Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Continuo a juntar as pontas para renovar a casa dos meus avós. Agora deparo-me com a EDP.

A casa é bastante antiga, anterior à decada de 50, com electricidade desde a decada de 70.
    O contrato estava em nome do meu avô que faleceu em 84. Esteve activo até 96-97, altura em que foi retirado o contador.

Ao questionar a EDP sobre o que é necessário para obter ligação à rede caio sempre na identificação do local de consumo. Não pretendo fazer um contrato "novo", pois de momento a instalação, de antiga não passará qualquer inspecção ou obedece a regulamentos. Pretendo fazer ligação a um local onde já houve electricidade anteriormente.
    No entanto a EDP parece desconhecer o nome do meu avô. Pedem-me o número de contribuinte dele, mas como agricultor auto-sustentado duvido que alguma vez o tenha tido.

Sugestões?
    •  
      FD
    • 4 janeiro 2012

# 2

Na linha telefónica ou na loja?
    • SVM
    • 4 janeiro 2012

# 3

isso já não é tão simples como era a uns tempos.
    actualmente duvido que alguém se atravesse a ligar um local desses sem nova inspecção... de acordo com a legislação... arranjos de relevância = nova inspecção
    veja se arranja uma factura das antigas ou o numero do contador ou limitador da EDP ou até com a morada haverá uma ínfima hipótese de chegar aos dados.
    seja como for, o melhor é dirigir-se a um balcão da EDP mesmo, nada de callcenters e payshops...

Abraço
  2.  # 4

Penso que terá de ser criado novo local de consumo...mas deve ir a uim balcao da EDP,e pelo menos dizer ke já tem baixada,para eles confirmarem,depois possivelmente terá de pedir vistoria CERTIEL...
  3.  # 5

Colocado por: SVMseja como for, o melhor é dirigir-se a um balcão da EDP mesmo,

Claro! Por enquanto que com este andar qualquer dia os balcões da EDP passam a ser as lojas dos chineses e aí já temos muito por onde escolher!...
  4.  # 6

Isso é simples.

Religaçaõ de uma anterior instalação.

Procure uma factura antiga onde seja mencionado qualquer um destes dados:
    - NIP da instalação
    - nº de contador prévio
    - nome do titular, ou
    - nº de contribuinte (todos temos!)
    - morada da instalação

Através de qualquer um destes dados conseguem verificar que já existiu um contrato anterior, e depois pede uma re-ligação.

A dificuldade surge quando o contador existente foi removido da instalação, e nestes casos terá de ser criado um novo local de consumo (instalação), com novo contador, e novo NIP, o que obriga a "visita" da CERTIEL...

O balcão da EDP serve efectivamente para tratar deste e de outros assuntos, desloque-se lá.
    • SVM
    • 4 janeiro 2012

# 7

Se o subcontratado da EDP vir que nao tem condições para efectuar a ligação (quadro antigo, condutores inapropriados...) não faz a ligação...
    a não ser que seja tudo resolvido numa conversa de cavalheiros...
    Abraço
  5.  # 8

Alterar um quadro antigo para um novo acho que é sempre uma óptima solução!

E até acho que é o que o adias pretende, renovar a casa, logo, não fará sentido deixar uma instalação arcaica lá...

A dúvida está nos passos possíveis de fazer! E como evitar a CERTIEL ;)
  6.  # 9

Se tiver a baixada feita basta ter o contador instalado por um eletricista no local próprio sem fazer a ligação à rede , ou seja, na respetiva caixa no muro ou parede exterior, depois vai à EDP e aí vai ter que fazer um novo contrato, depois do contrato feito a EDP irá ao local para fazer a ligação e colocação do dijuntor no interior da habitação.

Acabei de o fazer hoje, fiz o contrato ontem e vieram cá hoje fazer a ligação.
  7.  # 10

ó Celeste, e onde "descobriu" o contador?

No seu caso, o contador sempre existiu no seu local próprio, ou foi o seu electricista quem o colocou?
  8.  # 11

Colocado por: treladocaoó Celeste, e onde "descobriu" o contador?

No seu caso, o contador sempre existiu no seu local próprio, ou foi o seu electricista quem o colocou?

Sim já existia um contador antigo que estava desligado desde 2007, ok já percebi, a pessoa em causa não tem o contador antigo. :)
  9.  # 12

voltei a contatar a EDP, sempre por telefone. Mais uma tentativa de identificar o contrato antigo, sem sucesso. Nem listando os contratos na freguesia um a um, aparece em nome dos meus avos.
    Fui aconselhado a fazer uma planta da localizacao (fotografia aerea), pois a aldeia não tem numeros de porta ou nomes de ruas, para que seja feita uma confirmaçao da existencia de baixada e das condicoes de ligacao. Mesmo sem identificacao do contrato anterior parece ser possivel a re-ligacao, sem implicar inspecao CERTIEL.

Pretendo fazer a ligacao para o primeiro passo de remodelacao que sera renovar o telhado que ameaca ruir, sem alteracoes. Pura e simplesmente por ser mais facil que pedir ligacao de obras e ligacao definitiva mais tarde.
    obviamente a instacao sera renovada nos passos seguintes de reconstrucao. ainda assim, a existente é simplesmente de iluminacao e uma tomada para frigorifico, absolutamente mais nada.

treladocao, nao ha qualquer factura antiga, nao ha contador (portanto nao ha numero), a morada e apenas o nome da aldeia sem rua ou numero, o nome do titular e desconhecido da EDP e o primeiro nome e muito raro! e tenho mesmo muitas duvidas que o meu avo tivesse numero de contribuinte (faleceu na decada de 80) pois nunca pagou um centimo de impostos diretos (legalmente) e terao sido poucas as interacoes com instituicoes. E mesmo uma situacao fora do "livro".
    Resta mesmo a solucao fotografia aerea para identificar o local de consumo.

Amanha relatarei os resultados de uma visita a loja EDP com fotografia aerea.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  10.  # 13

nada feito. visita à loja EDP, para me dizerem desta vez que, afinal.... tenho de seguir todos os passos de um novo contrato, com a única diferença de não pagar o ramal.
    Nova chamada para o call center, sugestão de contatar por email, com fotografia da localização.... sem resposta até hoje.
    Custa muito haver procedimentos coerentes?

EDP nós aprendemos com Kafka, não se preocupe!

0.0147 seg. NEW