Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: electrao@ddgvcpt

Na altura fiquei apenas com a dúvida de ser 1 painel ou 3 paineis...
    Mas o restante está claro... As minhas desculpas...

Cumps

3 paineis.... Mas você chegou a ter propostas?
  2.  # 82

Colocado por: ddgvcpt

3 paineis.... Mas você chegou a ter propostas?

A nível de bomba de calor optei por outra:

https://forumdacasa.com/discussion/13176/bomba-de-calor-alfea/

cumps
  3.  # 83

Colocado por: electrao

A nível de bomba de calor optei por outra:

https://forumdacasa.com/discussion/13176/bomba-de-calor-alfea/

cumps

Sabia que andava a ver essa... E sempre concretizou o negocio? E a nível de termoacumulador e paineis solares?... Obrigado
  4.  # 84

Colocado por: ddgvcpt

Sabia que andava a ver essa... E sempre concretizou o negocio? E a nível de termoacumulador e paineis solares?... Obrigado

Sim... Agora o resultado dessa instalação, só quando estiver a obra concluída...
  5.  # 85

Colocado por: TROLHA...
    a relação do que leva...isso é que gostava de saber,tubos e quais,acessórios,tipo de isolamento,marcas dos vasos de expansão,marca dos elementos de segurança,tipo de fixações etc etc etc etc .....

Nao lhe sei responder a isso... Como sabe apenas comprei os equipamentos... Agora o resto logo se vê... E você será dos primeiros a ver...
  6.  # 86

Isto e o que comprei

hpsu compact revers. C516-16xw1-16kw/400v sem resist 1
    painel solar solaris v26p 3
    kit solaris rps3 (diferencial+bombas)
    medidor de caudal solaris (fls)
    kit base ligação paineis v26p/h a rps+sonda rotex kit ligacao p/2 paineis v26p/h (fix vbp)rotex 2
    perfil p/ 1painel v26p (fix mp 130)rotex 3
    kit suportes perfil/telha (fix ad) rotex 3
    válvula seguranca ff 3/4"x6 bar tuvcaleffi mist.Reg.Termo.P/inst.Sol.3/4" 35-55ºc 1,7m3/h
  7.  # 87

pois,mas equipamentos é uma coisa,agora engloba muitas outras coisas...e é aí que a porca torce o rabo!!

Quer esclarecer e ou ajudar?
    Concordam com este comentário: electrao
  8.  # 88

não tem o seu amigo?..ajudar...penso que já fiz a minha parte!

Obrigado
  9.  # 89

electrao, qual a área de piso radiante de sua casa e qual a potência da bomba de calor prevista ?

Creio que o motivo da última questão do "Trolha" tem a ver com o preço totalmente díspar de uma instalação feita com acessórios como deve ser de uma com acessórios que como dizem os instaladores de gaiolas - "também funciona", mas que em climatização, acredite ddgvcpt, não funciona não senhor.
    Há diferenças brutais em termos de futuro desperdício energético nos tipo de fixação, isolamento, etc.

Aprendi mais tarde e torci a orelha :)
  10.  # 90

Colocado por: konnexmanelectrao, qual a área de piso radiante de sua casa e qual a potência da bomba de calor prevista ?

Creio que o motivo da última questão do "Trolha" tem a ver com o preço totalmente díspar de uma instalação feita com acessórios como deve ser de uma com acessórios que como dizem os instaladores de gaiolas - "também funciona", mas que em climatização, acredite ddgvcpt, não funciona não senhor.
    Há diferenças brutais em termos de futuro desperdício energético nos tipo de fixação, isolamento, etc.

Hum... Nao consegui perceber bem o que me quis dizer... Quem lhe disse que eu vou ter um instalador de gaiolas lá por casa?... De qualquer forma obrigada pela dica...
  11.  # 91

Colocado por: konnexmanelectrao, qual a área de piso radiante de sua casa e qual a potência da bomba de calor prevista ?

aprox. 220m2 / 16kW
  12.  # 92

Quem lhe disse que eu vou ter um instalador de gaiolas lá por casa?...

