Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a dar em doida com o barulho proveniente de um cafe existente no meu predio e que recentemente resolveu instalar um karaoke. Não é necessária a autorização do condominio?
    •  
      FD
    • 12 dezembro 2011

     # 2

    A que horas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
  2.  # 3

    Dentro do café o "inquilino" pode instalar o que quiser. Não precisa de autorização do condomínio para nada.

    Só há duas coisas a ter em conta:
    1 - as horas é que a situação ocorre
    2 - se a situação ocorre durante o período de expediente (leia-se as horas que se pode fazer barulho) alguém mais se queixa? É que lá por ser horas de expediente não quer dizer que se possa pôr uma turbina de avião a berrar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
  3.  # 4

    Desde já obrigada,
    1- O Karaoke teve inicio às 21.30h e terminou à 1.30h da madrugada!
    2- A policia deslocou-se ao local por volta da meia-noite e informou-me posteriormente que o estabelecimento tem licença.
    3- Só para finalizar: a barulheira era tanta que num prédio de 3 andares, sendo que o referido café fica no rés do chão, a musica era perfeitamente percetivel na zona das arrecadações - 4º andar!
    4- Imaginem o que seria dentro das nossas casas!
  4.  # 5

    O Decreto-Lei nº 271/84, de 6 de Agosto regulamenta(va) os limites do ruído na vizinhança de boîtes, discotecas e espectáculos ao ar livre, corroborando basicamente o que vem no Regulamento Geral sobre o Ruído, ou seja, a diferença entre o nível sonoro equivalente do ruído perturbador e o nível sonoro do ruído de fundo, em 95% do tempo, não pode ultrapassar os 10dB(A).

    Creio que com a nova lei este limite baixou para 5dB(A).
    A actual lei do ruído (Dec-Lei nº 9/2007 de 17 de Janeiro) está aqui: http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/01/01200/03890398.pdf.

    Veja os artigos 11.º e seguintes.
    A Polícia, seguramente, não anda com equipamento que permita medir os dB(A).
    Vai ter de pedir (à Câmara ?) para efectuar uma medição numa noite destas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2011

     # 6

    É uma situação complicada e muitas das vezes sem grande solução... basta ver o Bairro Alto, por exemplo.

    O seu município tem Polícia Municipal? Tente ir lá e expor o seu problema. É que a licença pode ser para muita coisa... e o barulho, por norma, não é licenciado, todos temos direito ao nosso descanso.
    Para ver com que linhas cose, peça para ver essa licença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
  5.  # 7

    pois é tudo muito bonito no papel.....como o Fd diz basta vermos o bairro alto!

    acho mais facil fazerem um baixo assinado entre os moradores e entregar na camara para que a licença seja reduzida.....pelo menos para a meia noite, do que andar a pedir a camara para que os tecnicos façam leituras dos decibeis fora do horario de expediente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
  6.  # 8

    Não é assim tão simples. infelizmente. Em muitas situações, como no caso do Bairro Alto, o barulho passa-se na via pública, fora dos bares e do controlo a que estão sujeitos, por exemplo, pelos horários, pelos dba, etc.
    No seu caso, e caso o estabelecimento esteja licenciado para a actividade que exerce, e a cumprir os horários, terá duas hipóteses.
    - Uma delas, é a que o Luís KW sugere, sendo que terá que solicitar à CM, ou a empresa externa, uma medição de ruído em período normal e em período de actividade do Karaoke. Essa medição tem custos, pelo que o ideal será o condomínio a suporta-la, o que já dará ao bar um alerta bem forte.
    - Outra passa pelo IGAC e pela ASAE. Os abres de Karaoke têm que possuir CDs com um selo especial do IGAC, que permita a sua difusão em espaços públicos. escusado será dizer que 90% dos espaços não tem esses CDs, porque o seu preço é muito mais elevado do que uns MP3 sacados da net. Se fizer uma participação ASAE devidamente identificada e fundamentada, terá o problema resolvido por algum tempo. Ou para sempre, se a ASAE descobrir mais coisas, que descobre sempre, como bebidas contrafeitas, presença de menores, etc. etc.
    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
  7.  # 9

    e entao? a asae vai lá....se for preciso o bar paga o serviço como sendo um serviço externo, e alega que contratou o serviço por fora. Quem é multado nao é o bar mas o gajo que presta o serviço ao bar! e entao? na semana seguinte ha Karaoke novamente.....e o problema continua por resolver!
    Acho mais facil e mais eficaz fazerem um baixo assinado para a camara reduzir o horario de funcionamento, por exemplo para a meia noite. e posteriormente chamar a policia sempre que exista barulho fora do horario de expediente! de outra forma a policia vai limpar a agua do capote porque eles têm licença até X horas....a camara e a leitura dos decibeis devem-lhe fazer um manguito!

    mas tente...pode ser que tenha sorte!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
  8.  # 10

    o horário de funcionamento não é definido por abaixo assinado, mas sim pelo regulamento municipal que existirá no concelho onde se localiza o estabelecimento.
    a asae, se detectar alguma infracção, dependendo da gravidade dela, pode decretar uma série de medidas, proporcionais à infracção detectada.
    o relatório de avaliação acústica é a base para que a câmara, entidade competente, notifique o proprietário às medidas tidas por necessárias, usualmente, incremento de isolamento acústico, limitação de horário e/ou troca de portas/caixilharia. em caso de reincidência de ocorrência, há base legal para suspensãod e alvará, por 6 meses a 3 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
  9.  # 11

    desculpe mas ou nao leu como deve ser ou nao entendeu o que eu disse! o horario de funcionamento é proposto pelo dono do estabelecimento e aprovado na camara municipal (caso nao seja aprovado a camara decide ela propria qual o horario da licença) .....a mesma que tem o poder para deliberar a redução do mesmo, sempre que entenda ser ajustado..... ora se a camara receber um baixo assinado do condominio (e/ou de outros circundantes) em que reclama do barulho, a camara terá razoes para rever o horario de funcionamento. Agora se nunca se queixarem na camara, a mesma nunca irá fazer nada por si só! e foi isto que eu disse... o baixo assinado seria para entregar na camara, a titulo de reclamação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vizinhaincomodada
  10.  # 12

    Agradeço a todos desde já as informações e a prontidão nas respostas.
    Já foi feita uma reclamação em nome individual e outra em nome do condominio para a Camara Municipal.
    Está tb convocada uma reunião de condominio para entre todos - e somos todos afectados - se tentar resolver o problema.
    Assim que houver novidades comunico, até pk poderá ser util para outras situações.
    Mais uma vez Obrigada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  11.  # 13

    parece-me sensato. antes de outras medidas, potencialmente conducentes a litígios e a atritos, parece que a reunião de condomínio é a resposta adequada.
 
0.0180 seg. NEW