Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O caricato da situação actual com os resgates de estados é que os estados que estão a emprestar aos outros estão por sua vez a pedir emprestado aos mercados o que está a aumentar a sua divida externa. Como as previsões de crescimento são nulas as agencias de rating começam a duvidar da capacidade desses estados pagarem as suas novas dívidas... daí o rating da Belgica já ter descido e o da França estar a caminho.

    Por exemplo a Bélgica, que exporta 80% do seu PIB (é brutal) tem uma dívida de quase 97% do PIB. Eles tiveram que pedir emprestado para emprestar a Portugal, Grécia e Irlanda. Até aí tudo bem. Mas com a Grécia a não dar sinais de tomar as medidas necessárias para pagar o que deve (+a questão do referendo para a saída do euro) levou um dos maiores bancos europeus praticamente à falecia - Dexia (Banco Franco-Belga-Luxemburguês, que emprestou muito dinheiro à Grécia). O banco foi resgatado por cada um dos respectivos estados. E como é que a Belgica arranjou dinheiro para resgatar este banco? Pediu emprestado. E assim um país que estava bem de repente fica em maus lençóis para pagar todo o tem pedido emprestado.
    E isto vai-se arrastando pelo europa fora...
  2.  # 2

    Colocado por: luisvvO Zimbábue é um óptimo exemplo - as notas tem 9digitos e nao chegam para comprar um pão....


    E a Republica da Somália, idem...

    Colocado por: luisvvO resto é wishful thinking
  3.  # 3

    Colocado por: bino_ Eles tiveram que pedir emprestado para emprestar a Portugal, Grécia e Irlanda.

    Isso é outra que nunca percebi.
    Porque é que só se fala das dívidas, e nunca se fala dos créditos?
  4.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.Por isto é que a Alemanha não tem interesse em que haja um BCE forte, um BCE com funções de banco central, um BCE que emita moeda (emprestando-a aos estados que dela necessitem a taxas de 0% ou baixissimas), etc.


    EXACTO! E já agora, a emissão da divida comum (as/os eurobonds), que facilitaria a vida de TODOS OS PAÍSES DA ZONA EURO! Porem, e perante todas as evidencias, a verdade é que, a Alemanha também se esta a aproveitar da desgraça dos seus pares europeus, colocando-os numa situação de miséria aparente, o que faz com que o conceito de união (UE) seja uma grande merd$...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 5

    Colocado por: TavaresMiguel
    EXACTO! E já agora, a emissão da divida comum (as/os eurobonds), que facilitaria a vida de TODOS OS PAÍSES DA ZONA EURO! Porem, e perante todas as evidencias, a verdade é que, a Alemanha esta-se a aproveitar da desgraça dos seus pares europeus, colocando-os numa situação de miséria aparente, e que faz com que o conceito de união (UE) seja uma grande merd$...


    Depois, AINDA há quem venha manifestar a sua discordância, acusando os países em dificuldade de desleixo e de irresponsabilidade ( o, que é verdade), e que os outros não têm culpa etc,... Mas no entanto, também é verdade que na CE, há quem se aproveite das fragilidades dos parceiros Europeus em apuros, para seu próprio beneficio, contribuindo para um sistemático empobrecimento dos países visados, procedimento este que continua a alimentar esta crise estúpida!! Até quando?!?

    É caso para dizer, que com amigos desses, não precisamos de inimigos!!
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Expat
    • eu
    • 27 novembro 2011

     # 6

    Colocado por: TavaresMiguelAlemanha também se esta a aproveitar da desgraça dos seus pares europeus, colocando-os numa situação de miséria aparente, o que faz com que o conceito de união (UE) seja uma grande merd$...

    Eu fico furioso sempre que ouço ou leio este tipo de argumento.

