Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Caro mar-ju exactamente isso o que escreveu, eu já tinha percebido que é necessário licença agora que tipo de licença e se existe é que gostava de saber.

Obrigado
  2.  # 42

Colocado por: BAlexCaro mar-ju exactamente isso o que escreveu, eu já tinha percebido que é necessário licença agora que tipo de licença e se existe é que gostava de saber.

Obrigado

Salvo alterações ressentes não precisa de licença.
  3.  # 43

king25, desculpe a correcção, mas é reCentes :)

Não é necessário?? Sabe dizer então ao BAlex (e a nós) em que legislação está isso ou como pode ele saber mais detalhes?
    Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
  4.  # 44

Colocado por: mar_juking25, desculpe a correcção, mas é reCentes :)

Não é necessário?? Sabe dizer então ao BAlex (e a nós) em que legislação está isso ou como pode ele saber mais detalhes?

Detalhes... o que sei é por experiência própria.
    Tenho uma casa nessas condições, pus dois contentores no terreno
    modifiquei-os e lá estão, no concelho de Sintra.
    • BAlex
    • 22 novembro 2011 editado

# 45

Colocado por: king25
    Detalhes... o que sei é por experiência própria.
    Tenho uma casa nessas condições, pus dois contentores no terreno
    modifiquei-os e lá estão, no concelho de Sintra.

Mas colocou-os lá com a informação credível que não seria preciso uma licença?
    •  
      FD
    • 23 novembro 2011

# 46

O Neon, sobre esta questão das fundações, já falou em tempos.

Citando-o:

Começo por responder á sua questão com outra questão... Porquê a palavra amovível ou móvel

Porque o regime jurídico da urbanização e edificação contêm algures a seguinte definição

«Edificação» a actividade ou o resultado da construção,
    reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de
    um imóvel destinado a utilização humana, bem como de
    qualquer outra construção que se incorpore no solo com
    carácter de permanência
    ;

Para tentar fugir ás burocracias do estado, á sua lentidão, e às servidões administrativas...procurou-se generalizar a ideia de que tudo o que não é imóvel e que não se incorpora no solo com carácter de permanência, ou seja tudo o que é móvel ou amoviviel não se encontra abrangido pelo regime de licenciamento.

A minha opinião (não sou jurista) é que deve existir bom senso e parcimónia
    Para mim o facto de ser amovível ou não, até nem está directamente ligado com os materiais (por exemplo madeira) ou com a presença de infra-estruturas.

Por exemplo, um reservatório de GPL não possui um elemento que seja de madeira, pode ser montado em um dia e desmontado no mês seguinte. No entanto possuirá uma fundação, uma vedação, e poderá à partida funcionar com uma licença atribuída por um período de 20 anos.
    O mesmo reservatório para servir de apoio a um estaleiro de uma obra que se prevê durar dois anos e que no final será removido.

Eu penso que pelo facto de servir o homem e pelo facto de se manter naquele local por 20 anos, não vem mal ao mundo se estiver enquadrado no RJUE (para além do regime legal especifico)
    Já na segunda hipótese considero que ficaria apenas sujeito à legislação especifica dos combustíveis.

Falando agora especificamente das construções em madeira e da pergunta que colocou
    Eu penso que sim, uma mesma construção pode ser considerada de uso permanente ou uso temporário. Francamente não conheço fundamentação legal para servir de suporte a tal afirmação, a mim guia-me aquilo que acho que será o bom senso.

Uma construção destinando-se a uma barraquinha de feira que vai durar 30 dias, mesmo com uma ligação para electricidade e para aguas e esgotos para mim não estará sujeita a um enquadramento no RJUE.
    Essa mesma construção (igualzinha) se servir de escritório de um stand de automóveis que se prevê que vá manter por um período alargado (por exemplo 1 ano) já estaria enquadrado no RJUE.

Não tenho uma receita que abranja todas as situações...È apenas a minha opinião e postura, que eu penso ser a mais correcta, mas obviamente outros haverá que a acharão imprópria. :)
    Agora definição jurídica....que eu conheça não há

https://forumdacasa.com/discussion/11776/projectos-de-especialidade-para-casa-prefabricada-em-madeira/?Focus=147710#Comment_147710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.Figueiredo
    • BAlex
    • 23 novembro 2011 editado

# 47

Caro FD, estive a ler o tópico que colocou no fim e parece que as burocracias são mais do que muitas para se construir algo alternativo ao betão e que seja legal, pelo que percebi este projecto de habitação num contentor pode se tornar num pesadelo sem fim e sem resultados práticos.
    •  
      king25
    • 23 novembro 2011 editado

