Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Ha baterias que não têm mesmo salvação ... como esta da foto , que mesmo subindo-lhe a tensão, nunca puxa corrente.

Para terem ideia da comparação, uma bateria que está boa se levar com os mesmos 22 volt tem um consumo de para ai 4A (claro que por breves momentos, apenas para testar)
      DSCF0918.JPG
  2.  # 42

Colocado por: system32Não é suposto faltar a luz frequentemente, pelo que o argumento não pega.

Pois.. não é suposto. Mas por diversos motivos lá acontece. E se tiver o azar de como eu ter um problema que me estava sempre a fazer saltar o diferencial do quadro,
    pode fazer uns 10 ciclos completos em 2 meses.

A questão é que as baterias de GEL estão desenhadas para ciclos profundos e fornecer uma corrente alta e constante durante todo o ciclo.
    e as dos carros estão desenhadas para darem descargas muito mais potentes mas curtas e serem carregadas de imediato.
  3.  # 43

Sim, as dos carros são as chamadas baterias de arranque !
  4.  # 44

a minha mota andou algum tempo com uma de UPS e bem que se portou, pena que a bateria já estivesse em fim de vida e a mota acabou com ela, mas ainda deu para umas voltas.

Tb sou apreciador das APC, a ultima que foi á vida éra de uma marca toda esquesita, mas que na altura até foi carita, e bem que se portou, tb já moreu com uns 12 anos.
  5.  # 45

Não gosto nada é da mustek ... é material muito fraco... e as baterias que as equipam tambem são muito ruins ...

As MGE até são mais ou menos , dependendo muito das gamas , pois há umas quase tão ruins como mustek

Nisto das UPS não vale a pena o barato, tipo só para ficar descansado ...

E depois há ainda mitos urbanos e duvidas frequentes .. é bom falar um bocadinho disso.

Enquanto técnico com uma vasta experiência , sou da opinião que :

>Ter uma UPS não vai impedir o seu computador de avariar, nem a fonte do computador vai durar para sempre só porque tem uma UPS

>Muita gente às UPS "estabilizador". Dificilmente uma ups abaixo dos 200€ estabiliza a corrente, sendo que habitualmente as UPS baratas apenas servem para comutar para bateria quando falta a electricidade, evitando assim perder o trabalho que estava a fazer .

>Dificilmente uma ups abaixo dos 2000€ evita que passem picos de corrente se houver uma trovoada que acerte num cabo de alta ou média tensão.
    As melhores são as UPS online, nas quais a saida está desligada da entrada, ou seja, os 220v são convertidos para a tensão das baterias, e convertidos de volta para corrente alterna, tal como no esquema da imagem abaixo.

>Uma ups não é um gerador, por isso não fique chocado se apenas aguentar o pc 5 ou 10 minutos. Muitas podem ligar ao pc por Serial ou USB ou Lan, por forma a dar a ordem de encerramento ao sistema operativo, isto quando o nivel de bateria restante atinge um certo valor.

>Os blocos de tomadas com estabilizadores são habitualmente treta / banha da cobra, sendo que alguns apenas têm um fusivel . Protegem tanto como uma ficha tripla, ou seja, NADA

>Tenha sempre o pc ligado a um bloco de tomadas com interruptor, e desligue-o quando não estiver a ser necessário .
    >Em caso de trovoada, desligue mesmo da tomada da parede, bem como cabos telefonicos / antena da internet

>Se está preocupado com os seus dados, faça backups regulares e tenha duplicados e triplicados do que é importante.
    Lembre-se: Filmes e musicas são faceis de obter de novo, mas há dados pessoais que uma vez perdidos, são irrepetiveis, como por exemplo fotos das férias, de familia, etc

Dêm mais dicas :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, two-rok
      z_apc_delta[1].GIF
  6.  # 46

toda a ups offline, que é o caso da maior parte das que andam no mercado, isto a preços mais baixos só são fabricadas e comercializadas para salvar algum trabalho.

Ups Online, essas sim, são uma boa compra, mas tb uma grande despesa, mas a corrente está sempre a ser transformada e sempre a ser filtrada.

Quanto ás trovoadas e descargas de corrente.... que nos livremos delas, porque se nos tocam pela porta é tudo a direito, ter ums UPS ligada num dia de trovoada que se apanhe uma descarga é muito pior que não a ter....

é que se não tiver UPS ela não vai avariar ou rebentar... ehehe

Para quem não conhece olhem do que é capaz a electricidade...

http://www.youtube.com/watch?v=U85eufqyahY

http://www.youtube.com/watch?v=hIkNY5xjy5k
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 47

Colocado por: civismo>Dificilmente uma ups abaixo dos 2000€ evita que passem picos de corrente se houver uma trovoada que acerte num cabo de alta ou média tensão

Depende...

Há vários tipos de UPS e para vários fins. Há UPS simplesmente para permitir que um PC consiga fazer um shutdown "limpo" depois de uma falha de corrente, de forma a dar pelo menos para gravar tudo. Normalmente são do tipo "Switching UPS" e são relativamente baratas. Não fazem qualquer filtragem. E têm um tempo de comutação de alguns mili-segundos.

Depois há as UPS Online de convesão dupla (ou True Online Dual Conversion). São UPS desenhadas para manter sistemas em funcionamento por longos periodos de tempo. Ou pelo menos até entrar um gerador.

Estas UPS tem um tempo de comutação de 0ms! Isto porque elas estão sempre com o inverter ligado. Ou seja a bateria esta sempre a trabalhar a bateria. Quando há tensão da rede as baterias mantêm-se carregadas e alimentar o inverter. Quando falha a rede, ficam só na bateria. Deve ser semelhante aos sistemas solares com bateria.

