiais e ainda acompanhamento técnico rigoroso.

    1

    2

    3

    4

    5

    A mim impressionam-me este tipo de coberturas, mas elas existem e penso com resultados satisfatórios.

    Fonte das fotos: http://www.jardinaria.com.br/site/2011/08/telhado-verde/

    cumprimentos.
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      alv
    • 24 novembro 2011

     # 36

    Vivam!
    Como em tudo na vida, se, se, se, se, se, se.... se tudo correr bem, o mundo é perfeito!
    Foque-se no facto de poder fazer as obras necessárias e poder reclamar o pagamento das mesmas judicialmente, isso é que é importante.
    Do resto todos sabemos, ou julgamos saber.
    Boa sorte e "fassa" parte.
  8.  # 37

    Colocado por: Cota40Tenho passado por um caso semelhante mas não teria o dinheiro necessário para levar à barra dos tribunais um "tubarão" da construção que não faliu, ... muitos construtores desonestos e aldrabões do nosso Portugal

    Também há clientes desatentos que, mesmo depois de lhes ser chamada a atenção, persistem na generalização abusiva.
    Assim sendo, a esses clientes só se lhes pode chamar de desonestos e aldrabões.
    É que, ainda por cima, a H+ SGPS não tem alvará de construção, pelo que NÃO É um construtor. Quanto muito é promotor. Se este PROMOTOR é "desonesto e aldrabão", então está a condizer com alguns dos clientes que tem.

    PS: quem não se sente, não é filho de boa gente. ;-)
  9.  # 38

    Uma cobertura plana bem executada mete tanta água como um telhado bem executado: nenhuma.
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 39

    Colocado por: ncarvalho74Uma cobertura plana bem executada mete tanta água como um telhado bem executado: nenhuma.


    Uma verdade mais do que verdadeira! ;)
  11.  # 40

    Colocado por: ncarvalho74Uma cobertura plana bem executada mete tanta água como um telhado bem executado: nenhuma.
    Não é «bem» assim.

    Em condições extremas (porque a vida não é feita de primaveras), um telhado(*) até pode VOAR !

    Enquanto que, com uma cobertura plana bem executada, até pode meter a casa dentro de um aquário que não será por aí que a água entra.


    (*) Para mim, um telhado é um telhado.
    Outra coisa é uma cobertura inclinada, devidamente isolada e impermeabilizada, em que as telhas só lá estão para enfeitar.
    Concordam com este comentário: two-rok, ncarvalho74
 
0.0283 seg. NEW