Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Sergio Rodriguespaineis planos de vacuo por exemplo!!!

Que os painéis eram planos já eu tinha presumido, não sabia é da sua existência!
  2.  # 2

são em drainback e não precisam de mais nada para controlar a temperatura.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
  3.  # 3

Colocado por: argo
    Que os painéis eram planos já eu tinha presumido, não sabia é da sua existência!
    Já foram apresentados aqui no fórum já faz tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvessão em drainback e não precisam de mais nada para controlar a temperatura.
    pode nao dar pro homem!!! imagina que ja tem pre instalação em cobre de 22 por exemplo!! ou 18 ja nao dava!!
  5.  # 5

Quando puder tiro uma fotografia para mostrar a anormalidade que o meu vizinho montou num telhado virado para norte, a fazer sombra no meu quintal!
  6.  # 6

Colocado por: Sergio Rodriguespode nao dar pro homem!!! imagina que ja tem pre instalação em cobre de 22 por exemplo!! ou 18 ja nao dava!!

Não existe.
  7.  # 7

Colocado por: Sergio Rodriguespaineis planos de vacuo por exemplo!!!
    Concordam com este comentário:Dynamic444

Numa obra no Alentejo talvez usemos esses com um Latento..ainda não dicidimos,vamos ver.
  8.  # 8

Colocado por: Sergio Rodriguespode nao dar pro homem!!! imagina que ja tem pre instalação em cobre de 22 por exemplo!! ou 18

desde que o percurso fosse sempre ascendente ou mesmo com algum percurso plano e não ultrapassasse os 20 metros de distancia total não teria qualquer problema.
  9.  # 9

Colocado por: Dynamic444
    Numa obra no Alentejo talvez usemos esses com um Latento..ainda não dicidimos,vamos ver.
    os tais que eu confundi que tinham argon la dentro ne?
    Concordam com este comentário: nandogonca
  10.  # 10

Colocado por: jorgealves
    desde que o percurso fosse sempre ascendente ou mesmo com algum percurso plano e não ultrapassasse os 20 metros de distancia total não teria qualquer problema.
    mesmo com diametro de 22mm? hummmmmmmmmm olha que nao, posso tar enganado mas acho que nao jorge!
  11.  # 11

Colocado por: Sergio Rodriguesmesmo com diametro de 22mm?

funciona sim senhor, não pode é ultrapassar os 10 metros de altura com um comprimento máximo de 20 metros (mas aqui obedece a mais alguns critérios de selecção), de origem vem com 18mm de ida e 16mm de retorno.
  12.  # 12

eu fui dar uma vista ao solaris e la diz diametro maximo da tubagem é de 18mm mostra-me ai onde fala do de 22mm posso estar enganado
  13.  # 13

Colocado por: Sergio Rodriguesao solaris e la diz diametro maximo da tubagem é de 18mm mostra-me ai onde fala do de 22mm posso estar enganado

não diz, mas sei de alguns que foram assim instalados e funcionam na perfeição.
  14.  # 14

prontos entao estamos os dois certos!!! ja agora sabes porque que um tem o envio em 16mm e o outro em 18?
  15.  # 15

Colocado por: Sergio Rodriguesja agora sabes porque que um tem o envio em 16mm e o outro em 18?
    a ida é de 18mm e a retorno ao deposito é de 16mm, creio que tem a ver com o empurrar o ar ao descer na tubagem, mas não tenho a certeza.
  16.  # 16

é para distinguires o envio e o retorno e ser impossivel de os trocar!!! tu como costumas a fazer, 2 de 15mm ate ao painel ou 1 de 18 e outro de 15?
  17.  # 17

2 de 15mm ate ao painel ou 1 de 18 e outro de 15?

tento sempre fazer 1 de 18 e outro de 15, mas já apanhei com uma pré instalação que tinha 2 de 16mm(5/8) e serviram.
    • eu
    • 9 julho 2014 editado

# 18

Com a descida de preços dos painéis fotovoltaicos e com a nova legislação de auto consumo, começa a fazer algum sentido esquecer os painéis térmicos e usar apenas painéis fotovoltaicos para produzir eletricidade para a casa e aproveitar as sobras para aquecer água num termoacumulador.

É uma ideia que faz cada vez mais sentido. Façam contas.

E com esta solução, acabam os problemas de sobreaquecimento, as perdas de fluido, a manutenção anual, etc...
  18.  # 19

Colocado por: euCom a descida de preços dos painéis fotovoltaicos e com a nova legislação de auto consumo, começa a fazer algum sentido esquecer os painéis térmicos e usar apenas painéis fotovoltaicos para produzir eletricidade para a casa e aproveitar as sobras para aquecer água num termoacumulador.

É uma ideia que faz cada vez mais sentido. Façam contas.

E com esta solução, acabam os problemas de sobreaquecimento, as perdas de fluido, a manutenção anual, etc...

Ainda nem saiu a legislação do auto-consumo, portanto é difícil tirar conclusões dessas e de forma tão taxativa.

Para já, com os factos à data, os painéis para AQS ainda são os que mais compensam.
    • eu
    • 9 julho 2014

# 20

Colocado por: tostexportanto é difícil tirar conclusões dessas e de forma tão taxativa.

Hummm... dizer que é "uma ideia que começa a fazer algum sentido" é "tirar conclusões de forma tão taxativa"?

0.2436 seg. NEW