# 48

Não pode construir.
    Pode é, colocar uma "casa" no seu terreno,(ou contentor)
    foi o que eu fiz, e numa zona em que os fiscais da câmara
    não perdoam, fui visitado por eles, não tive problemas.
    não precisa de licença nenhuma, está a arrumar uma coisa sua
    naquilo que é seu.
    Concordam com este comentário: M.H.
  5.  # 49

Boas,existe forma de licenciar construções de caracter temporário ou amovível ( contentores, estufas agricolas, etc.) mas a habitação tem que ser licenciada, é claro que até dum veiculo podemos fazer a nossa habitação, mas legalmente no nosso pais não consideramos a nossa morada num veiculo. todavia podemos fazer da nossa morada um terreno, onde pagamos os nossos impostos. Sabendo que um contentor pode permanecer ate 3 meses no mesmo local perante a lei estamos legais( durante esse período) mas se andarmos em esquemas para fugir ás leis também podemos fazer um canil, que é uma obra de escassa relevância, legalizamos o mesmo e moramos lá dentro. Mas como é obvio licenciar é o caminho mais certo, apenas tem o contra dos valores a pagar pela operação urbanística.
  6.  # 50

Repare, Balex, isto não é ser-se cínico ou muito pessimista, mas realista, ora é sabido que o lobby do betão e das obras é fortíssimo ( incluindo muitos autarcas que se têm "enchido" à conta de negócios com o imobiliário), porque raio é que iriam as câmaras, sabendo que é fácil, rápido e baratíssimo fazer uma óptima casa com 2 ou 3 contentores agregados, facilitar esse processo alternativo...

Colocado por: BAlexCaro FD, estive a ler o tópico que colocou no fim e parece que as burocracias são mais do que muitas para se construir algo alternativo ao betão e que seja legal, pelo que percebi este projecto de habitação num contentor pode se tornar num pesadelo sem fim e sem resultados práticos.
    Concordam com este comentário: Helder Alves
  7.  # 51

carlosj39

uma casa para ser legal não tem que ser em betão, ou seja não tem que levar cimento necessáriamente.
  8.  # 52

Quem faz as leis do urbanismos não são as câmaras mas sim o Governo e a Assembleia da republica. Às câmara apenas resta o papel de as fazer cumprir sobe pena de serem responsabilizados por isso.
    Concordam com este comentário: cinderela
    • PMMA
    • 24 novembro 2011

# 53

Agora pergunto? Tendo habitação própria, tudo legal. Qual a lei que nos impede de colocar um objecto(contentor) num qualquer terreno que seja nosso? há lei especifica que englobe "contentores" ou estruturas moveis?
  9.  # 54

Colocado por: PMMAAgora pergunto? Tendo habitação própria, tudo legal. Qual a lei que nos impede de colocar um objecto(contentor) num qualquer terreno que seja nosso? há lei especifica que englobe "contentores" ou estruturas moveis?

Não. E esse "buraco" na lei que pode permitir uma alternativa clandestina
    a habitação, se bem que, nos primeiros anos nunca será legal,
    mas depois tem direitos adquiridos, pode inclusive ter nº de policia,
    e respondendo a outro user, um contentor arrumado no meu terreno
    não tem prazo nenhum para ser removido, está no meu terreno
    e desde que não prejudique ninguém lá fica enquanto eu entender.

E porque falamos de contentores...

Então se comprar uma caravana tipo as dos Circos (aquelas enormes)
    e a estacionar no meu terreno?
    Concordam com este comentário: PMMA
    • BAlex
    • 24 novembro 2011 editado

# 55

Quando disse que quero construir uma habitação com contentores estava-me a referir a habitações deste género, http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/256595.html
    Neste caso quero construir tudo legal e não ter chatices.
  10.  # 56

OK!! Our factory SALE Prefabricate house , container House and steel structure. Hi, I am James.Liu. Website: http: // www.jdcc.com.cn E-mail: [email protected]

OK!! Our factory SALE Prefabricate house , container House and steel structure.

Hi, I am James.Liu. Production of our Group ; prefabricated house , container house and steel structure . Website: http: // www.jdcc.com.cn E-mail: [email protected]
    MSN : [email protected]
    Kind Regards Contact :James.Liu Tel: +86-10-84783988 Fax: +86-10-84783668
  11.  # 57

Bom, só agora é que vi que é na China :)
    • joanax
    • 14 fevereiro 2012 editado

# 58

Estive envolvida com várias ONG's na criação de casas sustentáveis em países de 3º mundo (se calhar alguns mentalmente a anos luz do nosso, mas enfim). Foram criadas várias habitações, em vários materiais e entre os quais estavam os contentores.

