Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Obrigada!
    Mas.....
    "Existem vários factores que beneficiam o turismo rural."= Sabe quais? (para alem das obvias ajudas financeiras)
    "Mas é necessário saber as potencialidades do lugar, bem como da sua envolvente e do seu tipo de intervenção" = quem decide a priori?
    Outra coisa que eu gostaria de saber era de hâ vantajens fiscais ou não.
    Melhores Cumprimentos,
    Grila
  2.  # 2

    Existem ajudas de custo para promover o turismo rural.
    Existem vários factores que beneficiam o turismo rural.

    Mas é necessário saber as potencialidades do lugar, bem como da sua envolvente e do seu tipo de intervenção.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Grilinha
  3.  # 3

    Boa tarde Grilinha,

    Existem programas de incentivos financeiros que a podem ajudar neste tipo de investimento, nomeadamente o PRODER e o QREN, são fundos que podem vir a fundo perdido ou a taxa de juro muito baixa. A nível de QREN neste momento não está aberto nenhum programa de candidaturas a turismo, vai abrir, se não estou em erro, no final deste mês um novo programa de candidatura (lembrando que o calendário conhecido foi elaborado pelo anterior governo e não se sabe se está ainda em vigor), do qual ainda não se conhece quais os campos que vai abranger, poderá não abrir nenhuma candidatura voltada ao turismo, o ultimo que houve foi voltado às energias renováveis.
    Pode ainda optar por uma candidatura PRODER, usada para investimentos mais contidos. Neste ultimo á uma ressalva, apenas podem fazer candidaturas as freguesias que este estipula. Existe neste momento um incentivo aberto através do PRODER, que pode ter enquadramento nesta questão do turismo rural, que é um incentivo a jovens agricultores, destinado a pessoas com menos de 40 anos, passe pelo site deles e dê uma espreitadela.
    Em ambas as situações, é você (em conjunto com a equipas que desenvolvem os projectos financeiro e de construção) que define que tipo de oferta quer ter no empreendimento para dar aos visitantes, convêm ser algo que não há no país ou na zona (no QREN os fundos anteriores chamavam-se inov investe precisamente por isso), terá de ser feito um projecto de investimento que analise a viabilidade do empreendimento, lembrando que no caso de insucesso os fundos terão de ser devolvidos em prazo a definir com quem de direito.
    Em ambas as situações o projecto tem parceria com o Turismo de Portugal que o divulga.
    Já definiu o seu leque de intenções para o empreendimento? Procure algo com valências... Neste momento a Flash_Arquitectos encontra-se a desenvolver um empreendimento de turismo rural que contempla uma série de bungalows e um hotel, como valência foi estudada a possibilidade de o hotel, em caso de insucesso do empreendimento (o futuro é incerto), poder assumir-se como residência sénior, estando o interior e exterior a ser desenvolvido a pensar nessa possibilidade.
    Analise a envolvente, veja o que pode oferecer a quem visita o empreendimento, procure explorar tradições que estão em esquecimento, ...
    Bom trabalho... :)



    Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq. e restante equipa flash_arquitectos
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Grilinha, Mustafa
  4.  # 4

    Colocado por: Grilinha"Existem vários factores que beneficiam o turismo rural."= Sabe quais? (para alem das obvias ajudas financeiras)

    integração em espaço rural/agricola
    dimensão e valência do empreendimento
    localização do empreendimento
    interligação com restantes infra-estruturas turisticas proximas

    Colocado por: Grilinha"Mas é necessário saber as potencialidades do lugar, bem como da sua envolvente e do seu tipo de intervenção" = quem decide a priori?

    quem decide se é boa ou má localização?
    deve contratar um consultor ou gabinete
    ou então informe-se por si, recolha impressões e opiniões.
  5.  # 5

    Muito boa tarde a todos!
    Aqui estou de regresso com novidades e algumas perguntas:
    Comprei uma quinta no Algarve muito prometedora para iniciar um Alojamento Local. Andei a tentar perceber os requisitos e classificações de Turismo em Espaço Rural, Agro-Turismo e Casas da Campo e parece-me um pouco complicado. Optamos pelo AL, pois o processo me parece bastante simplificado.
    Neste momento existe ja um quarto em suite e 2 apartamentos com entrada separada.
    Existe ainda uma ruina que deverá ser construida completamente. A ruina, deverà ter aprox. 45 m2 e assim teremos 15m2 para cada quarto ao solo e pensamos construir uma mezanine em cada quarto, o que aumentarà um pouco a superficie. A ruina tinha anteriormente 2 pisos, mas como é muito antiga, termos que levantar um pouco o (resto) do telhado para poder fazer os 2 pisos.
    A construção quero-a simples, e cada quarto deverá ser em suite.
    Alguem poderá dar-me uma ideia dos preços para uma construção destas?
    Muito obrigada e até breve!
    Grila
  6.  # 6

