Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Colocado por: Joao Dias
    O pouco que vê a fazer regra geral é por culpa dos donos de obra... não investigam nada e vão nas cantigas dos empreiteiros... aqui na minha zona então é fatal como o destino !!!
    A frase que eu mais gosto de ouvir é a famosa "faço assim há 30 anos e nunca tive problemas..." - A primeira coisa que me vem á cabeça é... mas esntão em 30 anos este gajo evoluiu o quê ???? Mas isso sou eu que tenho a mania das grandezas como já me têem dito... Incrivel, uma pessoa querer investigar se há possibilidades de fazer mais e melhor que os outros agora é ter a mania das grandezas !!???Os outros leia-se... as outras casas que eu tenho visto aqui na minha zona !!
    Concordam com este comentário:youngjoey77,nelsontiago,volcom_DC


    Vou dar o meu exemplo porque isto está-me atravessado na garganta. É mais um desabafo mas serve para outros verem como certas coisas funcionam.

    Eu quis meter 7cm de roofmate e o empreiteiro quis meter 3cm. Estamos a falar de um telhado de madeira numa casa sem laje onde chega a haver temperaturas de 40º e nos invernos muito muito rigorosos pode chegar a nevar.

    Eu, porque lia acerca de espessuras de 5..6..7cm no fórum, pensei... o “homem é doido”, mas ele insistia, e julguei que tal como o JoãoDias que o pessoal ali naquela zona estava atrasado em termos de conhecimentos de isolamentos (grande erro meu).

    Eu até posso reconhecer que um empreiteiro tenha receio de fazer algo diferente do que faz, com medo das coisas correrem mal. Mas não é este o caso, quem mete 3cm, mete 7cm o trabalho é o mesmo.

    Por mais que eu lhe disse-se que o isolamento: era a parte mais importante para mim; era aonde eu não me importava de gastar dinheiro; que aquela zona era muito húmida; que eu me dava mal com o frio; que estava sempre com os pés frios; que a EDP ia ser privatizada; que a diferença de preço não era grande... o homem não desarmava.

    Calou-se apenas uma vez quando eu disse que ia poupar dinheiro na factura da electricidade... mas voltou à carga novamente, dizia: que tinha 3cm na casa dele; que fez um sótão em que as pessoas dormiam bem sem ar condicionado; que não valia a pena; que eu estava bem servido; etc

    Foi de tal ordem insistente, que quando eu começava a frase por ”Se colocar 7cm...” ele virava a cara para o lado, revirava os olhos e dizia: “Eu não entendo, eu não entendo...”. Parecia que eu é que era o maluco e o extravagante (tal como o JoãoDias diz, parece que nós é que somos doidos e temos a mania das grandezas).

    Resultado.... estupidamente dei-lhe o beneficio da dúvida (tanta insistência) e achei que no fórum podiam ser exagerados. Acabei por colocar 5cm aconselhado por um eng. que disse que 3 era pouco, mais tarde depois do telhado estar feito, falei com outro eng. especialista em térmica que me disse que os projectos de térmica estão a colocar 7cm para casas com laje na zona de Lisboa (comparando... Lisboa é bastante mais amena). Ainda hoje me passo com esta **** (perdi 2cm de isolamento).

    Agora porque é que este indivíduo me queria lixar TANTO a casa???
    Seria accionista da EDP?
    Teria algum prazer sádico em me fazer gastar dinheiro ou fazer-me passar frio?
    Seria simplesmente estúpido?

    Este pessoal de estúpido não tem nada, e o homem não é parvo nenhum, (se eu... que não sou empreiteiro vejo isolamentos mais grossos que 3cm no AKI...).
    Hoje eu tenho a certeza que é ele que tinha/tem sobras de roofmate de 3cm de outras obras (ele guarda tudo) e quis-me impingir à força todo o material que ele já tinha e não teve problemas nenhuns em lixar-me a eficiência térmica da casa nos próximos 30 anos (3cm não são 7cm), isto por um valor que não ultrapassa de certeza absoluta os 300€ de roofmate que seria "comprado".

