Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a falar a sério.
    Os bancários têm alguns previlégios, nomeadamente nas taxas de juro e spreads.
    Pensei que sabiam, mas se existir aqui algum "colega" pode confirmar isto =)
  2.  # 2

Colocado por: van18Pensei que sabiam, mas se existir aqui algum "colega" pode confirmar isto =)

Eu posso confirmar, até sei que num banco as escrituras dos apartamentos dos funcionários, são às 8.00h, para o funcionário poder começar a trabalhar às 8.30h.
  3.  # 3

=)
    pronto, está confirmado.
  4.  # 4

Colocado por: van18Estou a falar a sério.

Explique-me por favor a amplitude desses previlegios e o prazo que pretende para o empréstimo..
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2011

# 5

Colocado por: Rui A. B.Explique-me por favor a amplitude desses previlegios e o prazo que pretende para o empréstimo..

Colocado por: Casas_do_RioLogo só paga 60% da taxa de referência, ou seja, uma taxa de 0.809% não há spreads no ACTV !!!!!! é só mesmo a taxa.

São 65%.

CLÁUSULA 154.ª
    Limites gerais do valor do empréstimo
    1. O valor máximo do empréstimo será de € 180.426,40 e não poderá ultrapassar 90% do valor total da habitação.
    2. O valor constante do número anterior será revisto anualmente.
    CLÁUSULA 155.ª
    Taxas de juro e outras condições
    1. A taxas de juro dos empréstimos à habitação será igual a 65% da taxa mínima de proposta aplicável às operações principais de refinanciamento pelo Banco Central Europeu.

http://www.sbn.pt/Portals/0/Convencoes/ACT_SectorBancario_2011.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casas_do_Rio
  5.  # 6

Grato a ambos! Ajuda a perceber melhor as possíveis condições.
  6.  # 7

Colocado por: van18Estou a falar a sério.

olhe eu ia dizer que era colega seu.....mas depois das perguntas que voce colocou aqui até tenho vergonha de dizer que trabalho na banca.....e nao me venha dizer que está nos serviços centrais e como tal nao percebe muito destas coisas! eu tambem estou no sserviços centrais e num negocio que nada a tem a ver com créditos.

Francamente...... estou incrédulo!

eu confirmo os bancários o unico privilegio que teem é taxas mais baratas. no caso da habitação a taxa equivale a 2/3 da taxa do BCE e nao sao adicionados quaisquer spreads..... no credito ao consumo a taxa é de 2 virgula qualquer coisa%.

eu no meu emprestimo de 200 mil com um prazo de 37 anos, estou a pagar 600 eur (numero redondo ja com seguros)

olhe la..... e se voce é bancária que raio anda a fazer nos balcoes? nao sabe que deve ser o DRH a tratar desse assunto? o seu banco está dentro ou fora do ACTV? se tiver dentro tem que se inscrever na lista de espera......se estiver fora do actv, é so pedir e prontos esperar que a sua administração aprove!

voce tem a certeza que é bancária? ou faz serviços de limpeza num banco? ou é estafeta num banco?
    Concordam com este comentário: Casas_do_Rio
  7.  # 8

Colocado por: loverscout
    eu confirmo os bancários o unico privilegio que teem é taxas mais baratas. no caso da habitação a taxa equivale a 2/3 da taxa do BCE e nao sao adicionados quaisquer spreads..... no credito ao consumo a taxa é de 2 virgula qualquer coisa.

O único privilégio?

Devo ter lido mal, concerteza.
  8.  # 9

leu bem...... sim é o unico! conhece mais algum? é que eu nao conheço....
  9.  # 10

Por acaso, o loverscout disse que era o único mas acabou por dar exemplo de dois privilégios.

O que vale é que esse "único" privilégio, é pouco, poucochinho. Por isso é que é único.
  10.  # 11

caro amigo... eu escrevi bem.... o unico privilegio sao taxas de juro mais baratas! (ja la vai o tempo em que nem despesas de contas, transferencias, cheques, etc etc... pagávamos, actualmente já nem isso temos, pelo menos na instituição onde trabalho deixou de existir, e no banco onde o meu irmao trabalha tambem deixou de existir esse privilégio, logo noutros tambem deve ter deixado de existir)

depois se é um privilegio grande ou pequeno...nao deixa de ser o unico que existe!

existem empresas com muitos mais privilegios...olhe dou-lhe um exemplo de um privilegio que é bem melhor do que taxas reduzidas nos créditos. Empresas que teem infantário para os filhos dos empregados...... Já viu quanto é que nao é a poupança se tivermos em consideração que em media um colegio de uma criança custa 400 euros/mes?

no entanto estamos-nos a afastar do assunto deste topico......
  11.  # 12

Em relação ao afastamento do tópico, há muito que se deixou de falar da questão levantada nesta thread.