Estas dual conversion, são as melhores para sistemas sensíveis, visto que a corrente sai sempre estabilzada e sem flutuações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  8.  # 48

Colocado por: ultrahipermegatoda a ups offline, que é o caso da maior parte das que andam no mercado, isto a preços mais baixos só são fabricadas e comercializadas para salvar algum trabalho.

Ups Online, essas sim, são uma boa compra, mas tb uma grande despesa, mas a corrente está sempre a ser transformada e sempre a ser filtrada.

Quanto ás trovoadas e descargas de corrente.... que nos livremos delas, porque se nos tocam pela porta é tudo a direito, ter ums UPS ligada num dia de trovoada que se apanhe uma descarga é muito pior que não a ter....

Você é lixado ...nao devia ter posto esses videos interresantes, tou ha um monte de tempo a ver videos relacionados !!! Lá se vai a minha produtividade!

Aqui fica um bom video para aqueles que invejam "os salarios milionarios que se pagam na EDP, bem como os direitos adquiridos" :P
    http://www.youtube.com/watch?v=riYmszM9a8g&feature=related

É no brasil, numa linha em funcionamento de 138000V ... mas cá deve ser parecido
  9.  # 49

Colocado por: civismo

Você é lixado ...nao devia ter posto esses videos interresantes, tou ha um monte de tempo a ver videos relacionados !!! Lá se vai a minha produtividade!

Aqui fica um bom video para aqueles que invejam "os salarios milionarios que se pagam na EDP, bem como os direitos adquiridos" :P
    http://www.youtube.com/watch?v=riYmszM9a8g&feature=related

É no brasil, numa linha em funcionamento de 138000V ... mas cá deve ser parecido

Eu não sou nada... apenas gosto de me divertir com estas coisas, ainda á umas semanas estive a brincar com um transformador de néon.... maluqueira, só o som que aquilo manda...
  10.  # 50

Eu não sou nada... apenas gosto de me divertir com estas coisas, ainda á umas semanas estive a brincar com um transformador de néon.... maluqueira, só o som que aquilo manda...

De neon ou xeon ?
  11.  # 51

néon
  12.  # 52

Colocado por: ultrahipermeganéon

como sao esses ?
    • hangas
    • 7 janeiro 2012 editado

# 53

Devem ser aqueles dos letreiros de neon.
  13.  # 54

Colocado por: hangasDevem ser aqueles dos letreiros de neon.

esses mesmos, quando se chega um fio ao outro até perece que está a soldar
  14.  # 55

Então e duas questões que ficaram por arrumar :

1) não vale a pena insistir nas baterias que não puxam corrente, pois não ?

2) qual o melhor fim a dar as baterias mortas ? Hipoteses :

a) > Pilhão
    b) > Fazer uma fogueira na minha praceta com elas
    c) > Queimar numa salamandra (assim efectuaria a valorização energética das mesmas)
    d) > Ir para uma ponte e larga-las para o rio tejo
    e) > Abandona-las num descampado ou num campo agricola
    f) > Entregar numa casa de baterias
    g) > Vender usadas na net
    h) > Vender usadas na feira da ladra
    i) > Oferecer aos colegas aqui do forum da casa
    j) > Entregar á APC, que fica perto dos olivais em lisboa
    k) > Liga-las todas em paralelo e pedir aos senhores que arranjam as linhas de alta tensão, para fazerem o favor de lhes dar um "encosto" , para ver se arrebitam :P
  15.  # 56

lolol, reciclagem ou apc
  16.  # 57

Colocado por: civismo1) não vale a pena insistir nas baterias que não puxam corrente, pois não ?

Não sei.. tente isto
  17.  # 58

Colocado por: hangas

Não sei.. tenteisto

Obrigado !

Em todo o caso pelos vistos essa tecnica de abrir as celulas e adicionar liquido prolongam apenas cerca de 6 meses a vida da bateria

I do this all the time to give 6 more months of life to SLAs that are on the brink .
    but like you said its a short term fix .
  18.  # 59

Não concordo.
    ´+E verdade que as UPS baratas não estabilizam a corrente, mas contra sobre tensões (Raios) costumam ter (pelo menos as boas) protecções, pelo menos para não transmitir as sobretenções. Agora se a UPS sobrevive ?? Provavelmente não! Mas os equipamentos a montante devem!

Claro que para maquinas criticas , tem de ser uma Online. O que não que não garante que a UPS sobrevive!

Colocado por: ultrahipermegatoda a ups offline, que é o caso da maior parte das que andam no mercado, isto a preços mais baixos só são fabricadas e comercializadas para salvar algum trabalho.

Concordam com este comentário:hangas
  19.  # 60

A função principal de uma UPS é apenas assegurar a alimentação de equipamentos em caso de falha de energia.
    Por isso a UPS mais basica apenas tem de cumprir com este objectivo.
    A protecção dos equipamentos contra sobrecargas, filtragem da tensão, etc, etc são extra que as UPS melhores também asseguram.

Sei que pelo menos as UPS offline da APC, também mudam para alimentação por bateria não só quando falta a tensão da rede, mas também quando esta sai de parâmetros normais. Acho que se a tensão não estiver entre os 190 e os 240 (salvo erro) fazem a comutação.

Agora se apanhar com uma sobretensão de um raio.. é normal que a UPS frite.. mas muito possívelmente salva os equipamentos, como disse o system32.
    Agora não acho que a UPS tenha a função de se sacrificar pelos equipamentos, mas acho que é um bom efeito colateral de estar uma UPS antes das coisas mais sensiveis.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0331 seg. NEW