Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: Anonimo16062021
    Terá que contactar o representante da marca em Portugal
    :)
  2.  # 322

O "Etics" não é representante da STO?
  3.  # 323

E também vai ter disso por aqui?
  4.  # 324

Acabei de receber um email deles.

Caro Sr. Valter agradeço o contacto mas não vendo o material que procura
  5.  # 325

Colocado por: Anonimo18072022Adevem existir muito poucas marcas no mercado nacional com conformidade.

O que tenho lido por aqui neste fórum julgo que os sistemas de isolamentos térmicos aplicado pelo interior tipo Pladur (muito usual no nosso pais) também não existe conformidade (ETA) para tal,verdade?
  6.  # 326

Colocado por: Anonimo18072022ASe não estou errado o Anonimo16062021 já referiu uma marca com conformidade ETA.

Julgo que o Anonimo16062021 não se referia o sistema de isolamento térmico aplicado pelo interior,acho que o Anonimo16062021 se referia a uma marca e pelo que ele diz ser a única no mercado com conformidade ETA (Rigips sistema) em gesso cartonado de divisórias/paredes não de carga,ou coisa do género..

Julgo que é isto...ETAG-003-Internal partition kits/systems
  7.  # 327

Colocado por: Anonimo18072022A
    Um sistema de isolamento térmico pelo exterior (Etics) aplicado pura e simplesmente pelo interior levanta questões de condensações junto ao isolamento existindo a necessidade de fazer controlo neste aspeto.
    Sinceramente conheço poucas marcas/soluções em sistemas aderidos pelo interior com esse controlo. A única solução que conheço são umas placas da Fermacell que incorporam além das placas, uma barreira pára-vapor + isolamento em aerogel. Tem um grande senão, esta solução, o preço :-(.

Tem as chamadas placas de construção térmicas tipo wedi e claro kerdi-board.
  8.  # 328

Colocado por: Anonimo18072022AUm sistema de isolamento térmico pelo exterior (Etics) aplicado pura e simplesmente pelo interior levanta questões de condensações junto ao isolamento existindo a necessidade de fazer controlo neste aspeto.

Acho que ninguém aqui propos tal coisa,aplicar ETICS pelo interior..
  9.  # 329

Colocado por: Anonimo18072022A
    São placas em poliestireno revestidas...pelas minhas contas (rápidas) não controlam o fluxo de vapor de água na mesma forma que uma barreira pára-vapor ou seja, no sentido do interior para o exterior a partir das placas que referiu a probabilidade de ocorrerem condensações existe.

Tem aqui na ficha técnica os valores de difusão do vapor de água:
    http://www.schluter.pt/media_produkte/schlueter_db_12_1_kerdi_board_pt_0310.pdf
  10.  # 330

Colocado por: pc ferreiraTem aqui na ficha técnica os valores de difusão do vapor de água:

Mas não com conformidade ETA,julgo eu..
  11.  # 331

Colocado por: J Filipe
    Mas não com conformidade ETA,julgo eu..

Faça a pesquisa melhor, inclusive zonas humidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Filipe
  12.  # 332

Colocado por: pc ferreiraFaça a pesquisa melhor, inclusive zonas humidas.

Já pesquisei por sistema de isolamento térmico aplicado pelo interior,o resultado foi que da Schlüter-Systems não encontrei absolutamente nada em conformidade ETA para tal..
  13.  # 333

Tente a etag 022 (acho eu não estou no pc onde tenho isso).

Nota: o isolamento térmico é apenas uma das funções do sistema.
  14.  # 334

Colocado por: pc ferreiraTente a etag 022

Encontrei isto que não tem nada a ver com isolamento térmico pelo interior-The watertight covering "KEMPEROL 022 Sealing" is a kit. It consist of a two-component liquid waterproofing membrane on basis of polyurethan, a reinforcement fleece "KEMPEROL 500 Vlies" on the basis of polyeste
  15.  # 335

Colocado por: J Filipe
    Encontrei isto que não tem nada a ver com isolamento térmico pelo interior-The watertight covering "KEMPEROL 022 Sealing" is a kit. It consist of a two-component liquid waterproofing membrane on basis of polyurethan, a reinforcement fleece "KEMPEROL 500 Vlies" on the basis of polyeste

Se o Anonimo110722 não aparecer, eu terça feira à tarde coloco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Filipe
  16.  # 336

Colocado por: Anonimo18072022ASe estava a referir-se a sistemas em kit para divisórias interiores é a ETAG 03:

Essa ETAG já eu citei mais acima,o que eu procuro é a ETAG para sistema de Isolamento térmico aplicado pelo interior na parede exterior..
  17.  # 337

Obrigado Anonimo16062021 pela transmissão de informação que nos disponibilizou sobre as ditas ETA,s,agora sim,já estou um pouco mais esclarecido sobre os sistemas de isolamento aplicado pelo interior..mais uma vez o meu muito obrigado e uma boa Páscoa..
    •  
      alv
    • 1 abril 2013

