Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostaria de ter a vossa opinião sobre ar condicionado Samsung.

Não tenho conhecimentos sobre AC's, andei a pesquisar várias marcas e modelos na internet,
    a relação caracteristicas/preço a Samsung parece ser uma escolha acertada.

Devido a restrições monetárias tenho um orçamento apertado não posso fugir muito.

Pretendo instalar 4 equipamentos em 3 divisões +-20m2 e 1 divisão com 28m2
    na teoria pelo que li tenho que adquirir 3 unidades de 9000BTU e 1 unidade de 12000BTU

O objectivo principal é o aquecimento.
    todos tem inverter
    monosplit
    é composto pelas unidades interiores e exteriores
    Ar Condicionado Samsung AQV12PSA - 493.00 €
    Ar Condicionado Samsung AQV09PSA - 452.00 €
    Ar Condicionado Samsung AQV12EWE - 547.00 €
    Ar Condicionado Samsung AQV09EWE - 522.00 €

multiplit

Unidade Exterior Samsung RJ060F3HXEA - 856.00 €
    Unidade Exterior Samsung RJ050F2HXEA - 723.00 €
    Unidade Exterior Samsung RJ040F2HXEA - 609.00 €
    Unidade Interior Samsung AQV12PSBN ---- 217.00 €
    Unidade Interior Samsung AQV09PSBN --- 186.00 €
    Unidade Interior Samsung MH035FAEA ---- 247.00 €
    Unidade Interior Samsung MH026FAEA ---- 217.00 €

Qual a vossa opinião sobre estes modelos/marca?

A escolha da unidade exterior é algo confusa no multisplit, para colocar 2 ACs de 12000BTU e 9000BTU, qual a unidade externa mais adequada a esta instalação?
    Unidade Exterior Samsung RJ060F3HXEA
    Unidade Exterior Samsung RJ050F2HXEA
    Unidade Exterior Samsung RJ040F2HXEA

Devido a restrições logísticas da casa o multiplit para 2 unidades é o mais adequado (uma vez que se torna bem mais caro que o mono split)?

A instalação vai ser feita por um técnico credenciado particularmente que me irá custar sensivelmente <80€ com material por cada AC.

Obrigado pelo vosso tempo e opinião.

cumprimentos
    Napoleão

origem dos preços www.valedopaiva.com
  2.  # 2

se a instalação vai se feita por um tecnico credenciado, ele será a pessoa indicada para opinar
  3.  # 3

O técnico é credenciado por quem?

E esse técnico é da loja valedopaiva?
  4.  # 4

O técnico trabalha para a empresa que monta e dá manutenção aos AC's da empresa onde trabalho, vi -o sempre a chefiar as equipas que vinham montar um novo AC ou vir arranjar/substituir peças.

Se ele me disse que era credenciado e a empresa para quem trabalha já dá suporte há mais de 20 anos a onde eu trabalho, não me deu razões para duvidar.
    o técnico não pertence ao valepaiva, não entendo a relevância da origem do técnico,
    Mas cada vez mais estou inclinado em contratar uma empresa, devido ao que eu li sobre as garantias dos AC's

O meu objectivo principal é saber a vossa opinião/experiência sobre os AC's da Samsung, o técnico é outra guerra.

obrigado pelo vosso tempo.

Cumprimentos,
    Napoleão
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2011

# 5

Colocado por: NapoleaoO meu objectivo principal é saber a vossa opinião/experiência sobre os AC's da Samsung

É ler: Diário do ar condicionado multisplit - utilização e custos e Opinião sobre ar condicionado Samsung multisplit.
    Concordam com este comentário: Napoleao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Napoleao
  5.  # 6

Napoleão, só lhe fiz aquelas perguntas porque estou de olho nos preços da loja valedopaiva e queria saber se eles têm algum técnico credenciado responsável pela instalação dos aparelhos ou se apenas vendem as máquinas.

É que isso de comprar a um e delegar a instalação a outro, se houver chatices depois é o cabo dos trabalhos para se entenderem.
  6.  # 7

No meio disto dos suportes pelo que li neste fórum e outros, o suporte é dado pela Samsung e não pelas empresas que vendem.
    a Samsung parece ter empresas contratadas para darem o suporte.

