Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 28 novembro 2011 editado

     # 1

    Boas,
    Estou neste momento em fase de construção da minha moradia. Uma das coisas que estava a pensar fazer era as escadas em betão, como forma de poupar gastos e serem mais resistentes. O arquitecto previu isso no projecto e desenhou as ditas sendo que também foram incluídos na estabilidade.
    Ora, já em obra, quando foram ensaiar as escadas, chegaram à conclusão que aquelas escadas só davam espaço para uma pessoa de 1,50m de altura poder passar (bonito...). Ao ser confrontado com tal borrada, o arq. sugeriu umas escadas de madeira com perfil metálico para serem mais finas e assim poupar-se espaço, mas eu tenho receio que estas escadas sejam caríssimas. Alguém tem alguma sugestão relativamente a algum tipo de escadas não muito caro que se pudesse utilizar?
    Obrigado
    Escadas
    escadas
  1.  # 2

    Boas

    Não deverão ser muito mais caras que as de betão..
  2.  # 3

    Na planta do piso 1 os degraus de chegada não podem avançar de forma termos mais 3 ou quatro degraus?
  3.  # 4

    Colocado por: GexBoas,
    Estou neste momento em fase de construção da minha moradia. Uma das coisas que estava a pensar fazer era as escadas em betão, como forma de poupar gastos e serem mais resistentes. O arquitecto previu isso no projecto e desenhou as ditas sendo que também foram incluídos na estabilidade.
    Ora, já em obra, quando foram ensaiar as escadas, chegaram à conclusão que aquelas escadas só davam espaço para uma pessoa de 1,50m de altura poder passar (bonito...). Ao ser confrontado com tal borrada, o arq. sugeriu umas escadas de madeira com perfil metálico para serem mais finas e assim poupar-se espaço, mas eu tenho receio que estas escadas sejam caríssimas. Alguém tem alguma sugestão relativamente a algum tipo de escadas não muito caro que se pudesse utilizar?
    Obrigado
    Escadas
    escadas

    Não o ajuda em nada como é óbvio... mas há coisas que eu não comprendo... esta é uma delas !!!
    Quanto ás escadas o problema não passará tanto pelo preço (a diferença não deverá ser nada por ai alem)... A estética é que não tem nada a ver e nem sei se essa solução é possivel de fazer assim de caretas sem autorização prévia da Camara... se for preciso autorização da Camara tem de meter projecto de alterações e isso tem custos... que na minha opinião deveriam ser inteiramnte suportados pelo seu "arquitecto". Mas á partida já lhe confirmarão isto aqui no forum...
    • eu
    • 28 novembro 2011

     # 5

    Já não é a primeira vez que ouço coisas deste tipo... que belos arquitectos estes...
    •  
      alv
    • 28 novembro 2011

     # 6

    Vivam!

    Uma colherada que lhe vai dar mais uma hipótese de solução: Pelas plantas parece não haver problemas em avançar com o arranque das escadas três ou quatro degraus e no andar, terminam esses três ou quatro degraus à frente. O inconveniente é que no corredor, ou hall do R/C vai ver um pedaço de escadas a "atravessar" o tecto, mas se forem bonitas até pode passar por feitio em vez de defeito.
    Fiz parte.
    Concordam com este comentário: Jonh
  4.  # 7

    Bem não comecem já a dar na cabeça dos arquitectos!
    Para além do aqruitecto autor do projecto deveriam ter detectado esta falha outros técnicos.
    Coordenador do projecto.
    Autor do projecto de estabilidade
    Director técnico da obra
    Fiscal da obra
    Encarregado geral
    Todos eles antes de "partir para o terreno" deveriam ter como obrigação sentar-se um par de horas a analisar todos os projectos e a anotar as falhas ou duvidas de forma a poderem ser solucionadas ou esclarecidas antes de começar a entrar nos bolsos do DO.
    Concordam com este comentário: ritasa, naar
  5.  # 8

    Colocado por: zedasilvaBem não comecem já a dar na cabeça dos arquitectos!
    Para além do aqruitecto autor do projecto deveriam ter detectado esta falha outros técnicos.
    Coordenador do projecto.
    Autor do projecto de estabilidade
    Director técnico da obra
    Fiscal da obra
    Encarregado geral
    Todos eles antes de "partir para o terreno" deveriam ter como obrigação sentar-se um par de horas a analisar todos os projectos e a anotar as falhas ou duvidas de forma a poderem ser solucionadas ou esclarecidas antes de começar a entrar nos bolsos do DO.