Eu não sou bancário, mas não me lembro de pagar qualquer despesa de conta, por exemplo. Transferências bancárias, idem aspas.

Mas esse privilégio das taxas de juro, é tão grande, tão grande que é bom que seja catalogado como único. E que raio de comparação com os infantários. O nº de pessoas que tem essa vantagem nos bancos é incomparavelmente maior do que as que têm o privilégio dos infantários. Podia, igualmente, fazer as contas ao que um bancário poupa durante, digamos, 35 anos com taxa de juro comparticipada em relação ao que deixa de pagar com infantário durante 6 anos. Esta comparação é, aliás, infundada porque nem há equidade no horizonte temporal.

E as faltas justificadas com vencimento? Será que não é um privilégio maior do que a média nacional? Ainda vigora aquele sistema de "blocos" para os bancários, para poderem faltar sem apresentarem justificativos de ausência?
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011

# 13

Colocado por: goliverAinda vigora aquele sistema de

No link que coloquei lá em cima estão todas as benesses que o acordo colectivo de trabalho dá aos bancários.
  12.  # 14

olhe se nunca pagou qualquer despesa de manutenção de contas, se nunca pagou comissoes por transferencias, se nunca pagou nada ao banco é um felizardo! Eu tambem nao pagava...... até ha 4 anos atras! em que passámos a pagar tudo!

Faltas justificadas com vencimento? desconheço.....e nunca tive direito a isso! (olhe que ja sou bancario ha 10 anos) sempre que falto, com ou sem justificação descontam-me o dia! e acho correcto.....se nao vim trabalhar nao devo receber!

Mau.... mas que raio tem a ver o numero de pessoas com e sem privilegios a ver para o assunto? existe ou nao esse privilegio? existem ou nao empresas que dão mais privilegios aos empregados que outras? nem toda gente pode trabalhar na mesma empresa.....que quer fazer em relação a isso?

Olhe nao o vejo falar dos salarios dos bancários, noutros tempos eram salários de ricos, e hoje em dia nao é muito dificil encontrar um desempregado que ganha mais de subsidio que um bancário de ordenado......

e se é assim tao bom, porque é que voce nao concorre para vir trabalhar num banco?
  13.  # 15

Colocado por: FD
    No link que coloquei lá em cima estão todas as benesses que o acordo colectivo de trabalho dá aos bancários.

atenção que nem todos os bancos na praça seguem esse acordo..... isto porque nem todos estão inscritos no sindicato!

Aqui por exemplo nao existe tabela salarial nem obrigatoriedade de subir de nivel por antiguidade....subimos quando os chefes entendem que devemos subir...por exemplo!
  14.  # 16

Em início de carreira, um comercial que está ao balcão não deve ganhar muito bem, de facto. Mas está em início de carreira. Aposto que não deverá ganhar muito pior do que um consultor júnior em início de funções e estes trabalham muito mais do que um comercial de balcão.

Agora dizer que no sistema bancário os salários são fracos, é um tiro no pé. A começar por baixo e, principalmente, a acabar lá em cima (aí então está tudo dito).

E as pensões de reforma? Não será um privilégio tb ter um sistema diferente da caixa de previdência geral? E os SAMS? Se isto não é um privilégio, será o quê? E a medicina interna que os bancos têm para os seus funcionários? Também não conta, não é?

Claro que há empresas que dão mais privilégios do que outras, mas o facto dos bancários terem acesso a taxas de juro comparticipadas é, muito provavelmente, o privilégio mais "único" que podemos encontrar para quadros médios/superiores. Em termos financeiros, não deverá haver outro que o bata.

Quer passar a ideia que a banca não tem mais privilégios do que a média das empresas nacionais?

Porque é que não concorro para a banca? Na banca comercial, nunca. Tive hipótese de ingressar na banca de investimento, mas fiz essa opção quando sai da faculdade.
  15.  # 17

olhe o seu comentário mostra total desconhecimento do que diz, e só por essa razao vou-lhe dar um desconto....