Geralmente só sabemos depois de termos a obra concluida ... Um amigo meu ao fazer casa foi-lhe recomendado um carpinteiro pelo engenheiro responsável da obra. Apesar de o senhor estar bem recomendado, acredite que lhe deixou uma parte do rodapé da escada para o andar com a esquadria feita com um formão :)

Se percebe do ofício que está a contratar faça questão de ir ver obras concluídas ou em curso do instalador, se não percebe, pode ter um gaiolas ... só isso.

Quanto aos preços dos acessórios, há isolamentos que são bem mais caros do que o próprio tubo de cobre, e outros que são mais baratos, entre muitos outros "truques".

PS. A minha vida profissional nada tem a ver com instalações de sistemas de climatização ou solares, apenas gosto de participar no forum para compartilhar as minhas experiências. Pelo nome, facilmente chega ao que faço.
    Concordam com este comentário: electrao, ddgvcpt
  13.  # 93

Colocado por: konnexman
    Geralmente só sabemos depois de termos a obra concluida ... Um amigo meu ao fazer casa foi-lhe recomendado um carpinteiro pelo engenheiro responsável da obra. Apesar de o senhor estar bem recomendado, acredite que lhe deixou uma parte do rodapé da escada para o andar com a esquadria feita com um formão :)

Se percebe do ofício que está a contratar faça questão de ir ver obras concluídas ou em curso do instalador, se não percebe, pode ter um gaiolas ... só isso.

Quanto aos preços dos acessórios, há isolamentos que são bem mais caros do que o próprio tubo de cobre, e outros que são mais baratos, entre muitos outros "truques".

PS. A minha vida profissional nada tem a ver com instalações de sistemas de climatização ou solares, apenas gosto de participar no forum para compartilhar as minhas experiências. Pelo nome, facilmente chega ao que faço.
    Concordam com este comentário:electrao,ddgvcpt

Já falei consigo... Senão me engano ao telefone!... Agradeço as dicas e vou ter cuidado com a instalação... obrigado
  14.  # 94

Colocado por: electrao

aprox. 220m2 / 16kW

isso é que é potência!!! 16kW!!!!
  15.  # 95

Boa Noite,

Acrescento ao tópico mais um sistema que vi e li e achei interessante, em termos de eficácia e mesmo em termos económicos, trata-se de uma bomba de calor que existe em dois sistemas com evaporador incorporado e Bomba de calor com Painel solar evaporativo. ( os que vi foi no site da TERMOBRASA - existe o "termobrasa AP e o termobrasa SP"
    Toda informação também existe no site deste link - http://www.sunproject.pt/solucoes/aquecimento-aguas-sanitarias/
    Gostaria que me dissessem se este último sistema é mesmo bom e se relativamente ao sistema de termossifão e o de circulação forçada, qual é o melhor em termos de eficiência, preço do sistema e economia geral numa habitação.?
  16.  # 96

Boas.

Como ando à procura de um sistema destes para a moradia cuja construção estou prestes a iniciar, pedi 2 orçamentos à Sunproject (Termobrasa).

O que acham destas soluções?

a) Bomba de calor AQC (40ºC) + 180 m de piso radiante + Sistema solar térmico de circulação forçada com acumulador de 300L inox com uma serpentina e 2 painéis de 2m2/cada + Instalação + IVA = 14.800€ + 1.000€ (instalação) =15.800€

b) Bomba de calor AQC (40ºC) + 180 m de piso radiante + Bomba de calor de 300L inox com uma serpentina e 2 paineis de 2m2/cada + instalação + IVA = 14.800€ + 1.000€ (bomba de calor independente para AQS em vez do acumulador de 300L) + 1.000€ (instalação) = 16.800€
  17.  # 97

Colocado por: TROLHA...que marca é o piso e qual o passe?

para os paineis serem da Insua de certo o radiante é da CHR da sanitop.
  18.  # 98

