E se a pessoa dizer que, durante a construção deveria de ter desviado as águas das chuvas para que as mesmas não ficassem no meu terreno?
Colocado por: j cardosoEle é que tem obrigação de impermeabilizar a construção dele devidamente.
Colocado por: BicoObrae que muro apresenta umas fissuras.
Colocado por: j cardosoMande-o queixar-se ao truibunal.O problema é que pode fazer barulho na câmara e ela embargar a obra até ficar esclarecido.... perco tempo e dinheiro....
Colocado por: j cardosoAs águas que possam infiltrar-se pelo muro serão as que caem no terreno dele, certo?As águas que podem infiltrar-se no muro dele, caem no meu terreno que fica numa cota superior ao dele...
Colocado por: j cardosoSegundo entendo o muro foi construído pelo queixoso.Sim, foi construído pelo vizinho de baixo.
Colocado por: j cardosoNão estou a ver que uma obra, desde que correctamente executada, venha a causar danos num muro afastado.Como parte do muro é em tijolo e não betão, a água acumulada no terreno de cima, meu, ao fazer talvez pressão, está a abrir uma ou outra fissura com a consequente passagem de alguma água.
Eu sou o vizinho que está a construir no terreno de cima.
O vizinho, já tem a casa construída e o anexo há já alguns anos, assim como o muro de contenção...
Como parte do muro é em tijolo e não betão
E a casa está afastada do muro mais de 20m
Colocado por: zedasilvaJunto ao muro circularam máquinas ou camiões pesados? Onde foi montada a grua?As máquinas que andaram na obra estiveram todas a mais de 10m do muro. Não houve grua.
Colocado por: zedasilvaPoderá ter existido uma anormal concentração de cargas nessa zona que pudessem ter causado as fissuras.Como disse acima, acho que o que houve/há é água no terreno acumulada no muro, que não sendo de betão nem tendo furos/drenos, ao forçar o muro está a escapar uma ou outra água, sujando de verdete acastanho em algumas partes....
Colocado por: zedasilvaAs câmaras só embargam obras se houver violação de alguma norma legal. Se está de consciência tranquila não tem que ter receio.Mesmo não tendo nada a haver com a situação, quero resolver as coisas a bem...
Colocado por: j cardosoPercebi agora, mas não acho que mude as coisas; ele é responsável pela impermeabilização da construção dele. Se o muro fissurou é porque não foi bem dimensionado - a única excepção que admito é a referida pelo zedasilva, a grua; já o tráfego de viaturas no seu terreno deve ser previsto no dimensionamento do muro.E se ele dizer que durante a construção deveria de ter criado regos no meu terreno para que a água que caia no meu terreno não fique a pressionar o muro?
Colocado por: zedasilvaA agua que caia no seu terreno antes da construção não ia para o mesmo sitio que vai agora?Ia....
Colocado por: zedasilvaEntão siga o conselho do j cardoso e deixe-o falar.E há alguma base legal que eu posso me basear para lhe dizer?
Colocado por: zedasilvaAs câmaras só embargam obras se houver violação de alguma norma legal.Ele não poderá alegar que a construção da vivenda está a por em perigo o muro, fazendo com que este caia?