    É nojento... já chega a ser sacanice fazer isto a uma pessoa que fartou-se de lhe dizer que o isolamento era a coisa mais importante, pagámos sempre a tempo e dê-mos uma casa quase inteira para ele fazer... porra acho isto asqueroso sinceramente épa é... nojento. Ainda me revolta quando penso nisto.
  2.  # 182

    Colocado por: Sobreiro
    É nojento... já chega a ser sacanice fazer isto a uma pessoa que fartou-se de lhe dizer que o isolamento era a coisa mais importante, pagámos sempre a tempo e dê-mos uma casa quase inteira para ele fazer... porra acho isto asqueroso sinceramente épa é... nojento. Ainda me revolta quando penso nisto.

    Pelo que entendi a culpa é toda sua, você é que é o dono de obra, tomou uma má decisão e agora quer responsabilizar o empreiteiro. O empreiteiro pode dar as opiniões que entender, mas a decisão é sua.

    A medida do conforto é subjectiva, ainda à pouco tempo o meu pai me disse que em casa dos pais dele, e em qualquer casa da época,não existia isolamento nenhum, entrava ar por todo o lado, e ninguém se queixava com frio. O meu avô se fosse vivo diria que nós éramos todos uma cambada de "mariquinhas". Talvez o seu empreiteiro se sentisse confortável nessa casa apenas com os 3cm de isolamento.
  3.  # 183

    E no projeto não falava de isolamento?
    o que eu não percebo é como se discute em obra a espessura de isolamento. Discutir marcas é aceitável. Agora discutir elementos técnicos que afetam a performance do edifício...
    Daqui a nada anda-se a discutir o traço do betão, a melhor posição para um pilar ou se o mesmo é necessário, laje maciça ou aligeirada....

    E também não percebo como cedeu ao construtor....porque razão seriam 3cm melhores que 7cm? Só se o homem era mesmo muito chato e o desconforto em ouvi-lo é superior ao desconforto que vai ter ao longo da sua vida resultado da diferença de espessuras do isolamento XD
  4.  # 184

    Pelo que entendi a culpa é toda sua, você é que é o dono de obra, tomou uma má decisão e agora quer responsabilizar o empreiteiro. O empreiteiro pode dar as opiniões que entender, mas a decisão é sua.


    Verdade, mas o construtor agiu de má fé. A única razão pela qual 3 cm seriam mais benéficos que 7cm era ele poder lucrar com essa diferença como por exemplo tendo o produto em stock. Mas também não mostrar lá grande inteligência, bastava-lhe aplicar duas camadas de 3cm e ficava com 6cm. Gastava mais um bocado de isolamento mas o dono de obra também lhe pagaria mais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Sobreiro, CarlosCoelho
  5.  # 185

    Colocado por: SobreiroEu quis meter 7cm de roofmate e o empreiteiro quis meter 3cm. Estamos a falar de um telhado de madeira numa casa sem laje onde chega a haver temperaturas de 40º e nos invernos muito muito rigorosos pode chegar a nevar.


    Não conheço a obra nem pretendo ser advogado do diaboSobreiro, mas pelo que se pode entender através da frase citada, tratou-se de obras de melhoramentos de uma casa existente, pelo que não devia existir qualquer projecto.
  6.  # 186

    raulschone
    tratou-se de obras de melhoramentos de uma casa existente, pelo que não devia existir qualquer projecto.

    será?
    pagámos sempre a tempo e dê-mos uma casa quase inteira para ele fazer...


    intervenções de melhoramento também têm de levar com projeto.
  7.  # 187

    Colocado por: kugu_eluintervenções de melhoramento também têm de levar com projeto.


    depende dos melhoramentos, se for apenas isolamentos pelo interior, dúvido que tenha projecto.

