Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Preciso de um acumulador de AQS de uma serpentina para ligar em série ao que tenho em casa.
    Pretendo um com a capacidade de 300 lts.

    Alguém me pode apresentar propostas?
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: DOGMA
    e porquê essa capacidade?


    quando à uns anos (nessa altura ainda não conhecia o FDC, muito menos o Dogma) fiz a instalação lá em casa (de uma caldeira a gasóleo - ainda o dito estava a 0,30€ (nunca me hei-de esquecer!!!) e de um recuperador de calor) optei por um acumulador de 2 serpentinas com a capacidade de 150 lts (fui burro, eu sei).
    Queria agora colocar um acumulador ao lado daquele e aproveitava para colocar um com maior capacidade. A minha primeira opção é um de 300 lts com 1 serpentina com ligação exclusiva ao recuperador. Uma outra opção que considero (mas não sei se é viável) é colocar um de 200 lts, com o circuito do recuperador a passar pelos dois cilindros - ou seja- a água quente vem no circuito entra no acumulador maior, ao sair deste entra no acumulador mais pequeno e volta ao recuperador ( a optar por esta solução - caso seja viável ) colocaria uma daquelas torneiras que deixam passar a água de onde ela estiver mais quente.

    estarei a pensar bem?



    Colocado por: DOGMAter tenho...mas é tempo perdido!


    pq?
  3.  # 3

    Colocado por: DOGMA
    é o costume.

    então e qual das hipóteses considera mais viável?
  4.  # 4

    Dogma, agradeço que me coloque o seu ponto de vista, o qual, por tudo o que tenho lido neste forum escrito por si, terei, sem sombra de dúvidas, em conta
  5.  # 5

    Colocado por: DOGMA
    eu a escrever sou muito fraco,só tenho o segundo ano do Ciclo....e nestas coisas o que se quer é conhecimento pratico.


    isso não quer dizer nada... a pessoa que já conheci que mais cultura tinha era um cigano que não sabia ler nem escrever, mas já tinha visto mais de meio mundo e sabia a história de todos os locais por onde tinha passado.

    em relação ao conhecimento prático (mais uma vez) não podia estar mais de acordo e já tenho referido muitas vezes, a título de exemplo, que sabe mais um pedreiro ou um "trolha" do que um engenheiro (os livros não ensinam a chamar massa na parede, por isso se colocarem um talocha e uma colher de pedreiro nas mãos de um engenheiro acabado de formar, ele nem sabe para que é que aquilo serve)

    Agradeço que me apresente então o seu ponto de vista (nem sempre a maioria vence - na minha casa vive-se uma ditadura: só mando eu e a minha maria)
    • pirika
    • 2 dezembro 2011 editado

     # 6

    eu acho que não disse isso, bem pelo contrário...
  6.  # 7

    ande lá... estou a pedir-lhe um favor!
    é uma mera troca de conhecimentos: você fornece os seus conhecimentos e eu... a minha falta deles ( e um café caso passe para os meus lados)
  7.  # 8

    Dogma, então?
  8.  # 9

    pronto, pelos vistos o Dogma descoseu-se de ajudar... (para pena minha)

    será que mais alguém poderá ajudar????
  9.  # 10

    Colocado por: pirikapronto, pelos vistos o Dogma descoseu-se de ajudar... (para pena minha)

    será que mais alguém poderá ajudar????


    Qual é a sua zona do País?
    O acumulador é só para AQS?
    Porque não instalar uma bomba de calor AQS 300 litros, fica com o assunto resolvido e com baixo consumo.
  10.  # 11

    O Dogma é assim!!