Sams --> nao tenho
    Reforma---> desconto para a segurança social
    Medicina interna---> nem sei o que é.....

o que o leva a dizer que um consultor junior trabalha mais que um bancário? eu trabalho mais que muitos directores cá dentro.....deverei receber mais que eles? garantidamente que trabalho muito mais que qualquer comissãrio de bordo da TAP, cuja função é servir cafés...... mas ganham 5 vezes mais que eu.....

eu nao disse que os salarios eram baixos..... voce tem um problema de interpretação de portugues....... o que eu disse foi que os salarios nao sao altos como as pessoas julgam ou querem fazer crer.....e nao é so em inicio de carreira...... já foi bom ser bancário, hoje em dia é tao banal como outra profissao qualquer! (lugares de topo sao iguais em qualquer empresa..... ou na sua ganham pouco?)

a ideia que lhe quis transmitir, é de que existem empresas no mercado que oferecem muitas mais e melhores condiçoes aos seus empregados, do que os bancos.
  16.  # 18

Sem me querer intrometer na discussão que me parece infrutífera, porque se formos medir os prós e contras de n profissões nunca ninguém está satisfeito e a "galinha da vizinha é sempre melhor que a minha" mas, posso afirmar-lhe com conhecimento de causa que um comercial ao balcão com 6/7/8 anos de banco pode não ganhar 1.000 eur e conheço muuuuuuuuuitos bancários com 20 e mais anos de banco que ganham pouco mais de 1.000 eur.

Em níveis superiores tem razão no que diz, os salários a nível de direcção rondam os 4000/5000 eur + carro, mas não esqueça que, nos grandes bancos nacionais terá pouca gente nestes níveis...

O SAMS como serviço de saúde, valha-me DEUS...

A reforma é verdade que é ou era (a ver vamos) um privilégio que existia (no passado porque neste momento e em alguns dos casos desde à uns 5/6 anos para cá, já são da SSocial "pura") e os bancários tinham o privilégio de descontar para uma caixa autónoma, que em abono da verdade, penso que seria menos bem gerida do que a estatal mas nos próximos meses deve haver noticias sobre isso...

No que diz respeito ao beneficio do credito habitação é verdade que é um enorme beneficio, mas também e verdade que a relação rendimento/beneficio na banca é baixissima e facilmente me vai dar razão, que em qualquer empresa privada, um gestor médio que gere rendimentos semelhantes ao que um bancário gera ganha 3 ou 4 vezes mais em comissionamento.

Em suma, será sempre uma discussão interminável e estéril, mas uma coisa lhe posso garantir - os bancários já não são uma classe superior, e não é de agora.

Um abraço e vamos falando
  17.  # 19

Colocado por: loverscoutolhe o seu comentário mostra total desconhecimento do que diz, e só por essa razao vou-lhe dar um desconto....

Sams --> nao tenho
    Reforma---> desconto para a segurança social
    Medicina interna---> nem sei o que é.....

o que o leva a dizer que um consultor junior trabalha mais que um bancário? eu trabalho mais que muitos directores cá dentro.....deverei receber mais que eles? garantidamente que trabalho muito mais que qualquer comissãrio de bordo da TAP, cuja função é servir cafés...... mas ganham 5 vezes mais que eu.....

eu nao disse que os salarios eram baixos..... voce tem um problema de interpretação de portugues....... o que eu disse foi que os salarios nao sao altos como as pessoas julgam ou querem fazer crer.....e nao é so em inicio de carreira...... já foi bom ser bancário, hoje em dia é tao banal como outra profissao qualquer! (lugares de topo sao iguais em qualquer empresa..... ou na sua ganham pouco?)

a ideia que lhe quis transmitir, é de que existem empresas no mercado que oferecem muitas mais e melhores condiçoes aos seus empregados, do que os bancos.

Se não tem SAMS, o privilégio não se aplica a si.

Para o Casas_do_Rio, relativamente a esta questão o "valha-me Deus" só pode ser um acto de má fé, porque o comum cidadão que não tem acesso a seguros particulares de saúde ou ADSE, fica sujeito ao SNS que, esse sim, é um martírio, principalmente quando falamos nas listas de espera e urgências é o que se sabe. Isto é, um gajo tem SAMS e diz "valha-me Deus"? Um gajo tem direito a descontos e até hospitais convencionados e diz uma coisa destas...

Medicina interna, não sabe o que é? Mas devia. Pode ser obrigatório por lei, informe-se no seu banco, pode ser que tenha direito a uma coisa que desconhece. Em vez de ir gastar dinheiro em consultas externas, um médico que preste serviço semanal no seu banco, poderá fazê-lo gratuitamente. Desconheço a sua IB, mas TODOS os meus amigos que estão em bancos, têm-no. E não estou a falar apenas de banca de investimento.

