Colocado por: electrao@ddgvcpt
Na altura fiquei apenas com a dúvida de ser 1 painel ou 3 paineis...
Mas o restante está claro... As minhas desculpas...
Cumps
Colocado por: ddgvcpt
3 paineis.... Mas você chegou a ter propostas?
Colocado por: electrao
A nível de bomba de calor optei por outra:
https://forumdacasa.com/discussion/13176/bomba-de-calor-alfea/
cumps
Colocado por: ddgvcpt
Sabia que andava a ver essa... E sempre concretizou o negocio? E a nível de termoacumulador e paineis solares?... Obrigado
Colocado por: TROLHA...
a relação do que leva...isso é que gostava de saber,tubos e quais,acessórios,tipo de isolamento,marcas dos vasos de expansão,marca dos elementos de segurança,tipo de fixações etc etc etc etc .....
pois,mas equipamentos é uma coisa,agora engloba muitas outras coisas...e é aí que a porca torce o rabo!!
não tem o seu amigo?..ajudar...penso que já fiz a minha parte!
Colocado por: konnexmanelectrao, qual a área de piso radiante de sua casa e qual a potência da bomba de calor prevista ?
Creio que o motivo da última questão do "Trolha" tem a ver com o preço totalmente díspar de uma instalação feita com acessórios como deve ser de uma com acessórios que como dizem os instaladores de gaiolas - "também funciona", mas que em climatização, acredite ddgvcpt, não funciona não senhor.
Há diferenças brutais em termos de futuro desperdício energético nos tipo de fixação, isolamento, etc.
Aprendi mais tarde e torci a orelha :)
Colocado por: konnexmanelectrao, qual a área de piso radiante de sua casa e qual a potência da bomba de calor prevista ?
Creio que o motivo da última questão do "Trolha" tem a ver com o preço totalmente díspar de uma instalação feita com acessórios como deve ser de uma com acessórios que como dizem os instaladores de gaiolas - "também funciona", mas que em climatização, acredite ddgvcpt, não funciona não senhor.
Há diferenças brutais em termos de futuro desperdício energético nos tipo de fixação, isolamento, etc.
Aprendi mais tarde e torci a orelha :)
Quem lhe disse que eu vou ter um instalador de gaiolas lá por casa?...
Colocado por: konnexman
Geralmente só sabemos depois de termos a obra concluida ... Um amigo meu ao fazer casa foi-lhe recomendado um carpinteiro pelo engenheiro responsável da obra. Apesar de o senhor estar bem recomendado, acredite que lhe deixou uma parte do rodapé da escada para o andar com a esquadria feita com um formão :)
Se percebe do ofício que está a contratar faça questão de ir ver obras concluídas ou em curso do instalador, se não percebe, pode ter um gaiolas ... só isso.
Quanto aos preços dos acessórios, há isolamentos que são bem mais caros do que o próprio tubo de cobre, e outros que são mais baratos, entre muitos outros "truques".
PS. A minha vida profissional nada tem a ver com instalações de sistemas de climatização ou solares, apenas gosto de participar no forum para compartilhar as minhas experiências. Pelo nome, facilmente chega ao que faço.
Colocado por: electrao
aprox. 220m2 / 16kW
Colocado por: TROLHA...que marca é o piso e qual o passe?