    ...Técnico do Município que aprova o projecto...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  6.  # 9

    O técnico do município apenas se pode pronunciar sobre desconformidades com os regulamentos não sobre a "burrice" dos arquitectos :)))
  7.  # 10

    Colocado por: zedasilvaO técnico do município apenas se pode pronunciar sobre desconformidades com os regulamentos não sobre a "burrice" dos arquitectos :)))

    Como é o caso...ou essa escada cumpre os regulamentos?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  8.  # 11

    Colocado por: Gexmas eu tenho receio que estas escadas sejam caríssimas.

    Medo? Porquê! Foi seu o erro?
    O valor da escada está quantificado? Se sim, e se a nova solução reportar um acréscimo ao valor da escada alguém terá de assumir o erro...se a nova solução reportar um decréscimo ao valor orçado terá de reverter em seu favor.

    Cumps,
  9.  # 12

    Colocado por: Hélio Pinto
    Como é o caso...ou essa escada cumpre os regulamentos?


    Tem razão não cumpre o 163/2006! Ora aì está mais um técnico que deveria ter detectado o erro.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  10.  # 13

    Colocado por: zedasilva

    Tem razão não cumpre o 163/2006! Ora aì está mais um técnico que deveria ter detectado o erro.

    Sô Zé... e então aquela lebre que eu levantei... está correcta ou errada??? è possivel avançar para as escadas em madeira com perfil metálico se o projecto marcar escadas em betão???? È só acrescentar a alteração ás telas finais ou é preciso pôr á Camara novo projecto de alterações????
  11.  # 14

    O técnico da câmara não tem obrigação de verificar se o projecto cumpre ou não o 163/2006, ver nº 1 do artº 20 do RJUE. Ou seja, a câmara tem obrigação de verificar se o projecto cumpre com os planos de ordenamento do território. Se detectar mais desconformidades, tem de indeferir o projecto, mas não é obrigada a andar à procura delas.
    • Gex
    • 28 novembro 2011

     # 15

    Colocado por: zedasilvaBem não comecem já a dar na cabeça dos arquitectos!
    Para além do aqruitecto autor do projecto deveriam ter detectado esta falha outros técnicos.
    Coordenador do projecto.
    Autor do projecto de estabilidade
    Director técnico da obra
    Fiscal da obra
    Encarregado geral
    Todos eles antes de "partir para o terreno" deveriam ter como obrigação sentar-se um par de horas a analisar todos os projectos e a anotar as falhas ou duvidas de forma a poderem ser solucionadas ou esclarecidas antes de começar a entrar nos bolsos do DO.
    Concordam com este comentário:naar


    Pois, mas o coordenador era o arq., e o autor do projecto de estabilidade é o filho do arq.
    Parece-me que os responsáveis da obra identificaram o problema atempadamente, de tal forma que foram falar com o arq sobre o assunto.
    A câmara deixou passar este e outros erros que entretanto já se encontraram no projecto (mas isso conto depois).