    1º tem de converter à religião "Dogmista".
    Para isso terá de:

    Dizer ámen a tudo o que ele disser: jamais colocar em causa seja o que for que ele diga (ou muitas vezes: não diga).
    Levar a serio as meias frases dele, e, avidamente, pedir por favor 5 vezes (no mínimo) para ele partilhar uma ínfima parte do seu conhecimento infindável.
    Comprar tudo o que ele recomendar mesmo que nem exista cá representante e muito menos quem saiba montar e/ou dar assistência, e especialmente se tiver de vender um filho para ter dinheiro para o comprar: porque assim, o dogma falou...
    Se benzer sempre que disser o seu nome.
    E isto é só o 1º nível !!! :D
  11.  # 12

    Colocado por: pirikaquando à uns anos (nessa altura ainda não conhecia o FDC, muito menos o Dogma) fiz a instalação lá em casa (de uma caldeira a gasóleo - ainda o dito estava a 0,30€ (nunca me hei-de esquecer!!!) e de um recuperador de calor) optei por um acumulador de 2 serpentinas com a capacidade de 150 lts (fui burro, eu sei).
    Queria agora colocar um acumulador ao lado daquele e aproveitava para colocar um com maior capacidade. A minha primeira opção é um de 300 lts com 1 serpentina com ligação exclusiva ao recuperador. Uma outra opção que considero (mas não sei se é viável) é colocar um de 200 lts, com o circuito do recuperador a passar pelos dois cilindros - ou seja- a água quente vem no circuito entra no acumulador maior, ao sair deste entra no acumulador mais pequeno e volta ao recuperador ( a optar por esta solução - caso seja viável ) colocaria uma daquelas torneiras que deixam passar a água de onde ela estiver mais quente.

    estarei a pensar bem?


    Vou tentar dar a minha opinião, espero é que não haja alguém logo a contradizer, poderá ligar um outro acumulador em série que poderá ser de 200 lts. não justifica ser mais, este tipo de situações é muito comum quando não existe altura ou dimensão de porta de entrada por ex. cujas situações obriga-nos a colocar dois acumuladores para se ter mais capacidade de água quente para satisfazer o AQS.
    Poderia optar por um acumulador de inercia mas neste caso não justifica só para quando necessitamos de grande volume de caudal mais utilizado em grandes instalações.
    Poderá utilizar uma bomba circuladora com uma sonda ligada ao acumulador na linha de transição que quando a água atinge determinada temperatura definida por si faz circular a água no depósito já existente para o outro de apoio, neste caso elimina uma serpentina(permutador) no seu que já existe mantendo a outra serpentina(permutador) ligada à caldeira.
    No depósito de apoio com uma serpentina(permutador) que pretende adquirir liga o recuperador de calor que fará aquecer a água só quando necessita, deverá introduzir um termometro para controlar a temperatura no deposito de apoio que com as duas sondas mais a bomba circuladora poderá optar por um controle diferencial para fazer esta gestão, uma vez que introduz a bomba circuladora no circuito quando aquece o depósito de apoio ela não deixa retornar a água aquecida para o depósito já existente, não se esqueça da importância de uma válvula presostática que controla a pressão e temperatura do depósito de apoio porque um descuido de sobreaquecimento do recuperador poderrá causar problemas e esta válvula serve para disparar o sistema, imagine que coloca lenha a mais no recuperador e atinge temperaturas de estratificação, neste caso convém ter uma descarga para esgoto quando a válvula presostática abrir fará a descarga para o esgoto, a água quando aquecida aumenta de volume e consequentemente de pressão, aconselhava tanbém introduzir uma misturadora termostática na saida do depósito de apoio para poder controlar a água quente que alimenta o AQS, no fundo o depósito que vai dar água quente será o de apoio, abaixo mando um tipo de esquema que tem que adaptar ás formas indicadas e referenciadas.

    Espero ter contribuido para o ajudar já que outro só lança confusão! Embora já sei que vou ser bombardeado, mas a nossa humildade deve servir para ajudar os outros.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pirika
      Imagem.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: DOGMAesqueci-me de dizer que é uma opinião minha.

    Faltou dizer, opinião de trolha....