    Não sei se o AL comtempla instalação com várias casas (se sim acho q cada uma dessas casas tem q ter, pelo menos, licença de habitação. Mas é verdade a obtenção do AL é relativamente simples, no caso de uma casa.
  7.  # 7

    Ola Paramonte,

    Penso que sim. Ha restrições neste aspecto? Na realidade as casas têem artigos distintos, nos estamos a viver numa das casas e as outras servirão para hospedes.
    As casas foram construidas antes de 1951.
  8.  # 8

    Aconselho a perguntar na Câmara da área, pois são eles que dão o AL
  9.  # 9

    Sim, falamos com a Camara e não puseram contras. Em ultimo caso poderia pedir licencas separadas para as 3, não?
    Eu tenho visto que no AL esistem 3 classificações diferentes: moradia, apartamentos e estabelecimentos de hospedagem. Eu, pelos vistos, integro as 3 ao mesmo tempo. Tenho então que estudar a coisa...
    Talvez alguem aqui no Forum saiba o que fazer num caso destes...
  10.  # 10

    Como a sua casa foi construida antes de 1951, antigamente não haviam licenças de utilização, penso que o que terá de obter será a licença de RGEU que também é tirada na câmara.
  11.  # 11

    já agora em q zona do Algarve?
  12.  # 12

    Ola de novo,

    o que é o rgeu?
    A casa fica na zona de loulé.
  13.  # 13

    Paramonte,
    Por acaso saberá quais são os custos de licença e quanto é a paxa a pagar à Camara?
    Obrigada,
  14.  # 14

    Tttttaxa
  15.  # 15

    Colocado por: GrilinhaOla de novo,

    o que é o rgeu?
    A casa fica na zona de loulé.


    Eu disse que era uma licença, mas enganei-me é uma certidão, a qual eu tive que obter para poder reconstruir uma casa que não tinha licença de utilização por ser uma casa antiga, por isso penso que a certidão de RGEU é uma substituição da atual licença.
  16.  # 16

    aiii. Loulé.. Boa sorte com essa Câmara... ;)
    A parte administrativa é da mais complicada que já lidei/lido.
    Já tem Cartão de cidadão? Qualquer procedimento administrativo no Urbanismo é efectuado.. SOMENTE através de documentos e assinatura digital.


    Tive um caso de uma cliente minha, estrangeira... que mesmo deslocando-se pessoalmente aos serviços... ficou impedida de efectuar um requerimento, pois não possui assinatura digital... para contornar o obstáculo, teve de se deslocar a um advogado, que efectuou o dito requerimento por procuração(contratar)...claro assinando o documento digitalmente.
  17.  # 17

    Aqui ha embaixadas... Não vejo problema. É só pedir e pronto. Mas ainda bemque disse, assim vou tratar.

    Mas continuo sem perceber esse RGEU. Estamos a falar da licença de utilização para qualquer tipo de construcão de casa ou é so em caso de AL?
    O que significa RGEU?
    Obrigada
  18.  # 18

    Colocado por: GrilinhaAqui ha embaixadas... Não vejo problema. É só pedir e pronto. Mas ainda bemque disse, assim vou tratar.

    Mas continuo sem perceber esse RGEU. Estamos a falar da licença de utilização para qualquer tipo de construcão de casa ou é so em caso de AL?
    O que significa RGEU?
    Obrigada


    Para qualquer casa anterior a uma determinada data, o que quer dizer não sei.
  19.  # 19

    Estive a ver o famoso RGEU :-)
    Penso que seja o que for que fizer de contrucao, tenho de qq maneira apresentar um projecto, o arquitecto concerteza tambem estara dentro do assunto, por isso nessa altura logo me preocuparei com o RGEU.
    No entanto, o que me parece pertinente saber neste momento será custos de construcao acabada (como mencionei em cima) e no caso de AL quais são as taxas a pagar a Camara. Alguem sabe?
    Obrigada
    • LuB
    • 20 fevereiro 2012

     # 20

    No entanto, o que me parece pertinente saber neste momento será custos de construcao acabada (como mencionei em cima) e no caso de AL quais são as taxas a pagar a Camara. Alguem sabe?
    Obrigada


    Penso que não vai pagar "outras taxas" para além dos impostos relacionados com o aluguer.
    Todas as casas cujo arrendamento esteja legalizado (registado nas finanças) pagam imposto, quer o aluguer seja de "curta duração" (como é o caso do AL), ou de "longa duração".
    Você apenas vai alugar por periodos menores e a veraneantes... Porque haveria de pagar mais?
 
0.0245 seg. NEW