Caro loverscout, interpretações diferentes de português todos temos. Eu não costumo é comparar coisas incomparáveis. Compare-se aos seus colegas do mesmo nível de responsabilidade e não a cargos superiores, como directores. A não ser que o seja. Se há função, no mercado de trabalho que eu conheço, que se trabalha muito mais do que as prezadas 40h semanais, é em consultoria/auditoria. Um comercial de balcão ou mesmo backoffice em início de carreira, comparado com um consultor júnior, trabalha MUITO menos. Constato isso todos os dias. Deixe lá os salários não serem altos na banca, leia antes o seguinte: de certeza que não são baixos tendo em conta a média nacional (é preciso ter uma referência) para trabalhos qualificados. E não, lugares de topo não são iguais em qualquer lado. São TOTALMENTE diferentes de actividade para actividade. Nem todos têm reformas garantidas em pouquíssimos anos de serviço bancário, não é? Este pormenor então, é um escândalo, nem me quero alongar.

No fundo, compreendo a ideia que transmitiu, mas se há privilégios que não se aplicam a si, outros há que eu referi por conhecimento de causa que se aplicam a quem trabalha na banca.
  18.  # 20

Colocado por: Casas_do_RioSem me querer intrometer na discussão que me parece infrutífera, porque se formos medir os prós e contras de n profissões nunca ninguém está satisfeito e a "galinha da vizinha é sempre melhor que a minha" mas, posso afirmar-lhe com conhecimento de causa que um comercial ao balcão com 6/7/8 anos de banco pode não ganhar 1.000 eur e conheço muuuuuuuuuitos bancários com 20 e mais anos de banco que ganham pouco mais de 1.000 eur.

Em níveis superiores tem razão no que diz, os salários a nível de direcção rondam os 4000/5000 eur + carro, mas não esqueça que, nos grandes bancos nacionais terá pouca gente nestes níveis...

O SAMS como serviço de saúde, valha-me DEUS...

A reforma é verdade que é ou era (a ver vamos) um privilégio que existia (no passado porque neste momento e em alguns dos casos desde à uns 5/6 anos para cá, já são da SSocial "pura") e os bancários tinham o privilégio de descontar para uma caixa autónoma, que em abono da verdade, penso que seria menos bem gerida do que a estatal mas nos próximos meses deve haver noticias sobre isso...

No que diz respeito ao beneficio do credito habitação é verdade que é um enorme beneficio, mas também e verdade que a relação rendimento/beneficio na banca é baixissima e facilmente me vai dar razão, que em qualquer empresa privada, um gestor médio que gere rendimentos semelhantes ao que um bancário gera ganha 3 ou 4 vezes mais em comissionamento.

Em suma, será sempre uma discussão interminável e estéril, mas uma coisa lhe posso garantir - os bancários já não são uma classe superior, e não é de agora.

Um abraço e vamos falando

Antes de tudo, um esclarecimento: eu estou a falar de cargos ocupados por licenciados, por trabalhadores altamente qualificados, quadros superiores. Se conhece pessoas ao balcão de um banco nas condições que referiu, provavelmente estão limitadas pela qualificação insuficiente que poderão deter.

Se há coisa que existe nos grandes bancos nacionais são cargos de direcção em barda. Para tudo e mais alguma coisa. Muitos deles, com adjuntos de direcção e com vices-directores. Não estou a criticar a organização, isto é um facto por alguma razão, mas não são poucos como diz. São muitos e quanto mais diversificado estiver o banco, naturalmente, maior será esta tendência. Por outro lado, não se esqueça que um director de uma sucursal pode, embora não com relativa facilidade, atingir os valores que referiu.

Não consta que o fundo de pensões da banca seja pior gerido, é exactamente o contrário. E essa é uma daz razões pela qual o governo quis transferi-lo para a sua esfera. Aliás, um banco pode correr mais riscos e obter mais rentabilidade na gestão desse fundo, coisa que estaria legalmente vedada ao Estado fazê-lo.

Do Sams, já comentei num post anterior e não consigo perceber o seu desabafo.

Já em relação ao rácio benefício/rendimento entre profissionais da banca e de outra actividade, consigo perceber. A actividade bancária é das mais lucrativas em todo o mundo. Chega a ser obsceno. Podia pagar melhor aos trabalhadores de base que sustentam a actividade. Deverá ser mesmo a actividade que maior discrepância tem entre os salários dos quadros bancários de base comparando com os de administração/direcção. Mas tb é verdade que muito do rendimento gerado pela banca é não produtivo e de cariz especulativo.

0.0234 seg. NEW