    Ao menos tenhamos a decência de admitir que estamos na miséria exclusivamente por nossa culpa.
    Concordam com este comentário: RESIDENT_EVIL, Anonimo16062021, bino_, Lino76
  6.  # 7

    Concordo completamente com o comentário anterior de "eu".
    Sei que é comum para a cigarra culpar a formiga pelos seus problemas, mas temos de ser realistas....
    Os portugueses então adoram culpar os ricos pelos seus problemas.
  7.  # 8

    sera que aqui so se pensa que a valorização da moeda é uma desvantagem?pois imaginen neste momento o petroleo é comprado em dolares quer dizer pegamos em um euro e conseguimos comprar ou quase o dobro agora imaginem se o euro acabava o preço da gasolina e gasoleo em portugal seria do dobro e claro tudo o que anda a volta por exemplo as fabricas teriam de aumentar o preço da sua produção devido ao facto de terem uma factura muito maior em electricidade e gas a pagar!resultado mais uma vez neste caso seriam perdentes as exportações!
  8.  # 9

    Respondendo directamente a jp2011.

    No seu caso eu tentaria amortizar o empréstimo, já que quando sairmos do Euro (reparem que não disse "se", disse "quando") a dívida dispara para valores que ninguém neste país poderá comportar.

    Quanto a investir num imóvel, sem dúvida. E já. Não esperar pelo fim do Euro.
    Nunca ouviu este ditado: "Quando há sangue nas ruas, compre imóveis"

    Também recomendo comprar ouro e colocar alguns Euros num cofre do banco.

    Gostava de perguntar ao fórum duas coisas:

    - Custa-me a acreditar que depósitos no Deutsche Bank e no Barclays em Portugal não passariam para escudos, o que acham disso? Será verdade?

    - O que acham de abrir uma conta em moeda estrangeira (franco suíço, coroa norueguesa, etc...) num banco português? Esquecendo o facto que eles vão provavelmente todos à falência e que o dinheiro não estaria seguro nessa eventualidade, no caso da saída do Euro (e de não falência) o dinheiro estaria seguro?
  9.  # 10

    Colocado por: eu Ao menos tenhamos a decência de admitir que estamos na miséria exclusivamente por nossa culpa.

    Discordo porque acho que não estamos na miséria.

    Quanto ao resto, eu não culpo os (países) ricos pela situação em que nos encontramos. CULPO-OS de se quererem aproveitar dela, com um esquema de agiotagem inconcebível dentro de uma suposta «União Económica»!
    Concordam com este comentário: marco1, becas, SAMBINO, Jorge Rocha, Expat, Tavares Miguel, DOGMA
    • eu
    • 27 novembro 2011

     # 11

    Colocado por: Luis K. W.Discordo porque acho que não estamos na miséria.

    Eu acho que estamos, mas os sintomas só agora começam a manifestar-se. Tenho poucas dúvidas que a próxima década vai ser uma década de miséria, que vai afectar todos! Mesmo aqueles que se julgam protegidos da crise.
  10.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.Discordo porque acho que não estamos na miséria.

    Claro, porque nos foi emprestado dinheiro.
    Se não nos tivessem emprestado o estado já teria parado... quando digo parado é falido. Pensões, subsídios de desemprego, salários de funcionários, colapso da banca, etc. etc.

    O discurso de que os outros se estão a aproveitar é uma viciação que alguns políticos estão a conseguir usar... com sucesso aparentemente.
    Culpar os outros pelos nossos erros é sempre mais fácil. Que culpa têm eles das nossas dívidas?
    Que culpa tem o continente pela dívida da Madeira?

    Essa dos agiotas veio depois de se saber que vamos pagar 34 mil milhões em juros pelo empréstimo de 78 mil milhões... penso que seja a pagar em 10 anos.
    Se pediu dinheiro emprestado ao banco para pagar casa, já fez as contas quanto é que vai pagar de juros no final do prazo? ah pois..
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 13

    ... pois olhem, eu ontem já fui à apanha da azeitona... No interposto de azeitona.. disseram-me que este ano tem sido uma enchente fora do habitual.
    Agora pensem e considerem o que quiserem...
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 14

    Resposta a :"esquema de agiotagem"

    Se o empréstimo a Portugal é um "esquema de agiotagem!", então o empréstimo à banca também é.

    O que me irrita é que as mesmas pessoas que dizem que o empréstimo a Portugal é um "esquema de agiotagem!" dizem que empréstimo à banca é "uma prenda de Natal"

    Se esses países quisessem mesmo fazer agiotagem, iam aos mercados e emprestavam a 12,6 % a Portugal e a 29,9 % à Grécia .....

