Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 21

Vivam!
    ~Esta discussão é aberta a todos e a todos os tipos de ferramentas, mas por favor, cada ferramenta tem uma história, serve um propósito e a partilha nestes fóruns é isso: Partilha.
    Agora explique lá ultrahipermega para que servem as suas 25 e 26. A 25 é para por qualquer coisa à carga, mas a segunda não sei. Ensine-nos.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011 editado

# 22

Vivam!
    Bom lembrando-me das navalhas.
    Algumas das minhas. Umas originais, outras já "quitadas".
    "Fassam" parte.
      Alv. Fdc.JPG
    •  
      alv

# 23

Vivam!
    Esta nem o Dogma tem. Foram as primeiras ferramentas especificas para PEX.
    Tem mais de 20 anos e guardo-a religionamente.
    Serve para cortar e aparrar a rebarba.
    "Fassam" parte.
      Alv.1.JPG
    •  
      alv

# 24

Vivam!
    Estas, quase tradicionais aí de cima de Palaçoulo.
    Ainda existe uma industria de cutelaria, meia tradicional, meia industrial, mas ainda resiste. São as nossas Opinel.
    "Fassam" parte.
      Alv.2.JPG
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 25

Vivam!
    Esta é uma das muitas MiC que têm o azar de me pertencer e que pelos mais diversos motivos são transformadas.
    Esta não cabia onde era necessário e teve de emagrecer. O resultado até teve piada.
    "Fassam" parte.
      Alv.3.JPG
    •  
      alv

# 26

Vivam!
    Hoje não me apetece falar de isolamentos, de blocos, de pladur nem de obras boas ou más.
    Num acesso de revivalismo, lembrei-me dos meus mestres, os verdadeiros. Durante toda a minha longa formação académica, encontrei muito mestrado, nos quais me incluo, muito doutor, aos quais reconheço a sua sabedoria daquilo que sabem realmente.
    Mas a minha formação, o meu jardim escola desde que pude começar a andarilhar pelas ruas da terra eram os verdadeiros mestres com os quais aprendi imenso e onde a minha mãe tinha de me ir buscar por uma orelha ao fim do dia, porque se pudesse dormia lá com eles. Essa formação começou com a idade da entrada na escola e continuou até à adolescência e todos os bocados que tinha, todos mesmo, porque até a brincadeira era passada com eles.
    Uma sentida homenagem a vários nomes, alguns castiços, inconfundíveis e que muitos que me lêem da minha terra podem relembrar:
    Tios avós Fernando Bichas, armeiro, Ildefonso, ferreiro, Fernando Pintor, Avô Zé Pintor, Avô Alberto Bichas, canalizador afamado com WC´s ainda a funcionar com esgotos em tubo preto soldado, Tio Luis e Zeco, pintores e Tio Júlio, o melhor mecânico de marcas Alemãs no EU depois de ir para os EU e mecânico com oficina cá e que me deu a primeira biciclete com 8 anos; Tio Nelson, carpinteiro, Tio Silvério, canalizador e depois os outro com oficinas espalhadas pela vila e que eu atormentava quando queria ajudar: Silvério Latoeiro, ainda vivo com 90 anos, e os restantes todos finados, o Lidoro Peneira, mecânico a abridor de cofres, o Tónio Peneira, latoeiro, o Tónio Lúcio, sapateiro, o Ti Gualter, marceneiro, o Quim Ferreiro, o Quim "Coirão", barbeiro, o Ti Quim Cataré, alfaiate o Ti Cataré, apenas, Padeiro, o Ti Carlos Peliche, de quem ainda tenho a cara a arder quando tive o atrevimento de com 12 anos lhe dizer que estava a marcara as escada de madeira dos meus pais ao contrário. Levei dele que pegou na bolsa da ferramenta às costas e foi-se embora e levei do meu Pai por não ter mais ninguém para lhe fazer as escadas. Resta a consolação de saber que tinha razão, mas que ainda doi, doi.
    Faltam-me muitos concerteza, mas predura a lembrança e se lhes pudesse mandar uma mensagem, seria apenas um obrigado pelo que me ensinaram e que eu não consigo ensinar aos com quem lido e ensino.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 27

Vivam!
    Continuando nas alavancas, apenas.
      Alv. Fdc (1)2.JPG
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 28

Mais
    Uma que dá muito jeito resultado do demembramento de um compasso e outra, a da argola que não sei de que é ....
      Alv. Fdc (2).JPG
  1.  # 29

Desculpe lá alv mas estas ultimas mais parecem bengalas ou tacos de golfe
    : )))
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 30

Mais uma de muitas daquela época dos 300. Esta também foi quitada, reparem que não é para arrancar pregos...
      Alv. Fdc (3).JPG
    •  
      alv

# 31

...de apicultor. Dão um jeito do diabo comoalavanca, como raspador e formão de emerg~encia. São de um aço superbom e não dispenso de ter uma em cada uma das minhas malas.
      Alv. Fdc (4).JPG
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 32

Igual mas que já tiveram melhor sorte por um qualquer motivo....
      Alv. Fdc (5).JPG
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 33

Por fim, por hoje, a série de alavancas.
    Reparem na segunda de baixo para cima: É uma mini alavanca da Hazelt, que serve pouco mas gosto muito, talvez por ser muito pequenina e simpática.
      Alv. Fdc (6).JPG
  2.  # 34

A vossa caixa de ferramenta deve fazer inveja á mala das gajas de tanta "tralha" que lá devem ter.
    Um simples martelo de bola e uma chave de rodas não substituía isso tudo?
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 35

Vivam!
    Substituir, substituía, mas não era a mesma coisa....
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 36

Vivam!
    Ah!! não se tratam de caixas de ferramentas, mas de malas, mais à gaja.
    As restantes estão em coisas que se chamam oficinas para uns, armazéns para outros e até quem chame de Céu.
    "Fassam" parte.
  3.  # 37

Este mundo está perdido!
    Onde param os tempos do saco de serapilheira ou de cimento portland onde cabia perfeitamente uma colher uma picareta e um fio de prumo?
    Concordam com este comentário: TROLHA...
  4.  # 38

Colocado por: alvVivam!
    ~Esta discussão é aberta a todos e a todos os tipos de ferramentas, mas por favor, cada ferramenta tem uma história, serve um propósito e a partilha nestes fóruns é isso: Partilha.
    Agora explique lá ultrahipermega para que servem as suas 25 e 26. A 25 é para por qualquer coisa à carga, mas a segunda não sei. Ensine-nos.
    "Fassam" parte.

Nessas fotos estava no modo de "Trolha". hehehehehe

A 25 é um "alicate" de carregar azoto.

A 26 é um secador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

# 39

Vivam!
    Não querendo pedir muito, carregar azoto para? e secador de quê ou para quê?
    "Fassa" parte.
  5.  # 40

Colocado por: alvVivam!
    Estas, quase tradicionais aí de cima de Palaçoulo.
    Ainda existe uma industria de cutelaria, meia tradicional, meia industrial, mas ainda resiste. São as nossas Opinel.
    "Fassam" parte.
      Alv.2.JPG

Não existe só uma industria de cutelaria.

Facas Pires - Palaçoulo - http://www.facaspires.com/
    Cutelaria Martins - Palaçoulo - http://cutelariamartins.com/
    Facas Especiosa - Especiosa - sem site
    João preto - palaçoulo - sem site

Mesmo nas aldeias vizinhas à muita gente a fazer facas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv

0.0580 seg. NEW