Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Sou uma perfeita leiga nestas coisas e preciso de alguma informação que não sei onde procurar.

    Então é assim, o meu namorado tem um terreno onde há uma construção antiga (não é uma casa) os avós usavam para arrumos.
    Perante as dificuldades, surgiu-me a ideia de fazer obras de modo a tornar aquilo habitável. Isso é possível?
    Sendo possível apenas faríamos alterações interiores de modo a evitar custos com projecto.
    Julgo que a tal construção esteja registada como prédio rustico.
    Volto a frizar que não percebo nada disto e desculpem se de alguma forma a minha pergunta é disparatada, mas de facto não sei onde procurar informção.
    Desde já obrigada pelas respostas que possam surgir.

    Cumprimentos.
    • SVM
    • 3 janeiro 2012

     # 2

    bem, isso depende de muitos factores.
    se quiser legalizar as coisas o melhor é falar com um arquitecto ou gabinete de engenharia.
    caso a solução seja a alternativa, o melhor é falar com um construtor.
    o mais complicado será a luz e agua, o resto é contornável.
    existem 1001 ideias para habitar espaços pequenos, basta saber o que sectem e o que se quer...

    Abraço e boa sorte
    Concordam com este comentário: noves fora
  2.  # 3

    Não me parece que possam fazer essa alteração sem projecto - e mesmo assim pode nem ser possível. Terá de se informar junto da respectiva câmara, mas aconselho-a a arranjar apoio técnico, pode ser difícil para si interpretar os dados que são fornecidos pela câmara.
  3.  # 4

    o espaço tem cozinha e casa de banho? se tem é mais de meio caminho andado, pq já terá ligação a saneamento. se não tem é mais complicado, mas nada que não se resolva.
    só mais uma coisa: parabéns! vê-se tanta gente a vir aqui pedir opiniões para projectos megalómanos, que é um conforto para a alma ver alguém que tem intenções de avançar com a vida com o que já tem e dentro das suas reais possibilidades e reais necessidades. sinceros parabéns! a meu ver é de gente como vocês que este país precisa! forte abraço!
    Concordam com este comentário: ASophy, Fiel Projectar
  4.  # 5

    Obrigada pelas vossas respostas...

    De facto preciso de informação mais especializada.
    Não sei sequer se é possível fazer alguma coisa daquilo :)

    Sim a area é pequena (não me perguntem quanto), mas acho que bem organizada talvez desse.
    O meu objectivo era gastar o menos dinheiro possível, pois a ideia de estar 40 anos a pagar uma casa não me agrada.

    Não tem cozinha nem casa de banho... É uma espécie de barracão :)
    Acho que tem fossa, mas para ser sincera não tenho a certeza...
    Quanto a água e luz a construção tem.

    Pois... na verdade a intenção era fazer alterações no interior para não precisar de projeto. Mas pelo que já li, também não é assim tão linear... :(
    Provavelmente iria precisar de mais janelas e isso ia implicar ter um projeto, já para não falar em canalizações, esgotos e electricidade, isso tem de ser tudo feito.

    Ou seja, sem projeto nada feito certo?

    E com projecto, será vantajoso em relação a construir de raíz?

    só mais uma coisa: parabéns! vê-se tanta gente a vir aqui pedir opiniões para projectos megalómanos, que é um conforto para a alma ver alguém que tem intenções de avançar com a vida com o que já tem e dentro das suas reais possibilidades e reais necessidades. sinceros parabéns! a meu ver é de gente como vocês que este país precisa! forte abraço!


    Obrigada... mas afinal parece ser bem mais dificil do que pensava... com tanta burocracia, mesmo que tente gastar menos dinheiro e aproveitar o que já está feito, provavelmente vou gastar uma pipa de massa :)
  5.  # 6

    Boa noite,
    "Evitar custos com projecto" pode ser uma grande contradição quando pode ter projectos a custar 3 mil euros que lhe podem poupar 10 vezes isso.
    Se é um barracão, vai de certeza precisar de projectos. De que zona é? Talvez alguém daqui possa ajudar.
    Cumprimentos,
    Ribeiro
    Concordam com este comentário: ArqCastro
  6.  # 7

    ASophy aconselho a fazer projecto
    será muito difícil fugir a projectos até, isto pelo que foi contando, pelo estado do edifício que foi relatando.
    e só pela questão de que irá precisar janelas, já precisa de projecto, licenciar a alteração de fachada.
    por tudo isto aconselho mesmo a fazer projecto, aliás mesmo que não fosse preciso licença eu aconselharia projectos.