    Quanto à nossa dívida, ninguém encostou uma arma à nossa cabeça para obrigar a pedir dinheiro para pagar estádios, rendimentos mínimos e submarinos ....

    Se o Euro falhar a culpa é dos PIIGS (cigarras) e não da Alemanha e países afins (formigas)
    Concordam com este comentário: eu, bino_
  13.  # 15

    Se a Itália continuar com o caminho em que já entrou, o fim do euro é inevitável.
    A Europa não tem capacidade para "resgatar" a economia Italiana.
    Preparem-se para receber o escudo de volta. E com isso pagar em escudos uma divida enorme em euros.
    O tempo de vida de uma geração está comprometida e amarrada a "pagar" os desmandos vividos até aqui.
    Preparem-se, tenham cautela com as vossas poupanças em bancos portugueses, de de resto bola para a frente que a vida não pára!
    Concordam com este comentário: raulschone
    • Giba
    • 27 novembro 2011

     # 16

    Colocado por: Lino76Se o Euro falhar a culpa é dos PIIGS (cigarras) e não da Alemanha e países afins (formigas)



    Concordo com sua afirmação no estado fundamental. Nós, Portugal, falhamos redondamente, nossos governos sabem disso. “Deixamo-nos” acreditar na estória da carochinha, o povo, porque os cabecilhas àqueles que nos governaram, abriram o cofre à pala do período expansionista (cavaqueira & Cia) quando alguém perguntava a direcção diziam: - É “pra” freeeente! Passados uma década e tal ninguém assume culpas, antes pelo contrário atribuem culpas para o casal franco-alemão, para os mercados…

    O povo? Este peço-lhes desculpas, não tem culpa nenhuma! Foi um veículo para que um punhado de bastardos (nacionais e estrangeiros) enchessem-se de euros de riquezas mordomias e outras benesses. Mais palmo menos palmo, como aconteceu no tempo do império. Existe hoje uma grande diferença, a Europa já não domina o mundo!

    Giba.
  14.  # 17

    Colocado por: bino_
    Claro, porque nos foi emprestado dinheiro.
    Se não nos tivessem emprestado o estado já teria parado...


    Todos os países recorrem a empréstimos,senão todos tinham parado!

    Colocado por: bino_O discurso de que os outros se estão a aproveitar é uma viciação que alguns políticos estão a conseguir usar... com sucesso aparentemente.


    Quem vê o que o Bino diz é capaz de pensar que diz verdade,não há dúvida nenhuma que 50% de juros cobrados a alguém que está a tentar sobreviver é absoluto agiotismo!Estamos a falar de países dentro de um mercado que deveria ser comum.

    Colocado por: bino_Culpar os outros pelos nossos erros é sempre mais fácil. Que culpa têm eles das nossas dívidas?
    Que culpa tem o continente pela dívida da Madeira?


    Claro que eles não têm culpa rigorosamente nenhuma,aliás culpa temos nós de ter seguido a política deliberada da UE em subsidiar os agricultores e pescadores para não fazerem nenhum!Com a agravante que Portugal sofreria multas avultadas caso não respeitasse estes acordos!E nem sequer se podia produzir leite não fossem as cotas ultrapassadas para os italianos e outros poderem importar leite para cá ao desbarato...e os espanhóis peixe e outros...mas que podíamos gastar dinheiro à vontade com submarinos!
    A Mamadeira foi sempre um disparate protegido por Cavaco e seguido por outros que lhe seguiram...assim como o disparate de acabar com as cotas leiteiras,agricultura,pesca,indústria etc...ainda penso na fábrica de Portugal aqui bem perto que produzia frigoríficos,máquinas de lavar e tudo o mais que foi extinta graças aos deslumbrados que apoiaram sempre todas as deliberações europeias que nos prejudicavam,como agora estão a fazer apoiando os disparates das directivas da união europeia em que muito tarde deliberam um perdão de 50% da dívida pública à Grécia ajudando a destruir cada vez mais o sistema económicos dos países que emprestaram dinheiro à Grécia com avultadas somas de ajustes de apoio aos bancos para que estes possam aumentar o capital social,mas mais uma vez com os impostos dos contribuintes para sustentar este descalabro imcompetente dos três deslumbrados(Merkl,Sarcozy,Burroso).

