Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há uns anos uma das minhas irmãs adquiriu uma casa e eu e os nossos restantes irmãos ficamos como fiadores. Passado algum tempo ela deixou de ter capacidade de pagar as mensalidades e, nos últimos anos temos sido nós os fiadores a pagar, no entanto a casa permanece no nome dela. Como a casa em questão é uma casa de férias e não há o risco de ela ter que ir morar para debaixo da ponte, podemos nós ficar com a casa mesmo que ela não quizesse vender?
    Agradeço todas as informações que puderem dar. Obrigado.
  2.  # 2

    Se o proprietário, fazer uma doação aos fiadores, aí passará para vossa propriedade, que actualmente não o é.
  3.  # 3

    Anónimo disse:
    Muito bem.

    E o Banco?

    Não terá uma palavra a dar?

    O Simplex no seu esplendor...
    • Mac
    • 6 novembro 2008

     # 4

    Colocado por: edurim37Passado algum tempo ela deixou de ter capacidade de pagar as mensalidades e....... Como a casa em questão é uma casa de férias ......

    Será que eu li bem!!!!!!
  4.  # 5

    A vida dá muitas voltas, não conhecendo a história da senhora em particular é injusto emitir juízos de valor.
    • Mac
    • 7 novembro 2008 editado

     # 6

    Colocado por: rjmsilvaA vida dá muitas voltas, não conhecendo a história da senhora em particular é injusto emitir juízos de valor.

    Concordo que a vida dê muitas voltas. Eu sempre gostei de poupar em tempo de fartura para me melhor me aguentar em tempos de eventual crise. Também não se trata de emitir juízos de valor. O assunto está aqui colocado sob anonimato pelo que "no problem". A mim faz-me imensa confusão à minha pobre cabecita. Não me é fácil imaginar-me a comprar uma casa de férias e ficar sem dinheiro, muito menos a pedir um empréstimo para uma casa de férias.
    No entanto respeito as opções dos outros, até porque os proveitos ou as consequências não recaem sobre a minha pessoa.
  5.  # 7

    Bom, na questão inicial omiti alguns pormenores que achei irrelevantes para a essência do problema. não pensei que os comentários fossem nesse sentido, por isso vou esclarecer melhor. A minha irmã não se armou em rica e foi comprar uma casa de férias e depois ficou sem dinheiro. Não foi isso! o que se passou foi que entre todos os irmãos decidimos comprar uma casa de férias, depositando cada um a sua parte para pagar a mensalidade. Como todos já tinham pedido empréstimo para comprar casa excepto ele, decidimos que ele ficaria como titular e os restantes como fiadores, pensando nós que tudo ia correr bem. Mas não correu e ela deixou de pagar e, neste momento são os fiadores que pagam e ela continua como titular. Portanto, o que gostaria de saber é se podemos ficar com a casa. Grato.
  6.  # 8

    Como devem ter reparado usei por engano duas vezes "ele" quando deveria ser "ela".
  7.  # 9

    Acho que está aí a falhar qualquer coisa... então ela é a titular, mas o pagamento é feito entre vocês todos, certo? Então como é que ela deixou de pagar?! Ficou com o dinheiro que era para pagar a prestação, é isso? E agora o resto dos irmãos quer-lhe tirar a titularidade da casa?
    •  
      FD
    • 7 novembro 2008

     # 10

    Deviam ter comprado a casa em co-propriedade (ou compropriedade não sei bem qual a diferença).

    Sinteticamente: não, não podem ficar com a casa. Vocês são apenas uma garantia de pagamento para o banco e não têm nenhuma garantia real sobre o bem.
    Vocês apenas se responsabilizaram pelo pagamento de uma dívida em caso de incumprimento, nada mais.
  8.  # 11

    Colocado por: FDDeviam ter comprado a casa em co-propriedade (ou compropriedade não sei bem qual a diferença).

    Pelo que percebi, não o fizeram devido à existência de outros créditos, mas teria sido a solução correcta.



    Sinteticamente: não, não podem ficar com a casa. Vocês são apenas uma garantia de pagamento para o banco e não têm nenhuma garantia real sobre o bem.
    Vocês apenas se responsabilizaram pelo pagamento de uma dívida em caso de incumprimento, nada mais.