Sobre as varias marcas disponíveis no mercado, já li algumas epopeias sobre chatices de suporte, tb acredito que há casos e casos, para apresentarem queixas há sempre posts na internet, é raro é ver posts que dizem bem das marcas em que as coisas correm bem.

Goliver Obrigado pelo link "Diário do ar condicionado multisplit - utilização e custos" embora tenha perdido algumas horas a ler o fórum não encontrei esse.

Em suma depois de alguma leitura
    Samsung = muito boa relação qualidade preço, é uma marca conceituada que dá segurança em termos de suporte, é uma empresa grande o suficiente para dar alguma segurança, se tivesse um orçamento mais gordo sim Daikin ou Mitsubitchi ruido/consumo energia bate as marcas intermédias.
    Marcas ditas brancas parecem dar alguns problemas em termos de suporte/custo mensal energético/duração/barulho.

Estou cada vez mais seguro em relação à escolha Samsung.

Cumprimentos,
    Napoleão
  7.  # 8

Napoleão, não fui eu que passei o link, tem de agradecer ao FD.

Não me estava a referir ao suporte, essa é sempre garantida pela própria marca ao abrigo da garantia.

Mas imagine que adquire as máquinas à loja A. Depois, contrata a instalação das máquinas à entidade B. Se houver chatices nas máquinas, a entidade B vai dizer que o problema está na máquina que avariou. E a loja A vai dizer que a máquina avariou pq a instalação foi mal feita. É o típico jogo do empurra, em que na teoria as coisas parecem fáceis, mas na pratica quem se lixa é o cliente que está no meio. Não quer dizer que as coisas não se resolvam, com mais ou menos insistência do cliente, mas a tendência é para que esta situação aconteça.

Se contratar tudo à mesma entidade, se houver problemas, tendem a ser resolvidos mais facilmente.
  8.  # 9

Peço desculpa é o cansaço, algumas dezenas de paginas abertas

Obrigado FD pelo link "Diário do ar condicionado multisplit - utilização e custos"
  9.  # 10

Boa noite,
    no Site da Samsung encontrei algo estranho em relação à desumidificação

Os multiplits não tem os Litros por hora só encontrei esse valor nos monosplits
    a desumidificação está com a unidade externa ou interna ?
    os modelos MH035FAEA MH026FAEA não tem bomba de condensados ... incluído, é a parte ou faz parte da unidade exterior?

Obrigado
    Cumprimentos
    Napoleão
  10.  # 11

Colocado por: Napoleaoos modelos MH035FAEA MH026FAEA não tem bomba de condensados

nenhuma maquina tem bomba de condensados incorporada excepção para as unidades INTERIORES tipo cassete

Colocado por: NapoleaoOs multiplits não tem os Litros por hora só encontrei esse valor nos monosplits
    a desumidificação está com a unidade externa ou interna ?

quem faz a desumidificação são as unidades interiores, mas dizer que uma maquina de AC faz x litros de desumidificação é enganar porque ela até pode fazer essa quantidade numa determinada condição, mas isso pode nem acontecer NUNCA na utilização corrente, e existem técnicas para fazer desumidificação efectiva mesmo com BAIXAS temperaturas interiores, e não estão dependentes da qualidade da maquina.
  11.  # 12

Boas,

Obrigado Jorge Alves pela explicação sobre a desumidificação.

QTD Descrição Valor
    1 Unidade Exterior Samsung RJ050F2HXEA 715,78
    1 Unidade Interior Samsung MH035FAEA 244,42
    1 Unidade Interior Samsung MH026FAEA 215,02
    2 Condicionado Samsung AQV12EWE 540,80
    2256,82€
    www.valedopaiva.com (pertence ao grupo lojas hello e tem instaladores subcontratados pelo que percebi)

(o instalador é aconselhado pela valedopaiva)
    + 1050€ de instalação (as instalações são simples mesmo muito, ainda vão ter de andar as voltas com os tubos de cobre para fazer os 3 metros mínimos entre a unidade exterior e interior pelo que me disseram ...)
    Os sino-blocos das unidades exteriores são dispendiosos ?? (peça de borracha...)

O preço dos equipamentos foi o melhor que obtive mas a instalação acho dispendiosa mesmo muito.

podiam me dar a vossa opinião ?

