Colocado por: civismoBem sei que os dogmas não são para questionar ...
Os regulamentos electrotecnicos nunca foram, não são e nem serão estáticos (dogmas...) estando sempre a ser alvo de evolução!
A prova de que são bem "pensados" é que não é necessário andar constantemente a fazer mudanças em cima do joelho, parecendo imutáveis a quem não os acompanha ao longo de um periodo de tempo longo.
Mas pensando racionalmente, o fio de terra nunca vai ter corrente significativa lá a passar, sendo que acaba por ser mais uma espécie de fio de comando do sensor diferencial.
Se todas as medidas de proteção falharem (sobreintensidade, sobretensão, diferenciais, etc), em teoria e de um modo simplista, toda a amperagem que passar pela fase pode ser canalizada pelo "fio de terra", daí ser exigido que as secções sejam iguais...
Uma vez que o diferencial tem no maximo uns 300ma, em teoria chegaria um condutor para ai de 0.5mm a acompanhar a fase e o neutro.
Os 300mA são a diferença máxima admissivel entre a "entrada" (fase) e a "saida" (neutro) de um diferencial de por exemplo 30A de corrente nomimal... ou seja é a "fuga" máxima permitida num circuito que o aparelho esteja a proteger independentemente da corrente que esteja a ser consumida no momento.
O cobre está muito caro, e se a minha teoria fizer sentido , pode ser a forma de poupar uns trocos.
A segurança não tem preço, e a sua teoria provoca-me calafrios... pense naqueles que mais gosta, em caso extremo, falecerem devido á sua negligência... ainda acha caro???
Pelas considerações acima escritas pelo Civismo, quer me parecer que nunca teve formação académica no ambito da electrotecnia... mas perguntar é um sinal de inteligência ;-))
Resposta em itálico.
Colocado por: SVMnunca se arrependa de perguntar
Colocado por: SVMAprende-se mais com um erro do que com uma vida inteira de experiências, nunca se arrependa de perguntar...
Abraço
Colocado por: jorgealves
mas o civismo é mesmo o tipo de homem que tira os coelhos da cartola, e
perguntar é um dos seus apelidos,
Colocado por: civismoMas pensando racionalmente, o fio de terra nunca vai ter corrente significativa lá a passar, sendo que acaba por ser mais uma espécie de fio de comando do sensor diferencial.