    Doação, ou venda.
  9.  # 12

    Não, ela não ficou com o dinheiro! Existe uma conta para onde todos deveriam transferir dinheiro e de onde o banco retira todos os meses a mensalidade e ela, pura e simplesmente, deixou de depositar a parte dela.
    Sim, agora eu sei que deveriamos ter comprado em compropriedade, mas na altura, por ignorância ou ingenuidade, pensando que ia tudo correr sempre bem, não o fizemos.
    Depois de ler a resposta do FD surge-me outra questão suplementar: e se nós todos deixarmos de depositar o dinheiro e ela entrar em incumprimento, com risco de perder a casa, nós como fiadores não podemos avançar e dizer que queremos ficar com ela?
    •  
      FD
    • 10 novembro 2008

     # 13

    Repare bem no que está a dizer.

    A casa tem um dono, um proprietário - a sua irmã. O banco emprestou dinheiro à sua irmã para comprar a casa. Mas precisou de uma garantia em como não iria existir incumprimento - fiadores.
    Se há incumprimento, os fiadores pagam. Mais nada. Os fiadores não têm, normalmente, qualquer garantia sobre o bem do qual são fiadores do empréstimo.

    O banco não pode pôr e dispor da casa à sua vontade ou à vontade dos fiadores. A casa tem dono.
    Sinteticamente, vocês estão de mãos atadas. Pagam de qualquer forma, como irmãos ao abrigo de um acordo ou como fiadores.

    O que podem é intentar uma acção contra a vossa irmã por incumprimento de um contrato, exigindo alguma forma de pagamento, indemnização ou ressarcimento, mas não deixam de ser fiadores perante o banco.
  10.  # 14

    Colocado por: edurim37Não, ela não ficou com o dinheiro! Existe uma conta para onde todos deveriam transferir dinheiro e de onde o banco retira todos os meses a mensalidade e ela, pura e simplesmente, deixou de depositar a parte dela.


    A solução razoável é apurarem o valor que ela entregou, e fazerem agora o que não fizeram na altura: comprar em compropriedade.
  11.  # 15

    Claro, eu entendo o que disse o FD, a casa tem um dono, oficialmente é dela. No entanto, se ela entrar em incumprimento, o banco antes de nos tentar esmifrar a nós fiadores tem de tentar colocar a casa à venda ou outros bens dela, ou não? Era aí que nós podiamos manifestar a vontade de ficar com a casa, ou será que não o podemos fazer?
  12.  # 16

    Colocado por: edurim37Claro, eu entendo o que disse o FD, a casa tem um dono, oficialmente é dela. No entanto, se ela entrar em incumprimento, o banco antes de nos tentar esmifrar a nós fiadores tem de tentar colocar a casa à venda ou outros bens dela, ou não? Era aí que nós podiamos manifestar a vontade de ficar com a casa, ou será que não o podemos fazer?


    O banco vai direitinho aos fiadores - que poderão invocar a excussão prévia (o tal direito de garantir que só são executados bens dos fiadores quando esgotados os bens do devedor), caso não tenham abdicado dele no momento da escritura (prática comum dos bancos...).
    Em todo o caso, nessa altura já haverá consequências indesejáveis para todos - incluindo a execução da hipoteca da 1ª casa da sua irmã , mesmo que ela não falhe os pagamentos.
    Para os fiadores, haverá custos com advogados, e incómodos.

    Em suma, esqueça essa habilidadezinha.
  13.  # 17

    É, estou a ver que ser fiador é mesmo vestir uma camisa de 7 varas. Pelos vistos não temos outra saída senão colocar o pescoço no cepo! Obrigado a todos.
  14.  # 18

    Colocado por: edurim37É, estou a ver que ser fiador é mesmo vestir uma camisa de 7 varas. Pelos vistos não temos outra saída senão colocar o pescoço no cepo! Obrigado a todos.


    Pescoço no cepo porquê? Compram a casa à irmã, e pronto.
  15.  # 19

    Compram a casa à irmã, e pronto.
    Parece simples, mas primeiro era preciso que ela quisesse vender e depois teriamos que pagar o que ela pedisse.
    Ora ela não está interessada em vender (para quê vender se já tem 3 otários a pagar-lhe a casa??) e mesmo que quisesse vender iria pedir um valor que sabia que dificilmente aceitariamos (afinal iamos comprar aquilo que nós mesmos já tinhamos pago!!!!).
  16.  # 20

    Com irmãos desses nem precisa ter inimigos!!
 
0.0213 seg. NEW