    Colocado por: ASophyE com projecto, será vantajoso em relação a construir de raíz?

    construir de raiz pode ser opção viável mesmo de curto prazo-monetariamente, mas para isso é preciso alguém dentro da área para lhe dar opinião sobre isso, sobre o existente e sobre o que querem fazer, contrate um arquitecto ou gabinete.
    Concordam com este comentário: jraulcaires
  7.  # 8

    Sofhy,

    Lamento informá-la, mas de facto esses procedimento pode não nser tão fácil quanto voce pensa, e só com os dados que fornece não nos é possivel adiantar se o que pretende é de facto possivel em termos de licenças. Consulte um gabinete de projectos e tenha uma conversa a fundo com um técnico, ele deve informar-se e orientá-la para conseguir o que pretnde gastanto o menos possivel.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
    • SVM
    • 4 janeiro 2012

     # 9

    procure no google por arquitectura de apartamentos.
    Como as áreas são obrigatoriamente mais reduzidas, tem bons exemplos de maximização e aproveitamento de espaços.
    Foi a principal base para a minha moradia a custos controlados T3 com 135m2 e uma sala de 50m2 :-)
    Em especial as imobiliárias brasileiras teem por habito colocar a arquitectura dos apartamentos que querem vender, basta colocar a palavra chave correcta na pesquisa.
    se precisar de ajuda depois... apite.
    Abraço
  8.  # 10

    Coloque algumas fotos do local e da construção existente, para que se possa ter uma noção do que pretende.

    Se quiser ideias para espaços pequenos passe pelo meu tópico.
  9.  # 11

    Olá bom dia!

    Por vezes faz-se um bicho de sete cabeças por causa dos projectos, mas por experiencia própria e devido à inexperiencia propria tambem :-), acaba-se pagando muito mais por não fazer um projecto do que fazendo um. Foi o que aconteceu à minha mãe.

    Hoje em dia, penso que o ideal é assegurar a obra com um projecto. Fica sempre prevenida. Depende muito das camaras municipais, por exemplo na nossa para remodelar uma casa sem ter de fazer o projecto, tem de trocar tudo exactamente como está, os materiais teem de ser trocados iguais por igual. No caso das paredes de taipa, não pode meter lintéis de ferro, ou seja não pode meter nada de diferente, não se pode fazer uma obra com mais de 20% de alterações sobre a area da casa sem ser obrigatório fazer um projecto termico, etc...etc...

    Um projecto de remodelação é diferente de um de uma casa de raiz, normalmente mais barato, dependendo da remodelação. Mas depois existem não sei quantas leis ou regras que não se podem.

    Façam um desenho do que pretendem e peçam orçamentos, falem com amigos e conhecidos sobre os gabinetes de arquitetura da vossa zona e arrajem alguem de confiança, que vos ponha ao corrente de todas as leis municipais sobre as obras em casas rusticas. Os arquitectos sabem mexer-se melhor dentro das camaras do que nós e algumas vezes conseguem alguns "miminhos", que nós não conseguiriamos :-)
    Concordam com este comentário: doisarquitectos, jraulcaires, ArqCastro
  10.  # 12

    Mais uma vez obrigada pelas respostas.

    Quando tiver algum tempo passo no local para tirar fotos e coloco aqui.
    De qualquer forma hoje vamos deslocar-nos a um arquiteto para que nos possa dizer o que realmente se pode fazer.
    E sim, já me convenci que preciso de projeto :)

    Em relação ao desenho penso que não temos muitas opções :) estamos a falar de um espaço de 5m de largura vs 18m de comprimento.

    Antigamente era tudo mais fácil... preciso mesmo de ter uma noção do custo porque de facto pode não compensar em relação a construir...
    De facto queria uma reconstrução barata para que pudesse pagá-la em 15 anos no máximo...
    Vamos ver...
  11.  # 13

    Só para informar que o arquiteto disse que teria de se deslocar ao local...

    Agora mais novidades só quando conseguirmos deslocar-nos lá...
  12.  # 14

    creio que estão a fazer o correcto.
    insistam na questão de um projecto, seja ele a recuperação ou edificação, ajustado ao vosso orçamento -20%. ou seja, se tiverem 50 mil para gastar, digam que têm 40 mil e nem mais um cêntimo.
    se está a pensar em pedir crédito informe-se muito bem antes junto do banco com quem tem a relação comercial. os bancos, agora, não estão a emprestar... ou corre o risco de gastar os euros no projecto e ficar sem possibilidade de o concretizar...
    pense também na despesa das licenças camarárias...
  13.  # 15

    Pois... pedir credito nesta altura não é de todo viavel...

    De qualquer forma só estou a tentar saber se é possivel fazer o que queremos.
    Enquanto não liquidarmos outras despesas, nomeadamente o carro, não me meto em mais nenhuma!

    Depois gostava de ir comprando os materiais conforme fosse conseguindo, visto que a mão de obra é toda nossa ou de familiares.
    Isso era o sonho, ou seja não precisar de pedir emprestimo... mas acho que depois de começar quero ver aquilo a andar rapido e pimba... lá vem mais um emprestimo...
    Bem mas vamos ver primeiro se dá ou não :)
  14.  # 16

    Só hoje tive a real percepção do espaço.
    De facto aquilo é pequeno (90m2) mas acho que se conseguia fazer alguma coisa. :)
    São precisas muito mais obras do que eu imaginaria e SIM preciso mesmo de um projeto!!!
    De qualquer forma, aproveitando o que já está, acho que conseguiria poupar dinheiro em relação a construir, de qualquer forma, uma opinião mais tecnica só amanhã...
      Foto 1.jpg
  15.  # 17

    +
      Foto 2.jpg
  16.  # 18

    +
      Foto 3.jpg
  17.  # 19

    +
      Foto 4.jpg
  18.  # 20

    +
      Foto 5.jpg
 
0.0224 seg. NEW