Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

ahhhhhh, já percebi a minha confusão. AQS = áquas quentes solares? Santa ignorância. :) Vou reformular a minha pergunta:

Usar bomba de calor para aquecer as águas dos banhos -> Gasta electricidade para fazer circular o gás etc, como um frigorífico, e mantém água quente num depósito. Certo?
    Usar esquentador (só e apenas) -> Gasta gás quando se "abre a água quente".

A pergunta é se o consumo acumulado de energia eléctrica não é superior já que a água no depósito tem de manter a temperatura constantemente. Com o esquentador gasta gás mas só quando realmente se quer a água quente.
  2.  # 22

Pode estar desactualizado, mas encontrei estes preços na net:

http://www.zonnecollector.net/LATENTO_PL_2008_work.pdf

cumps
  3.  # 23

#$%##$

AQS = água quente solar ou águas quentes sanitárias?
  4.  # 24

Colocado por: danobrega#$%##$

AQS = água quente solar ou águas quentes sanitárias?

Águas Quentes Sanitárias :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  5.  # 25

Colocado por: electraoBomba de Calor Daikin Altherma

estamos a falar de uma de baixa ou alta temperatura? obrigado
  6.  # 26

Colocado por: TROLHA...se algum dia eu vir PPR na sua obra é porque as pesquisas foram uma perda de tempo.

Essa garantidamente não vai ver...

Em relação aos termoacumuladores:
    Comparativamente com Termoacumuador Rotex, é bem mais caro... tenho no orçamento Sanicube Solaris SCS 538/16/16 1880€ e os valores na tal tabela da Latento passam dos 3000€ :(

cumps
  7.  # 27

Colocado por: ddgvcpt

estamos a falar de uma de baixa ou alta temperatura? obrigado

Baixa Temperatura
  8.  # 28

Colocado por: TROLHA...
    então se são diferentes,você queria o quê??....o normal a diferença já é mínima.

não se esqueça da diferença do "latento",em que a Rotex não tem!!

Está a falar de que modelos? é que o meu alemão é um pouco fraco ... e a única tabela que tenho é a que coloquei num post anterior.
  9.  # 29

Já agora, que empresa é o distribuidor da Latento em PT?

Estou com dificuldades em identificar instaladores na Zona Centro via pesquisa na Internet....

cumps
  10.  # 30

Colocado por: electraoJá agora, que empresa é o distribuidor da Latento em PT?

Estou com dificuldades em identificar instaladores na Zona Centro via pesquisa na Internet....

cumps

pergunte a DYNAMIC444, eles saberão responder!!!
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
  11.  # 31

http://www.ausgrid.com.au/Common/Ways-to-save/Energy-efficiency-at-home/Understanding-your-energy-usage/HotWaterCalculator.aspx

Segundo esta calculadora o melhor sistema (for customers in the Ausgrid electricity area and the Jemena gas area) para 4 pessoas parece mesmo ser solar com apoio a gás, de longe melhor que bombas de calor.

Não sabem de simuladores para Portugal? Suponho que com o nosso clima e tarifas o resultado possa ser diferente.
  12.  # 32

Colocado por: TROLHA...já recebeu?

já, obrigado.
  13.  # 33

14.  # 34

veja à quanto tempo distribuímos "pdfs" aqui no fórum.

a estas horas?.... se tiver algum link à mão, ainda vá lá :)
  15.  # 35

É verdade, mas o agora "recém intitulado" "trolha", só quer é coisas caras esquecendo-se que muitas vezes pormenores simples podem melhorar significativamente, e o contrario também pode estragar o rendimento de qualquer instalação.
    Posso afirmar que até hoje só tive ligada a caldeira de apoio 5 dias (incluindo hoje) , mas sempre com agua relativamente quente no deposito, hoje por exemplo tinha 37º, por isso a caldeira pouco teve que fazer. É completamente diferente de aquecer agua a 10º até 45º numa caldeira como esta que tem chama modulante, e ainda por cima é uma porcaria segundo o grandioso trolha.

Vejam o meu diario...

Mas mesmo assim consigo estes consumos. Roi-te de inveja trolha!! :)

rendimento
    Colocado por: jorgealves
    talvez seja mesmo verdade, porque a zona é muito ensolarada e de temperaturas amenas, e se a juntar a isto alguma gestão no consumo da energia, não é nada de transcendente, e se fosse com tubos de vácuo, poderia nem gastar nada em gaz.
  16.  # 36

Não fale do que não sabe!!
    Você só sabe dizer mal do que não comercializa! que são sempre coisas caras!"

Como já disse tinha hoje antes dos banhos 37º no deposito
    Se quiser vá ver as características do sistema e não mande bocas só para o ar.
    Já me fartei de lhe tentar demonstrar os factos que tenho aqui em casa, até já o convidei a vir cá ver, mas você só sabe é dizer porcarias (quando lhe interessa)
    Se não percebe como tenho este rendimento vá estudar porquê (mas parece-me que o seu conhecimento é só tirado na net e de catálogos)

Ainda mais vindo de quem nem é homem para assumir o que diz e passa a vida a mudar de nick.

nem com equipamento de topo!!

o acumulador mesmo que da sonnenkraft,tem um isolamento fraco (uns 50mm se tiver),e para complicar tem uma instalação nada simples....para não falar nas perdas que nunca são equacionadas em todo o sistema.

e para combater os diferenciais de temperatura teria que ter a água fria no inverno a 20/25ºC de mínimo.

lembre-se também que tem um acumulador convencional no tipo de permuta,quando a água fria entra provoca um valente choque térmico no mesmo..mesmo com difusor existe uma mistura rápida da água.
    •  
      FD
    • 12 dezembro 2011

# 37

E a partir daqui, começo a apagar - fica o aviso.
    •  
      FD
    • 12 dezembro 2011

# 38

Aos 30 apagados - faltam 5, deixa de os poder colocar.
    Depois diga que sou assim e assado.
  17.  # 39

Ai, fritaram. Tenham lá calma. :)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  18.  # 40

Uma curiosidade:
    Nos sistemas de baixa temperatura, as bombas de calor atingem aprox. 55ºC.
    Para estes sistemas com acumulação de águas (Rotex Sanicube ou IVT Latento), como são atingidas as temperaturas superiores (ex. 70/80ºC) para as AQS (normalmente, quanto maior for a temperatura, mais tempo/mais litros estão disponíveis para a permuta da água do depósito para a água de serviço)?

Obrigado,
    Electrão

0.0238 seg. NEW