    Colocado por: bino_Essa dos agiotas veio depois de se saber que vamos pagar 34 mil milhões em juros pelo empréstimo de 78 mil milhões... penso que seja a pagar em 10 anos.
    Se pediu dinheiro emprestado ao banco para pagar casa, já fez as contas quanto é que vai pagar de juros no final do prazo? ah pois..


    Essa dos agiotas tem mesmo a ver com o que disse anteriormente,para não dizer mais crédito estatal para bancos em 2008 para que estes podessem ter crédito a comprar dinheiro ao estrangeiro para ajudar a alanvacar a economia nacional,que por sua vez usaram-no pelos vistos em compra de dívida pública estrangeira(Grécia)para poderem daí lucrar mais que usar em economia real que era na realidade prédestinado para esse mesmo efeito...e que ainda por cima após a UE ter feito o que fez em demorar tanto a apoiar a Grécia sendo esta um estado pertencente à UE,fez com que os juros aumentassem tanto...se isto não é agiotagem,vou ali e já venho!
    Daí toda a goloseima do sistema financeiro em que cada vez mais se actue desta forma para dilacerar cada vez mais as economias reais para daí subtraír dividendos a quem agoniza por falta de apoio estratégico de resposta pronta dentro de uma união europeia que se pretendia coesa e justa,e não o que se verifica actualmente!
    Concordam com este comentário: luisms
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisms
  15.  # 18

    Colocado por: bino_Que culpa tem o continente pela dívida da Madeira?
    Tem alguma culpa, claro.
    Porque, no fundo, é a República Portuguesa que cauciona os empréstimos que a Madeira foi fazendo.
    E são, portanto, todos os cidadãos da República que a vão pagar.

    Mas....que me lembre, a região mais rica (Lisboa) não vai emprestar dinheiro à Madeira com uma taxa de 20% para tapar o buraco, pois não?

    Já o mesmo NÃO se passa na "U."E.!
    Essa dos agiotas veio depois de se saber que vamos pagar 34 mil milhões em juros ...
    Não meu caro.
    Sei muito bem que, num empréstimo, o que se deve comparar não é a prestação. É A TAXA.
    Eu falo em agiotagem desde que soube que a TAXA de juro que o Europa nos pretendia cobrar era superior ATÉ que a do FMI!

    (entre os partidos políticos, parece que os únicos que perceberam/denunciaram isso desde o início foram os comunistas e o Louçã...)

    Colocado por: Lino76Se o Euro falhar a culpa é dos PIIGS (cigarras) e não da Alemanha e países afins (formigas)
    Está a gozar?
    Se o Euro não vingar será devido à falta de visão dos Governantes dos Países (cujos Bancos) mais estão a GANHAR com esta crise!!!
    A dívida soberana da Grecia+Portugal+Irlanda juntos não chega a 3% (TRES POR CENTO) do total das dívidas soberanas da UE.

    Adivinhe quem tem as 2 MAIORES dívidas soberanas, totalizando quase 50% da dívida na UE? A Alemanha + a França.
    Ah, pois..!!
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, Expat
    •  
      MRui
    • 27 novembro 2011

     # 19

    Colocado por: Pedro Barradaseu ontem já fui à apanha da azeitona...

    Se tu visses o que eu vi
    Na apanha da azeitona
    Uma velha muito velha
    A partir nozes...


    Já não me recordo como termina... pode ser que alguém saiba.
  16.  # 20

    Colocado por: Jorge RochaQuem vê o que o Bino diz é capaz de pensar que diz verdade,não há dúvida nenhuma que 50% de juros cobrados a alguém que está a tentar sobreviver é absoluto agiotismo!Estamos a falar de países dentro de um mercado que deveria ser comum.


    Vamos lá ver.
    Os estados emprestaram a Portugal com 5% de taxa de juro. O mercado empresta a que taxa? 20% ?
    Os estados que emprestam a Portugal a 5% foram comprar no mercado a 3% (média).
    Queria o quê? que depois de estarmos endividados nos emprestassem a perder dinheiro?
    O mercado é comum, mas cada um tem que arcar com as suas responsabilidades/despesas. Era muito melhor se fossem os outros a pagar as nossas dívidas, ficava o problema resolvido.
    Só não vê quem não quer ver.
 
0.0274 seg. NEW