    O que eu agora gostava de saber (depois de terem falado nesse assunto) é se de facto a câmara poderá levantar problemas com esta alteração!!
  12.  # 16

    O que eu pergunto é:

    Como é que deixou chegar o projecto a este ponto?
    Ou Só lhe pos a vista em cima depois de assindado para entregar na câmara?
    Ou os honorários eram tão acessiveis que nem um projecto de execução pediu para fazer para rectificar precisamente esse tipo de situações.
    Ou são todos amigos e agora ninguém é amigo de ninguém?....
  13.  # 17

    Este tipo de alteração betão/estrutura metálica para ser feito como devia ser no minimo deveria ser feita referência a isso no livro de obra e ser anexado um novo calculo da escada. Para mim enquanto fiscal isso era suficiente para legalizar a situação.
    A câmara em principio nunca irá implicar com isso digo eu.
    O problema aqui e como já todos constactamos é que o projecto não teve qualquer revisão.
    Um erro toda a gente comete (até os arquitectos) o problema é que o arq. para laém de autor do projecto é tb coordenador do mesmo e autor do proj de acessibilidades.
    O autor do proj de estrutura fez um calculo tipo chapa 7 sem sequer analisar o projecto.
    O director de fiscalização ou é um dos anteriores ou nunca viu a obra limitando-se a assinar um termo
    O director de obra não existe.
    O que perg é em que fase os resp pela obra detectaram o problema e qual foi a posição do arq.
    Não me parece que passar de betão para metal seja suficiente para resolver a questão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  14.  # 18

    Não foi feito um corte pelo lanço de escada que interessa. Uma solução seria cortar um pouco a laje superior(que confina para o corredor) possivelmente dará para um vão de passagem de 1,90m?! Só confirmando em obra.
    PS: O mínimo são 2.00m de pédireito de passagem livre.

    Se não ser e mantendo a coisa, só demolindo e construidno outra. com os degraus devidamente rectificados por forma a haver passagem livre suficiente. O Arquitecto que arquitecte uma solução.
    • Gex
    • 28 novembro 2011

     # 19

    Colocado por: adarqO que eu pergunto é:

    Como é que deixou chegar o projecto a este ponto?
    Ou Só lhe pos a vista em cima depois de assindado para entregar na câmara?
    Ou os honorários eram tão acessiveis que nem um projecto de execução pediu para fazer para rectificar precisamente esse tipo de situações.
    Ou são todos amigos e agora ninguém é amigo de ninguém?....


    Como é que EU deixei chegar o projecto a este ponto?!? Então a culpa é minha, o cliente que não é arquitecto nem percebe nada de arquitectura e que confiou num arquitecto que lhe mostrou um vasto curriculo com prémios e mega projectos?!? Nem lhe passa pela cabeça o número de erros que eu detectei e corrigi. Por favor, um pouco de razão nas afirmações. Eu, como cliente pagador a tempo e horas (e de quantias muito inflaccionadas que o próprio reconheceu serem, mas justificando-as por ser um "topo de gama" da arquitecutra...) fiz muito mais daquilo que devia. Identifiquei vários erros (mais que uma vez) e pedi a sua correcção, mas este eu nunca podia ter identificado, a menos que andasse com uma régua a medir tudo.
    Sinceramente não percebo essas suas afirmações e até as considero extremamente ofensivas.
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 20

    Boa Tarde GEX,

    Não me parece que seja a escada de estrutura metálica que lhe vai resolver o problema, nem estou a ver se quer como o arquitecto acha que pode resolver o problema. Seja em betão ou qualquer outro tipo de estrutura há uma dimensão mínima estipula pelo dec. Lei 163/2006 para a dimensão do cobertor, que é de 0,28m. A ver pela planta, o seu arquitecto terá de "ganhar" 5 degraus, ficando 2 no arranque sobrepostos pela laje do piso superior que lhe deve dar um pé-direito de 2,20m, ele acha que consegue esses degraus na escada metálica? (posso estar errado na análise das peças desenhadas, mas é a minha leitura)
    O erro começa no corte 01, que devia ter sido traçado no primeiro lanço e não por onde foi. Gex, já não é você o primeiro, e não vai ser o ultimo certamente a quem acontece isto.
    Esqueça a escada que mostra na imagem, são extremamente elegantes, mas têm o mesmo de instáveis...

    Cumprimentos,
    rui rodrigues arq. e restante equipa flash_arquitectos
    visite~-nos em www.flash-arquitectos.com
 
0.0233 seg. NEW