    Colocado por: kugu_elu

    não me tinha apercebido desta frase. Assim sendo, deveria haver projecto mas palpito que não existe...
  8.  # 188

    Se existe um regulamento para as condições térmicas/energéticas da casa, qualquer alteração que modifique as propriedades que esse regulamento "gere" penso ter de existir projeto e autorização. Se por acaso a lei não obriga a esse mesmo projeto e autorização então temos aqui um grave problema.
  9.  # 189

    Conforme o Art. 2º- nº5 e 6 do DL 80/2006- Tratando-se de intervenção em edifício existente, com valor da intervenção na envolvente e instalações inferior ou igual a 25% do valor do edifício. estão isentas de Proj. RCCTE.

    Isso não quer dizer que os projectistas não "receitem" isolamentos em condições, desde que seja possivel/ viável.
  10.  # 190

    Sim...mas e se a própria intervenção for no isolamento? Uma coisa é dizer que a intervenção num edifício com um valor inferior a 25% (que até nem altera o comportamento térmico do edifício) do mesmo não precisa de projecto de RCCTE, outra coisa é fazer uma intervenção de 24% em que toda ela recai sobre os elementos do RCCTE alterando por completo o comportamento térmico.
    A lei não prevê nada sobre estes casos?
  11.  # 191

    kugu_elu, a lei diz o que escrevi acima. "envolvente e instalações"
    Por envolvente, está-se a considerar sempre elementos do RCCTE.
  12.  # 192

    Para mim um escada de acesso exterior seria parte da envolvente e não teria influência no RCCTE. Mas isto é a minha leitura, quem trabalha com estas coisas diariamente, penso que o Pedro Barradas será um deles, saberá melhor. E não desacreditando do que me informa creio então que seja um erro na lei:
    Ora eu faço uma intervenção de:
    valor 30% - umas paredes interiores, talvez uma nova divisão, de revestimentos, coisa sem grande impato no comportamento térmico pois vai-se substituir/alterar elementos com pouca resistência térmica ou até sem influência na mesma. - preciso de projeto RCCTE
    valor de 20% - removo o meu ETICS e ponho gesso laminado com isolamento. - não preciso de projeto RCCTE

    é isto?
  13.  # 193

    As paredes interiores, não contam para os 25% da envolvente... as instalações são as de produção de AQS e climatização...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu
  14.  # 194

    ok...já percebi...obrigado :)
  15.  # 195

    A obra foi uma remodelação duma casa do inicio do século passado e houve urgência em começar pois com a chuva já entrava água (tinha receio que as paredes de terra e pedra começassem a desagregarem-se).

    Inicialmente, por falta de experiência, pensávamos que não iria ser alterado assim tanta coisa, mas uma coisa puxa a outra e a antiguidade da casa (por exemplo não havia ligação total de águas à rede de esgotos) fez com que se fizesse quase tudo de novo.

    Hoje não me passava pela cabeça fazer isto assim, mas eu também não tinha muito tempo.

    O problema é que a informação que eu tinha, era aqui que a vinha buscar e não se sabe quem são as pessoas, qualquer um pode dizer que é eng. ou arquitecto e quando somos confrontados há sempre uma dúvida. Também eu nunca tinha dormido numa casa com roofmate (não tinha a noção das propriedades) e quando não é somente o nosso dinheiro envolvido tem-se mais dúvidas em aplica-lo. Se eu tivesse conseguido falar com o especialista em térmica antes, já não tinha baixado dos 7cm, falei com um engenheiro e acabei por utilizar o valor que ele me deu (5cm).

