Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O que fazer se o euro acabar e voltarmos ao escudo? Já pensaram nisto?
    Que solução/soluções ou conselhos têm para dar acerca deste assunto?

    Escusado será dizer que se a moeda trocasse agora de novo, íamos todos "levar no pêlo"...consumo, crédito habitação... já dizem há muito tempo que é má altura para pedir crédito mas eu, que estava a pensar avançar mesmo assim, não me apetecia lá muito ter que pagar em escudos a minha dívida em €.

    Já pararam para pensar na barraca que isto ia ou vai mesmo dar?
  2.  # 2

    Se contrair o empréstimo num banco português, e SE Portugal regressasse ao Escudo numa primeira fase tudo ficaria igual.
    Pagará em Escudos uma dívida EM ESCUDOS.

    Depois, SE houver desvalorização da moeda, haverá inflação e aumento da taxa de juros (e das prestações mensais).
    Mas a dívida não aumentará.
  3.  # 3

    Uma pergunta (talvez ingénua mas sou um analfabeto nestas coisas): será aconselhável ou prudente "segurar" as economias comprando ouro?
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011

     # 4

    O preço do ouro está em níveis estratosféricos, aliado a uma oscilação muito elevada (nestes últimos 5 dias perdeu 2%) não sei se será a melhor opção para investir...
    Seja o que for, diversificação é a melhor política, não se deve colocar todos os ovos no mesmo cesto.
  4.  # 5

    E quando falamos em diversificação falamos concretamente em quê?
  5.  # 6

    Colocado por: zedasilvaE quando falamos em diversificação falamos concretamente em quê?


    Falamos em: depósitos a prazo + obrigações ("boas" empresas) + seguros de poupança + acções (numa óptica de longo prazo) + imobiliário (fundos ou bens) + ...
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011

     # 7

    Até podemos falar de moeda. Comprar moeda pode ser uma boa poupança.
    Por exemplo, comprar ou constituir um depósito em CHF, NOK, AUD, CAD, etc.
    E quando falo de diversificar, falo também dos países, se para isso houver disposição e "dimensão"...
    Concordam com este comentário: Casas_do_Rio
  6.  # 8

    nestes últimos 5 dias perdeu 2%

    Cotações AIORN (fornece uma cotação diária que serve de referência ao comércio e à indústria de ourivesaria):

    09.12.2011 - 42.544 €/g
    ...
    14.12.2011 - 41.622 €/g

    A cotação nos bancos varia com a bolsa e com as condições de pagamento - é relativamente simples conseguir um "desconto" de pelo menos 1 €/g.

    Não levando em consideração as possíveis oscilações do ouro, em caso de volta ao escudo seria esta uma forma de atenuar possíveis prejuízos?
  7.  # 9

    O ouro, em minha opinião está inflacionado, logo, a perspectiva de quebra de valor é altamente provável e como em tudo, entrando em alta será muito penalizado no futuro.

    Outro erro que em minha opinião está a cometer no seu raciocínio, é que uma eventual reentrada do escudo (riscado porque não acredito nessa possibilidade), o ouro poderia protege-lo numa perspectiva de curto prazo, o problema coloca-se quando a economia mundial começar a recuperar (sim porque vai recuperar) o ouro vai cair... e ai o seu contra valor seria bem mais baixo do que a cotação actual.
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011

     # 10

    Colocado por: j cardosoem caso de volta ao escudo seria esta uma forma de atenuar possíveis prejuízos?

    Para mim pelo menos, quanto maior a subida, maior a queda... e o gráfico do ouro nos últimos anos assusta-me um pouco.



    Ou seja, quão mais é que subirá? E quando é que descerá?
    É que sempre que há esta euforia à volta de alguma coisa, fico extremamente desconfiado.
    Quando se faz o investimento em baixa, o único caminho é para cima mas, quando se faz o investimento em alta...
    Mas, pode ser o Velho do Restelo que há em mim, sei lá.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 11

    Para mim pelo menos, quanto maior a subida, maior a queda... e o gráfico do ouro nos últimos anos assusta-me um pouco.

    Pois, eu compreendo, mas há dois anos muita gente me dizia o mesmo, que fazia mal em comprar - afinal dei-me bem. Por outro lado não acredito numa queda brusca muito significativa, e posso sempre transacioná-lo de imediato. Já o escudo, s acontecer, desvaloriza de imediato sem dar tempo a reagir (digo eu que percebo pouco disto)

    O ouro, em minha opinião está inflacionado

    Porque diz isso?
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011 editado

     # 12

    Eu, na sua posição, vendia agora.
    Repare bem no gráfico e no nível da subida. Entre 2002 e 2009 nota-se uma subida gradual, a partir de 2009 a subida é cada vez mais acentuada.

    A questão que dá o prémio é: até quando?