Como exemplo é possível criar uma casa bastante aceitável com 3 quartos e com apenas 2 contentores de 40 pés. E agora vem a parte fabulosa e que nem passa pela cabeça de muito burocrata portuga: independentes em termos energéticos, em termos de fornecimento de água (inclusive sem recurso a "furos"), independentes em termos de tratamento de águas residuais e algumas dessas construções até facilitam a criação de pequenas hortas. Parece incrível e mentira, mas é além de exequível, bastante simples por incrível que pareça.

O que posso dizer em relação a casas de contentores, é que são uma alternativa barata e que pode perfeitamente ser uma habitação digna. O que vi em países como Haiti, Guatemala, Chile, India, etc é que os governos não só não colocam entraves como até lhes agrada a ideia das casas serem construídas em materiais como os contentores. Retira-os de um processo de reciclagem caro e moroso e providencia habitações dignas. Repito, eu vi, ninguém me contou. Estive lá, discuti com as autoridades locais.

Em Portugal tenho tentado implementar uma solução similar, adequada ao modelo "europeizado" de habitação e o que posso dizer é que tem sido um pesadelo sem fim tentar sequer sair do papel, tentando criar uma habitação legal num terreno urbano adequado. Ninguém tem vontade de embarcar nesta ideia. Começa nos arquitetos que acham que são insubstituíveis e que só eles sabem como construir uma casa (eu dirigi a construção de dezenas de habitações e de arquitecta não tenho nada), passa pelos srs das câmaras municipais e até pelos próprios vizinhos (a inveja é uma coisa atroz neste país).

Se quiser ir em frente, de forma legal, saiba que é possível, mas tem uma batalha legal pela frente. Eu estou a travar a minha e só descansarei enqusto tiver os meus contentores no terreno (já agora urbano para que saibam) e com tudo o que uma habitação dita "normal" tem, mas 100% independente da rede (e aqui é que os governos se torcem todos e detestam este tipo de projectos).

Os lobbies em Portugal passam por todos os quadrantes da sociedade e estão de tal forma enraizados na sociedade, que os próprios cidadãos são peças que emperram o desenvolvimento de novas ideias, soluções sustentáveis e alternativas sem serem as tais barracas que muitos se apressaram logo em anexar a este tópico.

Não somos um país desenvolvido, mas burocraticamente agimos como tal, deve-mo-nos julgar uma Suécia ou Dinamarca... Mas, quando a miséria e a mania e viver como riquinhos que não somos for com o tempo caindo, talvez vão também caindo as barreiras que nós próprios temos criado.

Para finalizar, as casas de contentores podem ser uma alternativa legal, devidamente licenciada e pagar os impostos que o Estado falido tanto deseja/necessita, não esperem é facilidades para conseguir ter esse tipo de construção legal. Eu continuo na minha pequena luta que está para durar e irei nem que seja até ao tribunal europeu para demonstrar que estamos todos errados e que temos de abrir as portas à sustentabilidade e que isso não significa estar ilegal, nem tão pouco desrespeitar códigos de construção e segurança (outra treta mas enfim).
    Concordam com este comentário: treker666, rampage, raulschone, branco.valter, BAlex, noves fora, Helder Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, treker666, raulschone, BAlex, mhpinto
  12.  # 59

Estou revoltado, a f$%$ da p$%$% da vizinha (já possuía um lote de mais de 1 ha com a sua casa de madeira na parte nascente com a piscina e um gigantesco jardim a poente) após adquirir o pequeno lote (750m2 com viabilidade de construção) que nos separava, entendeu instalar uma horrível torre de painéis fotovoltaicos (daquelas que seguem o sol e, que esteticamente falando, destroem completamente a minha vista para sul para além de obviamente desvalorizar o meu lote /casa). O que mais me custa a aceitar foi o facto de eu ter adquirido o terreno e construido a minha casa de madeira devido à vista e por achar que tinha uma vizinha com sensibilidade e respeito pela natureza e quiçá vizinhos também. Para cúmulo ela poderia perfeitamente ter feito a instalação do lado poente do tal jardim de mais de 10 mil m2, mas acho que não queria ficar com a vista dela destruída, então toca a destruir a do vizinho. Aproveito este tópico para perguntar se existe alguma regulamentação a consultar ou alguma entidade a quem me possa dirigir?
    Quanto ao tópico em si, neste país, em que cada um apenas se preocupa com o seu quintal e, se pudesse, levantava os muros que separam o SEU habitat até à altura do telhado do vizinho, não me surpreendo que não se importem de ver este (ainda) belíssimo território a ser descaracterizado, pelo que também não surpreende que deixem não participem aqui e prefiram comentar se somos piegas, se o Domingos falou com o Pinto da Costa ou se a Diana Chaves teve dores quando pariu.........
  13.  # 60

joanax

fiquei curioso, onde esbarra a sua pretensão? é nos regulamentos nacionais?

0.0245 seg. NEW