    Nem a subtelha onduline ele quis aplicar... ainda se queixou que um arquitecto o obrigou a colocar numa obra e que "aquilo dá um trabalhão"... se ele tenta dar a volta aos arquitectos imaginem o que ele não faz com os D.O que não percebem nada.
  16.  # 196

    Colocado por: PicaretaPelo que entendi a culpa é toda sua, você é que é o dono de obra, tomou uma má decisão e agora quer responsabilizar o empreiteiro. O empreiteiro pode dar as opiniões que entender, mas a decisão é sua.

    A medida do conforto é subjectiva... . Talvez o seu empreiteiro se sentisse confortável nessa casa apenas com os 3cm de isolamento.

    Picareta
    Ele não sugeriu... (ninguém sugere com esta insistência como se fosse uma criança) uma coisa é dizer uma, duas, três vezes e acabar por dizer que o problema é meu e estou a gastar dinheiro desnecessariamente. O homem até era calorento mas lá está, sentia-se bem com o frio mas dava-se mal com o calor e não é verdade quando ele me disse que fez uma casa com 3cm de roofmate e as pessoas dormiam bem sem ar condicionado no sotão... pelo menos na minha casa há uma parte que... aquece bastante bem. Portanto ele não me deu uma sugestão em que ele próprio acreditava ele só viu foi o dinheiro à frente e para o resto ele fica cego.

    Ele até pode sentir-se confortável numa casa com 3cm de roofmate mas curiosamente nunca me respondeu quanto pagava de electricidade por mês nem se andava de casaco dentro de casa. Talvez o mal seja este... é que para pagar a sua electricidade tem de andar a enganar os outros... percebe.

    Eu preferia que ele me tivesse enganado desta forma:
    Mas também não mostrar lá grande inteligência, bastava-lhe aplicar duas camadas de 3cm e ficava com 6cm. Gastava mais um bocado de isolamento mas o dono de obra também lhe pagaria mais.
  17.  # 197

    Sr. Sobreiro penso que isso é tão simples quanto isto! o dinheiro é seu e voçe é sabe como o quer gastar! se o homem se recusa a fazer tem que arranjar quem faça!
  18.  # 198

    Colocado por: Sergio RodriguesSr. Sobreiro penso que isso é tão simples quanto isto! o dinheiro é seu e voçe é sabe como o quer gastar! se o homem se recusa a fazer tem que arranjar quem faça!

    Para o fim da obra "a gente" começa a mudar:
    https://forumdacasa.com/discussion/21913/2/acabamentos-de-uma-casa-por-minha-conta-ou-pelo-empreiteiro/#Comment_362312
    Apesar de uns não gostarem... há situações e situações

    E não quer dizer que não sejamos enganados à mesma... é preciso contratar especialistas que nos defendam e mesmo assim...

    (desculpa ao Trolha por ter ocupado um pouco a discussão mas inseria-se um bocado no tópico)
  19.  # 199

    Trolha, sou novato aqui pelo fórum… pelo que ver/ler este tópico todo assim de uma vez foi dose… :P antes de avanças com mais comentários ou perguntas felicito-o pela iniciativa!
    Pelo pouco que vi/li foi suficiente para perceber que não é um leigo, sugeria, se assim o entender, fazer uma pequena legenda pelo menos daquelas imagens em que sabe o que é… ficava aqui uma informação brutal… e ate eu lhe dava umas “palmadinhas nas costas” :P, compreendo que muitas dalas sejam “básicas” mas para mim tudo o que é mais farfalhudo é la de rocha e o que é mais denso é poliestireno (my bad).
    Nestas paginas não vi (pode me ter passado) isolamento para pavimentos… algo não só para isolar termicamente, mas sobretudo acusticamente. Será para ser colocado sob piso flutuante num apartamento…
    Vi um tal de “AXTON” de varias categorias conforme o nível de isolamento, tens opinião formada acerca disto?
    Vi também uma “wood fiber” de 4mm de aplicação no pavimento… será percetível a melhora?

    Cumprimentos
  20.  # 200

    E isto conhecem?
    Já alguém usou?
      111.jpg
 
0.1064 seg. NEW