# 338

Vivam!
    Bom dia e boa Páscoa.
    Embora tardia o meu comentário sobre toda esta problemática dos isolamentos térmicos das paredes exteriores pelo interior.
    Independentemente de ETG´s, eu também não conheço nenhuma ETG sobre SCPGL. O que sei e conheço, são as disposições construtivas para o controlo da humidade e da localização das condensações interiores, já por aqui muito discutidas.
    Outra coisa, sobre o assunto é que todas as marcas, sejam quais forem, na Europa ou nos EU, podem criar um sistema qualquer, dimensionando-o para o cumprimento do que quer que seja, seja para um determinado valor de isolamento térmico, para uma redução acústica, seja para um controlo de tempo de reverberação ou para uma protecção passiva contra incêndio. Outro exemplo de cumprimento de um determinado parâmetro, é dizer que determinado sistema de parede de compartimentação, por exemplo, é auto portante até uma determinada altura. Bom uma fábrica qualquer cria esse tal sistema, dimensionado pela forma que entender, umas vezes pela prática, extrapolando ,outras por métodos empíricos, sustentadas em cálculos e dimensionamentos teóricos. Depois de ter estes valores, de dimensionamento, eles só se tornam efectivos e só podem ser lançados no mercado com esses valores pela qual a fábrica se responsabiliza nas condições especificas de montagem por ela preconizada e com os diferentes componentes por ela especificados, depois desse sistema ser certificado e valorado ou confirmado por um laboratório independente, muito conhecidos nos EU como os UL e muitos já pela Europa, sendo que até há pouco tempo, em Portugal tínhamos apenas o LNEC e agora entre outros, já temos o LNEC, o Itecons, em Coimbra e um outro da UP.
    Em resumo, uma fábrica diz que a sua parede XPTO tem uma resistência acústica de X. Não interessa saber como lá chegou, interessa saber que tem essa resistência X. Ela só poderá colocar esse produto no mercado depois de ir a um laboratório certificado, ensaiar esse sistema XPTO, com as condições de montagem, e as diferentes referências dos diferentes componentes, e esse laboratório confirmar que esse valor X é ultrapassado.
    Portanto, em resumo, essa é a principal condição para que esse sistema possa ser instalado, logo quando se trata de aplicar uma determinada solução no caso em apreço, temos única e simplesmente de saber se a fábrica que homologa esse sistema o recomenda e em que condições para esse fim.
    É o caso do isolamento interior de paredes exteriores com placas de gesso laminado, melhor com isolamentos térmicos revestidos com gesso laminado. Cada fábrica tem vários sistemas, e no caso da mais conhecidas têm para além daqueles que tenho descrito, por terem boas relações qualidade preço e serem de fácil instalação por pessoas menos habilitadas, existem outros, sendo que um dos que raramente refiro é o transformado com placas de gesso laminado, normalmente de 10mm e complexo isolantes, e aqui é que está o beliss da questão é que muitos desses complexos isolantes não garantem a barreira pára vapor que é necessário que existe para controlo da condensação interna nas paredes exteriores. Todas as marcas têm esse sistema de isolamento com os diferentes isolantes que estão correntemente disponíveis,tipo EPS´s, XPS´s, Lãs de rochas, lãs de vidro, agora cortiça, PIR´s, PUR´s, etc e cada um é para o que é, sendo que nem todos servem para isolamentos interiores de paredes exteriores.
    Como exemplo disso dou-vos que o tipo de EPS, apenas para falar do mais utilizado e mais económico, que a Pladur utiliza nos sistemas de transformado Pladurterm é um EPS de classe III, mas que é aplicado contra uma placa de GL que pode ter ou não a BPV e isso é que faz a diferença, quer na eficácia, e claro no preço, porque quem compra ou aplica sem esse "conhecimento" a placa é "exactamente" igual e durante um tempo, ou até com um bocado de sorte a coisa nunca trará problemas.

É este tipo de pormenores, portanto de conhecimento por parte de quem compra, quem vende ou até quem aplica, projecta ou aconselha que faz a diferença, com ETG´s, marcações CE´s, homologações ou lá o que quiserem.

"Fassam" parte
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022B
    • PT
    • 1 abril 2013 editado

# 339

Colocado por: Anonimo18072022Aa Pladur utiliza nos sistemas de transformado Pladurterm é um EPS de classe III, mas que é aplicado contra uma placa de GL que pode ter ou não a BPV e isso é que faz a diferença, quer na eficácia, e claro no preço, porque quem compra ou aplica sem esse "conhecimento" a placa é "exactamente" igual e durante um tempo, ou até com um bocado de sorte a coisa nunca trará problemas.

Para a solução de isolamento térmico pelo interior, neste caso qual o sistema de aplicação mais eficiente? porque?
    Parede betão 25cm. Um sistema colado e outro com tradosados (calha afastamento de?...)
    Obrigado
      PLADUR.JPG
    •  
      alv
    • 1 abril 2013

# 340

Vivam!
    Nada disto:
    Colocado por: Anonimo16062021
    Os fabricantes de materiais par a construção dentro da EU ensaiam e testam os produtos que fabricam não sistemas,os sistemas de vários materiais tipo ETICS ou outro tipo de sistema em certos países da EU só podem por lei ser aplicados em obra possuindo de uma conformidade (ETA) pelas entidades competentes (European Organisation for Technical Approvals – EOTA)

É exactamente o contrário: As fábricas além de certificarem os produtos, para darem garantis sobre os sistemas que eles integram têm obrigatoriamente de certificar e especificar o sistema com todas as suas componentes, ainda que não sejam produzidas por elas.
    Por outro lado, deixe-me que lhe diga que essa ETA que se farta de referir e que convenhamos também é a única que conheço, até graças a si, reconheço também tem apenas a ver com paredes de compartimentação não carregadas apenas e só e é uma coisa muito parecida com as normas ASCI, americanas e não é mais que a transposição das disposições ATEDY Espanholas ou Eurogypsum Europeias, não adiantando nada de novo. Dá-me ideia que foi a forma que encontraram para "oficializar" com a marca no países de Leste, uma coisa que já era comunemente aceite pela associação das restantes, suponho eu e dedução minha.
    "Fassam" parte.

0.1202 seg. NEW