    (senão osystem32prepara mais um texto para mim...e eu não quero que ele tenha trabalho)
  13.  # 14

    Colocado por: pirikapronto, pelos vistos o Dogma descoseu-se de ajudar... (para pena minha)

    será que mais alguém poderá ajudar????


    Foi o que eu fiz, Sr. Dogma, perante a sua passividade e agora com os seus comentários e atitudes preversas que tem neste forum só demonstra profunda ignorância pelo tema em discusão, quando o pirika solicitou a sua ajuda, simplesmente demarcou-se e até entrou com comentários despropositados. É o trolha a deixar cair a sua mascara!

    Quanto aos depósitos de inercia e acumuladores em plástico não vou discutir consigo porque perante esta situação só demonstra ignorância, nem quero estar a alimentar polemicas.
  14.  # 15

    É triste ver o forum a arder!!!
    Mas infelizmente temos alguns pirómanos no forum...
  15.  # 16

    Vai tentar conter-se??? Desde quando??

    Então o homem tem de pedir de joelhos por um orçamento?? Ridiculo!

    Assuma que gosta do que é caro (e não digo que não seja bom), mas pode haver mais alternativas!

    Diga-lhe antes assim:
    "Se que bom eu orçamento, se quer barato fale com outros!!"

    Assim era uma atitude (um pouco mais) correcta.

    Agora quem só diz mal dos outros e só quer soluções caras é você!!






    Colocado por: DOGMAsystem32

    vou tentar conter-me....
    Concordam com este comentário:Rui A. B.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pirika
  16.  # 17

    Já agora então dou a minha opinião. Essa solução não é boa!
    Porquê? Porque se tiver o 1º deposito aquecido pelo sol, o segundo está frio, logo o apoio liga desnecessariamente para manter os 150L quentes quando o 1º tem 300 litros quentes.

    A manter os dois depósitos seria: usar a 2º serpentina do deposito 150L para ligar o solar ai, mas a saida do solar ficaria em seria com o a serpentina do 1º deposito libertando o resto de calor que ainda tiver.
    Assim teria 150L sempre disponíveis com pouca intervenção do apoio e mais 300 pré quentes ( lá vem a conversa legionela...)




    Colocado por: Costa53

    Vou tentar dar a minha opinião, espero é que não haja alguém logo a contradizer, poderá ligar um outro acumulador em série que poderá ser de 200 lts. não justifica ser mais, este tipo de situações é muito comum quando não existe altura ou dimensão de porta de entrada por ex. cujas situações obriga-nos a colocar dois acumuladores para se ter mais capacidade de água quente para satisfazer o AQS.
    Poderia optar por um acumulador de inercia mas neste caso não justifica só para quando necessitamos de grande volume de caudal mais utilizado em grandes instalações.
    Poderá utilizar uma bomba circuladora com uma sonda ligada ao acumulador na linha de transição que quando a água atinge determinada temperatura definida por si faz circular a água no depósito já existente para o outro de apoio, neste caso elimina uma serpentina(permutador) no seu que já existe mantendo a outra serpentina(permutador) ligada à caldeira.
    No depósito de apoio com uma serpentina(permutador) que pretende adquirir liga o recuperador de calor que fará aquecer a água só quando necessita, deverá introduzir um termometro para controlar a temperatura no deposito de apoio que com as duas sondas mais a bomba circuladora poderá optar por um controle diferencial para fazer esta gestão, uma vez que introduz a bomba circuladora no circuito quando aquece o depósito de apoio ela não deixa retornar a água aquecida para o depósito já existente, não se esqueça da importância de uma válvula presostática que controla a pressão e temperatura do depósito de apoio porque um descuido de sobreaquecimento do recuperador poderrá causar problemas e esta válvula serve para disparar o sistema, imagine que coloca lenha a mais no recuperador e atinge temperaturas de estratificação, neste caso convém ter uma descarga para esgoto quando a válvula presostática abrir fará a descarga para o esgoto, a água quando aquecida aumenta de volume e consequentemente de pressão, aconselhava tanbém introduzir uma misturadora termostática na saida do depósito de apoio para poder controlar a água quente que alimenta o AQS, no fundo o depósito que vai dar água quente será o de apoio, abaixo mando um tipo de esquema que tem que adaptar ás formas indicadas e referenciadas.