Cumprimentos,
    Napoleão
  12.  # 13

Napoleão, tem a pré-instalação para AC feita?

Que história é essa dos 3 metros mínimos entre a unidade exterior e interior?
  13.  # 14

Colocado por: goliverNapoleão, tem a pré-instalação para AC feita?

goliver não tenho pré instalação.

Colocado por: goliverQue história é essa dos 3 metros mínimos entre a unidade exterior e interior?

Foi o que me foi pintado, que no mínimo a unidade externa tem de ter 3 metros de tubo para a unidade interna, devido a pressão exercida no compressor se este não tiver tubo suficiente para expandir o ar comprimido, ou seja se for muito curto o compressor trabalha sempre em esforço, não sei se é verdade ...

Cumprimentos
    Napoleão
  14.  # 15

Então os 1050€ são devido ao facto de não ter pré instalação para AC e, por isso, ter de montar o esquema todo?
  15.  # 16

Não há grande esquema é muito simples não vejo grande complicação.

A unidade interna fica numa parede , do outro lado da parede fica a unidade externa .... só isso não há grandes distancias
    a eletricidade é fácil ir buscar, pois há uma caixa/tomada mesmo perto de cada AC.

1050€ + IVA 23% por montar 4 AC's.

Goliver eu sinceramente por o que tenho lido no forum
    de cada instalação ser 150€ com iva - (sem eu fazer ideia como é a instalação simples/compli - imaginei sendo a minha instalação mesmo muito simples nunca excede-se esse valor.

Foi me falado que iriam meter o caixilho completo com cantos e que não faziam meias esquadrias ás calhas e que cada unidade externa iria ter sino-blocos ...que o material era caro mas 262,5 euros+ Iva 23% pela montagem de cada AC acho caro sinceramente, não sei se é verdade por isso peço a vossa ajuda se estes valores estão corretos.

Uma coisa garanto medi com uma Fita métrica e nenhum tubo excede as seguintes medidas 3 ACs tem bem menos de 3M e um deles tem 3,5 M.

cumprimentos,
    Napoleão
  16.  # 17

Colocado por: Napoleao1 Unidade Exterior Samsung RJ050F2HXEA 715,78
    2256,82€
    www.valedopaiva.com (pertence ao grupo lojas hello e tem instaladores subcontratados pelo que percebi)

(o instalador é aconselhado pela valedopaiva)
    + 1050€

está tudo doido, ou sou eu que estou a ter pesadelos,

260€+Iva por maquina e costas- com costas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

para ser considerado caro tinha que ser 200€\maquina, agora 260€!!!!!!, o valor JUSTO para essa aplicação é de 150€ por unidade e sei de alguns que até faziam a coisa por 100€\cada,

Colocado por: NapoleaoFoi me falado que iriam meter o caixilho completo com cantos e que não faziam meias esquadrias ás calhas e que cada unidade externa iria ter sino-blocos

isto é como deviam ser todas as instalações, os sinoblocos podem ser dispensados em maquinas INVERTER como estas, só servem para nivelar a unidade exterior,
  17.  # 18

Colocado por: Napoleaoainda vão ter de andar as voltas com os tubos de cobre para fazer os 3 metros mínimos entre a unidade exterior e interior pelo que me disseram

alguém não leu os manuais de instalação da Samsung, e só sabe o que diz nalgumas marcas da concorrência chinesa.
  18.  # 19

Colocado por: Napoleao1 Unidade Exterior Samsung RJ050F2HXEA 715,78
    2256,82€

+ 1050€ montagem

por este valor consegue colocar DAIKIN ou Mitsubishi, e tudo graças ao exorbitante preço da montagem,
  19.  # 20

Obrigado Jorge

Vou comprar os aparelhos mas não vou recorrer à instalação (exagerada/inadequada na minha opinião ao mercado domestico e conjuntura actual).
    Estive com com o técnico que faz a manutenção dos AC's da empresa onde trabalho e vou seguir as instruções dele.
    Vou comprar o material numa empresa perto da amadora (Efcis http://www.efcis.pt/) e com a mão de obra dele fica cerca de 100€ por AC não tenho factura da mão de obra mas do material tenho.
    Ele tb me aconselhou a comprar 4 mono-splits em vez de multisplit.

Cumprimentos
    Napoleão

0.0258 seg. NEW