Tudo muito certo, eu tb antes estava virado para sistema de circulação forçada e ainda estou apesar de que esta Bomba de CaloR pelo que já vi e li parece ser uma óptima opção somente a Bomba de calor na minha futura casa, se não vejamos: ( retirado site http://www.sunproject.pt/solucoes/aquecimento-aguas-sanitarias/)
    - Bomba de calor com painel - SISTEMA SP

-De fabrico nacional, um princípio simples e uma eficiente utilização da energia presente no sol, no vento e na chuva.
    FUNCIONAMENTO
    - O sistema SP funciona tendo como base o princípio termodinâmico através da utilização de um painel evaporador externo. Este capta a energia gratuita existente na radiação solar directa e difusa, na chuva e no vento. Essa energia é transferida para um permutador de calor existente no depósito, aquecendo a água no seu interior a um custo aproximadamente cinco vezes inferior ao dos sistemas tradicionais.
    CONSUMO
    - Com um consumo de apenas 390W, este sistema consegue obter água quente entre os 55ºC e os 60ºC, durante todo o ano, 24 horas por dia, mesmo nos dias chuvosos de Inverno, sem nunca recorrer a resistências eléctricas. Tendo em conta que a maior parte da energia é extraída do meio ambiente, 80% de toda a água quente obtida é gratuita, o que diminuirá significativamente a sua factura energética.

- VANTAGENS
    Baixos consumos mensais (aproximadamente 8 €/mês);
    IVA à taxa de 13% e dedução no IRS;
    Qualidade certificada (CE);
    Não necessita de resistência eléctrica;
    COP certificado;
    Possibilidade de integrar serpentina para painel solar.

ou o sistema -Bomba de calor com evaporador incorporado - SISTEMA AP

Um princípio simples e uma eficiente utilização da energia presente no ar ambiente…o único exclusivamente de fabrico nacional!
    FUNCIONAMENTO
    O sistema Termobrasa AP funciona tendo como base o princípio termodinâmico no qual o painel exterior é substituído por um evaporador incorporado no equipamento. Este capta a energia calorífica presente no ar ambiente, desumidificando-o, e transfere-a para o permutador de calor existente no depósito. Consegue-se assim o aquecimento da água a um custo aproximadamente quatro vezes inferior ao dos sistemas tradicionais.
    CONSUMO
    Com um consumo de apenas 455W, este sistema consegue obter água quente entre os 55ºC e os 60ºC, durante todo o ano, 24 horas por dia, mesmo nos dias de Inverno, sem nunca recorrer a resistências eléctricas. Tendo em conta que a maior parte da energia é extraída do meio ambiente, 75% de toda a água quente obtida é gratuita, o que diminuirá significativamente a sua factura energética.

VANTAGENS

Baixos consumos mensais (aproximadamente 9 €/mês);
    IVA à taxa de 13% e dedução no IRS;
    Qualidade certificada (CE);
    Não necessita de resistência eléctrica;
    Fácil e rápida instalação;
    Possibilidade de integrar serpentina para painel solar.
    COP certificado
    Desumidifica o ar ambiente.

O melhor preço para um sistema Termobrasa AP 300 litros em aço inoxidável é:

- Com IVA e com entrega incluídos, mas sem instalação: 2.500€

- Com IVA, com entrega e com instalação incluídos (caso os pontos de água fria, água quente e tomada estejam juntos ao local onde ficará o acumulador): 2.625€

QUE ME DIZEM DE AMBOS OS SISTEMAS?
  19.  # 99

e qual é o valor desses COP..???

e certificados por quem??

R: A estas questões não lhe sei responder só me limitei em copiar de onde li.
    Mas se me poderem esclarecer se é bom ou não o sistema, se funciona como dizem, e se compensa relativamente aos outros sistemas de painel solar.?
    • 07
    • 7 janeiro 2012

# 100

Boa tarde,

Gostaria da vossa opinião sobre um sistema de climatização para a minha nova habitação que me propuseram, que é uma bomba de calor ligada a um ventilador que climatiza e faz renovação de ar.

Obrigado.

0.0340 seg. NEW