    Espero ter contribuido para o ajudar já que outro só lança confusão! Embora já sei que vou ser bombardeado, mas a nossa humildade deve servir para ajudar os outros.

    Cumprimentos
      Imagem.jpg
  17.  # 18

    Colocado por: system32Já agora então dou a minha opinião. Essa solução não é boa!
    Porquê? Porque se tiver o 1º deposito aquecido pelo sol, o segundo está frio, logo o apoio liga desnecessariamente para manter os 150L quentes quando o 1º tem 300 litros quentes.

    A manter os dois depósitos seria: usar a 2º serpentina do deposito 150L para ligar o solar ai, mas a saida do solar ficaria em seria com o a serpentina do 1º deposito libertando o resto de calor que ainda tiver.
    Assim teria 150L sempre disponíveis com pouca intervenção do apoio e mais 300 pré quentes ( lá vem a conversa legionela...)


    Caro systyem32

    Este foi um esquema como mera orientação mas no caso do pirica não existe painéis solares portanto o 1º depósito ficará só ligado com a caldeira e só liga quando quiser, porque se reparar no pedido dela não fala em painéis solares.
    Em vez dos painéis solares como o esquema mostra ficará só ligado com a caldeira.
  18.  # 19

    Eu não chamei nomes a ninguém agradeço que fique por aqui esta conversa!

    Quanto ao que disse antes, mantenho:
    O Homem pediu uma proposta para comprar um deposito logo no 1º post, nomeadamente a si, e você negou, está no seu direito, mas foi isso que se passou.

    Quanto à suas soluções serem caras, nunca o vi negar, antes pelo contrario passa a vida a mandar bocas tipo "querem barato só compram porcarias", só querem bom e barato", "gama baixa" etc... por isso enfie a carapuça!

    Se ainda tem duvidas do meu sistema/utilização do mesmo, já o convidei varias vezes a vir vê-lo e descanse que vou bater :).

    Não vem porque não quer! Porque já sabe tudo!


    Colocado por: DOGMA
    mas quem é que pediu orçamento a quem????...é burro ou faz-se!!.


    outra vez???..se assim fosse fazia-o em privado meu senhor,ou acha que ia dar-lhe o prazer de exprimir as suas burrices.


    atitude??..mas desde quando é que um burro vem falar de atitudes??


    caras....mas alguém falou em preços...onde???..eu não vi ninguém.



    você para cientista (físico) como diz ser deixa muito a desejar....!!
    só lhe sobra ter o melhor e mais económico sistema de Portugal,porque de resto....enfim.
  19.  # 20

    Bom dia,

    Antes de mais agradeço todos os comentários e afirmo que não espera acender tamanha contorvérsia num mero pedido de preços -sim, porque eu pedi-os directamente, mas o Dogma não os quis dar.

    Em relação ao que me foi apresentado, tenho a acrescentar que: tenho um sistema solar termosifão (que nesta altura já está a fazer o pré-aquecimento das águas - ou seja a saída quente do termosifão está a entar na fria do acumulador que tenho ligado ao recuperador e à caldeira.
    O que eu pretendia, no fundo, era aumentar a capacidade de águas e o aproveitamento de energia do recuperador, e para isso, tenho ideia que só existem 2 formas: ou trocar o acumulador que lá tenho por outro de maiores dimensões (não me parece que alguém dê alguma coisa por um acumulador de 150 lts) ou então colocar um da mesma dimensão ou pouco maior ao lado daquele.

    Agradecia então, para além de opiniões, também preços que quanto me poderia custar esta instalação.
 
0.0243 seg. NEW