    Vi a notícia que vão começar a extrair ouro no Alentejo, em minas outrora abandonadas. Como por aqui acontece, também estará a acontecer pelo mundo inteiro.
    Como o Casas do Rio diz e bem, acredito que esta procura ao ouro seja temporária, até que outro investimento comece a compensar mais.
    E investe-se em ouro porque há uma segurança histórica intrínseca. Quando houver mais segurança nos diversos mercados, deixará de fazer sentido.
    Nesse momento, muita da massa crítica que investe hoje em ouro, mudar-se-á para outras paragens, o que diminuirá a procura.
    Ora, menos procura, mais oferta, queda no preço.

    Mas, como diria o luisvv, é tudo uma questão de oferta, procura, necessidades e expectativas.
    Concordam com este comentário: Casas_do_Rio
  9.  # 13

    Parece-me uma visão hiper-simplificada essa da volta ao escudo a 1Euro= 200 Escudos

    Em primeiro lugar assim que houvesse uma suspeita mais estabelecida de que o escudo voltava, haveria uma corrida aos bancos para levantamento de euros, fuga para o exterior. A conversão euro-escudo, iria provavelmente começar inflacionada (p. ex. 1 Euro=300 Escudos) , a ideia é não manter a paridade, portanto a partir do momento zero, as dívidas reais aos bancos de empréstimos em Euros ficariam superiores. Se tudo ficasse na mesma, não havia justificação para a mudança.

    Portanto para quem deve dinheiro ao banco rezemos para que Portugal se mantenha no Euro.
    Concordam com este comentário: sofia1984
  10.  # 14

    Eu também acho que há quase uma bolha do ouro, e que já e tarde para entrar nessa onda como refugio e que mais tarde ou mais cedo vai rebentar.

    Acho que a (sobre)valorização do outro deve-se sobretudo a isso mesmo.
    As pessoas não têm confiança em outros tipos de investimento e esta a haver uma corrida ao ouro como refugio. E quanto mais sobe mais atractivo se torna.

    O problema e que eventualmente a médio(longo?) prazo os mercados irão eventualmente estabilizar e quem investiu no ouro vai querer certamente fechar a sua posição
    voltar querer ou ter liquidez novamente ou investir em produtos mais flexíveis e mais simples (comprar outro é mais complicado e dispendioso que acções por exemplo)
    grande parte do outro adquirido agora vai voltar ao mercado e nessa altura o valor vai corrigir certamente e é bem capaz de voltar para perto dos 1000 USD/oz.
    Concordam com este comentário: Casas_do_Rio
  11.  # 15

    Na questão que me coloca e ao concordar com os dois comentários acima acho que fica a resposta, esta fuga para o ouro por parte dos investidores deve-se muito à incerteza latente nos mercados mundiais, sendo certo que não há mal que sempre dure... e reforço que não pode esquecer que apesar da nossa crise já quase "crónica" as outras economias mundiais poderão já estar em saída...

    Claro que tem razão quando diz que "à 2 anos diziam o mesmo", também é verdade que pode e muito provavelmente (porque a saída da crise europeia ainda está longe) vai subir, embora não em níveis significativos como até agora, digo eu.

    Um abraço
  12.  # 16

    Mais ainda, em relação à volta ao escudo:

    A taxa de juro dos empréstimos deixaria de estar indexada à Euribor, portanto seriam os nossos bancos a controlar a taxa de juro: lembram-se do tempo das taxas de juro a 10 e 15% ? Pois é nem tudo é mau no reino do Euro. Lembram-se de quando a CGD de um momento para o outro aumentou brutalmente as taxas de juro (fim da década de 80, ainda c\ escudos) de uma forma unilateral?
  13.  # 17

    10/15% ?? isso eram tempos optimos....... eu ainda me lembro do meu pai pagar uma taxa de 27% á CGD, e em regime bonificado! Tempos em que uma casa custava 15 mil euros (na moeda actual)....
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  14.  # 18

    E com a incapacidade dos nossos bancos comprar dinheiro no estrangeiro, advinhem onde é q eles iriam buscá-lo: exactamente é a história do mexilhão e da onda do mar...
    Concordam com este comentário: sofia1984
  15.  # 19

    Quanto ao ouro as empresas que extraiem o ouro vejam bem os graficos na bolsa..aqui ha varias uma dentre elas Auplata no compartimento C da bolsa de Paris Anglo Gold uma das maiores ..todas essas empresas cairam na bolsa..e o ouro tem montado..ja hé tarde para investir(penso eu) vejam o grafico do FD..quando se ve o grafico desses eu fico assustado ..se fosse acerca de 8anos lol
  16.  # 20

    Eu acho que se deve arriscar a colocar o dinheiro numa moeda estável.
 
0.0223 seg. NEW