Iniciar sessão ou registar-se
    • J.C
    • 23 novembro 2011

# 21

Colocado por: pdavidmarquesai por cima há também quem lhe chame de radial, não me pergunte porquê.

Não admira, tambem chamam a um voi, uma baca etc e tal.
    • J.C
    • 23 novembro 2011

# 22

a um boi= voi, uma vaca= baca !
  1.  # 23

Colocado por: J.C
    Já que não conhece o bate linhas, mas sabe o que e uma rebarbadeira?
    Posso dizer-lhe....
    Rebarbadeira= Rebarbadora, esmeriladora, esmerilhadeira, rectificadora.
    Está no hábito de cada um, agora,,,fio blue? Só se for na França.

haha ta boa ta, nomes diferentes para coisas iguais, penso que percebeu o trocadilho da rebarbadora, logico que sei o que é, agora pergunto eu sabe o que é o ferro de afiar ponteiros? pergunte a qualquer um ca em cima que eles dizem-lhe lolol o "bate linhas" sp conheci cm fio blue desde muito anos.
  2.  # 24

Colocado por: J.CNão admira, tambem chamam a um voi, uma baca etc e tal.

yup e eu sou um deles, mas isto tem td uma razao de ser, segundo um professor meu de portugues que explicou os nortenhos manipulam as palavras muito por causa da maneira de ser, homens do campo, desenrascados etc, ele deu um exemplo, imaginem entao um toureiro falar pro bicho "hei toiro hei toiro lindo" nãoooooooooooooo homem do norte n é assim, é mais isto "Hei TOURO hei TOURO ho **** tas a oubir eu a falar pra ti pah" lol
  3.  # 25

Em relação à troca dos vv pelos bb ensinaram-me isto:

colocado por becas:

... na norma da língua portuguesa (europeia) existe uma distinção entre os fonemas /v/ e /b/; na variante setentrional (norte do país) ocorre uma indistinção entre os fonemas. A razão é simples: o fonema /v/ não existia no galego-português, foi introduzido no sul por influência dos dialectos moçárabes.
    Outro exemplo: na norma, para expressar uma ação que se prolonga no tempo, prefere-se a construção perifrástica "estar a ...." (estou a comer...), nas variantes alentejana e madeirense (são várias, mas simplifiquemos), prefere-se a construção com gerúndio (estou comendo).
    A norma é fixada em função de critérios históricos e sócio-políticos, não se reporta a critérios estritamente linguísticos. Geralmente tem que ver com a zona do país onde se situa a capital (poder político), onde estão os meios de comunicação (devido ao seu poder de influência), onde estão concentrados os recursos económicos. Se a capital de Portugal fosse o Porto (como devia ter sido...) muito provavelmente hoje a norma seria o falar do norte e os lisboetas teriam uma variante regional e seriam muito gozados por "falarem mal".
    É ignorância dizer que um alentejano, um transmontano ou um minhoto falam mal. Falam, se derem pontapés na gramática (aqui entra a gramática normativa...que fixa as regras ortográficas, sintáticas, etc); se falam com "bês", com ditongos abertos ou com gerúndios, falam tão bem quanto o mais "tem-a-mania-que

Está aqui #26
    • J.C
    • 24 novembro 2011

# 26

Colocado por: Anonimo16062021
    Pois,também há quem chame a uma coisa que eu cá sei assobio:-)

Pois é, cum carago!
  4.  # 27

Fio blue, bate linhas ou até mesmo Chock line
    Depois ainda dizem que os TS nunca viram um martelo
    • J.C
    • 24 novembro 2011

# 28

Colocado por: zedasilvaFio blue, bate linhas ou até mesmo Chock line
    Depois ainda dizem que os TS nunca viram um martelo

Ver, viam, fugiam era d'ele como o diabo foge da cruz. Looooll
  5.  # 29

Olhe que não olhe que não!
    Eu até sei o que é uma pedra de afiar colheres veja lá.
  6.  # 30

Volto a fazer a pergunta.

Porque não faz a parede em "pladur". Não precisa partir, nem cortar nada.
    • J.C
    • 24 novembro 2011

# 31

Colocado por: zedasilvaOlhe que não olhe que não!
    Eu até sei o que é uma pedra de afiar colheres veja lá.

Eu nunca vi mas, há uns anitos carreguei uma num saco de sarapilheira, e posso dizer que era bem pesadona!
    Hááááááá´!!!! Tambem conheço a régua de correr os cantos á obra. Loooooool
  7.  # 32

é mas o ferro de afiar ponteiros deveria estar em todas as obras lolol, olhe ainda hoje a trabahar com a "rebarbadeira" fiz um corte aqui no dedo...... mas tb é preciso ter olho ficou direitinho.
    enfim mas ja agora isto ser do norte tem as suas desvantagens, um gajo n pode ir a lisboa e falar, sem que alguem se chegue á beira a rir e diga "ai que engraçado voçe é do norte, fale la mais um bocado" e um gajo sendo do norte responde, "oube la passate-me ao piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.............." lololol

va não encho mais o topico.

cumps
  8.  # 33

Só por ter feito um corte no dedo com a rebarbadeira já merecia uma marretada no outro com uma picareta que era para a proxima não tirar as protecções do disco.
  9.  # 34

Colocado por: zedasilvaSó por ter feito um corte no dedo com a rebarbadeira já merecia uma marretada no outro com uma picareta que era para a proxima não tirar as protecções do disco.

não tirei protecção nenhuma, o que aconteceu foi estar a segurar uma peça com uma mão e a outra na rebarbadeira, aquilo prendeu e................. foi so um risquinho, mais um para a conta.
    • J.C
    • 24 novembro 2011

# 35

Tsss,tsss...Quer dizer, deixou o dedo muito á "beira". Loooooooooooooll.
    • J.C
    • 24 novembro 2011

# 36

Não pôs um pouco de pó do "fio blue" no dedo?
  10.  # 37

Colocado por: zedasilvaSó por ter feito um corte no dedo com a rebarbadeira já merecia uma marretada no outro com uma picareta .

Hoje não me apetece...
  11.  # 38

Segurar a peça com uma mão? Duas marteladas com um martelo de bola já que o picareta hoje não lhe apetece.
    A rebarbadora é para segurar com as duas mão. A peça deve estar fixa num apoio estatal e a uma altura que não lhe provoque lesões musculoesqueléticas.
  12.  # 39

alguem aqui ja andou a rufar telhados? depois digam-me se no telhado andam com apoio estatal para o serviço.

cumps
    • J.C
    • 25 novembro 2011

# 40

Colocado por: zedasilvaSegurar a peça com uma mão? Duas marteladas com um martelo de bola já que o picareta hoje não lhe apetece.
    A rebarbadora é para segurar com as duas mão. A peça deve estar fixa num apoio estatal e a uma altura que não lhe provoque lesões musculoesqueléticas.

Não seja mauzinho!
    Como é que o rapaz vai trabalhar, cortou um dedo, leva duas marteladas que no minimo apanha 2/3 dedos...Fica todo empanado!Loooool
    Essa do "apoio estatal" tá boa, só você para se lembrar disso, eheheheheh!

0.0219 seg. NEW